Trancamento de Matrícula é uma conquista, não um direito.

Trancamento de matrícula somente poderá ser SOLICITADO depois do aluno cursar com aproveitamento 12 créditos (Resolução CEG 03/08 Artº2). Sendo assim, se após o primeiro período a aluno não conseguiu acumular 12 créditos (lembre-se que são créditos, não 12 disciplinas), ele ainda não terá o direito de SOLICITAR  trancamento de matrícula. A matrícula em hipótese alguma pode ser trancada no primeiro período, somente num caso muito excepcional, em caso de doença grave ou outro motivo justificável, e neste caso somente o Conselho de Graduação (CEG) poderá avaliar a situação.

Quando digo SOLICITAR quero dizer que o trancamento não é um “direito adquirido”, ele passará por uma análise e pode ser concedido ou negado.

Mas como assim? Mesmo com 12 créditos posso solicitar o trancamento e ter meu pedido negado?

Sim, exatamente. A Resolução 15/71 determina que o aluno obrigatoriamente deverá cursar o mínimo de 6 créditos por semestre, sendo assim para “interromper” esta “obrigação” ele deverá “solicitar” um trancamento que depois de analisado será concedido ou não.

 

Published in: on dezembro 15, 2010 at 8:22 pm  Comments (68)  

The URI to TrackBack this entry is: http://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2010/12/15/trancamento-de-matricula-e-uma-conquista-nao-um-direito/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

68 ComentáriosDeixe um comentário

  1. [...] – Calouro NÃO PODE trancar matrícula no primeiro período. Você só ganha o direito de trancar a matrícula depois de cursar 12 créditos com aproveitamento (ver tópico: Trancamento de matrícula é uma conquista não um direito). [...]

  2. Passei pro segundo periodo, posso trancar então??

    • Nem se passasse pro primeiro César. Voce está pré matriculado, só será um efetivo aluno da UFRJ quando se inscrever em disciplina na sua secretaria. Você só ganha o direito de trancar matrícula depois que cursar 12 créditos no seu boletim. Fica na paz.

  3. Bom-dia,

    colei grau no bacharelado de História e pedi manutenção de vínculo para fazer a licenciatura. O problema é que surgiram dificuldades de tempo e trabalho. É possível trancar e fazer a licenciatura depois? [Quando as coisas se acalmarem]

  4. Para destrancar, em caso de trancamento automático, basta fazer inscrição em disciplinas?

    • Sim, neste caso é só fazer o pedido de inscrição e conseguir vaga em alguma disciplina, depoisdisso o trancamento automático sai e vira “trancamento solicitado”. Fica na paz.

    • Tranquei minha matricula semestre passado e agora quero voltar a estudar, só q não moro na cidade da universidade, tem como destrancar a matricula on line?

  5. Eu passei pro segundo semestre mas não poderei cursar porque vou estar amamentando, meu bebê vai nascer justamente em agosto. Será que eles vão considerar o trancamento da minha matrícula?

    • Prezada Liliane. Compareça na sua secretaria converse com seu coordenador de curso e encaminhe um processo ao CEG para pleitear um trancamento em caráter excepcional, eles vão avaliar o seu caso, mas corra com isso para não ficar prejudicada. Fica na paz.

  6. Já que não é possível o trancamento no 1o semestre,o que acontece com um calouro que matriculado no 1 semestre não frequenta as aulas e repete por falta?

    • Prezado Leonardo. Esta figura não vai “perder” a matrícula, mas levará o ônus de todas as reprovações no histórico, ficará com CR baixo e terá muita dificuldade de conseguir vagas nas disciplinas pois estará desperiodizado. Definitivamente não é bom negócio. Fica na paz.

  7. Olá! Faço a mesma pergunta do amigo(a) “Já que não é possível o trancamento no 1o semestre,o que acontece com um calouro que matriculado no 1 semestre não frequenta as aulas e repete por falta?” Cai no trancamento automático? Depois, no 2º semestre posso me inscrever em disciplinas e depois trancar? Grata

  8. Fábio, eu passei pelo Sisu para Biomedicina, mas atualmente estou em tratamento de saúde de uma úlcera que sangra. Ainda levo uns 4 meses no tratamento. Posso efetuar minha matrícula e pedir o trancamento através de um atestado da minha médica? Isso é considerado um caso excepcional?

    • Prezada Andreza Miranda. Isso sim pode ser considerado como um caso onde pode-se requerer trancamento em caráter excepcional, procure a secretaria do seu curso abra um processo, adicione os documentos que provam sua situação e encaminhe ao CEG ( conselho de Ensino de Graduação), ele julgará seu caso e emitirá um parecer. Fica na paz.

  9. Ah, muito obrigada pela resposta, mas eu cometi um engano. Eu não passei pra UFRJ, e sim pra UNIRIO. O processo de trancamento é o mesmo? Eles aceitam o meu caso como excepcional?

    Obrigada

    • Prezada Andreza. Neste caso não vai dar pra responder, pois cada Universidade tem autonomia para criar suas regras e como este Blog no caso tem o objetivo de tirar as dúvidas no âmbito da UFRJ não saberei responder com relação a outra universidade. Procure a secretaria da sua Universidade e se informe, mas acredito que neste caso específico você tenha o direito de pleitear o trancamento excepocional.Fica na paz.

  10. Olá. QUe maravilha de blog!!! Tenho uma dúvida: Tranquei minha matricul no segundo período, dentro dos conformes, rs. E retornei para reabri-la em Junho agora, dentro do prazo. MAS logo agora, na época das inscriçoes em disciplinas, eu estou aparecendo como MATRICULA TRANCADA no SIGA. Estou viajando, ainda não posso ir ao IP. Mandei e-mail para a coordenação. Sabe de casos desse tipo? É difícil resolver?

    • Prezada Andressa. Se você já formalizou o destrancamento o que está acontecendo é que devido a greve dos funcionários ele ainda não foi “processado”, sendo assim não ocorreu o destrancamento no SIGA, mas isso não lhe impede de realizar seus pedidos de inscrição e nem influencia sua alocação nas turmas. Fique tranquila pois seu destrancamento vai atrasar mas será efetuado não se preocupe. Fica na paz.

  11. Olá. Gostaria de saber se é possível reativar minha matrícula, tendo em vista q abandonei em 2010 sem trancar, jastamente por não ter créditos para efetuar o trancamento.

    • Infelizmente sua matrícula já está cancelada por abandono e este caso é irreversível, você teria que ter cursado pelo menos 6 créditos e não poderia ter “sumido” por dois semestres consecutivos. Não desanime e faça o vestibular novamente. Boa sorte.Fica na paz.

  12. Olá Fabio. Passei pra TO na UFRJ através do processo de isenção de vestibular, pois já havia feito Ed.F na UFRJ. Contudo, fui promovida no trabalho e mudaram meu horário, não tive como frequentar as aulas do 1º período. Nunca fui a nenhuma e 2 disciplinas me reprovaram por falta, mesmo assim no 2º período fiz poucas inscrições para tentar iniciar o curso, novamente trocaram meu horário no trabalho e tive que trancar as disciplinas para não ficar reprovada novamente. No próximo período minha matricula ainda será valida? Poderei me matricular em disciplinas novamente? Ou perdi a matricula e deverei tentar a isenção no próximo ano?

    • Prezada Débora.Se você realmente “cursou” alguma coisa no primeiro(a reprovação não foi por falta e média ) e trancou o segundo sua matrícula ainda não caracteriza abandono, porém você é uma aluna com CRID baixo e desperiodizada, sendo assim na hora de enviar “pedidos” de inscrições terá dificuldade de conseguir vaga, mas caba a você avaliar se vale a pene continuar com a matrícula nessas condições ou fazer isenção e tentar iniciar corretamente. Fica na paz.

  13. estou participando da seleção do serviço militar obrigatório como um não voluntário e pretendo cursar geologia ano que vem na UFRJ, caso consiga nota suficiente para isso no ENEM. Caso eu consiga ser aprovado no vestibular da UFRJ e seja obrigado a prestar o serviço militar, poderei pedir trancamento de matrícula no primeiro período? Esta situação se encaixa em um caso excepcional?

    • Neste caso você será encaminhado para o CPOR, onde será liberado para a faculdade e depois cumprirá seu período de alistamento obrigátorio, ou fará isso em horário alternativo. Pesquise a respeito. Fica na paz.

  14. Oi Fabio!! Primeiramente, parabens pelo site. Muito informativo.
    Bem, estou com um senhor problema. entre no curso de Historia em 2007/2 e em 2010 apareceu a oportunidade de eu fazer um intercambio (este possivel apenas por eu estar ainda na faculdade).
    entao, fui arrumando minha viagem e entre com o pedido de trancamento dentro do prazo (2011/1) Eles me perguntaram o motivo e eu aleguei a viagem, e me pediram para confirmar que isso era “verdade”. Al mandei no dia 20 de maio de 2011 (o prazo terminava dia 23), um email com a minha passagem, mostrando que eu viaja dia 24 de maio.
    Enfim, no dia 28 de Junho, quando eu ja estava aqui (Canada), eles me mandaram um email informando que meu pedido foi indeferido. Perguntei o motivo da negativa, mas nao me deram uma justificativa.
    Entao, informei, mais uma vez, qu estava fora do pais, e que por isso precisava que minha matricula fosse trancada. Entao me informaram que meu pedido seria novamento enviado para a COA.
    Ate que ontem, dia 20 de outubro, fui informada que meu pedido foi negado mais uma vez, sem qualquer justificativa,
    Estou no fim da faculdade, a faculdade de Educacao esta me inscrevendo automaticamente na pratica de ensino e eu estou tendo a materia zerada por falta (logico, estou fora).
    O que eu posso fazer??? Qual posicao tomar?? Fiz o pedido no prazo, entreguei a documentacao pedida… Tenho medo ate de jubilamento por causa disso.
    aguardo ansiosamente respostas, rs
    obrigada
    Manuella

    • Prezada Manuella. A resolução que regula o trancamento 02/2008 diz que o aluno apenas “solicita” o trancamento, porém passara por uma avaliação da COAA, sendo o diretor da unidade responsável pelo deferimento “ou não”. Sendo assim conclui-se que o trancamento não é um direito, e pode ser negado. O bem senso preza que para esta negação é necessário um bom motivo, mas o simples ato de “pedir” o trancamento não signifa “levar”. Entre em contato para saber o motivo de seu indeferimento e tente negociar com seu coordenador para averiguar seu caso. Boa sorte. Fica na paz.

      • Prezado Fabio, obrigada pela resposta.
        Bem, a resposta da COAA eh algo que realmente nao entendo. Ninguem entrou em contato comigo para questionar meus motivos (mesmo eu dizendo que estava viajando), nao recebi qualquer email com qualquer justificativa. Tive que entrar em contato com a Ouvidoria para obter uma resposta, e mesmo assim, continua a pergunta: Por que meu pedido foi negado?
        Como voce disse, cabe a COAA um pouco de bom senso, masn o meu caso, creio que nao teve nenhum.
        Somente hoje, recebi mais um email que sequer me apresenta uma justificativa plauzivel para tal ausencia de bon senso do meu Instituto. somente me mandaram o seguinte: “sua solicitação de trancamento de matrícula foi indeferida por não apresentar informações suficientes para uma avaliação acadêmica do pedido.”
        e ai fica minha pergunta: Por que NINGUEM resolveu entrar em contato comigo para pedir mais informacoes?
        eh um absurdo o que eles estao fazendo. NINGUEM me informou – no momento em que fui fazer meu trancamento – que seria necessaria mais alguma informcao. Mandei uma copia da minha passagem, estava claro que eu estaria fora do pais, como eu poderia frequentar a faculdade? Se a informacao nao era suficiente, por que ninguem chegou a mim para perguntar?
        sei que isso nao tem nada a ver com voce, mas ninguem entra facil da UFRJ, e ca entre nos, torna-se orgulho de qualquer um. Da mesma forma, nao eh facil voce consegui um visto para um intercambio. Cade o apoio ao aluno?
        A quem mais preciso recorrer? A Ouvidoria pediu para eu resolver diretamente com a coordenacao do curso, mas ninguem me responde.
        ha meses, peco tambem, inclusao de uma nota por AGF, que foi erro do professor. Ja tive a documentacao assinada e o pedido feito pelo mesmo, ate agora, nenhuma resposta.
        eu estou realmente impressionada com total falta de respeito ao aluno.
        realmente tenho medo do jubilamento, mas meu visto so termina no meio do ano que vem, nao foi facil consegui-lo e investi muito dinheiro nisso, nao posso abandonar meu intercambio (e meu trabalho e meu curso aqui), por causa de uma falta de bom senso (falta de respeito) ao aluno.
        Realmente, nao sei mais o que fazer.
        Entendo perfeitamente que o trancamento nao eh um direito, mas tambem nao eh direito da coordenacao negar este sem qualquer motivo plausivel, certo? serao 3 semestres fora da faculdade, o que pode me levar a um jubilamento.
        desculpe por uma mensagem tao longa..
        Obrigada, Manuella

      • Prezad Manuella. O ideal agora é que você pegue este processo em mãos e veja o despacho completo da COAA, mas me mande um e-mail para licenciadosemgraduacaoufr@hotmail.com.br que tenho outras orientações para você e este campo é muito pequeno.

  15. OI Fábio, não deu tempo de ir a UFRJ ainda e quero muito agradecer por ter me respondido. Aproveitando o espaço deixa tirar mais uma dúvidas. Posso simplesmente trancar a matrícula de TO e tentar fazer outro concurso de acesso com o diploma de ED. Física? Cancelando uma matrícula por isenção de vestibular sou impedida novamente, pde tentar o mesmo curso?

    • Prezada Débora. No ato da matrícula nova é que você cancela a antiga. Pode fazer o processo com a matrícula trancada e no ato da matrícula nova efetuar o cancelamento. Fica na paz.

  16. Oi, eu tenho uma perguntinha.. eu estou no segundo período agora, e pretendo trancar no próximo período. É comum eles recusarem o seu pedido de trancamento?? Eu já estou com passagem comprada, tudo certo pro ano que vem.. vc acha que eles podem rejeitar?? Qual é a probabilidade?? Rsrs

    Obrigada

    • Prezada Beatriz. Não é comum a negação do pedido de trancamento na verdade é muito raro mesmo, só com um motivo bem plausível, se sua matrícula estiver ok e estiver levando a graduação na boa pode ficar tranquila. Fica na paz.

  17. Talvez possa me ajudar. Tenho que trancar minha matrícula entrando no quinto período de licenciatura, sendo que o curso possui seis sendo que pretendo voltar à faculdade e terminar o quanto antes o curso. Agora, a pergunta… se conseguir uma escola, posso dar aulas?

    • Muitas escolas empregam professores ainda no início da graduação e você como está terminando tem mais chance ainda. O mercado docente está muito escasso e suas chances são grandes, pois as escolas estão caçando professor no laço. Não existe exercício ilegal da profissão neste caso, se esta é a sua dúvida, pode dar aulas tranquila. Fica na paz.

  18. Prezado Fábio, tenho uma dúvida, gostaria de saber, por quanto posso permanecer com a matrícula trancada? Fiz apenas 2 períodos, foram em 2010, o curso tem a duração de 8 períodos. Grato

  19. Olá, eu faço administração na UFRJ e pretendo trancar a faculdade no segundo semestre. Vou fazer vestibular para publicidade na UFRJ. Daí eu queria saber o seguinte, se eu passar para publicidade, eu posso manter a minha matrícula em administração(mesmo que esteja trancada), ao mesmo tempo em que faço um outro curso, no caso publicidade, na mesma UFRJ? Isso é possível?

    • Prezado Bruno. Com certeza não, A lei 12.089/09 impede que o aluno tenha duas matrículas na mesma instituição ou em instituições diferentes (instituições públicas), portanto no ato da matrícula vai ter que cancelar a antiga. Fica na paz.

  20. Olá, cursei 3 períodos na UFRJ e gostaria de solicitar o trancamento da matrícula. Para fazer esta solicitação, basta ir à Secretaria de Graduação do meu curso ou é necessário dar entrada em algum processo pelo SIGA antes ?

    • Olá…minha pergunta não foi respondida !

  21. Bom dia, queria sabe como faço para trancar minha matrícula na UFRJ.
    Onde vou, no DRE? O curso em questão é Letras.

  22. Fábio, acabei de trocar meu curso, era licenciatura em Música, agora estou no bacharelado. Fiz quatro períodos e muitas das disciplinas que cursei, senão todas, poderão ser aproveitadas para meu novo curso. Porém acabou de surgir um problema de família e pode ser que eu precise me ausentar por um semestre. Gostaria de saber como proceder nessa situação. Eu estaria agora começando o primeiro período do bacharelado, porém com muitas disciplinas já cursadas.

    • Prezada Rayana. Sem problema algum, é só entrar com um pedido de “trancamento solicitado” na sua secretaria o fato de ter trocado de curso no seu caso não impede de pedir trancamento. Boa sorte. Fica na paz.

  23. Boa tarde,
    Estou com problemas pessoais e nao conseguirei concluir minha monografia a tempo. Passei dois periodos do meu maximo de integralizaçao, estou no 17 e o maximo é 15, mas estou com matricula ativa, autorizada. Existe algum impedimento para solicitar o trancamento de matricula?
    Ana

    • Sim, pois o trancamento passa por análise da coaa e pode ser negado dependendo da sua situação. converse com seu coordenador antes e antecipe-se. Boa sorte.

  24. Olá, fiz minha matricula nas disciplinas, porem surgiram problemas na minha família e não poderei cursar nesse semestre , mas sou calouro e não tenho como conseguir o trancamento, caso eu não frequente as aulas entrarei no trancamento automático? Caso entre nesse trancamento, como faço para poder voltar a cursar as disciplinas?

  25. Boa noite, efetuei minha matricula no entanto estou com problemas de saúde e estou com deficuldades para me locomover ,sinto muitas dores e estou sem andar faz 1 mês ,gostaria de saber se posso requerer o inicio do curso somente no 2 semestre ,na esperança que ate la esteja curada com o tratamento .

  26. Fábio!, eu fiz minha pré-matricula em contabeis na uff, e em seguida, passei para computação na uerj, por não poder cursar 2 faculdades ao mesmo tempo, eu preciso ir primeiro na uff cancelar a matricula ou é só ir na uerj e me matricular que automaticamente a da uff é cancelada?, obrigado desde já!

  27. Fábio, não me inscrevi em nenhuma disciplina neste período, logo minha matrícula foi trancada automaticamente. Se eu quiser deixar desse jeito, posso reverter a situação(poder me inscrever normalmente nas disciplinas) no próximo período?

    Problema: ainda não tenho 12 créditos.

  28. Sou calouro e, por não estar conseguindo acompanhar muito bem, gostaria de trancar uma disciplina e, posteriormente, troca-la por outra.

    Fui avisado de que o prazo para isso é até dia 12 de abril, e que deveria faze-lo pelo SIGA; entrei no sistema, mas não sei em que parte devo ir e o que fazer.

    Sei que deve ser muito ocupado, mas ,se puder ajudar, agradeço.

  29. ola ,gostaria de saber meu caso se tenho direito a retorna a faculde so destrancondo
    assim,cursei um semestre na faculdade era particular cursi de janeiro se 2010 a julho de 2010.Agora esta faculdade virou estadual fui ate a secretaria da faculdade 02/03/2012 para ,me informar me disseram que eu nao poderia so o destracar a matricula pois em julho de 2012 dara os 2 anos mas teve vestibular agora em maio entao vai ter a turma em julho de 2012,mas nao ia ter turma para mim pois vou para segundo semestre ,e so iniciara em janeiro de 2013,entao nao posso deixar minha matricula j garantida para 2 semstre sendo que começa turma agora em julho de 2012.
    aguardo sua resposta.

  30. O formulário de trancamento está disponível na internet? gostaria de já leva-lo impresso para a faculdade e o que seria esse boletim não oficial que diz que é necessário levar?

  31. Ola, eu cursei dois meses sem faltar no curso de licenciatura em Ed.F e então descobri que estava gravida, precisei faltar as aulas porque minha médica me disse que minha gravidez era de risco e eu precisava de repouso, parei de frenquentar as aulas em maio, em seguida a ufrj entrou em greve e n tive oportunidade de trancar minha matricula ainda. Quero trancar pois pretendo retornar só no ano que vem. Mas estou sem condições ainda de ir a faculdade. Outra pessoa pode trancar a matricula no meu lugar levando minha documentação? Estou no primeiro periodo e ano que vem quero fazer tudo novamente.

  32. Ola fabio, eu passei agora pra fisioterapia na UFRJ e é um curso integral , eu to trabalhando e só vou poder sair do trabalho em dezembro , ai no caso eu não iria nas aulas a tarde, eu posso trancar só a matéria da tarde? sem ser a matricula toda? ou eu vou precisar ter o credito mesmo assim?

  33. Ola, Porfavor se poder me ajundar desde ja lhe agradeço.

    todo o primeiro semestre levei falta, realizei minha rematricula do segundo semestre do curso, posso agora solicitar o trancamento da matricula? e posso destrancar no começo do ano 2013? quais são os projuizo que vou ter diante de tudo isso.

  34. Quero trancar o meu curso no segundo período,no semestre que vem,mas a matriz dele vai ser reformulada para o próximo vestibular,então,se quiser voltar depois,continuo na minha matriz ou terei que me adequar a nova matriz?
    Agradeço!

  35. Prezado Fábio, preciso muito de sua ajuda, eu vou começar agora meu curso de Educação Física, porém o horário está em conflito com o horário do meu trabalho, o qual eu num posso largar agora.
    gostaria de informações sobre se eu posso trancar ou mudar de turno no primeiro período. e até mesmo se eu perderei a minha vaga se não comparecer nesse período. Desde já agradeço

  36. Boa tarde

  37. Sou aluna da UFRJ pelo consórcio CEDERJ. Tinha passado para uma outra faculdade e fiz o cancelamento nesta. Terminou que não pude ir para esta faculdade que fui aprovada e mandei um e-mail para o DRE para ver se me aceitavam novamente, já que não estava matriculada em outra instituição pública.Eles pediram que me dirigisse ao pólo,preenchesse o Requerimento e assim fiz.No entanto,até o momento não me deram nenhuma resposta,o pólo diz que está aguardando uma resposta da UFRJ. Como faço para entrar em contato com ela? Há algum e-mail? Quando entro no Siga, minha situação aparece como Ativa.

    Aguardo resposta,Obrigada.

  38. BOA NOITE! TERMINEI O 1º SEMESTRE COM BOAS NOTAS EM MEDICINA, NA UFCE E TRANQUEI MINHA FACULDADE. O ÚLTIMO TRANCAMENTO FOI EM 2004. A UNIVERSIDADE ME JUBILOU EM 2006. QUERO VOLTAR E CONCLUIR O CURSO, COMO DEVO PROCEDER? O JUBILAMENTO EXISTE AINDA? PRECISO DE ESCLARECIMENTO.S URGENTES. ATT. DÉBORA

  39. Boa Noite!Estou no sétimo semestre,mais não conseguir fazer minha rematricula por motivos pessoais,dai agora quero retornar p continuar,mais nao vou poder,só no segundo semestre de 2013 que seja o oitavo semestre,o que gostaria de saber se quando eu voltar em agosto vou poder continuar na mesma turma e como faço para recuperar a cadeira perdida que está acontecendo ?? faço faculdade a distancia Anhanguera ? por favor tire minhas duvidas ! obrigada Patrícia

  40. :D:D:D:D:D:D

  41. Oi, eu sou uma das calouras que sofreu o acidente do ônibus que caiu do viaduto da saída da Ilha em abril. Por isso, entrei com processo de tracamento de matrícula por motivo extraordinário.Me foi informado que esse tipo de tracamento demanda mais tempo, o problema é que desejo voltar para o segundo semestre (agosto/2013) e o processo chegou hoje ao CEG e o prazo para destrancar a matrícula encerra no dia 27 de julho. Gostaria de saber se o CEG é a última instância da UFRJ para resolver o trancamento da minha matrícula e se o processo de destrancamento também demora muito. Desde já, obrigada.

    • Simone. Formalize o pedido de destrancamento e se inscreva em disciplinas, o resto será apenas o acerto estético do seu boletim, fique tranquila apenas formalize os pedidos na secretaria do seu curso e aguarde. Fica na paz.

  42. Olá Fábio, tenho visto sua boa disposição em ajudar aos que estão com dúvidas. Pois bem, tenho uma filha que está cursando o 6º período mas por problemas de saúde (tuberculose) terá que trancar, e justamente agora no finalzinho do período. Será que ela consegue e o processo é muito burocrático? ela tem os laudos do Hospital que faz o tratamento e que ora está começando. Obrigado pela atenção!

  43. Olá, gostaria de saber se posso trancar minha matricula em uma Univ Fed. para ir p/ outra Univ Fed? pois fui trancar e me informaram q ñ posso, e o que eu deveria fazer era cancelar a primeira matricula…

  44. convocação para o serviço militar pode ser considerado um caso excepcional para trancamento no 1º semestre?

  45. Olá!
    Tranquei esse último semestre para viajar e estou voltando em 3 dias, mas fui informada de que o prazo para reabertura da matricula é até amanhã! Como faço esta reabertura pela internet? Não consegui descobrir pelo SIGA….

    Muito obrigada desde já,
    Carolina

  46. Olá, Fabio

    moro em Salvador- BA e consegui uma vaga na UFRJ de MACAÉ pelo SISU 2014. 2, porém não tenho condições de ir morar no Rio neste semestre, mas me casarei em dezembro e vou residir lá. Gostaria de saber como faço para garantir minha vaga? Posso me matricular e não me inscrever nas disciplinas?

    Grata,

    Iasmim


Deixe um comentário

