Cancelamento de Matrícula por abandono é irreversível. Abre o olho…

Quando um aluno deixa de realizar sua inscrição em disciplinas em um semestre, ou se inscreve e reprova por falta e média todas as disciplinas, sua matrícula entra em “trancamento automático”. Esta é uma situação não é permanente, seu coordenador de curso lhe convocará para verificar se você realmente deseja abandonar a universidade ou trocar esta informação para “trancamento solicitado” . Porém, caso você entre no trancamento automático , não atenda a convocação e no outro semestre você some e não realiza inscrição em disciplinas novamente, você simplesmente cai no “abandono definitivo” (Resolução CEG 03/08 Art 6º) e esta situação é irreversível, não adianta chorar, perdeu, vai fazer vestibular de novo. Então fique atento.

About these ads
Published in: on dezembro 17, 2010 at 6:28 pm  Comments (375)  

The URI to TrackBack this entry is: http://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2010/12/17/cancelou-por-abandono-pereceu-plaiboy/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

375 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Caros,

    no vestibular 2010/2 fui aprovada para fazer o curso de Ciências Contábeis no campus da Praia Vermelha. Fiz a inscrição em disciplinas normalmente. Acontece q na semana seguinte recebi a convocação de um emprego público e tive de resolver n coisas que me impossibilitaram de frequentar o curso. Tudo mudou! Horários, locais de trabalho…gostaria d saber da possibilidade de retornar nesse semestre. Porém, há mais um problema. Preciso frequentar o curso no campus do fundão, tendo em vista a distância do trabalho e o horário em que saio. Como devo proceder? Há uma solução? No siga nao há horários dos cursos no fundão…obrigada

    • Se você “abandonou” o primeiro semestre, e deseja retornar anda tem solução, mas você levará todo ônus das reprovações. No caso de “puxar” disciplinas num horário que não é do seu turno, pode até acontecer, afinal “pedido não é inscrição”, envie seus pedidos de inscrições, sendo que a prioridade não será sua, mas é possível conseguir vagas em turmas menos concorridas. Fica na paz.

      • me matriculei na ufam porêm nunca fui cursar, o que acontece?

  2. Olá,
    passei no vestibular 2010 para cursar Comunicação Social no primeiro semestre. Fiz o primeiro semestre normalmente, mas abandonei o curso no começo do segundo, sendo reprovada em todas as matérias. No entanto, não fui contatada. Pretendo retomar o curso agora, no primeiro semestre de 2011: como proceder? Devo somente realizar a inscrição em disciplinas normalmente ou preciso procurar o coordenador do meu curso?

    Grata

    • Procure a secretaria para saber a situação da sua matrícula, pois quando o aluno “some” apenas um semestre sua matrícula cai no “trancamento automático” e é possível retornar semestre seguinte sem problemas, caso suma dois semestres é abandono definitivo sem direito a recurso. Procure a secretaria rápido. Fica na paz.

  3. Olá,
    Passei no vestibular 2011 1° semestre e realizei a minha matrícula, me avisaram que teria que voltar lá para realizar a inscrição nas disciplinas, pórem, passei em outro vestibular e decidi por este.Como faltei o dia da inscrição não sei se já perdi a minha matricula, se ainda não perdi, como faço para pedir o cancelamento? Existe algu e-mail?

    • Se faltou a inscrição em disciplina será cancelada sua matrícula sem problemas, não se preocupe. Fica na paz.

      • Nossa! Como vc escreve mau, tenho raiva de quando estou lendo algo e não tem concordância em nada. AFFF..

  4. Olá ! Eu tive que trancar a minha matricula na UFRJ em 2010/2 pois estava com alguns problemas e não conseguiria comparecer as aulas, estava cursando Ciências Contabeis. Eu ia voltar esse semestre agora,2011/1, e entrei com o destrancamento de matricula para poder me inscrever nas disciplinas mas hoje eu recebi um email do Coordenador dizendo que já iniciou o processo de cancelamento de matricula com base no meu requerimento de 7 de feveiro de 2011.. Ele não aceitou o pedido de destrancamento da matricula ? Tem como recorrer desse cancelamento ?

    Obrigado pela atenção !

    • ok,meu caso entrei em estado de abandono na faculdade é na unip,isso ja faz 2 anos , e gostaria de saber se posso voltar…sai 2011 -2012 ..o que faco(abandonei por falta de pagamento)

      • TÁ DE SACANAGEM NÉ…UNIP? OQ VC DEVE FAZER É TOMAR VERGONHA E ESTUDAR PRA PASSAR PRA FACULD. PÚBLICA…AGORA, SE NÃO TIVER DISPOSTO A ESTUDAR PRA TAL, FAÇA O VESTIBULAR DA UNIP DE NOVO Q VC PASSA SEM ESTUDAR MSM…

  5. Eu tive que trancar a minha matricula na UFRJ em 2010/2 pois estava com alguns problemas e não conseguiria comparecer as aulas, estava cursando Ciências Contabeis. Eu ia voltar esse semestre agora,2011/1, e entrei com o destrancamento de matricula para poder me inscrever nas disciplinas mas hoje eu recebi um email do Coordenador dizendo que já iniciou o processo de cancelamento de matricula com base no meu requerimento de 7 de feveiro de 2011.. Ele não aceitou o pedido de destrancamento da matricula ? Tem como recorrer desse cancelamento ?

    Obrigado pela atenção !

  6. Olá,

    passei na UFRJ através do SISU 2011, no entanto a data de matricula da faculdade era antes da Universidade a qual tinha como minha primeira opção. Como a tradicionalidade da UFRJ é indubitável decidi por fazer a matrícula como uma segurança de estudar em uma boa universidade, porém passei na Universidade que pretendia e preciso agora pedir meu cancelamento de matrícula e sou de São Paulo, como seria possível fazer isso de forma remota?

    • Prezado Lucas. O procedimento correto seria você vir até o setor de matrícula para assinar uma desistência da vaga, mas caso seja muito difícil terá a opção de simplesmente “faltar” a inscrição em disciplinas, se esta for no segundo semestre, caso já tenha feito terá que vir de qualquer jeito, pois no ato da sua matrícula seu CPF constará no MEC com duplicidade de matrícula e isso é proibido. Fica na paz.

  7. ola
    cursei faculdade (privada) e abandonei em 2008 faltando apenas um semestre para conclusao. isso por problemas financeiros. agora moro em outro estado e estou pretendendo retomar os estudo em outra instituiçao tem como? a faculdade pode reter minha documentaçao? ou terei q fazer novo vestibular? como proceder?

    • Prezada Eva. Não entendi sua indagação, se pleiteia uma “transferência de curso” não será possível, pois sua matrícula tem que estar “ativa” para isso, nesta situação pode fazer vestibular para outra instituição e pedir seu boletim e as ementas de disciplinas que você cursou para pedir dispensas, isso é seu direito, mas tranferir a “matrícula” não será possível. Fica na paz.

  8. Oi
    Fui aprovado pelo SiSu em 2011 para o curso de geologia na UFRJ. Porém passei no vestibular da UFMG e vou optar pela vaga na UFMG. Na UFRJ compareci apenas no dia da Pre-Matricula. Faltei no dia da Inscriçao em Disciplinas. Quero saber se meu vinculo com a UFRJ ja nao existe mais ou se eu ainda preciso realizar algum procedimento para nao ter mais nenhum vinculo com a universidade. O fato de ter faltado as inscriçoes em disciplinas ja garante que nao terei problemas ao me matricular na UFMG?? Obrigado

  9. Oi,
    em 1995, devido ao problema de saúde de minha mãe que até hoje vive em estado vegetativo, tive que abandonar a faculdade de medicina faltando apenas 1 ano para me formar. Atéhoje minha mãe se encontra na mesma situaçao e hoje já tenho condições de pagar alguém para tomar conta dela. Pergunto: posso ainda voltar para a facildade e retomar meus estudos?

  10. Caro Fábio,
    quanto tempo leva para uma matrícula ser cancelada, quando um aluno que já cursava um um curso da UFRJ, faz o vestibular novamente e passa para outro curso também para a UFRJ? Neste caso o aluno entra com o CR zerado ou já leva consigo o CR do curso anterior?

    • Prezada Raquel. Depois de fazer o pedido isto é rápido, mas você ganha um novo dre, não tem nada a ver com o dre e o cr antigo, começa uma nova história.

  11. Enquanto a matrícula não é cancelada, os documentos referentes a matrícula antiga permanecem no siga como, boletim, histórico? A inscrição em disciplinas que fiz na secretaria garante que estou incritas em todas as disciplinas que pedi? Como posso saber disso se o crid referente a minha nova matrícula aida não saiu?

  12. Oi! Eu cursei o primeiro semestre de 2010, passei em tudo. Só que não renovei nem tranquei pois estava devendo. Agora irei pagar tudo o que devo. Minha dúvida é: posso reaproveitar em outra faculdade as matérias que cursei mesmo não tendo trancado o curso?

    Obrigada.

  13. Olá!!
    Estou muito preocupada coma situação de minha filha nesse semestre. Por motivo de trabalho ela faltou muito esse semestre e tem uma viagem inadiável para julho de 2 semanas. Vai conversar com os professores, mas tenho medo dela acabar ficando reprovada em todas as disciplinas. Se isso acontecer ela perde a matrícula? O que é melhor fazer, correr o risco ou abandonar pra tentar retornar depois?
    Agradeço a atenção. Um abraço.

    • Prezada Renise. Caso isso se configure sua filha não vai “perder” a matrícula, mas levará o ônus de todas as reprovações no histórico, ficará com CR baixo e terá muita dificuldade de conseguir vagas nas disciplinas pois estará desperiodizado. Definitivamente não é bom negócio. Dependendo do motivo alegado ela poderá pedir “trancamento em caráter excepcional”, que será julgado pelo CEG, passivo de indeferimento. Vale a pena tentar. Fica na paz.

  14. Oi,Abandonei a facul e hoje quero retornar mais em outra faculdade. Posso pedir toda a minha documentação( histórico, ementa, etc), para matricula na\ outra sem problema?

    • Prezada Débora. Tudo que você cursou pode ser usado para você pleitear dispensas de disciplinas em outra universidade . Basta comparecer na sua unidade e pedir seu histórico e suas ementas. Fica na paz.

  15. Olá, tranquei a matricula no meio do ano passado para fazer intercambio e quero reabrir esse ano para cursar o segundo semestre ainda. Portanto, só voltarei ao Brasil 1 semana após o prazo de reabertura ter encerrado. Não deixei procuração com o mau pai, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer uma autorização escrita(mesmo estando a distancia) permitindo que o meu pai faça a reabertura de matrícula pra mim. Estou desesperada pois não quero atrasar ainda mais a minha faculdade só porque eu vou voltar uma semana depois do prazo de destrancamento. Será que existe alguma forma de resolver isso? Agradeço desde ja.

    • Prezada Natália. Tá tudo errado !!!. Trancamento é trancamento e intercâmbio é intercâmbio, sua matrícula não está “trancada para intercâmbio”, a não ser que o seu “intercâmbio” não esteja vinculadao à UFRJ, do contrário sua situação de matrícula é simplesmente “aluno em intercâmbio” e não precisa ser “destrancada”. Inclusive se você deseja cursar normalmente em 2011-2 basta entrar no SIGA e enviar seus “pedidos” de inscrição normalmente dentro do prazo previsto, depois basta pedir para sua secretaria informar seu retorno do intercâmbio e fica tudo certo. Espero ter tirado suas dúvidas. Fica na paz.

  16. Fiz minha transferência p/ UFF 2010/2 normalmente, fiz matricula nas disciplinas no entanto não curseiii nenhuma disciplina, hj MAIO-2011, será que posso solicitar reativação da vaga, preciso de ajuda. Alguém pode me dar um luz de como proceder. Obrigada

    • Prezado Bruna. No ato de sua transferência você “usou a vaga” da UFRJ para participar de outro processo seletivo fora do vestibular tradicional, no caso a seleção de transferência, sendo assim quando você foi embora sua matrícula aqui foi “cancelada por transferência”, sendo assim você é aluna da UFF e não possui mais matrícula na UFRJ, não cabendo retorno. Resta agora você procurar saber qual a sua situação junto a UFF, pois pode ser que ainda haja possibilidade de você levar o ônus destas reprovações neste semestre e continuar normalmente no próximo. Fica na paz.

  17. Fiz minha matricula na universidade fumec (Belo Horizonte) era pra ter começado a frequentar as aulas em agosto de 2010 , mais por alguns motivos tive q deixar de lado a faculdade por um tempo e abandonei o curso sem trancamento de matricula e sem nem um dia de presença isso ja faz 1 ano q esta nesta situação.

    Agora pretendo voltar para essa mesma universidade por meio de um novo vestibular . será q vou ter q pagar alguma taixa ou mensalidades atrasadas desse periodo de 1 ano em que nao tranquei a matricula mesmo sem nunca ter presenciado aula alguma ??

    • Prezado João. Cada Universidade tem um estatuto própria, se for uma privada deve existir um contrato normatizando os casos de abandono, sendo assim você deve procurar a instituição para saber se está em débito e se isso impede alguma coisa. Fica na paz.

  18. Fábio estou muito confusa e nervosa!
    Este ano eu passei no vestibular da UFF
    e me matriculei, porém nesta semana soube que pelo enem
    eu passei também para a IFRJ e tbm fiz minha matricula,
    mas soube que não poderia ter duas matrículas em faculdades publicas, o que acontece agora? Não quero estudar na IFRJ, devido ao curso… mas será que
    tracaram minha matricula na UFF?
    estou desesperada..

    • Prezada Isabelle. A lei não perimite mais que alunos mantenham duas matrículas de graduação em universidades públicas, sendo assim você vai ter comparecer e cancelar uma. Cada universidade tem um padrão, entre em contato com sua universidade para saber se existe outra maneira de cancelar que não seja presencial. Fica na paz.

  19. minha dúvida é a seguinte, fui bolsista em uma universidade em 2008 cursei um ano e abandonei, nao tranquei nem renovei a matricula.
    quero começar um novo curso em outra faculdade agora em 2011, eu ainda tenho vinculo com a antiga universidade??

    • Prezada Leila. Com certeza não. Matrícula abandonada não vale nada, literalmente é um “abandono”, a única coisa que pode ser aproveitada são as disciplinas cursadas para dispensa, e mesmo assim depende muito do tempo que se passou, pois o conhecimento expira e muitas vezes a dispensa não é automática. Fica na paz.

  20. Olá,
    Faço veterinária na UFRRJ, porém me matriculei esssa semana na UFLA, se eu cancelar minha matricula na UFRRJ após ter me matriculado na UFLA corro o risco de perder a vaga na UFLA

    • Prezada Bianca. A lei diz que não pode ter duas matrículas em instituição pública, sendo assim é obrigado cancelar a primeira. Não existindo motivo para cancelar a segunda não vejo o porquê de perder a vaga, a não ser que você peça ou que haja alguma irregularidade, mas cancelar uma das duas é obrigatório. Fica na paz.

  21. Olá.
    Faço psicologia no IP UFRJ. Pretendo fazer um intercâmbio durante o periodo 2011-2. E voltarei para cursar o periodo 2012-1. Eu vou viajar dia 30/07 e deixarei uma procuração com a minha mãe para que ela tranque e destranque a matrícula para mim. Porém a secretaria do IP está em greve. Então eu queria saber aonde que eu devo proceder? E o que deve estar escrito na procuração? Pode ser uma procuração particular ou tem que ser pública? E deve ser trancamento mesmo? O motivo deve estar escrito na procuração?

  22. Boa noite!
    Cursei dois semestres de ADM ano passado,porem não fiz rematricula nem tranquei,deu como abandono.
    Gostaria de saber se ano que vem (20120)posso voltar,mesmo que tenha que fazer vestibular novamente,os 2 semestre que eu fiz não valem mais???

    • O abando no é irreversível, mas as disciplinas caso tenha uma nova matrícula podem ser aproveitadas e dispensadas. Fica na paz.

  23. Olá. Me matriculei na faculdade, paguei até o fim do semestre. Não me rematriculei e não tranquei, porém a faculdade está me cobrando mensalidades de agosto, setembro e outubro. Mas o contrato que assinei era somente de 6 meses. Eles podem me cobrar sem eu ter me rematriculado ?

    • Cada faculdade tem um padrão definido na hora em que você assinou o contrato com a instituição. Pegue o contrato e veja se ele define isso pois caso contrário você pode entrar na justiça. Fica na paz.

  24. Prezados, boa noite!

    Tenho uma dúvida ref. ao cancelamento do curso de Tecnologia de Design Gráfico.

    Fiz minha matrícula no mês de Julho de 2011, mas por força maior, tenho que interromper os meus estudos.

    Efetuei o pagamento da mensalidade do mês de outubro na faculdade CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – TATUAPÉ (Zona Leste), mensalidade que vence no dia 08/10/11, e quando foi no dia 18/10/11 eu fiz o cancelamento do curso. Mas aí começa o meu problema, pois a Instituição está querendo que eu pague as mensalidades do mês de novembro e dezembro, sendo que eu já não estou mais indo às aulas.
    Eles alegam que é a nova regra da faculdade, regra que foi vigorada no dia 15/10/11 – detalhe que esse dia foi no sabádo – (3 dias antes do cancelamento). Mas no contrato diz o seguinte:
    Cancelamento/ Trancamento: Lembramos que de acordo com o Contrato de Encargos Educacionais, os cancelamentos devem ocorrer até o último dia de cada mês, a fim de que não seja devida a mensalidade do mês seguinte. SENDO QUE NÃO RECEBI O CONTRATO COMPLETO NO ATO DA MATRÍCULA E NÃO ASSINEI NADA REFERENTE À ADITIVO.

    Daí entrei em contato e insisti dizendo que não ia pagar e que no contrato eles não alegavam nada referente a nova regra do dia 15/10/11, aí eles disseram que essa nova regra faz parte de um Aditivo que foi acrescentado ao contrato antigo. Ou seja, eles não informaram aos alunos sobre essa nova regra e agora querem me cobrar os dois meses em que não irei mais usufruir da faculdade.

    Gostaria de saber ao certo se eu estou com a razão ou não…

    
    []’s

    Luiz Felipe Candido Sette
    MSN: lipeepil@hotmail.com
    Skype: luiz_sette
    Linked in: Luiz Felipe Sette

    • Prezxado Luís. Sua situação é muito complicada, pois parece que o aditivo veio depois do contrato inicial e isto pode incorrer em abuso. O ideal no seu caso é procurar a justiça com o auxílio de um advogado para requerer seus direitos pois não vai adiantar discutir e tentar resolver verbalmente com a instituição. Fica na paz.

  25. Boa Tarde,

    Eu cursei e concluí o terceiro semestre, só que eu não paguei as 3 últimas mensalidades do mesmo, e precisei me ausentar para fazer uma cirurgia, na qual precisaria ficar um mês de repouso, na secretaria da faculdade fiquei sabendo que não era possível trancar o curso com o débito, e como eu n tinha tempo, pois precisava fazer a cirurgia naquela semana resolvi abandonar o curso, acontece que já se passaram dois semestres e eu n retornei e agora eu estou com o dinheiro para quitar esta dívida e gostaria de saber se quando eu fizer o vestibular para voltar eu começo de onde parei ou vou ter que cursar as matérias já concluídas anteriormente??

    • Prezada Carol. Oem todas as universidades é possível requeres uma “dispensa” da disciplina dependendo do qtempo que você cursou, porque o conhecimento também “expira” devidas novas tecnologias ou a natureza da disciplina. Mas na sua situação o tempo foi curto e você poderá requerer as dispensas, não vai precisar cursar novamente. Fica na paz.

  26. Presciso muito da sua ajuda.
    Em dezembro de 2010 fiz a matricula em uma faculdade,o inicio das aulas seria em 06/02/2011,e eu não fui,desisti da faculdade pois percebi que não era o curso que eu gostaria.Mesmo assim a faculdade me enviou cobranças da mensalidade.Resolvi ligar para a instiruição e me disseram que eu deveria fazer um contrato de desistência.Deixei passar um tempo,e então recebi uma notificação judicial da instituição querendo que eu pagasse todo o valor do semestre que seria mais ou menos uns 4.000,00 ,fui até a instituição e disseram que eu teria de ir até o advogado para resolver este problema,e não sei como proceder,eu fui até lá e disseram que o meu caso seria analisado,mas eu presciso dos meus documentos para poder fazer matricula em outra instituição,e eu terei de pagar o valor?

    • Prezada Laila. Se o contrato inicial que você “assinou” constava essa cláusula que lhe obrigava a notificar a desistencia e você não o fez na verdade a instituição tem direito de cobrar, e se você está se sentindo lesada por alguns motivos só mesmo procurando um advogado. Fica na paz.

    • eu moro em sinop nao terminei o curso por que engravidei, fiz ate o 4 semestre nao tranquei o que eu faço

  27. Olá,

    Entrei no curso de Engenharia da UFF no Rio de Janeiro no ano de 2004, mas por motivos pessoais e de viagens não consegui dar continuidade no meu curso em meados de 2007.
    Um dos meus professores me passou um e-mail posteriormente, me informando que minha matricula iria ser “Cancelada por Abandono”. Fiquei muito triste, mas eu não poderia retornar ao campus pelo menos por 01 semestre. Conforme solicitado por ele. Infelizmente minha situação ainda se encontrava dificilíssima é ainda estava residindo em outro estado para agravar a situação.
    Minhas perguntas ao senhor são:

    1. Posso solicitar uma rematricula nesse curso mesmo depois deste tempo todo?

    Estou com uma proposta de serviço no extremo Sul do Brasil e não existe Faculdades Federais ou mesmo Estaduais na proximidades. Então:

    2. Posso solicitar transferências das matérias realizadas para uma Faculdade Particular mesmo com minha matricula cancelada?

    No aguardo de um breve retorno.

    Atenciosamente,
    M.A.

    • Cada Universidade tem suas Resoluções e seus critérios em relação a cada assunto, pois o perfil do alunado pode ser diferente, portanto indico que procure a divisão de registro de estudantes da UFF ou no próprio site as “Resoluções” que norteiam os procedimento. Fica na paz.

  28. Ola, fui aprovada no concurso de 2008 para cursar Ed. Física na UFRJ. Cursei 2 períodos mas abandonei no final do segundo período por motivos de saúde. Não fiz o trancamento, somente deixei de frequentar a universidade. Hoje estou arrependida e gostaria de retornar, iniciei um outro curso em uma universidade particular, mas estou insatisfeita. Há alguma possibilidade de conseguir meu reingresso? Atenciosamente

    • Prezada Ludmilla. Sua matrícula já deve ter caído num cancelamento de matrícula em caráter definitivo e será muito difícil conseguir rematricular, dependerá muito do motivo alegado e da documentação que você anexar, mas você pode abrir um processo e pedir, o não você já tem, vai que…Fica na paz.

  29. Cursei Comunicação na UFRJ até 1996, tive que largar por motivos pessoais, porém já tinha mais de 90% do curso completo, faltando apenas 2 disciplinas, tenho alguma chance de reativação na matrícula?

    • Prezado Maurício. Se a sua matricula está realmente próxima de colar grau vale a pena abrir um processo e fazer um recurso ao CEG. O conselho vai avaliar e decidir sua situação, mas acho que você tem chances. Fica na paz.

      • Já fiz o recurso e estou aguardando os trâmites burocráticos para chegar ao CEG. Pela sua experiência, já viu algum caso similar ser deferido? Obrigado muitíssimo pelos esclarecimentos.

      • prezado Maurício. Tudo vai depender de quantos créditos falta para você terminar e como será avaliado seu desempenho durante o curso.São esses pontos que vão determinar se seu recurso será deferido. Desejo boa sorte. Fica na paz.

  30. Comecei a cursar Letras no segundo semestre de 2011 numa faculdade pública. Por motivos de insatisfação com o curso e a instituição, parei de frequentar as aulas. Não pretende trancar a matricula, pois pretende prestar outros vestibulares e mudar de curso. Gostaria de saber se preciso retomar a instituição onde estou matriculada para declarar abandono. Ou se por ter sido reprovada por faltas e média minha matriculada já terá sido cancelada. (?)

    • Prezada Lauren. Mesmo nesta situação poser que tenha sim que comparecer na instituição, pois sua matrícula pode estar ainda ativa com os ônus de todas as reprovações. Compareça na sua faculdade e cancele a matrícula por precaução. Fica na paz.

  31. oi sou de alagoas,maceió.. eu passei em engenharia de produção em uma faculdade particular ,e como eu terminava um curso técnico anoite,ia ter conflito com os dois horários e decidi trancar, e eles aceitaram que eu trancasse ainda no 1° período, mas agora que terminei o curso que eu estava fazendo no CEFET, quero reabrir minha matricula, mas dizem que não tem vaga, que tem que esperar pra ver se dar,como devo proceder , tem direito de reclamação?ja que eles trancaram no 1° período?
    espero uma resposta ansioso. obrigado…..

    • Prezado José. Cada faculdade tem seus regimentos, e por se tratar de uma particular fica ainda mais complicado pois existe um contrato que você deve dar uma olhada e um regimento que prevê isso. Peça esses documentos e dê uma lida, caso esteja sendo lesado pode entrar com um mandado de segurança. Fica na paz.

  32. Boa tarde sou o bruno e estudei em uma faculdade só meio semestre tive que viajar por questoes pessoais e nao tranquei a faculdade isso ja faz 5 meses e agora estou querendo entra em outra sera que vai ter algum poblema ?

  33. olá, entrei na UFRJ no início de 2011, porém abandonei o curso logo no primeiro semestre. não voltei, suponho então que tenha entrado em trancamento automatico logo no segundo semestre, visto que não fiz incrição em disciplinas dele e nem mesmo me inscrevi no site da ufrj destinado a isso(não lembro o nome, seria DRE?)
    Enfim…

    O caso é que gostaria de cancelar minha matrícula, acabei de fazer matrícula em outra federal, então tenho de cancelar na UFRJ, será que precisarei cancelar mesmo ou posso deixar como está que serei cancelado automaticamente? Se sim, posso fazer por procuração e enviar por correio(não moro no rio)?

  34. Estou fazendo o projeto final, porém, já fora do prazo máximo, pois fui inscrita automaticamente antes de começá-lo. Outro dia verifiquei o siga e no CRID fala “trancamento automático” em 2011.2. Já terminei todas as disciplinas, então não tive mais inscrições nem em 2011.2 nem em 2011.1, apenas fazendo o projeto final. O que devo fazer agora, pois quando perguntei, me disseram que eu não deveria me inscrever em projeto final novamente, e minha nota do projeto final seria alterada quando eu defendesse. O problema é que essa informação é de quando eu ainda não tinha recebido a mensagem de trancamento automático. O que devo fazer agora?

  35. Olá, no momento faço graduação em uma universidade estadual que está de férias, mas não teve seu semestre de 2011.2 concluído devido a greve. Contudo estou estudando para concursos públicos e não queria voltar a estudar nessa mesma faculdade, pelo menos por enquanto, se eu abandonar o semestre, minhas notas (zero) desse semestre contarão para cálculo de minha média total?

    • Prezado Nanni. Com certeza. Se você está regularmente inscrito você tomou a vaga de alguem que queria cursas regularmente a disciplina, se não cursar vai levar o ônus das reprovações e vai contar para o CR. Fica na paz.

      • Muito obrigado. Contudo, esse ano prestei vestibular para uma outra universidade e passei. Vou mudar o curso e aproveitar as matérias com mesma carga horária. Para cálculo de minha nova média geral somente irá contar as matérias aproveitadas?

      • Se você fizer vestibular de novo e pedir dispensa vai depender do critério da instituição. Na UFRJ você é dispensado e ganha os créditos, mas a disciplina configura no histórico sem nota, apenas com uma letra “D”, e não influencia desta maneira nada no CR, nas outras instituições não sei responder. Desejo boa sorte. Fica na paz

  36. Olá, preciso de um auxilio.. Fiz o curso de Ciencia da Caomputação na (Unip) em 2008, porem fui reprovado em duas materias no 8° semestre. Precisei viajar e fiquei fora por 2 anos voltando somente agora.. gostaria de saber se ainda é possivel finalizar esse curso fazendo o ultimo semestre ou será que perdi todos os anos que cursei?

    no aguardo.

    Obrigado.

    • Prezado Jefersom. Depende de cada instituição, na UFRJ se o aluno “some” por um período sua matrícula tranca automárico, e se o sumiço persiste mais um cai no abandono definitivo sem direito a choro. Consulte sua unidade e dependendo da quantidade de creditos que falta para se formar você pode pleitear um descancelamento em caráter excepcional mesmo depois de abandonada, se estiver mesmo faltando poucos créditos a universidade pode conceder. Boa sorte. Fica na paz.

  37. ola cursei o primeiro periodo completo em 2011 e tranquei fiz o pedido de reabertura de matricula agora 2012 mas a faculdade não me concedeu reabertura oque posso fazer
    abraço…

    • Prezado Fernando. Como assim não concedeu? Se você estava regular não tem motivo, a não ser que esteja com alguma pendencia.

  38. Ola Fabio
    fui classificado para Ciencias Contabeis 2011 2ºsemestre
    fiz 1 mes e faltei todas as otras aulas , trabalhos e provas
    eu entrei em trancamento automatico?
    e agora gostaria de saber como q faco para cancelar a minha inscrição(vaga) ou pedir desistência da minha vaga na ufrj,
    esse processo so eh possivel fazer pessoalmente ou posso fazer pela internet?
    MUito obrigado

    • Sim, você está em trancamento automático e tem que regularizar sua situação procurando a coordenação. Se você quer desistir da vaga é só faltar a inscrição em disciplina que automaticamente você será eliminado e a vaga prosseguirá para reclassificações futuras, pois quem não se inscreve em disciplinas não “confirma” sua matrícula, segundo consta no próprio edital do concurso. Fica na paz.

  39. Solicitei transferência semestre passado agosto de 2011 e por motivos particulares não ingressei em nenhuma instituição, tentei voltar esse semestre 02/2012 para a mesma faculdade e a mesma não aceitou minha matrícula, falaram que devo fazer vestibular novamente.
    Procede?

    • Prezado Gustavo. Certíssimo. Quando você “transfere” sua matrícula, ela literalmente sai de uma instituição e passa a pertencer a outra, sendo assim se você abandona esta nova não pode retornar a anterior pois não tem mais vínculo algum com ela, pela própria essência da “transferência” seu vínculo se perdeu e pertence a nova, sendo assim vai ter que fazer vestibular de novo. Fica na paz.

  40. Em 2006, entrei na Letras da UFRJ. Cursei apenas uns 20 dias e nunca mais voltei. Fazia outra faculdade e optei por essa para poder estagiar e tal. Bem, agora estou com tempo e gostaria de fazer outra faculdade. Terei que fazer o vestibular novamente (sem problemas) ou existe algum jeito de reingressar?

    • Prezado Marcus. Sem chance de reingresso, sua matrícula já caiu no abandono e foi desligada faz tempo. Sendo assim só fazendo vestibular de novo mesmo. Boa sorte. Fica na paz.

  41. Caro Fábio,
    Parabéns pela iniciativa! O blog me ajudou muito, encontrei minhas dúvidas já respondidas!
    Obrigada!
    =)

    • Obrigado, mas conto com sua ajuda para divulgar este espaço e sugerir outros tópicos que ainda não foram postados. Fica na paz.

  42. Ola..

    O meu caso é o seguinte, estudei 2 anos o curso de graduação em pedagogia, mas a situação ficou meia complicada (financeira) e acabei desistindo, não fiz a matricula só não compareci mais a faculdade, isso faz um ano, como faço para continuar de onde parei, pois já são dois anos cursados e só me falta um e meio para terminar.

    Por favor, sua ajuda me ajudara muito.

    • Prezado Diogo. No momento sua matrícula está abandonada, e única coisa que pode fazer no momento é tentar abrir um processo de descancelamento de matrícula que será analisado pelo Conselho de Graduação, e dependendo da quantidade de disciplinas que estiver faltando pode ser deferido ou não, vale a pena tentar. Fica na paz.

  43. Olá =) Eu gostaria de saber como faço para cancelar a minha matrícula, fiz um período de Fonoaudiologia 2011.2, porém, não gostei do curso. Gostaria de saber se tem um prazo? e se é só ir na secretaria do meu curso ou da para cancelar pelo SIGA? Obrigada!

    • Prezada Thais. É só comparecer na secretaria do seu curso e requere o cancelamento, não é possível fazer pelo SIGA e é necessário realizar pois quando tiver outra matrícula não poderá ter duas ativas. Fica na paz.

  44. Fui aprovado no vestibular no Final do ano no Pitagoras, Depois fiz o Vestibular de Verão em outra Instituição. Fiz a Matricula no Pitagoras mais não paguei a boleta, Pois resolve cursa o curso na outra universidade é o Pitagoras entrou em contato comigo e disse que eu estava na lista da turma , comu? Oq faço?

    • Tem que entrar em acordo e comunicar que não vai mais cursar pois está em utra instituição para que eles formalizem a sua desistência, pois corre o risco de emitirem outras boletas de pagamento partindo do pressuposto que você é um aluno matriculado. Fica na paz.

  45. Oi estou desesperado pois esta faltando apenas o projeto final para me formar e como esta disciplina é inscrita normalmente e permanece por alguns períodos pro motivo de doença do meu pais e meu trabalho não atentei para a não inscrição desta matéria no primeiro e segundo semestre de 2011. Não recebi nenhum comunicado para comparecer a faculdade e minha matrícula continua como trancamento automático. Fui orientado pelo Diretor do meu curso a ir a secretaria da graduação para entrar com processo para evitar o cancelamento. Isso seria possivel? Ha alguma forma de reverter isso sendo que nao recebi nenhum comunicado e ja estou para me formar (projeto em fase final)?????

  46. Olá, eu entrei pra psicologia 1 semestre em 2011(ufrj), e larguei em 3 semanas porque queria tentar medicina. Eu não tinha certeza o que aconteceria com a minha vaga. Agora estou perto de entrar pela reclassificação e não posso ter duas vagas ao mesmo tempo em uma faculdade publica, queria saber se minha vaga em psicologia foi trancada ou se foi cancelada.

    Eu não consegui achar a informação em lugar nenhum e até quando liguei pra lá não souberam me responder direito.

    • Sua vaga na virada para 2012 já entrou em abandono, você não pode ter duas matrículas “ativas”, portanto não se preocupe, pois o seu caso não se configura como duplicidade. Fica na paz.

  47. Olá… Passei na primeira chamada do vestibular UFRJ 2012 e fiz a matrícula…(tudo certo)… mas logo depois vi que passei na minha primeira opção pela lista de espera… Posso cancelar minha matrícula anterior no DRE e me matricular nessa nova que passei( já que essa é a minha preferida)?

    • Ptrezado Luis. No ato da matrícula da nova você irá cancelar a antiga é só comparecer e formalizar sua opção. Fica na paz.

  48. Sobre a minha dúvida anterior… Sou Luis, e ainda não fiz a inscrição nas disciplinas! Esta está marcada para o dia 27/02

    • A data da inscrição em disciplinas está mantida para o dia 27/02 mesmo para os que ingressaram pela fila de espera.

  49. Prezadfo colega,

    Estou cursando uma pós-graduação lato sensu (término em 15 de maio) e passei em uma seleção de mestrado stricto sensu com início previsto para 5 de março, ambos na UFRJ. Vc acha que terei problemas com a matrícula? O curso que estou terminando é pago, apenas o mestrado será custeado pela União.
    Aguardo retorno e desde já obrigada pelas dicas!!!

  50. Olá!! Estou com minha matrícula trancada devido a alguns problemas particulares. Qual é meu prazo máximo para voltar a estudar?

    Obrigada.

  51. Olá!

    Preciso de umas informações precisas. Já liguei para o apoio acadêmico da Letras, compareci à faculdade mas não consigo respostas claras.
    Semestre passado 2011/2 concluí todas as matérias do bacharelado, e como quero fazer Licenciatura ( só fiz uma matéria por enquanto), solicitei a manutenção de vínculo.
    O que ocorre é que não poderei cursar essas matérias de Licenciatura neste primeiro semestre, só em 2012/2. Fui ao Fundão para trancar a matrícula e me informaram que como eu tinha concluído as matérias de graduação eu teria que solicitar esse trancamento na Faculdade de Educação ( campus Praia Vermelha).
    Pois bem, fui no mesmo dia à F. de Educação e lá me pediram o documento/comprovação da colação de grau para que o pedido de trancamento fosse efetuado. Ainda não colei grau, provavelmente será Abril/Maio. Nós, alunos, ainda não sabemos o dia da colação oficial, ainda devemos ser notificados quanto à isso.
    A funcionária que me atendeu na F. de Educação falou para que eu voltasse até 7 de Maio ( data limite para o trancamento do primeiro semestre) com o documento da colação. ok. Mas ficou uma dúvida: Como não cursarei o período, não mexi no SIGA, ou seja, não fiz nenhuma inscrição de matérias de licenciatura. Tenho que me inscrever e depois solicitar normalmente o trancamento até maio? Ou deixo o SIGA como está? Receio entrar no “cancelamento automático” ou dar mole com a minha matrícula.

    Espero ter sido clara.
    Obrigada desde já, Abraços,
    Tainara Santuchi

    • Prezada Tainara. Depois que você cola grau passa a ser aluno da faculdade de educação, mas só depois, sendo assim precisa colar o grau e requerer o trancamento. A faculdade de educação pode adiantar esse pedido, pis voc já deu entrada na manutenção e você precisa cobrar a letras que envie sua manutenção logo para a DRE, mas não deve entrar no siga e enviar pedidos, pois como voce disse não vai cursar 2012-1, o “pior” que pode acontecer é cair em “trancamento” automático, mas não era exatamente o que queria, se isso acontecer será convocada e é só pedir para trocar para “trancamento solicitado”. Relaxe. Fica na paz.

      • Obrigada pela resposta!

        Tinha mandado um e-mail para a Faculdade de Letras e a prof Filomena Vareijão me respondeu esses dias o seguinte:

        “Tainara,

        você pode trancar sua matrícula na Letras normalmente, desde que suspenda o pedido de colação de grau e cancele a solicitação de manutenção de vínculo que você fez junto ao CLA. Se colar grau, você perderá o vínvulo com a Letras, e, como a manutenção para a Licenciatura exige que você curse 6 créditos mínimos lá na Educação, isso significa que não poderá fazer trancamento da Fac. de Educação sem cursar dsciplinas (salvo existam novas regras que permitam trancamento da Licenciatura sem cursar disciplinas, fato que desconheço e só a educação poderá esclarecer).
        Suspendendo a colação e a manutenção de vínculo, você poderá manter o trancamento por, no máximo, 4 semestres, findos os quais deverá destrancar, colar grau e fazer a Licenciatura por meio da manutenção de vínculo normalmente.
        Espero ter esclarecido suas dúvidas.”

        ————-

        Esse detalhe dos créditos eu não tinha me recordado, de fato. Eu só fiz uma matéria na Fac de Educação ( de 4 créditos). Então o que a prof Filomena me informou, confere, correto? Parece que a única opção será suspender os pedidos. Se eu suspender o pedido de colação e manutenção de vínculo agora, no semestre que vem 2012/2 posso retornar à Letras e solicitar esses pedidos novamente sem nenhum problema?
        Não terei que passar por um segundo vestibular para fazer minha licenciatura não, né? rs

        Abrigada, mesmo.
        Tainara Santuchi.

      • Prezada Tainara, vou entrar em contato com a Prof Filomena pelo e-mail. Fica na paz.

      • ola meu nome é marcos, meu caso é complicado estive estudando no primeiro semestre de 2012 na faculdade la salle, porem logo que eu entrei na faculdade fiquei desempregado, so paguei a matricula as parcelas estao em atraso, mas no segundo semestre nao tive como me matricular denovo por causa das parcelas em atraso e abandonei o curso, porem estive esta semana na faculdade fasendo uma negociaçao pra voltar no 1° semestre de 2013 mas qria saber se eu tenho o direito caso faço uma negociaçao de voltar para faculdade sem o vestibular e aproveitar as materias que ja fiz e passei, porem disseram que minha matricula foi cancelada agora so pelo vestibular é isso mesmo que ta certo.

  52. Ola,
    é possivel segurar a vaga de uma universidade publica por quanto tempo?
    Passei em uma universidade publica. Pretendo fazer a matricula para nao perder a vaga, pois quero tentar passar em outro curso.
    Sei que vou reprovar por falta. Mas, por quanto tempo posso segurar esta vaga?

  53. O meu está dando como trancado, mas eu gostaria de cursar esse período. Será que eu consigo. Estou conseguindo acessar ainda o siga, mas não sei se fui expulsa ou sei lá! Eu tenho que ir na UFRJ para destrancar? Tive trancamento automático!

  54. Olá Fábio, gostaria de tirar uma dúvida com você. Fiz o primeiro período em Licenciatura em Geografia( 2010/2 ). Infelizmente parei de frequentar, pois chegava sempre atrasada, perdia provas e ás vezes esperava dar 20:00 hs para entrar na sala. Porque moro muito longe.Enfim, estou arrasada, pois foi uma oportunidade muito preciosa e que eu não podia perder. Entrei pela PARFOR, e gostaria de saber se consigo transferir para um curso à distância.Por favor me ajude. Não consigo nem entrar na UFRJ, pois a saudade é grande demais . Por favor me oriente. Agradeço, fica na Paz!
    Cristiane Borges do Couto – DRE 110186469

  55. Ola, tenho algumas duvidas sobre o trancamento de materias. Eu repeti uma materia e queria trancar pra fazer so no periodo que vem. Eu tenho que fazer a inscrição para trancar?
    Se eu fizer a inscrição, a situação no SIGA fica com o “M” de horário sobreposto, tem algum problema?
    Queria saber isso, se eu tenho que fazer inscrição pra trancar.
    E tenho uma materia do segundo periodo que depende da materia que eu repeti, tenho que trancar essa também?
    Quem puder, me responde, preciso fazer isso logo, a inscrição acaba dia 25

  56. Passei em outro estado e o da minha cidade não saiu ainda a resposta!!!
    É o mesmo curso, vou fazer a matricula do outro estado que ja saiu, so que o custo vai sair muito caro
    Se me matricular no que ja saiu, posso cancelar e começar o mesmo curso aqui onde moro????

    Por favor gostaria de saber a quem puder responder

    • Pode realizar a matrícula sem problemas, pois este cruzamento de dados não é realizado na hora, mas o quanto antes peça o cancelamento da antiga depois. Boa sorte.

  57. Passei na ufv pelo sisu , agora no inicio do ano. Gostaria de saber, se mesmo estando matriculada e cursando ,eu posso tentar normalmente o sisu no meio do ano?

    • Gente desculpa, n tem haver com o assunto, mas alguem saberia me informar?
      obg

    • Temos que aguardar o edital SISU pois tudo esse processo é novo e as “regras” só quando o edital sair mesmo. Fica na paz.

  58. Cursei o primeiro semestre do primeiro ano de Marketing fiquei de fazer as ultimas provas do mês de novembro não compareci pois estava operada tenho atestado e tudo não regularizei minha situação logo depois estive ausente por motivo de trabalho e também não deu pra ir na faculdade se eu retornar este ano me disseram q reprovei mas não teria um meio de cursar o segundo ano mesmo sabendo que sempre fui muito bem aplicada só que aconteceram muitas coisas que sumiram de meu controle como ficara meu curso? como devo proceder?minhas faltas mesmo com atestado medico não sera vistas?

    • Prezada Fabiane. Deve procurar sua coordenação e entrar num acordo, pois além do problema das faltas tem a avaliações que perdeu, o ideal é que tranque o período para não abaixar o CR. Fica na paz.

  59. Cursei até o penultimo semestre de uma faculdade privada em 2004.
    Por motivos de força maior tive que abandona-la. Isso realmente está perdido? Mesmo tendo cursado 3 anos e meio? Tem como retoma-la?

    • Cada Instituição tem seu regimento, procure sua secretaria e veja quais os critérios para retomar sua matrícula. Fica na paz.

  60. Boa tarde!
    No começo deste ano tranquei minha matrícula na Puc, curso de Direito pois passei na UFMT. Desisti da UFMT e quero voltar para a PUC. Destranquei minha matricula hoje, dia 29/02/2012. Será que ainda volto para o 1º semestre com a mesma turma?
    Obs: Fiz a rematricula no começo do ano
    Grata
    Bárbara

    • Prezada Bárbara. Periodização é uma coisa “física”, e está relacionada com a quantidade de semestres, porém a quantidade de “créditos” que você já terminou é que determina sua periodização “real”, entendeu. Fica na paz.

  61. Olah…eu estava cursando contábeis…cursei 3 anos soh faltava 1.. mais passei em um concurso publico em outra cidade e parei de cursar… mais nao tranquei meu curso..fiquei 2 anos parados e entrou em “abandono definitivo” como vc explicou..

    E agora eu pretendo voltar.. as matérias q eu ja fiz nao preciso fazer novamente neh??

    Mais uma pergunta…Eu preciso fazer o vestibular na mesma faculdade publica ou posso fazer em outra faculdade publica que mesmo assim vai eliminar as matérias q ja fiz???

    Desde ja obrigado!

  62. Boa Noite!
    Bom eu fiquei com duas dp no curso de análise e desenvolvimento de sistema, porem devido a problemas pessoais perdi o vinculo com a faculdade. Retornei esse ano de 2012 para concluir as dp mais alem de fazer as dp fui informado que como eu perdi o vinculo e a grade do curso mudou eu teria que seguir a grade do curso, detalhe foi acrescentado mais 6 matérias no curso total de matérias 8 matéria esse procedimento este correta da faculdade pois só tinha 2 dp para concluir o curso não fui notificado pela coordenadora do curso, em relação ao trancamento automático do curso.

    Tem como eu recorrer?

    Obrigado!

  63. Olá, gostaria de saber se posso trancar minha atual matrícula na UFRJ e iniciar um outro curso na mesma instituição. Obrigado

  64. Olá,gostaria de saber se minha mãe pode trancar a minha matricula mesmo eu sendo de menor sem minha autorização.
    obrigado.

    • Sim, pois ela responde civilmente por você para qualquer ato. Fica na paz.

  65. Olá,
    Estou no primeiro semestre de tecnologia em Logística.O ano letivo começou em 08/02/2012.
    Fiquei desempregada e não fui a nenhuma aula,quando fui trancar a matrícula, me disseram que tenho que pagar a mensalidade para poder trancá-la.Eu não participei de nenhuma aula e sei que no contrato tem essa cláusula, mas é licito?A quem recorro?

  66. Well, buenas!!

    Em 2008 eu me matriculei em Biologia na modalidade a distância (CEDERJ) mas ainda em 2008 abandonei. Nem, pensei em pedir cancelamento pois já sabia que os trâmites eram esses aí de cima, abandonou: tranca automaticamente e depois cancela.

    Acontece que agora eu retornei à UFRJ por meio de novo vestibular, para o mesmo curso, só que na modalidade presencial e … quando acessei o SIGA pela primeira vez estão lá apenas meus dados do curso antigo, sem o crid atual, sem qualquer menção ao meu curso de agora. Será que o fato de eu já ter sido aluno do mesmo curso anteriormente “zicou” minha matrícula atual ou é só um atraso?

    Ps.: passei na reclassificação, pode ser por isso que meus dados atuais ainda não entraram?

    Obrigado ;)

  67. ola Boa tarde, eu cursei pedagodia em 2005 , fiz 3 termos (1 ano e meio) conclui o 3º termo e tranquei, e agora voltei a fazer pedagogia na mesmafaculdade ( inclusive a grade de agora é identica e seremos dispensadas ), porem tive q retornar para o primeiro termo novamente. Minha pergunta é tenho direito em retornar de onde eu parei no caso no 4º termo? se positivo q procedimento? abraços e grata pela atençao.

  68. Na realidade eu gostari de fazer uma pergunta, quem faz facudade publica pode fazer vestibular em outra facudade??

  69. eu fiz uma matricula e me arrependi. tem como cancelar?

  70. quero cancelar meu cadastro. como fazer isto?

  71. tranquei um curso na UFSJ pois fiz o ENEM e não sabia se iria passar no curso que queria…
    acabei passando em outra universidade pública e estou cursando. no entanto, quero realizar o aproveitamento de estudos, mas está no regulamento que não posso ter nenhum vínculo com a UFSJ…
    e no meu histórico está como “trancado”.
    posso cancelar a matrícula mesmo ela estando trancada?
    estou com medo de não poder reaproveitar as matérias por causa disso.

  72. Olá, Fábio.

    Gostaria de saber se conseguiu contato com a professora Filomena.
    Confirma o procedimento que você tinha me passado? Posso trancar a matrícula assim que chego na F. de Educação, correto? Assim fico mais aliviada, então é só aguardar a colação mês que vem para dar entrada no processo, isso?

    Abraços e obrigada,

    Tainara Santuchi

  73. Em 2010 meu marido fez matrícula em uma faculdade sem fins lucrativos, ele pagou a primeira matrícula e ficou de levar os documentos para conclusão da matrícula, porem eu engravidei e tudo mudou, nos casamos, minha gravidez foi complicada, com tudo isso ele desistiu da faculdade,não foi a nem uma aula, e também não foi pedir o dinheiro de volta. Hoje chegou uma ofifial de justiça, com uma intimação e o valor de mais de 5.000,00 reais para serem pagos em 3 dias, caso não pague será penhorado bens e conta bloqueada. Isso esta certo? socorro!!

  74. olá,estou no 10º(era pra estar,terminei o 9º) da minha faculdade.
    Mas passei por dificuldades e não consegui pagar algumas mensalidades.Esse semestre não fiz a matricula por não ter o dinheiro pra quitas as mensalidades em atraso, e só poderei voltar e quitar as mensalidades atrasadas no proximo semestre.
    Mas agora fiquei com medo…será q posso voltar no proximo semestre ou perderei o curso?

  75. bom dia.

    eu gostaria de saber quais sao os meus direitos e se os tenho ainda: eu passei numa instiuiçao federal em terceira lista , mas nao fui notificada pela faculdade na epoca e recetemente descobri este fato, por acaso, apos decorrer dois anos. O que deveria fazer?Procurar um advogado ? Tenho chances?

    Obrigado .

  76. Olá, no segundo semestre de 2011,por falta de dinheiro não fiz a rematricula do sexto semestre na faculdade que estudo Anhanguera -Uniderp. Por esse motivo fui barrada no dia da prova, na secretária me informaram que devido ao não pagamento da rematricula do semestre eu só poderia retornar no próximo semestre, em janeiro pedi retorno ao curso, e eles me responderam que eu perdi o vinculo com a faculdade é possível, uma situação dessa, por favor me ajude pois estou desesperada não sei mais a quem recorrer.

  77. Olá, eu abandonei a faculdade em 2009 por motivos pessoais e não tranquei, recebi algumas cartas da faculdade n época eu não tinha condições de responder nem resolver, só estava faltando um semestre para eu me formar, gostaria de saber se nesse caso tem como eu voltar ou então recuperar as matérias.

  78. Ola, em 2011 fui aprovada no vestibular em uma faculdade privada, porem qd fiquei sabendo ja estava matriculada em outra universidade federal (outro curso tbm), com isso nao realizei matricula na privada. Porem agora desejo fazer o curso da privada, existe alguma possibilidade de requerer sua vaga depois de tanto tempo?? ou a unica possibilidade de egresso e realizando e tentando outro vestibular? Obrigada, att.

  79. Olá , estou desesperada, fui aprovada no Sisu e ganhei uma vaga pra UFRRJ de Nova Iguaçu, sendo que eu moro em Niterói só que eu fiquei na lista de espera da UFF daqui, eu fui chamada na segunda remessa só que eu não sabia, só soube disso hoje quase dois meses depois gostaria de pelo amor de Deus saber se eu ainda tenho direito a vaga?? Obrigada.

  80. Gostaria de saber, se no momento eu estiver cursando história ou qualquer outro curso,eu posso depois de 1 ou 2 semestres concluidos posso mudar de curso??Me transferir pra o curso direito???Obrigado esperando respostas! :D

  81. Ola veio por meio desse e-mail, para solicitar ajuda, pois em 2010 fui matriculada em uma universidade.
    Pagava minha mensalidade em dia, pois fiquei doente e escrevi uma carta para a universidade pode me ajudar à troca o horário pagando o mesmo valor. até a data de hoje não me deram retorno, com isso não consegui mais fazer as aulas,é tenho 3 mensalidade atrasada.essas mensalidade consta porem eu não fui as aulas,universidade não me ajudou com o meu problema gostaria de saber se sou obrigada apagar as mensalidade.

  82. Olá..
    Minha situação é a seguinte:
    Vou começar a fazer faculdade na UERJ, agora no segundo semestre..
    porém, o curso no qual eu passei, não me interessa muito, mas de qualquer forma irei fazer, no meu caso transferência não me adiantará. Quero fazer outro vestibular pra outro curso, na UERJ mesmo, caso eu venha fazer esse vestibular, interfere na minha matricula atual ?! Ou somente depois que eu passar que isso venha refletir na matricula?!
    Agradeço desde já!

  83. Eu passei no vestibular 2012.2, mas tenho medo de não gostar e querer fazer o vestibular 2013.1. Posso me inscrever nesse vestibular e continuar cursando o que já passei ou terei que cancelar minha matricula?

  84. Olá, preciso muito que me ajude. estou no 1ºsemestre de medicina,(privada).sempre foi meu sonho, devido alguns problemas pessoais não estou conseguindo alcançar a media modular que é 7, ou seja, se eu reprovar vai ser em tudo.não tem dp, pergunto: posso transferir pra outra instituição privada mesmo sendo reprovada no 1º semestre? não gosto da instituição e do estado que estou morrando.
    quero muito voltar pro meu estado.Obrigado!

  85. Oi fui aprovada no prouni e estou fazendo serviço social, ganhei bolsa integral. Um mês depois eu fiquei sabendo que também fui aprovada pelo sisu para a unirio mas acontece que a data de inscrição ja passou! Existe alguma possibilidade mesmo que remota pra mim conseguir essa bolsa da unirio? Tenho algum direito mesmo que tenha se passado a data? Posso pedir transferência para unirio?

  86. fiz inscriçao em 2011 para 0 vestibular da cederj, mandei todos os documentos e no dia da confirmaçao para reclassificaçao, faltou luz em casa e eu nao confirmei, e por pensar que era o ultimo dia, achei que já era e nao procurei mais verificar mais um ano depois acabei vendo que havia sido reclassificada mais agora gostaria de saber se ainda posso participar este ano, visto que já havia sido aceita ano passado mais por engano nao participei mais já havia mandado todos os documentos solicitados o que faço, ainda consigo voltar ou preciso fazer tudo de novo?

  87. Oi. Bom, me matriculei em uma faculdade, mas, depois de 3 meses, acabei desistindo de ir, sem trancar a matricula ou pedir o cancelamento do mesmo. Neste caso, o que irá acontecer? Se eu quiser voltar a fazer outro curso,na mesma faculdade, terei que pagar todos os débitos do semestre em que não cursei?

  88. Olá me matriculei em uma faculdade (UNIP Interativa) em 2010 e nunca tirei nota e nem fiz DP (nenhuma) e fiz sempre a rematricula
    Eles me disseram que posso fazer as DPs agora devagar pois a minha turma se forma agora em setembro/2012. Isto está correto.

  89. Olá, meu caso é um tanto complexo… Cursei até o 4º período em uma faculdade, só que meu pai não pagou o semestre que concluí e já vai fazer 1 ano isso, por causa disso parei de estudar e nunca nem tranquei o meu curso, pela falta de pagamento, mas agora em junho ele vai pagar o semestre que deve, gostaria de saber se por conta de nunca ter trancado meu curso se eu o perdi? Posso ter esperança que não perdi meus 2 anos concluídos? =(

  90. Fiz minha matrícula via internet mas não assinei nada e nem cheguei a pagar a taxa de inscrição, agora a faculdade está colocando meu nome no SPC. Eles podem fazer isso?

  91. Boa noite, estou no curso de licenciatura em letras habilitação português\espanhol pelo ENEM. Como sou funcionário publico serei transferido de local de trabalho. Já pesquisei e na cidade de destino a universidade não possui esse curso que estou matriculado, mas tem do mesmo ramo tipo licenciatura em letras habilitação em português ou licenciatura em letras habilitação em espanhol. Não é mesmo curso pois o meu habilita duas línguas. Como ficaria minha situação se eu não quiser seguir nos cursos de letras disponíveis. O que faço para trocar de curso ????

  92. E eu que terminei, apresentei tcc, passei, porém tive uma DP. Não fiz a DP e abandonei a faculdade. Qto tempo tenho para regularizar tudo, e voltar pra concluir a DP?
    Desde já agradeço a resposta!!

  93. Boa Noite! perdi minha vaga na faculdade segundo o Controle Acadêmico já que eu não tive 75 % de frequência no primeiro ano (por motivos de doença e financeiros na família não pude comparecer) pelas normas da faculdade estou desligada mas eles efetivaram minha rematricula para o ano de 2012 e eu frequentei as aulas até o 2º Bimestre quando me informaram que estou desligada. Como compareci as aulas até o período,cumpri as atividade, gastei com transporte,alimentação,material, tenho o comprovante de rematricula e principalmente grande interesse em concluir o curso.Desejo saber se consigo recorrer juridicamente da determinação da faculdade

  94. Abandonei o curso em faculdade particular em 2008, de Medicina, por motivos diversos, inclusive de saúde. Existe possibilidade de retomar o curso na mesma faculdade, ou tentar transferencia para outra faculdade?

  95. gente eu me matriculei e n’ao comecei o curso em uma faculdade particular,, o que pode acontecer [e obrigat[orio pagar as mesalidades sem nem ter pisado os p[es na escola

  96. Ola ,eu fazia o curso de direito em uma faculdade particular ,mas por motivos financeiros desisti do curso e estou devendo a instituição , e agora me interessei por outro curso na mesma faculdade e até já fiz minha inscrição para o vestibular .No caso de eu estar devendo a mesma,mesmo estando tentando negociar a divida eu posso ser impedida de fazer outro curso?será que mesmo devendo eles me passam no vestibular? e se não me aceitarem na mesma posso recorrer ?

  97. Olá, depois de feita o vestibular e eu ter recebido o resultado eu tenho quanto tempo pra fazer a matrícula na faculdade ?

  98. meu filho cursava o 7º períoo de direito e por motivos de força maior ficou impedido de continuar por 4 anos,agora quer voltar a fazer o curso em outra faculdade, qual o procedimento?tem que fazer vestibular e pedir os documentos/ perdeu os anos que estudou? por favor me ajude a ajudar meu filho ! OBRIGADO

  99. estudei um semestre mas reprovei por notas
    mas nao paguei estou devendo 5 meses na facu
    ai eu abandonei por que n tinha condisoes para pagar
    ai fui entrar na secretaria online para ver as minhas notas e dividas ate aii tudo serto ,mas depois de um tempo nao da pra mim mas acessar a secretaria online para ver minhas condiçoes o que devo fazer

  100. Olá, Fábio,
    tenho me sentindo numa sinuca diante de duas posições contrárias vindas de diferentes funcionários da UFRJ. Meu caso é o seguinte, terminei o curso de graduação em ciências sociais (bacharelado) e passei a cursar as disciplinas da licenciatura. No entanto, depois de ter cursado algumas disciplinas, passei para o mestrado, e depois para o doutorado, tudo na UFRJ mas em diferentes unidades…Larguei a licenciatura logo que ingressei no mestrado. Hj gostaria de terminar as disciplinas da licenciatura. Uma funcionária da reitoria me disse que eu poderia pedir reingresso. Outra funcionária, essa do IFCS, me disse que eu preciso esperar o edital de isenção de vestibular, o que dependeria de data e disponibilidade de vaga. Essa última funcionária disse que a figura do “reingresso” para terminar licenciatura ou bacharelado já não existe mais nos regulamentos da Universidade…
    O que fazer?

  101. Fiz oito periodos de admnistração de empresas e abandonei, posso reaproveitar as materias que passei?

  102. Olá td bem? Gostaria de tirar uma duvida, eu fui chamada pelo SISU na UESB matematica assisti 6 aulas e desistir e não comuniquei nada ao colegiado, se eu voltar q já faz um mes q não vou lá, pode? e se eu tentar isenção na UFBA posso perder a isenção por causa da matricula na UESB? por favor me ajude tenho q cancelar a matricula na uesb?o q fazer?

  103. Olá
    Estou cursando duas matérias na UFRJ ( primeiro semestre) que simplesmente não batem suas ementas com a universidade que irei cursar ano que vem ( enviei as ementas e a Univ. de lá não aceita; diz que faltam assuntos). Bem, gostaria de saber se já que terei que fazer as disciplinas novamente, e estando agora em greve e tudo mais, eu poderia não mais ir nas duas matérias aqui na UFRJ, reprovando por falta. Dessa forma ( reprovação por falta), eu ainda iria manchar o meu histórico, ou iria ficar em branco simplesmente, só como se eu não tivesse cursado ainda a disciplina?
    Ajuda aê…

  104. Olá, esse ano iniciei a uma faculdade de fisioterapia, estava no 1º semestre, mais passei por alguns problemas e não pude mais frequentar as aulas, a ultima vez que estive na faculdade foi no mês de abril, com certeza já perdi o semestre por faltas. Já perdi a minha vaga, ou posso continuar no semestre seguinte? eu passo para o 2° semestre?

    Me ajuda, me tira essa duvida!!!

    Desde já agradeço a atenção

  105. oii ..preciso tirar uma duvida cursei até o terceiro semestre de direito mas no quarto não consegui fazer a rematricula pois eu estava inadimplente na faculdade e por isso nem tranquei a matricula isso já tem um ano e meio eu posso me matricula de novo e continua de onde eu parei?me tira essa duvida obrigada

  106. Olá!
    Por motivos familiares precisei mudar de cidade, e acabei por dar entrada na transferência para a faculdade dessa nova cidade. Porém, antes de tudo se resolver por lá e ser finalizada a minha transferência acabamos nos mudando novamente. Agora finalmente as coisas se arrumaram e eu gostaria de retornar a antiga cidade aonde eu comecei a faculdade. Sei que minha matrícula está normal e que esse semestre posso reprovar por faltas. Porém, gostaria de saber se é possível eu retornar para com o curso mesmo assim, E se acaso for possível, gostaria de saber se retorno junto com minha antiga turma, tendo que refazer as matérias que perdi em outro momento. Obrigada (:

  107. Olá !
    Gostaria de saber se minha mãe pode fazer minha matrícula na faculdade. Sou maior mais estou em outro estado e não vou conseguir voltar a tempo.
    Obrigada.

  108. ola amigo; estou cursando uma universidade federal em ciencias biologicas, depois de 12 anos sem estudar, consegui passar, e estou no primeiro semestre desse ano, só que surgiu uma possibilidade de eu conseguir passar em uma outra, pelo programa sisu; eu poderia trancar a matricula em uma, e tentar o outro curso, para depois se não der certo, poder voltar ?

  109. Boa tarde! Eu realizei o tracamento da minha matrícula há dois meses. E agora recebi um novo boleto da minha faculdade para pagar a matrícula do semestre que vem. Liguei lá e eles me disseram que mesmo com a matrícula trancada tenho que pagar essa taxa de matrícula e efetuar um novo trancamento pois, se caso não pague esse boleto vai ser considerado abandono de curso e quando quiser voltar terei que fazer novo vestibular. É correto ter que pagar uma nova matricula para poder trancar mesmo estando com a mesma trancada desde março/2012???

  110. de 6 matérias de psicologia , fiquei em 5 , dá para fazer transferência externa com outra faculdade , o outro curso é engenharia de petróleo ?

  111. óla eu fiz o vestibular em 2011 passei e fiz a matricula só que não paguei,pensei que não precisava dar a satisfação disso,passou um tempo me ligaram falando que tenho um debito na faculdade… Eu tenho mesmo que pagar esse debito mesmo nunca ter assistido nenhuma aula???? o que faço???

  112. Olá, fiz 2 períodos de Adm. e pedi o cancelamento da matéria. Agora estou fazendo Direito e queria saber se ainda posso aproveitar alguma matéria, ou com cancelamento foi como se eu não tivesse feito o curso?

  113. Olá,minha filha fez um vestibular coletivo,de uma igreja,passou e foi até a faculdade e fez a matricula,e assinou um contrato de matricula,e a faculdade a encaminhou para essa igreja,que tem uma sala dentro da faculdade,para levar a documentação porque eles iriam cadastra-la pelo fies,a moça falou que iria receber 100% ,pela renda per capta da família,só que essa igreja atrasou o cadastro,essa semana chamaram ela depois de 5 meses frequentando a faculdade.Ela achou que era só para finalizar o procedimento,só que lá descobriu que o cadastro não foi feito,e agora não foi aceito,porque não fez o Enem,só que agora a faculdade quer cobrar o semestre dela, sendo que não foi informada que teria que ter feito o Enem,e eles da faculdade não colocaram pessoas habilitadas para dar as informações corretas,e nem pessoas para fazerem o cadastro no inicio das aulas.sendo assim se ela soubesse que não dava para entrar pelo fies não tinha se matriculado e muito menos frequentado as aulas.Será que a faculdade pode cobrar e levar o nome dela para o serasa,se foi um erro deles?
    Ela ficou muito desanimada pelo que aconteceu e quer trancar a matricula será que ela pode?Desde já agradeço as informações.

  114. ola eu estudava em uma facudade a distancia e fiquei sabendo que ela nao era reconhecida pelo mec entao dessidi desistir e fiquei devendo 500 mais eles disserao que eu teria que pagar o juros e o total sairia por 800 reais so que ela estava falindo e passou os alunos para outra facudade e agora eu nao sei se minha divida esta com a primeira facudade ou com a segunda e pra completar eu fiz vestibular em outra faculdade e passei e nao sei se a outra vai aceitar minha matricula estou em um aperreio so e eu so tenho tres dias pra fazer minha matricula

  115. Oi,
    eu comecei o primeiro semestre em fevereiro desse ano
    mais devido a acontecimentos pessoais não fui pr faculdade
    e acabei reprovada em 3 matérias por falta e em 3 outras por nota, o que eu faço, vou ter que fazer tudo dinovo, por ser primeiro semestre? e no caso vc falou que o condenador do curso iria convocar para nós conversarmos, e se isso não acontecer?
    Obg

  116. Fiz um semestre e como não gostei do curso acabei desistindo e não fiz a matrícula para o segundo semestre de 2011. Agora a faculdade está me cobrando como se tivesse frequantado as aulas. Ela pode fazer isto?

  117. Oláa’ Fiz um vestibular em minha cidade, e eram 40 vagas, fiquei em 46 lugar se 5 pessoas desistem ou não fazer a matricula porq ainda não terminaram o ensino médio tem como eu ocupar uma dessas vagas?

  118. Eu estava fazendo o curso de Eng. Agrícola no IFG, ai não gostei muito do curso, sai e comecei a fazer cursinho e prestei vestibular novamente só que agora para farmácia, me matriculei em Eng. Agrícola no começo de 2012 e parei em março , e agora tenho que fazer a inscrição para farmácia mais ainda não fechei a matricula, mais abandonei.
    Tem um tempo certo que posso fechar a matricula ou posso fazer isso em qualquer época? me ajude por favor preciso da resposta o mais rápido possível.

  119. Oi, estou com uma dúvida. Eu cursei o primeiro semestre e agora vou morar em outro estado, eu vou cursar outro curso pois esse não é bom. Se eu não pagar as mensalidades em atraso é cancelado ou é preciso pagar para trancar a matrícula? Obrigada.

  120. boa tarde!
    Minha duvida, cursei 1 ano de ADM na UNIP (2011), tranquei no 1º semestre deste ano (2012) gostaria de agora pro 2º semestre de 2012 gostaria de começar curso de Pedagogia, todas as matérias que cursei fazem parte do novo curso, posso aproveita-las?

    Obrigada

  121. tem vasga para defisiemte?

  122. Bom dia

    Em nov de 2009 eu tranquei a minha matricula na faculdade, vou quitar meu debito e voltar a fazer meu umtimo semestre em que estava faltando, posso fazer uma nova inscrição e pedir eliminação de materia para não fazer tudo novamente?

    Obrigado – Lucas

  123. Eu estava fazendo um curso técnico ano passado, e não fiz a matrícula do último módulo (semestre) mas também não tranquei, hoje (03/07/2012) a escola me enviou uma cobrança monstro dizendo que devo a eles o ultimo módulo. O que devo fazer?

  124. Bom dia!

    Fiz minha matricula em um curso de Psicologia para o 1 semestre desse ano 2012. Mas nem cheguei a iniciar as aulas e tive que tracar minha matricula. Hoje ganhei 50% de bolsa em outro curso que tambem é de humanas Gestão de Recursos Humanos. E gostaria de saber se posso pedir minha transferencia ou tenho que fazer o vestibular de novo.

    Aguardo um retorno

  125. passei no prouni e pretendo cursar. mais vou fazer outro vestibular em novembro se eu passar no mesmo posso cancelar o do prouni ou vai dar bronca?

  126. estou matriculada em fisioterapia na federal do ceará, passei agora em psicologia pela mesma universidade e pretendo cursar. Como devo proceder já que naao posso estar matriculada em dois cursos ao mesmo tempo e as universidades estao em greve, de forma que talvez nao possa cancelar a matricula em fisioterapia?

  127. oi gostaria de saber,como faco para estudar este periodo na Parfor,pois eu deixe de frequenta-lo pois minha mae estava demais doente e preciso de cuidados entao nao pude estudar este primeiro periodo,como faco para fazer este outro periodo,obrigado.

  128. terminei o 7 sem curso de adm so que estou com debito do 7 semestre e 3 parc do acordo 6 sem, nao tenho como quitar a divida, a fac pode recusar de fazer minha matricula para o 8 semestre sendo o ultimo? ou sera melhor transferir talvez para uma fac interativa? vc sabe se a interativa aceita aluno cursando o ultimo semestre?

  129. Fiz o vestibular da Doctum e passei realizei minha pre-matricula
    pois eles me retonariam dia 1d agosto para falar se houve formação de turma ou não .So que depois eu fui convocado a fazer minha matricala numa faculdade estadual q tinha prestado vestibular e tinha ficado na lista de espera .
    estão queria saber c tem alguma problema eu cancelar a matricula na doctum e c vou pagar alguma multa.
    aguardo resposta

  130. Boa noite Fábio…
    Gostaria de entrar em contato com você sobre cancelamento de mátricula por abandono, aconteceu algo parecido comigo, mas a universidade não agiu como você disse que deve agir nesses casos, continuei a frequentar a faculdade mesmo não tendo pago remátricula e após dois meses não aceitaram o pagamento e falaram que devo prestar vestibular novamente, Mas você disse que o aluno deve se matricular novamente no próximo semestre caso isso não ocorra ai sim deve prestar o vestibular é isso mesmo???

    • FI 1° SEMESTRE EM CONTABEIS E TROQUEI PELO CURSO DE DIREITO NAO PAGUEI NADA SO FIZ A MATRICULA E TRANQUEI CONTABEIS,POSSO VOLTAR ATRS E CONTINUAR NO CURSO EM QUE EU ESTAVA JA NO 2° SEMESTRE?

      • Prezado Carlos. Isso foi numa particular ou foi na UFRJ?

  131. Fiz quatro períodos de contábeis,tranquei…depois voltei e na faculdade não tinha quinto periodo.,me colocaram pro sexto ai fui seguindo a ordem setimo,oitavo,apresentei monografia ia colar grau…tenho ate uma declaração da faculdade dizendo que so faltava colar grau…depois desse tempo todo agora eles querem que eu volte e curse o quinto periodo.
    posso entra na justiça pra ele me darem essse periodo?
    como devo proceder?

    • Prezada Kell. Para concluir um curso superior existe “período” a ser alcançado, mas sim uma “grade” para ser cumprida, se você apresentou a monografia mas alguma disciplina lá de trás ficou pendente você precisa cumpri-la pois o que define o seu grau é o “total cumprimento da grade”, e não o “período” que consegui alcançar. Desejo sorte. Fica na paz.

  132. oie, estou fazendo uma faculdade publica e passei numa outra universidade tbm publica. Queria saber se na hora q eu fizer minha matricula eu ja perco akela matricula mais velha ou vai demorar algum tempo? Obg pela resposta.

    • Prezado Cícero. A Lei 12.089/09 deixa claro que ter as duas não é permitido, no ato da matricula da segunda vc assina um termo declarando que não possui duas matrículas, porém essa “consulta” não é compulsória e vc pode assinar o termo e depois realizar o cancelamento da mais antiga pois quando for detectado você terá que fazer isso com prazo sendo assim é melhor se adiantar logo. Fica na paz.

  133. Em 2008 era pra ter concluído o ensino superior numa faculdade a distância. Estou devendo até hoje o TCC( Trabalho de conclusão de curso). Posso ser jubilada por isso?

    • Seu caso é muito específico pois você tem “prazo” para esta entrega, o ideal é procurar logo seu coordenador e entrar num acordo. Desejo boa sorte. Fica na paz.

  134. Olá!! Estou com dúvidas.. Há algum tempo, iniciei o curso e Pedagogia em uma Universidade à distância. Em 2008, tive que me afastar, mas não tranquei matrícula, só desisti.. faltando concluir 1 semestre, pois estava desempregada.. Estou precisando muito voltar à Universidade para terminar o que falta.. A Universidade quer que eu faça 1 ano a mais, e não o semestre que faltava, alegando que foi acrescentado no curso de Pedagogia mais 1 semestre..Gostaria de saber se eu posso voltar a fazer este curso no ano que vem, em 2013.. Estou com muito receio de perder tudo o que já fiz.. Mas ainda me encontro sem condições financeiras.. Obrigada pela atenção..

    • Prezada Patrícia. Como seu caso é muito particular e faltava somente as ultimas disciplinas você pode procurar seu polo e requerer a abertura da matrícula para colar grau. Fica na paz.

      • Obrigada!! Deus abençoe!!!!!!!!!!!!!!

  135. **de Pedagogia

  136. sou aluna do curso de engenharia civil
    fiquei devendo uma mensalidade do periodo passado
    em janeiro deste ano nao paguei a mensalidade e nao fiz minha matricula
    neste periodo procurei a faculdade para pagar a mensalidade atrasada e para fazer minha matricula
    a faculdade alegou que eu não poderei voltar neste periodo
    e terei que fazer um requerimento no final deste ano 2012
    para poder me matricular no prossimo semestre
    a faculdade tem direito de impedir um aluno de retornar os seus estudos

    att

    veronica

    03.08.2012

    • Prezada Veronica. Cada faculdade tem suas normas e provavelmente essa informação constava no seu contrato, como no seu caso é faculdade particular eles podem sim requerer a quitação de débitos anteriores para continuar oferecendo o serviço. Fica na paz.

  137. olá fiz a inscrição no cederj ensino a distância, e não estudei nem fiz a prova isso foi Há uns dois meses atrás Será que eu perdi tenho que me escraver novamente?

    • Prezado Valdenir. Com certeza. Quando vc ingressa é obrigado a cursar um mínimo de disciplinas para não “prender” a vaga. Deve realizar o vestibular novamente. Fica napaz.

  138. Uma pergunta e curiosidade, se eu passar no vestbular de uma universidade federal de um estado, e depois sem falar nada não renovar a matricula e ir para uma particular, o que acontece, isso é legal? Eu tenho que pegar meu istorico na outra universidade? Detalhe: primeiro periodo. Por favor responda,

    • Prezado Heber. A lei diz que não vc pode ter duas matrículas em universidade “publica” portanto não tem problema nenhum em ir para uma particular. Fica na paz.

  139. ola bom dia !!!
    eu desisti no meio do ano passado e não tranquei facul. esse ano fui fazer minha rematricula tive que fazer no 1 semestre e eu estava no 3semestre. poderá eu voltar para a turma de 3 semestre , pois estou sendo prejudicada.

  140. Fiz o vestibular e fui convocada na segunda chamada só que eu não fiz a matrícula pois estava tratando da saúde em outra cidade,agora já está na quarta chamada,gostaria de saber se quando acontece isso ,se eu tiver um atestado médico se têm solução,e se tiver o que devo fazer?

  141. me matriculei na uninnove porêm nunca fui cursar, o que acontece?

  142. Boa noite! cursei até o 6º semestre em uma faculdade particular cujo o contrato é anual sendo que só consegui pagar as mensalidades dos dois primeiros anos 2009 e 2010 mensalidades essas que são equivalentes ao pagamento do 1º ao 4º semestre e estudei o ano letivo de 2011 sendo aprovado em todas as matérias, sendo que não consegui pagar as mensalidades do ano de 2011 equivalente ao 5º e 6º semestre por motivo de desemprego e em 2012 não fiz a matricula e não frenquentei as aulas e estou descontente com o nível dos professores da faculdade que é muito fraco e pretendo estudar em outra instituição. Não tranquei simplesmente abandonei gostaria de saber como devo proceder? Agradeço desde já.

  143. Boa tarde…
    Abandonei meu curso no semestre passado por problemas financeiros e deixei pra acertar neste semestre. Já paguei minha dívida, mas quando fui me rematricular, me falaram que a grade do curso mudou e que agora são 5 anos (eram 4!)
    E como eu não cursei o semestre passado, não poderia me matricular na grade antiga. Já conversei com o coord. mas não consegui convencê-lo. O que posso fazer?

  144. oi. fiz o primeiro semestre na ftc, mas nao fiz a matricula do segundo e nao fui mais. agora quero cancelar o curso e a faculdade é particular, pra mim cancelar tenho q pagar alguma coisa?

  145. Bom dia!
    Sou aluna do curso de processo gerencias faculdade particular. Estou com pendência em 5 materias. Fiz a matricula pagando valor integral que é regra da faculdade.
    Depois de matriculada fui montar minha grade e não tem vaga em duas máterias, devido a dificuldade prá montar a grade, optei em fazer duas matérias a distância e mesmo assim não consigo vaga. O que devo fazer? Pois só tenho acesso as vagas depois que conclui a matricula on line. Se soubesse que não encontraria vaga não teria realizado a matricula.

    • Elania, por um acaso você nasceu em Cipotanea e perdeu a sua carteira de identidade?
      se sim, estou com ela: du_mart@yahoo.com.br

  146. boa tarde! em 2010 tranquei minha matricula na UFCG eu estava no 4ª periodo,porem de letras e tinha perdido a cadeira de linguistica duas vezes posso voltar a estudar?

  147. Obrigada!! Deus abençoe!!!!!!!!!!!

  148. Olááá, estou com uma grande dúvida!!!
    Gostaria de saber se eu posso fazer transferência de curso para uma outra faculdade?
    Faço Letras na UERJ e gostaria de mudar para o mesmo curso, porém para UFF. Tem como? E como posso fazer isso?
    Desde já obrigada!
    Espero ansiosamente a sua resposta.

  149. Entrei no curso de Meteorologia em 2012.1, mas tive sérios problemas familiares e tive que deixar o curso no meio do semestre. Cheguei a fazer as primeiras provas, mas provavelmente ficarei reprovado por falta em todas as disciplinas e o CR nesse caso acho que será zero. Estou extremamente preocupado pois não sei se irão cancelar minha matrícula por qualquer motivo que seja, como consegui resolver os problemas que tinha, irei voltar para o curso mas não sei agora se vou poder caso a UFRJ cancele. O que devo fazer? ir na coordenaçao do meu curso ou aguardar a inscrição em disciplinas?? Obrigado!!

  150. olaa me matriculei em um curso so que fui duas semanas porem me ligaram hoje mim falando que meu nome estava no spc ..oq posso fazer ?

  151. Olá. Passei na segunda chamada pelo SISU para Fono na UFRJ. Fiz a pré matrícula e já tem um dia marcado para eu fazer a “Confirmação de matrícula”, que o dia que eu devo levar meus documentos etc. Se eu não for (pois estou pensando em desistir), o que acontece? Terei problemas em participar de outro processo seletivo nesta mesma instituição também pelo SISU? Aguardo resposta com urgência.

  152. Olá. Passei para o segundo semestre da ufmg e já estudo em universidade federal (cefet mg). Com a greve não finalizei o ultimo período e como minha matrícula é essa semana (e as aulas do cefet ainda n voltaram) perderia o semestre. Há algum recurso? Se eu entrasse na justiça, cancelando a matricula no cefet (o que eu devo fazer já que ñ posso ocupar duas vagas), teria como eu reativá-la depois? Apenas para finalizar o período, caso eu consiga o direito pela justiça.

    • Prezada Paula. Se você só vai ingressar no segundo semestre pode realizar a matrícula normalmente e continuar cursando no Cefet pois só vai configurar duplicidade de matrícula quando de fato realizar inscrições em disciplinas no meio do ano pois apenas este ato é que lhe confirma como aluno. Fica na paz.

  153. Olá,curso odonto na uff q é bem distante da minha casa.Fiz o enem e estou na lista de espera do sisu,minha dúvida é q se eu conseguir entrar na UFRJ esta aceitará as matérias q fiz na uff ? estou indo p/o 4 período e tenho medo d ter q refazer disciplinas.Na UFRJ irei p/qual período ?

    • Prezada Marcia. Depois de ingressar você vai abrir um processo onde vai juntar seu boletim e todas as ementas de disciplinas que cursou para que uma coordenação analise a carga horária e conteúdo que você viu e forneça dispensa daquilo que couber. Fique tranquila.

  154. olá, fiz a matricula na uneb mas não estou frequentando, agora quero fazer a matricula da ufba para o segundo semestre o que devo fazer tenho que cancelar a neb primeiro?

    • Sim, de acordo com Lei 12089/09 você tem que cancelar uma pois não vai poder ter duplicidade. Fica na paz.

  155. Olá, cursei 4 semestres de enfermagem, o ultimo foi em 2009 e abandonei o curso. nao fiz o trancamento. posso voltar a cursar? na mesma faculdade? posso pedir transferencia? outra faculdade me aceitará? me ajudeeeeeeeeeee, por favor!

    • Prezada Raphaela. Sua matrícula já está abandonada em definitivo mas as disciplinas cursadas podem ser aproveitadas como dispensa em outra instituição, já a transferencia não é possível pois vc só pode “transferir” uma matrícula “ativa”, sendo assim pode fazer vestibular de novo e aproveitar as disciplinas. Fica na paz.

  156. bom dia, eu estudava educaçao fisica em 2005 parei de estudar no 4º periodo e tinha o fies,,, so que eu ainda continuo pagando, pois de 3 em 3 meses chega boleto.. gostaria de saber se isso e correto,, se eu tenho que pagar mesmo nao estudando?

    • Prezada Renata. No momento em que você parou tinha que informar ao FIES, dá uma lida no contrato pois tem que cumprir certas cláusulas para abandonar. Fica na paz.

  157. Irei fazer a matricula amanha da UFRB para ingresso no segundo semestre, porém como estava em greve e já estamos em setembro, eu não irei poder ir cursar esse primeiro semestre, mas nao queria perder minha vaga! Tem como eu me matricula, perder o primeiro semestre por falta e no segunda semestre retornar?!

  158. Boa noite, fiz minha minha matricula para o segundo semestre na ufms (Três Lagoas)só fui fazer a matricula e nunca mais apareci na faculdade, porém passei na passei na UFU e quero fazer minha desistência do curso de três lagoas no entanto estou em uberlândia e as matriculas irão começar semana que vem. :S:S:S:S:S:S:S:S
    Eu terei que ir na faculdade pedir minha desistência pessoalmente
    ou posso fazer isso de outra forma?

  159. cliquei em deixar comentario e nao foi, o jeito foi por aqui.

    Olá
    me ajudem por favor, abandonei o 3º semestre em 2012.1 diurno pois a data de trancamento ja havia passado.Ja sei que posso retomar ,apenas me matriculando, em 2012.2. E sei também que dentre as disciplinas posso solicitar no máximo 2 para outro turno(noturno).O que acontece eh que apenas posso cursar o noturno, inclusive pedirei tranferencia para o mesmo em 2013.1 .Me informaram q nao posso solicitar apenas as disciplinas do noturno, mais sim equilibrar ex :2 no diurno e 2 no noturno. Fiquei constrangida de perguntar se posso fazer como foi me indicado(matricular), mas que eu nao frequente as do diurno(perder por falta) e sim as do noturno e sem me prejudicar. pleasse

  160. Olá, gostaria que me esclarecesse uma dúvida, se possível. Minha irmã fez transferencia de uma faculadade para outra em abril/2012 e a instituição atual está cobrando dela os boletos dos meses de Jan/Fev e Mar/2012 que ela cursou na primeira instituição, isso está correto? Ele tem que pagar mesmo já tendo pago esses meses na instituição anterior? Grata, Pamela.

  161. Sou aluno do curso no tecpucpr em Curitiba, é realmente possível mesmo eu não tendo feito a rematricula mas eu tenho 3 boletos gerados mas não impresso devido ao bloqueio no sistema não são impressos é possível através de alguma lei eu fazer o curso e concluir sou aluno do 4 período do curso técnico me formaria no final do ano mas não posso devido ao não pagamento do boleto como fica isso

  162. Boa tarde a todos. Sou aluno do primeiro período do curso de licenciatura em Ciênciais Sociais. Durante a greve me matriculei num curso de certificação a noite com horário incompatível com o da faculdade. Não posso anbandoná-lo pois a empresa onde trabalho que paga as mensalidades e a certificação pretendida é valorizada no mercado de trabalho. Frequentei os 3 primeiros meses de curso, realizei alguma provas de alguma disciplinas, mas não tenho créditos para trancar matrícula. Desejo saber como posso proceder nessa situação. Desde já agradeço a colaboração de todos.

  163. Olá eu passei para ciências contabeis no campus do Fundão, fiz a pré-matricula e depois confirmei ainda n me inscrevi nas diciplinas ainda mas queria mudar para o campus da praia vermelha quero saber tem como conseguir uma transferencia para lá e o que devo fazer?

  164. Olá Fabricio, eu estudava na UNIP, abandonei no quarto semestre, isso em 2011, e hoje dia 27/09/12, após 1 ano e quatro meses me mandaram uma carta do serasa, falando que eu tenho que pagar algumas parcelas para que meu nome não fique sujo, isto é correto? se eu abandonei, não creio que teria que continuar pagando.
    Abraços

  165. Oi, gostaria de tirar uma dúvida… eu passei em um curso, na UFSC, que era minha 2ª opção. Fiz a matrícula e fui nas aulas só na primeira semana, só pra segurar a minha vaga e pensar mais um pouco, pois vou prestar vestibular de novo, e não sei se faço ou não esse curso que eu tinha passado.
    Eu estou dando uma olhada nas matérias em casa, e pensei em ir só nas provas, pra pelo menos ter algumas notas – moro em outra cidade, e no momento, não posso fazer o curso. Se eu reprovar por faltas, mas tiver notas boas, perco essa vaga??? Se no proximo semestre eu quiser voltar e cursar, ainda posso? Ou só com um novo vestibular?

    Obrigada.

  166. Confundi o dia de inscrição em disciplina e faltei o dia marcado. Será que tem alguma chance pra eu reverter o ocorrido? Entrar com recurso, defensoria pública, ou algo parecido, o edital informa que em caso de falta no dia de inscrição de disciplina o candidato é automaticamente desclassificado, mas ele esta furado por causa da greve.

    Me ajude por favor.

    Abraços

  167. cursei até o quinto semestre em eng ambiental, não consegui fazer minha rematricula por motivo de inadimplencia, a faculdade também não me deu a opção de trancar a matricula, quando fiz um pedido por escrito ao coordenador de negociação, tudo que recebi em resposta por carta foi um comunicado que eu estava desligada da entidade e teria que prestar novo vestibular se quisesse retornar ao curso, isso um mês depois do inicio do segundo semestre.
    Tem como recorrer, a isso?

  168. Terminei o curso mas ficaram algumas disciplinas de diferentes semestres, pendentes. Passaram 2 anos e gostaria de resolver a situação, mas a grade curricular mudou, caducou meu curso, tenho q começar tudo outra vez?

  169. quanto tempo um aluno pode ficar em uma universidade privada….

  170. Olá, estou fazendo Física, estou no 2º período mas estou tendo problemas financeiros e familiares, além do curso não estar me agradando. Quero cancelar a matrícula. Fazendo isso, eu poderia prestar vestibular novamente para a UFRJ para outro curso, ou se me arrepender, para o mesmo curso?
    Agradeço a atenção e espero ansiosamente sua resposta.
    Obrigado.

    • Sim, Luan. Tenho experiência nisso, já comecei dois cursos superiores em universidades públicas e abandonei pelos mesmos motivos que você (financeiros e familiares). Já tinha tido uma matrícula na UFRJ no mesmo curso que frequento atualmente e este ano passei de novo para o mesmo curso e minha matrícula foi aceita sem contestação. Não há nenhum problema quanto a isso, você pode prestar vestibular quantas vezes precisar e tomara que as coisas se resolvam pra você. Vivi isso na pele e sei o quanto é difícil ter que adiar planos tão importantes por coisas que fogem ao nosso alcance.

      • Obrigado Daniel pela atenção e pelo apoio. E tenho certeza que as coisas vão melhorar, mesmo assim muito obrigado. Um grande abraço amigo e até mais :)

  171. olá cursei psicologia, de 2009 á 2ª semestre de 2010 (conclui o 4 pereiodo) só que no primeiro semestre de 2011 não retornei (não fiz rematricula) pois estava com bebe RN . VOLTANDO A FAZER A MINHA MATRICULA NO 2ª SEMESTRE DO MESMO ANO (2011) POREM FREQUENTEI 1 MES..NÃO CHEGANDO A FAZER PROVAS NEM NADA, E TIVE QUE PARAR POIS ENGRAVIDEI NOVAMENTE. ME ORIENTARAM A NÃO FAZER O TRANCAMENTO POIS EU NAÕ SABERIA O TEMPO QUE EU IRIA VOLTAR E SE EU TRANCASSE TERIA 2 ANOS E SE PASSASSE PERDERIA A VAGA. BOM AGORA QUERO RETOMAR EM JANEIRO DE 2013 E ME INFORMARÃO QE TEREI Q IR A FACULDADE E PEDIR UMA SOLICITAÇÃO DE RETORNO E AGUARDAR PARA VER SE A FACULDADE IRA ME ACEITAR DE VOLTA OU NÃO….VI NAS MENSAGENS ACIMA EM ALGUNS CASOS ELES COBRAM AS MENSALIDADES REFERENTE AO SEMESTRE Q DESISTI, MAS TAMBEM NÃO ASSINEI CONTRARTO NENHUM, TODA VEZ Q NOS FAZEMOS A REMATRICULA ELEs DÃO UM NOVO CONTRATO E EU SIMPLESMESTE HAVIA PAGO SÓ A MATRICULA ….será que terei dor de cabeça?

  172. Olá,meu nome é Maysson e gostaria de uns esclarecimentos à respeito de cancelamento de débito com relação ao meu caso…pois bem,iniciei o curso de direito em 2009,no qual efetuei o pagamento de somente 3 parcelas de 6 naquele primeiro semestre,por motivos circunstanciais da época,acabei por abandonar o curso sem dar satisfações para a faculdade,no entanto,nesse início de 2013 pretendo iniciar o curso de medicina veterinária,mas como consta 3 mensalidades em débito do curso de direito,solicitei o cancelamento,pois,não tenho condições de quitar a dívida que atrapalharia o planejamento orçamentário…gostaria então de saber meus direitos sobre isso e se é possível que eles façam isto por mim,ainda aguardo resposta da faculdade.Desde já agradeço,sem mais obrigado.

  173. Oi meu nome é Rose “terminei” a faculdade agora em junho.Porém tenho 2 dp ,estagio atrasado.
    Estou preocupada sera que posso perder a faculdade que ja paguei???
    Quanto tempo tenho por lei pra terminar tudo??
    obrigada
    abs

  174. Olá, estou com um problema, passei para o segundo período de um curso, e recentemente vi que meu nome tinha sido remanejado para o primeiro período, eu ja tinha feito minha matrícula, levado meus documentos e tudo mais. Porem o 1º período o qual eu deveria ter começado já está prestes a terminar e não sei como está minha situação, tem como reverter isso? Eu perdi o curso? Isso me inclui no abandono definitivo?

  175. BOM DIA EU FAÇO ADMINISTRAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO PUBLICA VOU FAZER VESTIBULAR EM OUTRA INSTITUIÇÃO PUBLICA CASO CONSIGA PASSA TEREI QUE DESISTIR DE ALGUMA OU POSSO TRANCAR

  176. Olá, preciso de ajuda. Pedi o trancamento da minha faculdade em 2010 mas eles renovaram automaticamente e cobraram 6 meses indevidos de mensalidades. o que faço, quero voltar a estudar de onde eu parei

  177. Olá Fábio. Em abril de 2011 tranquei minha matrícula em virtude da minha gravidez. No início deste ano enviei um e-mail à coordenação do curso perguntando como proceder para reabrir a matrícula. A secretária me informou que eu havia sido cancelada por abandono de curso. Na época me conformei porque minha filha ainda era bem bebê e seria ótimo poder ficar mais tempo com ela. Porém, agora que ela já está com quase 1 ano e meio, voltei a pensar na faculdade e cheguei a conclusão de que não foi lá muito justo meu cancelamento. Quando eu pedi o trancamento não fui informada sobre prazos e nem sequer alguém da coordenação ou secretaria do meu curso entraram em contato para saber se eu realmente ia deixar a graduação. Neste caso, existe alguma forma de recorrer? Apesar de no texto você ter falado que não há como recorrer nos casos de abandono, no meu caso, em que não fui notificada previamente sobre esta condição, vale a mesma coisa?
    Sou (era) da UFPR – Ciências Biológicas.
    Grata.

    • BOA NOITE MEU NOME E ROSI MEU FILHO PASSOU PARA ENGENHARIA NA UFF SO QUE ELE TRABALHA E PRECISA AUXENTAR POR UMAS TRES SEMANAS PARA LEGALIZAR NO TRABALHO SE CONSEGUE FAZER TURNO.GOSTARIA DEA SABER SE ELE PERDE A VAGA E FICA REPROVADO POR FALTAS OBRIGADO

  178. Fiz 4 períodos de educação fisica na UFRJ, porém por circunstancias da vida e distancia abandonei. Minha matrícula está trancada por abandono há 7 anos. Ainda acesso a intranet vejo o meu boletim etc. Gostaria de saber se ainda posso solicitar meu Boletim assinado para levar em outra faculdade e abater as disciplinas cursadas. se são válidas ainda

  179. Pretendo cursar Composição de Interiores na Ufrj , mas fiquei sabendo que pe preciso fazer um Teste de habilidades específicas. Se eu passar no ENEM e no THE não , vou poder ingressar na faculdade ou só poderei ingressar passando nos dois ?

  180. Olá, sou estudante do curso de psicologia UFAL (é longe mas, esse blog foi o mais interessante que achei para tirar duvidas rs) e estou numa situação bem complicada: ingressei na instituição em 1999 e ja tranquei e abri algumas vezes. no momento, me deram esse ano como ultimo para nao ser jubilada e, fora isso, estou morando em outra cidade e por isso, preciso vincular o curso em outro anexo(como aluna especial) da UFAL perto da minha cidade mas não estou sabendo como proceder. grata Luana Lopes

  181. ola, vou tentar explicar o meu caso. cursei arquitetura e urbanismo em uma faculdade particular em bh, izabela hendrix, ingressei em 1996, cursei 4 anos, e ao final desses 8 periodos bombei em uma materia pela segunda vez, isso me desestimulou, pois eu teria que cursar, no proximo ano, somente essa materia em que tomei pau. transferi entao meu curso para outra faculdade, tambem particular, a fumec, cursei 6 meses e depois descobri que, para eu me formar nessa faculdade, eu levaria mais dois anos e meio!!! e eu ja estava prestes a me formar no izabela! entao, muito mais desestimulada, abandonei o curso, sem trancar nem nada. hoje, onze anos depois, gostaria de voltar para a minha primeira faculdade, sera que posso pegar minha documentaçao naquela faculdade fumec para onde eu me transferi e voltar de onde parei no isabela hendrix?
    desde ja agradeço
    leticia

  182. Olá, tenho 2 perguntas.
    1º Passei no vestibular para ciencias biologicas na UFMT em Cuiaba, porem não havia observado q o curso era integral, ignorancia minha achar integral era ter aula nos 3 periodos podendo escolher 1 deles. Consigo fazer só meio periodo, pq tenho uma filha e não tenhp parentes aqui, não posso ficar omge de ksa o dia todo. A 2° pergunta é: Posso trocar de curso, pq as aulas começam hoje e quero mudar caso não consiga estudar meio periodo. Me disseram q tem q terminar o 1 semestre primeiro, mas me ajudem ai. sera qconsigo trocar de curso?

  183. ola
    eu passei na unemat pra arquitetura mas só fiz 1 mes de curso e depois parei de ir em todas as aulas, ainda nao completou o primeiro semestre de curso, eu perdi a vaga por faltar tanto??

  184. Bom dia!
    Estou no último período, já defendi minha monografia mas ficou faltando uma matéria de 3 créditos para concluir o curso. E em fevereiro farei um concurso muito importante. Gostaria de saber se posso entrar com algum recurso na faculdade permitindo que eu me forme e preste concurso. Ou o que eu posso fazer para tornar isso possível? Abç

  185. Bom dia! de 2007 a 2011 cursei a faculdade de LCP Lic. em Computação. terminei o 8 semestre normalmente com as disciplinas presenciais, porém, não defendi o TCC e estágios. Em Janeiro de 2012 mudei de cidade para trabalhar e não me matriculei nas disciplinas que faltavam, então agora entrei em contato com a faculdade no intuito de desenvolver o TCC e colar grau. eles me informaram que o curso de LCP acabou na faculdade que eu teria que ter me matriculado para colar grau e que eu cai na situação de abandono. Fica agora minha Dúvida ficou com abandono apenas as disciplina que não conclui? ou o curso todo? segundo a resolução citada acima no comentário? posso fazer equivalencia das matérias e transferir o meu curso e colar grau? se poderem me ajudar ficarei grato com as informações…

    Julio César

  186. Fique oito anos afastado da faculdade por motivo de enfermidade, gostaria de saber se consigo retornar , pois parei no sétimo período de ADAM

  187. Sou de outro estado, fui aprovada na UFRJ e vou me matricular na sexta, mas estou esperando o resultado do vestibular do meu estado e caso este seja positivo tenho até 72 horas para me matricular. Como faço para cancelar a matricula da ufrj? E esse cancelamento é imediato ou tem um prazo?

    Gabrielle Guimarães

  188. olá sou de brasilia e fiz um curso na unip, terminei o curso no segundo semestre de 2009, apresentei a monografia no primeiro semestre de 2010, só que depois que apresentei a monografia fiquei sabendo que o estagio que fiz na defensoria tinha sido indeferido, porque segundo uma lei de 08 que regula os estagios o meu estagio por ter sido feito voluntario não valeria, isso foi o que o professor me respondeu, e tentei de todas as formas resolver, não consegui, quando foi no primeiro semestre de 2011, pedi a reabertura de matricula e logo me matriculei, ao pagar a matricula e uma mensalidade minha matricula foi cancelada, e assim não aceitaram os trabalhos que eram petiçoes, as quais forma enviadas por email para que eu fizessem, hoje estou entrando na justiça para resolver este empasse, porque tentei de todas as formas resolver e eles não permitiram. queria saber se eles poderiam cancelar minha matricula?
    e se vc já vio algum caso parecido e qual a solução?

  189. Olá, eu fiz vestibular para a UFRJ e fiz minha matrícula sem problemas, Mas eu já tinha uma matrícula na UFRJ, no siga aparece as duas matrículas, queria saber como faço para cancelar uma delas. Ou é só eu deixar durante 2 semestres sem puxar nenhuma matéria que já vai ser automaticamente cancelado? Isso pode me dar algum problema no futuro?? Estou contra a lei? O.O

  190. Olá eu gostaria de saber,fiz a faculdade eadcon foi até o 7° período e depois eles ñ deixaram eu fazer a prova tive que sair da minha cidade pq pintou um trabalho fora agora liguei para lá eles me falaram que é pra mim entrar nu recurso para pegar os meus documentos pq eles disseram que paguei até o 4° período e que tenho direito os meu documentos só que queria saber se posso me matricular em outra faculdade com o 5° período ou se tenho que fazer tudo de novo preciso com urgência da sua resposta vou fazer a unip

  191. Tive a Matricula cancelada por abandono , certo foi definitivo, fiz o vestibular de novo e passei , é possivel que não deixem eu me matricular por causa dessa matricula cancelada? isso depende de cada instituição?

  192. perdi minha matricula na uerj.
    Passsou do ultimo dia de inscrição em disciplina é reverssível?

  193. Ola, estou em intercambio pelo Ciencia sem Fronteiras e fico aqui ate Julho, porem curso geologia e temos uma disciplina chamada Estagio de Campo que e realizada apenas em Agosto. Meu coordenador ja deu permissao para participar dessa disciplina, porem quando tento me inscrever aparece matricula cancelada e meu historico esta como em intercambio. A ideia de tentar me matricular nesse semestre foi do meu coordenador mesmo, posso ter esperança do siga me aceitar ou quando diz matricula cancelada e o resultado final??? Muito obrigada

  194. Olá ! é que gostaria de saber se tem como eu voltar pra faculdade e fazer o 1° periodo novamente , estou desde de outurbro sem comparecer a faculdade por problemas pessoais ( estive doente pois sou soro positivo) e agora me recuperei … Sou indicada pelo cooa e no site do siga esta falando pra mim comparecer a coordenação .

  195. Olá! fiz o primeiro semestre e não compareci mais, quando fui olhar no sistema ainda estava matriculada mas reprovada em algumas disciplinas. minha pergunta é, posso refazer a matrícula e pagar tudo de novo? e as disciplinas que fui reprovada vai esta no meu istórico academico?, como devo proceder?!!.

  196. Olá. Fiz faculdade de Letras numa instituição privada e concluí os 7 períodos no ano passado, porém tenho 2 disciplinas em dependência, pois não consegui encaixá-las na grade durante o curso. O estágio nem comecei por falta mesmo de tempo, porque saía do trabalho direto para a faculdade. Esse ano resolvi trancar a matrícula, pois irei morar bem longe. Eles me deram 2 anos para manter o trancamento, e renovando a cada período, mas não poderei voltar a essa instituição porque onde morarei mal tem uma universidade pública, imagina essa em que estudei,que é pequena. Gostaria de saber como prossigo com esse dilema, porque não sei quanto tempo ficarei fora e não pretendo retornar tão cedo à faculdade. Obg!

  197. Ola!
    fiz vestibular p/pedagogia na ufpa passei, fiz minha matricula, e agora naum posso cursar devido ao meu trabalho, gostaria de saber se tem como eu desistir do curso ou se posso imigrar p/uma particular q seja a distancia de preferencia do mesmo curso!!!!Por favor responda

  198. ola !
    estava cursando pedagogia , faltava somente um ano para a formatura , a secretaria fez a matricula errada , e não reconheceu o erro , então minha matricula foi trancada , venho a dois anos lutando com advogado , mas tbm e so enrolação quero saber se ainda tenho direito

  199. Eu estou passando por isso. Precisei trancsr minha matrícula em maio de 2012 por motivo de trabalho e procurei me informar com professores e o DIRETOR se precisava me inscrever em disciplinas e ele me disse que não. Agora, maio 2013 fui reabr. ir a matrícula e me disseram que minha matrícula entrou em cancelamento automático. Quase enfartei! Já fui à diretora geral que disse não poder resolver e me jogou pra secretaria que tamb não resolve. Nâo sei mais o que fazer! Posso reaver na justiça?

  200. Bom Dia….

    Eu cursava uma faculdade de 4 anos… fiz 3 anos e fiquei devendo… a secretária me informou que eu precisava quitar a divida se não tinha como trancar… ou seja eu tinha que quitar a divida pra poder trancar… como não tinha dinheiro ficou sem trancar.. ja se passaram um ano e meio… posso voltar ainda a estudar e cursar o ultimo ano?

  201. Fui a sexta convocada na lista de espera do Sisu 2013.1 em fevereiro e não sabia. Eu perdi o prazo da matricula . Posso ter chances agora no segundo semestre?

    • Oi Janice. O segundo semestre é um processo independente, vc se inscreve novamente para outras vagas, o primeiro processo morre e o segundo é independente. Fica na paz.

  202. Me ajuda aqui. Consegui um curso no Sisu 2013.1, fiz matrícula e fui uns 15 dias e abandonei. Era muito longe, tinha q pegar 3 ônibus pra chegar lá e 3 pra voltar pra casa. Agora me inscrevi no Sisu 2013.2 e consegui outro curso na minha cidade, vou fazer a matrícula dia 24/06, será q vai dar algum problema por causa do outro curso??? Os dois cursos são da UFRN, o primeiro é em outra cidade e esse agora é em Natal. Será q vai ter algum conflito quando for fazer a matrícula?

    • Sim, vc deve pedir o cancelamento da anterior e formalizar isso pois assim como na UFRJ provavelmente ela nao cai no abandono apenas por um semestre nao cursado. Regulariza isso. Fica na paz.

  203. Olá passei no vestibular da uern, só cursei o primeiro simestre 2011.1 ja o segundo simestre eu fiz a minha matrícula e fui poucas vezes fiquei reprovada por falta. Aí teve greve se não me engane foi 2011.2 o tempo da greve dos professores ai eu não fui mais.Quando chegou 2012.1 eu não fiz matricula ficou trancamento compulsório, quando foi 2012.2 eu fiz o trancamento de programa de estudos esta sendo online agora,2013.1 fiz outro trancamento de estudos no total já chegou no limite de 4 trancamentos quando for 2013.2 será que ainda tenho chance de entrar fazer a matricula e cursar o curso??

    • Esse trancamento que vc alega compulsório não existe, na verdade se vc ficou dois semestres sem se inscrever em disciplinas sua matrícula já está abandonada pois uma matrícula só pode ser trancada de fato se o aluno cursar 12 creditos com aproveitamento, o aluno depois desses creditos ganha o direito ao trancamento, se nao tiver 12 creditos e nao se inscrever no semestre seguinte vai para o abandono definitivo. Fica na paz.

  204. ola passei no vestibular mas so fui um mes e tranquei a matricula para começar no segundo semestre tenho o direito a vaga???para retornar dee novo começando todo curso novamente

    • Samuel, só é possivel trancar de fato a matricula depois de cursar 12 creditos, na verdade se vc não se inscrever em disciplinas no semestre seguinte cai no abandono definitivo. Fica na paz.

  205. Prezados, boa noite.

    Fui aluna da faculdade e tinha bolsa 60%. No início do ano paguei a matricula e a mensalidade de Janeiro. O processo foi demorado e só pude começar a estudar no mês de março. Estudei apenas uma semana(comprovado pelas faltas e folha dos professores), pois estava atrasada nas matérias. Não pude pagar as mensalidades do mês de fevereiro e março. Por essa razão, infelizmente não consegui trancar a matrícula. Mês passado, junho, recebi uma carta do informando que meu nome foi encaminhado para o serasa. Entrei em contato com a faculdade e pediram para eu abrir processo no site da mesma e pedir o cancelamento das mensalidades dos meses 3 ao 7, e enviar um e-mail para o setor de cobrança da universidade. Fiz e até agora não obtive resposta.
    Estão cobrando um valor muito alto e a faculdade não esta oferecendo descontos e nem negociação.
    Minha pergunta é a seguinte: Faculdades pode sujar o nome do aluno? E se podem e não estão oferecendo descontos, onde eu poço recorrer? Levando em consideração que obtive bolsa 60% e os juros estão ultrapassando o valor a cada mensalidade, e também levando em consideração que estudei apenas uma semana e por não trancar, ainda faço parte da universidade.
    Se alguém puder me responder eu agradeço a tenção.

    • Sim podem. No ato da matrícula é assinado um contrato de prestação de serviços e se isso tiver expresso e nao houve trancamento da matrícula a faculdade está correta. Leia o contrato de prestação de serviço que assinou no inicio e veja as clausulas. Fica na paz.

  206. Estou com duvidas eu fiz a matricula do primeiro perioudo e preciso viajar para resolver problemas pessoais, eu posso trancar ?????

    • Não. O aluno só pode trancar depois de 12 creditos. Fiz outro post explicando isso. Se o motivo for sério pode tentar abrir um pedido excepcional ao CEG mas isso será analisado. Boa Sorte. Fica na paz.

  207. Eu fiz a minha matrícula no segundo período de 2012. Contudo, não fui á nenhuma aula, eu achava que minha matrícula seria cancelada, mas não foi. Quanto tempo até ela ser cancelada sem eu ter de ir lá ?

  208. Fabio,
    Passei em uma universidade federal em outro estado, porem devido a problemas de saúde não poderei comparecer as aulas nesse semestre. Já realizei a matrícula e gostaria de saber se existe a possibilidade de tranca-la logo de cara.
    Valeu

  209. Me ajude! Estou na metade do curso de direito, mas muitas coisas aconteceram e pretendo abandonar ele definitivamente. Só que gastei muito tempo e dinheiro com esse curso.

    Abandonar todos os semestres é algo muito trágico, não há como aproveitar essas disciplinas no futuro ? Ou diminuir os danos desse abandono?

  210. OLÁ SOU ESTUDANTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE TROCAR DE CURSO…

    GRATA.

  211. Bom dia !!minha filha cursa zootecnia na faculdade em manaus na ufam,sendo que meu esposo é multar e j talvez já vai sair o nome dele para retornar a nossa cidade no Rio de janeiro Sendo assim gostaria de saber se voltando para o Rio de janeiro ela vai poder ser matriculada levando todos seu documentos de uma faculdade para outra ,mas estava querendo mudar para medicina veterinária,então queria saber se isso é possível ela esta no primeiro periodo,.então como devo proceder.

  212. Boa Tarde, tenho uma dúvida: abandonei o curso no ultimo semestre há 10 anos… é possível retornar e concluir?

  213. Caro Fabio, tenho uma dúvida referente a abandono de matrícula. Estava cursando o 1o. período de Biomedicina em 2011.2, porém deixei de comparecer às aulas por motivos pessoais. Passei em algumas matérias, mas abandonei outras. Não retornei mais para trancar a matrícula. Recentemente contatei a secretaria do curso e fui informada de que minha matrícula consta como “abandono”. É o caso do abandono definitivo ou há algum meio de reverter a situação? E caso eu queira trocar de curso, existe a possibilidade? Desde já agradeço.

  214. Bom dia. Passei para o vestibular para UFMS, me matriculei e não estou frequentando as aulas porque a faculdade fica numa cidade longe de onde moro. Sou esposa se militar, e o mesmo foi transferido para outro estado, e em dezembro vamos mudar de estado, o fato de eu faltar um semestre inteiro implica na hora de pedir transferência?

    desde já agradeço

  215. Olá. Se puder me ajudar será muito importante. Tranquei 3 períodos numa universidade federal. Sendo que no último (quarto- atual) não pude mais trancar e provavelmente estarei na situação de jubilamento. Agora, tenho interesse de no próximo semestre retomar o curso em uma outra faculdade (particular), visto que faltava apenas um ano para concluir o curso. Minha dúvida é se posso solicitar toda documentação para a universidade em questão afim de me matricular na faculdade particular? Já te agradeço pela atenção.

  216. Cheguei até o quinto período, sendo que apôs o término dele eu abandonei a faculdade totalmente. Não fiz o trancamento e nem paguei a renovação de matricula. Faz quase dois anos de abandono por falta de dinheiro e tempo. Hoje quero voltar em outra faculdade. Disseram que tenho que trancar a faculdade e pedir a transferência. Ainda vou poder começar outra faculdade no período que tranquei?

  217. prestei o vestibular em 2012 ai fez um ano e cancelaram posso negociar com a bolsa do governo .

  218. Cheguei até o 2º período de Adm na faculdade, me matriculei no 3º período mas nunca compareci as aulas, pois, no mesmo tempo tive que trabalhar e não consegui conciliar as duas coisas. Mas agora consegui outro emprego e preciso pegar a documentação na faculdade.Tem como eu pegar ainda um comprovante de matrícula e se não, qual documentação eu devo pedir se ainda estou como situação Ativa lá na faculdade?

  219. ola boa noite!! meu filho esta fazendo o 6 periodo de arquitetura e desde julho qdo é a rematricula falei pra ele que não iria mais pagar , falei pra ele dar um jeito e pagar, acnotece que tenho uma divida pendente e toda matricula tenho q fazer um acerto e disse ao meu filho que enquanto ele não estivesse com o dinheiro eu não iria na facul renegociar e qdo fui dia 04/09 qdo ele me deu o dinheiro pra rematricula e fui até a faculdade eles disseram que não iria mais fazer porq havia terminado o prazo e fizeram eu fazer um requerimento me justificando e qdo foi hoje eles me deram a noticia que não mais aceitariam …o que faço?..num pais onde damos um duro danado pra sermos honestos não da pra estudar e ate um presidiario e bandido hoje pode qualquer coisa e quem age honestamente não tem valor ??? me ajudem ,,meu filho vai ter que ficar parado um ano inteiro porq agimos honestamente e se tivessemos e um bandido tem mais valor???…me ajudem estou desesperada.

  220. Olá hj ao fazer uma prova fui informada que so poderei retornar a faculdade no ano q vem em julho, pois meu curso é semestral… pelo fato deu não ter feito a rematrícula na data correta o triste é saber q se torna do ultimo ano de uma faculdade particular de pedagogia eu e minha amiga estamos desesperadas, pois estamos com tcc pronto roupa de formatura e td que tem direito de uma pessoa que se encontra a 3 meses de um termino de uma faculdade o que devo fazer ele disse que mesmo que ele faça uma rematrícula antomaticamente estaríamos retida pela falta, pois não quiseram efetuar nossa rematrícula por um pequeno pagamento coisa de 1 mês

  221. Olá boa noite, sou caloura de enfermagem na UFRJ,mas não estou indo as aulas,só poderei cursar a faculdade no inicio de 2014, mas fui informada pela secretaria da graduação que perderia minha matrícula. Isso procede ou entraria em trancamento automático,podendo me inscrever nas disciplinas no inicio do ano que vem? desde já agradeço.

  222. Olá, já faço faculdade há um ano e meio só que prestei em outra cidade e agora preciso me matricular, mas como as duas são instituições publicas preciso desistir da faculdade que eu já faço, porem tenho medo de desistir e minha matricula não ser deferida, eu posso desistir depois de ter deferido minha matricula na nova faculdade? obrigada

  223. Olá estudei em uma faculdade durante dois semestres, depois disso solicitei minha transferência e já se passaram dois meses e eles ainda não disponibilizaram o documento. Paguei a quantia de trezentos reais pelo documento . Cancelei minha matricula na outra faculdade pois o prazo para entregar o documento já tinha esgotado. Que providência que devo tomar?

  224. terminei a faculdade em 2010 e fiquei de dpendencia e não fiz
    a matricula no outro semestre como faço., para terminar e pegar meu certificado..

  225. Olá Fábio. Preciso de uma mega ajuda.
    Era aluno da UFRJ, consegui transferência em uma outra IES publica. Fiz minha matricula e estou cursando só o começo. Porém quero muito voltar para a UFRJ e me disseram na atual instituição que estou que posso.
    Como cancelei recentemente (agosto), e consta que a minha matricula continua ativa, gostaria de saber se posso pedir um descancelamento e voltar para UFRJ?
    Obrigado.

  226. Olá Fábio. Preciso de uma mega ajuda.
    Era aluna da UFRJ, consegui transferência em uma outra IES publica. Fiz minha matricula e estou cursando só o começo. Porém quero muito voltar para a UFRJ e me disseram na atual instituição que estou que posso.
    Como cancelei recentemente (agosto), e consta que a minha matricula continua ativa, gostaria de saber se posso pedir um descancelamento e voltar para UFRJ?
    Obrigado.

  227. Olá, então, eu passei no vestibular, mas não sei se quero cursar nesta faculdade, acho q vou esperar minha nota do Enem e os resultados de outras faculdades, caso eu não consiga entrar em outra faculdade posso voltar a primeira sem fazer o vestibular novamente?

  228. olá, bom dia!
    Abandonei a faculdade de história na UNEB no 4 semestre e isso já faz 4 anos, hoje gostaria de retomar o curso em outra faculdade à distância, tenho como reaproveitar as matérias mesmo com tanto tempo?

  229. Olá… Gostaria De Saber se posso fazer matricula em duas faculdades privadas. Pois abandonei um curso esse ano, não paguei duas mensalidades e quero voltar a estudar o ano que vem, porém em outra faculdade.. Posso me matricular mesmo estando inadiplente em outra ? Obrigada

  230. Olá, por favor preciso de uma informação.
    Como faço para tentar o descancelamento da matrícula, por ter duas matriculas na UFRJ. Gostaria de sabe como posso abrir um processo para pelo menos tentar o descancelamento? Como abro este processo?

    Eu tinha duas matriculas na UFRJ, me formei em uma e cursei um período inteiro da outra matricula, porém tive que cancelar esta matrícula, agora gostaria de sabe se posso entrar com processo para tentar o descancelamento. Obrigado

  231. Bom Dia

    Estou cursando um especialização em uma Faculdade Federal. É pago uma taxa mensal, eu atrasei umas parcelas, mas já paguei 80% do curso. Frequentei todos os módulos e agora estamos seguindo para o tcc. Fui informada que se não pagar o restante tudo de uma vez eles vão cancelar minha matrícula automaticamente. Eles podem fazer isto?

    Ana Cristina

  232. Abandonei o curso em uma universidade pública e agora estou querendo voltar, as matérias que eu já cursei podem ser aproveitadas?

  233. Estou terminando meu curso de engenharia de Produção. Só devo uma disciplina. Recebi uma proposta de trabalho no exterior, e agora estão exigindo meu diploma. Viajo dia 13/01/2014 e não tenho como pagar mais esta disciplina aqui. Como proceder?

  234. Cursei direito durante 2 anos e tanquei a matricula. Apos 10 anos eu passei no mesmo curso. Posso continuar no ano que tranquei?att.Paulo

  235. boa tarde,

    deixei de fazer minha matricula junto a instituição por um período de um ano, gostaria de saber se posso fazer minha rematricula normalmente esse ano?

  236. Estou 1 ano sem me inscrever em disciplinas, como saber se estou com minha matricula cancelada? Eu preciso que ela esteja realmente cancelada, pois não voltarei a estudar na UFRJ, e não moro mais no RJ, e preciso fazer minha matricula em uma outra instituição publica, mas se eu estiver ainda matriculado na UFRJ complica para mim. Como faço para cancelar sem precisar ir até ao Rio de Janeiro? Desde ja agradeço a atenção.

  237. eu parei mo 3bimenestre e agora quero voltar o que faço

  238. olá,cursei pedagogia por 7 semestres,faltando 1 semestre para acabar o curso, eu tive meu filho,fiquei 2 meses em casa,quando retornei a faculdade a coordenadora do curso,me informou que não havia mais tempo hábil de eu continuar.acho que foi cancelado meu curso por abandono,isto já fazem 10 anos,a faculdade era particular e nem existe mais,onde recorro no caso de eu voltar?será que perdi tudo que estudei e paguei?

  239. eu não fiz minha matrícula para segundo semestre, eu perdir….eu ainda tenho como fazer o curso?ainda tenho chance para continuar?ou ja entrou no cancelamento?

  240. Bom Dia!!! Eu iniciei um Curso de Direito em 2007 e iria termina-lo em 2011, só que no inicio de 2011 não tive como fazer minha matricula e parei de frequentar a Universidade, pois eu já tinha pendências de mensalidades do ano de 2010, pois bem, a Universidade entrou com a ação pedindo um absurdo de R$ 16.000,00, e esta até hoje. Minha duvida é a seguinte: Não terminei o curso frequentei somente até o 4º ano, posso pedir o ressarcimento do dinheiro pago nos anos anteriores que frequentei a Universidade, abatendo no valor que devo?

  241. Gostaria de mais informaçoes Entrei na faculdade no ano de 2005 cursei do 1 ao 10 periodo e agora em 2014 que tenho 4 periodos completos pendentes sem nunca ter trancado a faculdade particular sempre vim cursando. a secretaria da faculdade me disse q so posso efetuar a matricula se migrar de matriz o q devo fazeR?

  242. Cursei letras em 2002 ate o ultimo ano fiquei com dp em duas matérias,e abandonei posso retoma las e como fazer isso.obrigado.

  243. Olá

    Estava fazendo curso de pedagogia, fiz o 1 semestre mas por motivos de saúde tive que parar. Fui ate a faculdade e informei minha situação, eles me disseram que só poderia trancar apos o 2 semestre e eu tinha 1 mês de atraso, vi no dia que ja tinham gerado boleto do mês seguinte, mas eles disseram que seria excluído quando eu pagasse ja que a minha matricula só seria confirmada apos pagar a que estava em atraso. Isso foi em 2012. Agora voltei a faculdade e fiquei sabendo que eles estão me cobrando do mês 06 ao mês 12/12. E que como as conversas feitas com a atendente não tinha sido gravada ñ tinha como comprovar o que eu tinha dito. O que faço, sendo que nunca frequentei nenhuma aula, nem prova nada? Eles podem fazer isso?

  244. Eu fiz um semestre em Gestão financeira não tive como continuar e não voltei pra fazer a matricula em 2011,não continuei ,não fiz nada estamos em 2014 e eu quero voltar eu vou ter que fazer o vestibular de novo?

  245. Ola! Fiz minha matricula numa faculdade particular,no 1 semestr frequentei 2 dias e abandonei o curso.Nesse caso o.que eu faço? Grata desde ja

  246. ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR A FAZER UM REQUERIMENTO PRA ABONAR MINHAS FALTAS NA FACULDADE ?
    ESTOU NO 3° PERÍODO DE DIREITO, ESTUDEI OS DOIS PRIMEIROS PERÍODO EM UMA TURMA NO CASO (A) E FIZ MINHA REMATRICULA NORMAL, REPAREI QUE MEU NOME NÃO ESTAVA NA LISTA DE CHAMADA E SEMPRE ASSISTINDO AS AULAS NORMAIS, MAS UMA COLEGA FALOU QUE MEU NOME ESTAVA SENDO CHAMADO NA TURMA (B). NO CASO FIQUEI TOMANDO FALTA ! ENTÃO PRECISO FAZER UM REQUERIMENTO.

  247. Meu nome é Adriana. Sou estudante de Pedagogia da UNIP Interativa. Iniciei os estudos em 2008, deveria tê-lo concluído em 2010. Nos anos de 2011 e 2012 eu ainda cursei algumas DPS que faltavam e entreguei TCC, porém não consegui concluir os estágios por motivo de trabalho. No início de 2014 solicitei a reabertura de matrícula, constou-se uma taxa pendente de 29,11 referente à Agosto/2012, disseram que logo que eu pagasse liberariam no site o link para que eu pudesse aceitar o contrato e pagar o boleto para dar início. Após o pagamento desta taxa entrei em contato novamente para solicitar que liberassem o link no site. Fui orientada a abrir uma solicitação no http://atendimento.unip.br/solicitante/login e abrir um pedido para que resolvessem minha situação. A resposta da UNIP, não por uma mais por várias aberturas de pedido foi que após análise da coordenação do curso minha solicitação foi indeferida pois não oferecem o período (no caso o 6° Semestre) e que eu, devo solicitar o serviço de reabertura de matrícula para o 2º semestre de 2014. Porem eu não tenho condições de aguardar o próximo semestre pois preciso da conclusão deste concurso e consequentemente do diploma para fins de trabalho. Peço por gentileza que me ajude de que maneira posso estar cobrando da Universidade para que o meu processo de reabertura de matricula seja reavaliado e Deferido e que eu possa entregar a documentação do estágio que já estou cursando, mesmo sem estar com a matrícula ativa na faculdade. Desde já agradeço sua atenção e coloco-me a disposição para prestar maiores informações

  248. Boa tarde , tinha iniciado uma curso de Licenciatura na UNESP no inicio de 2013 , cursei um semestre , mas acabei parando de ir por alguns problemas, e desde então não apareci mais la , não cancelei matricula , nada
    porém , na manifestação de interesse e rematricula anual desse novo ano(2014) , não manifestei interesse, crendo eu que eles tenham cancelado minha matricula ( ainda mais que eu estava no 1° ano e nele eu não posso trancar)
    agora em 2015 eu pretendo prestar de novo vestibular , tanto pra essa mesma Unesp ( mas para outro curso) quanto para outros lugares.. porém ouvi dizer que quem abandonasse um curso numa faculdade púbica e não fosse la cancelar matricula ou … apenas sumisse ( que foi meu caso) , não poderia prestar novamente para faculdades públicas por um certo tempo ( chegou aos meu ouvidos um período de CINCO anos) isso confere ?
    Eu por não manifestar interesse e não ter me re-matriculado nas matérias já tive minha matricula “cancelada” certo ?

  249. gostaria de saber se a faculdade pode dar como abandonado se eu fiz o 1º semestre inteiro parei por falta de emprego o que fazer

    • boa noite,fui hoje fazer o trancamento da minha matricula,e a faculdade informou que devo pagar os meses anteriores da disciplinas, eu tenho o FIES e toda as vezes que entrei no site,me informava que eu não podia fazer o adiantamento pq ainda não estava liberado pela faculdade,não compareci em nenhuma aula neste semestre, e não renovei minha matricula, e eles me informaram que a instituição faz a renovação da matricula automatica, isso e possivel? eles tem este direito de fazer esta renovação sem minha permisão? tenho mesmo a obrigação de pagar estes 3 meses que não fui para a faculdade e não renovei a matricula

  250. Tem quase dois anos que abandonei a faculdade particular.
    Gosttia de saber se posso pedir meu histórico e retirar algumas matérias em outra universidade.
    Grata.

  251. Boa tarde, fui aprovada no processo seletivo de mestrado na Unb, frequentei as aulas, cumpri todos os créditos, por ignorar a necessidade de renovar a matrícula para fazer a dissertação, continuei frequentando, sendo orientada e conclui a dissertação, em 3 semestres. Durante esse tempo não fui informada que estava desligada do programa, portanto, a defesa chegou a ser marcada, faltando uma semana fui informada que estava desligada e tinha perdido todo o tempo e o trabalho. Como pode um aluno frequentar as aulas, fazer os trabalhos, te-los corrigido pela professora sem ser avisado que não estava mais ligado a Universidade?

  252. Olá, boa tarde! Faço engenharia num faculdade federal e fiz as primeiras provas das disciplinas que to pagando, gostaria de saber se eu nao ffosse fazer mais o restante das provas , eu perderia todas as disciplinas, mas eu conseguiria o historico das outras que cursei em periodos anteriores? Pois pretendo mudar de faculdade e queria dispensar as quais ja paguei. E abandonando, eu perco vinculo com a faculdade ou ainda posso trancar ? Obrigada

  253. OLá, eu abandonei meu curso na Universidade pública há alguns anos, e consegui ser aprovada em outra universidade, os cursos tem várias disciplinas em comum com as que eu concluí na universidade que abandonei. Ainda tenho algum direito de aproveitar essas disciplinas?

  254. Olá, eu abandonei meu curso na Universidade Federal de Uberlândia no ano passado, e gostaria de saber que, se eu passar no vestibular novamente, eu terei que correr atrás de todos os papéis novamente? Já que a UFU possui meu histórico.

  255. Gostaria que vc me tirasse uma dúvida grande, estudei numa faculdade até o 5º periodo de enfermagem em outro estado, pedi transferencia para outra faculdade de enfermagem em outro estado, fizeram aproveitamento de grade e voltei para o 3º periodo cursei só um semestre, pois não tive condições financeiras de pagar e acabei abandonando o curso sem pedir para trancar, porém agora depois de 1 ano e 6 meses pretendo voltar para minha cidade e voltar para a primeira faculdade que eu estudei, posso continuar do 5º periodo na primeira instituição ou o que faço??????? estou com medo de começar do zero sendo que já cursei várias disciplinas……me ajuda por favor me dá uma luz!!!!!!

  256. Ola,
    passei pra UNIRIO (2014.1), Nutricao, mas devido ao meu trabalho faltei bastante, e acho q passei somente em 1 disciplina. Ainda ha a possibilidade de continuar na Universidade? Serei jubilada? Ajude-me.
    Grata.

  257. Eu estudo na faculdade anhanguera minhas provas eram pra termina dia 13 de junho mas foi adiada pro dia 16 so q eu estou de férias do trabalho e estou de viagem marcada pro dia 15 será q eu consigo antecipa minha priva? Obrigado.

  258. Fiz o Vestibular passei e paguei a matricula, esta td certo pra iniciar agora em agosto, porém, o horário não é compatível, se eu não comparecer, tenho que prestar vestibular de novo em janeiro de 2015 ?

  259. Olá, eu sou estudando de Relações Internacionais na UFRJ. Ano passado fiz vestibular de novo pois queria mudar para Arquitetura tbm na UFRJ. Acabei passando para o segundo semestre deste ano e tranquei minha matrícula em RI. Gostaria de saber se é necessário eu fazer o cancelamento antes de realizar nova matrícula ou se isso ocorre automaticamente no ato da realização da nova matrícula, no caso, em Arquitetura?
    E quanto tempo demora desde o pedido de cancelamento até a realização deste?
    Obrigado.

  260. Cursei ate o penúltimo semestre do curso na ufrn, porém no último me metriculei em apenas uma disciplina, por motivos de saúde e por passar um tempo sem acessar o sistema cai em cancelamento automático e n fui avisada pela coordenação do.curso, abri chamado para tentar regularizar a situaçao mas não houve tempo hábil, devido ao curto prazo. perco toda a grade ja cursada? tem como retornar ao curso por meio de algum recurso?

  261. Quem já fez a ficha de inscrição do curso que pretende poderá fazer à mesma o cancelamento de transferência?

  262. Fazendo o cancelamento de transferencia dá à mesma
    para se inscrever no curso que se pretende?

  263. me responda urgente…
    se eu me matricular no sisutec desse ano e começar fazer o curso, eu poderei me inscrever e me matricular( se eu passar ) no sisu do ano que vem?
    é verdade q se eu me matricular no sisutec e desistir eu não poderei participar dos programas do governo como: sisu, prouni?

  264. la fiz minha matricula no 1º semestre de 2014 porem nao começei o curso, me informaram pelo telefone que ia consta como desistencia porem estao me cobrando os valores das parcelas, esta certo ? ou eu posso recorrer ?? Obs: eu nao tranquei a matricula

  265. Bom dia..
    Me matricule pelo sisutec,mas estou fazendo cancelamento do curso,por conta do turno escolhido.

    Depois desse cancelamento posso me matricula novamente pelo sisuctec, mas em outra instituição.

    Ou sós ano que vez?

    Resposta urgente.

    Atenciosamente,
    obrigado
    Susana bispo.

  266. Olá, cursava em uma instituição particular há 3 semestres, antes de iniciar o 4º semestre (já com a matricula feita e tudo), tive que me mudar de cidade e não tenho como retornar para a cidade onde morava no momento. Não dá para fazer trancamento pelo site, gostaria de saber se poderia deixar por abandono e se esse boletos que vão surgir poderia sujar meu nome, ou ficarem acumulados para eu pagar!
    Desde já agradeço a informação!

    Jayne Alves

  267. Fui aprovada no seletivo(Eletromecânica) do CEFET RN,o curso tinha duração de 4 anos sendo que o ultimo ano era a habilitação.Fui reprovada em 2 disciplinas no ultimo ano,fiquei muito triste e abandonei o curso.Tem como reaver o tempo perdido e retornar ao curso?Hoje a instituição é IFRN.

  268. Vale ressaltar que já faz mais de 10 anos que abandonei o curso.

  269. Oi!

    Terminei o 8° semestre em uma faculdade privada e não efetuei a matrícula para o proximo semestre, pois vou fazer intercambio. Conversei com a minha coordenadora e a mesma informou que o melhor a ser feito é “abandonar”, já que vou passar um longo período fora do Brasil, e que eu não teria que pagar mais nada, pois já tinha quitado tudo referente ao período que cursei. Entrei no site da faculdade e observei que apareceu o link para o semestre 2014.02 e o boleto para pagar.
    A minha dúvida é: caso, não pague esse boleto vai continuar a gerar juros e quando eu for retornar terei que efetuar o pagamento? Desde já agradeço imensamente.

  270. Olá!

    Estava devidamente matriculada e cursando a Faculdade e quando chegou o período de junho realizei minha pré-rematrícula, porém em Julho não consegui realizar o pagamento da mensalidade ( vencimento dia 08). No dia 07 de agosto procurei a secretaria para pegar a segunda via do boleto e me informaram que já haviam retirado meu cadastro do sistema e que entrei em evasão!
    Questionei se a situação era reversível, e eles me orientaram a fazer um pedido de Revisão de Evasão e que demoraria 10 dias para a resposta. Minha dúvida é: A faculdade pode cancelar a minha matrícula antes de completar um mês de atraso do pagamento? Quais os meus direitos caso a solicitação seja negada?
    Estou muito aflita com essa situação e não gostaria de passar um semestre todo fora da faculdade.

    Desde já agradeço!!

  271. olá, será que alguem pode me ajudar? passei numa faculdade pública em um curso e cursei apenas dois meses e depois passei em outa universidade pública para o curso que sempre quis e agora, como faço para cancelar ou abandonar a universidade em que estou de forma correta para poder me inscrever na outra?

  272. Olá,entrei na faculdade este semestre 2014/2 ,ja fiz minha inscrição.porem por motivos de saude que faço tratamento não poderei cursar,pois moro no rj e passei para angra dos reis interior do rio e não tem como esse semestre eu dar continuidade.Eu posso pedir trancamento ainda esse semestre? Passei pelo sisu – na Uff de Angra dos Reis.
    serei muito grata pela resposta!!!

  273. Olá o meu problema é que fui fazer a faculdade pelo Fies e fui no banco , o banco ficou me enrolando até que meu Dri venceu, e fui na faculdade pra pegar um novo Dri , eles disseram que n posso pegar mais e quer que eu pague o 1 semestre q é 5 mil e pouco..
    Estou desesperado, e por eles n ter dado o novo Dri, eu tenho que pagar…
    E não tenho como pagar essa dívida , o que faço?

  274. Olá, preciso muito que tirem uma dúvida, fiz um semestre na bendita universidade Unip, e fiz minha rematricula pois estavaa disposta a continuar cursando na mesma, mas infelizmente não pude continuar pagando as mensalidades na unip, então fiz minha matricula em outra instituição mas pelo o fies pois a unip aqui do Ceará não aceita o fies, mas não fiz o cancelamento pois não tinha conhecimento que tinha prazo, quando fui fazer o cancelamento ou trancamento do curso eles não aceitaram meu pedido, fazendo com que eu continue pagando todas os boletos ate o final do semestre, sem estudar, estou muito preocupada pois não tenho condições e mesmo assim era para ter gerado o cancelamento automático pois estou em outra instituição, minha duvida é: eles podem me negarem de fazerem esse bendito cancelamento?

  275. olá, eu me matriculei em uma faculdade e abandonei não tranquei ja se passaram 2 anos e eu passei no sisutec em uma faculdade vinculada a que abandonei so que meu cadastro no portal n entra porque a minha matricula ainda é a mesma de antes e ainda recebo cobrança achei que a faculdade iria trancar por abandono e agora sera que vai ter algum problema com o meu curso atual ? obrigado

  276. Olá! Estou cursando medicina na UFT no estado do Tocantins, porem sou da Paraíba. Já cursei um semestre, há possibilidade de cursar
    a faculdade na UFPB tendo o vinculo com a UFT? Tipo um acordo aonde eu fico mandando minhas notas semestralmente.
    Aguardo respostas….

  277. em agosto 2009 tranquei minha faculdade de publicidade na veiga de almeida Rj , eu tinha cursado ate o 4 período e faltava apenas + 4 períodos , já faz aproximadamente 4 anos sem retomar os estudos e esse ano pretendo voltar , será que eu consigo voltar novamente a cursar a mesma faculdade . ou tem como eu me transferir par outro curso aproveitando as disciplinas …

  278. Oi gostaria de saber se o aluno maior de 18 anos passar pelo sisu e no dia da matricula na faculdade ele estará viajando ,.Ele poderá fazer uma procuração para os responsaveis (pai ou mãe) fazer sua matricula ? ou precisará estar presente no dia ? Desde já agradeço pela compreensão .

  279. Oi, fiz minha matrícula em 2012 e só estudei uma semana. Desisti do curso e nunca mais fui lá e nem tranquei.
    Só que mesmo sem ter ido esse tempo todo, eles estão me cobrando de 2012 até hoje. Qual deve ser o procedimento? Tenho que pagar todo esse tempo, mesmo sem ter ido?

    Obrigada!

  280. ola,fiz um ano no curso de administração em 2007 mas não tranquei a matricula mas desejo retorna em 2014.Posso aproveitar ou vou ter que começar tudo de novo?
    obrigado!

  281. Olá,
    Passei no UFBA no curso de Ciências Contábeis, porém por motivos particulares perdi a matrícula. O problema que entrei com um processo de “matrícula fora do prazo” o qual foi indeferido. Recebi a orientação de fazer minha defesa e recorrer, o fiz e reabriu o processo, porém até hoje não obtive resposta.
    Me ajude o que devo fazer, tô tão desesperada!

  282. Boa noite, Estou cursando na Universidade e já estou no ultimo ano e ultimo semestre, as aulas voltaram no dia 04/08/14 Na primeira semana percebi que o meu nome não estava na lista de presença então fui verificar com meus professores, os mesmos informaram que é normal provavelmente estará na próximo lista de presença.
    No dia 04/09 meu nome não estava novamente na lista de presença então decidi verificar na secretaria da faculdade o motivo, e a atendente me informou que minha rematricula não estava paga e que tinha que procurar a ouvidoria direto no site da Faculdade pois já não poderia pagar minha rematricula. Então fui verificar no financeiro da empresa aonde trabalho, pois quem sempre pagou e fez as minhas rematriculas e meus boletos da Faculdade é o financeiro da empresa dos meus pais aonde trabalho. Resumindo a historia fiz um e-mail informando o problema ocorrido dizendo que eles não realizaram o pagamento da minha rematricula ” tinham esquecido ” e mesmo assim não adiantou a ouvidoria mandou um e-mail dizendo que teria que me rematricular somente o ano que vem 2015.
    Estou cursando, fazendo todos os trabalhos e estou com meu nome escrito a mão pelos professores na lista de presença com todas presenças neste período do dia 04/08 até hoje dia 26/09. Estou disposto a pagar minha rematricula e todos os juros se existirem mas a faculdade me informou que terei que me rematricular somente o ano que vem ( resumindo vou perde o meu ultimo semestre do meu ultimo ano lembrando que estou com presença e todas matérias.

    Me ajudem!!!!!

  283. eu abandonei a faculdade e não paguei o período concluído a faculdade pode me prender por isso eu fico suja no spc serasa o acontece ? me ajudem

  284. Olá estou no sétimo semestre do curso de pedagogia é possivel transferir para o curso de direito?

  285. ola.. eu fazia o quinto periodo de serviço social na ufam, mas passei no prouni para administração para uma faculade particular, e nessa particular pediram um documento de desligamento da ufam, eu dei, e consegui me matricular, minha pergunta é, p mim voltar p ufam, vou ter que ir na coordenaçao ou fazer o vestibular de novo, ?e vou poder reaproveitar as materias que fiz? tendo em vista que nao tranquei o curso e sim pedi desligamento. agradeço se me ajudar..

  286. Ola! Fiz a inscrição para o vestibular, mas gostaria de trocar o meu curso, posso? como devo proceder neste caso?
    agradecida!!

  287. abandonei a faculdade no 2° semestre… como faço para pegar meu historico escolar sem precisar ir lá no campus?

  288. eu passei no vestibular em 2012 pelo processo seletivo da UFPA engenharia de materiais-campus marabá (hoje Unifesspa recém-separada da UFPA) cursei 1º semestre, reprovei o 2º semestre por ausencia. Ai em 2013/2º semestre novamente voltei a fazer matricula nas disciplinas e reprovei por falta novamente desde ai não voltei mais. Eu fui excluída do curso?

  289. Bom dia,
    Eu fiz a Matricula no Curso EAD da Estacio de Sá, mas nunca estive na faculdade e nem realizei nenhuma avaliação. Acessei o Site apenas 6 vezes.
    A Estacio então me cobrou as mensalidades e eu paguei todas. No fim do Semestre eles me mandaram um boleto e eu paguei onde era a Matricula para o segundo Semestre. Agora eles estão me cobrando as mensalidades do segundo Semestre.
    O que posso fazer para não pagar estas mensalidades e ainda reaver o valor pago no primeiro Semestre?
    Li em um site de que eles tem que devolver o valor, abatendo o custo do material didatico enviado para mim. Isso procede?

  290. Passei no vestibular na UFPB para ciência da computação para o segundo período, fiz matricula e quando começou o segundo período fui assistir aulas e fui informado que eu tinha perdido o semestre porque fui chamado para o primeiro período, dessa forma minha média foi dividida pela metade, estou prejudicado. Pergunto: passei para o segundo semestre, fiz matricula para o segundo semestre e sem saber fui chamado para o primeiro semestre, esse chamamento não chegou ao meu conhecimento, no segundo semestre passei em todas as matérias por media e agora no meu boletim dividiram a média por dois é certo isto. ora não me avisaram em nada não recebi nenhuma chamamento para cursar o no primeiro semestre, que posso fazer? entro na justiça.?

  291. trancei meu curso já faz uns dez anos. Agora quero fazer outro, posso aproveitar matérias do curso que não terminei?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: