Jubilamento da Universidade. Ele existe e pode ser em seven days…

Cuide bem da sua graduação, caso você fique andando muito com aquela turma da chopada, saiba que você pode parar no fundo do poço , um dia desses pode ser que receba um telefonema, ou até mesmo um simples e-mail com mesagem “seven days”, aí já era, seu destino será o poço da Samara. O jubilamento na UFRJ é feito de três maneiras diferentes:

  • Jubilamento por insuficiência de rendimento
  • Regida pela Resolução CEG 10/2004

    Art.1o – Estará sujeito ao cancelamento de matrícula o aluno de curso de graduação que estiver
    incluso em qualquer das seguintes situações:

    a) obtiver coeficiente de rendimento, no período, inferior a três, por três períodos consecutivos,
    não sendo a contagem interrompida por períodos de trancamento ou de cancelamento de matrícula;

    b) ultrapassar o prazo máximo de integralização curricular;

    c) cursar, sem aproveitamento, a mesma disciplina por quatro vezes.
    §1o No caso de alunos cuja matrícula seja decorrente de convênio cultural ou cortesia, orendimento acadêmico insuficiente é definido por normas específicas.

    §2o Da contagem dos três períodos consecutivos, de que trata a alínea a deste artigo, estão
    excluídos os períodos especiais.

    §3o Os períodos em que a matrícula esteve cancelada por abandono de curso serão computados
    no prazo máximo de integralização.

    Então ande na linha, repetiu a mesma disciplina quatro vezes (cálculo 1..) ou ficou com o CR abaixo de três por três períodos seguidos, tá demitido, pega a viola, coloca na sacola e tenta vestibular de novo. Não adianta também ficar morcegando 10 anos aqui dentro só porque tem bolsa e ganhou vaga no alojamento ( profissão aluno), existe um tempo determinado para você terminar a graduação (prazo máximo de integralização ) que varia de curso para curso, não terminou no prazo vai embora e não se forma. Portanto recebeu o telefonema escutou a frase “seven days” já prepara para descer o poço.

    About these ads
    Published in: on dezembro 21, 2010 at 1:37 pm  Comments (121)  
    Tags:

    The URI to TrackBack this entry is: http://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2010/12/21/jubilamento-da-universidade-ele-existe-e-pode-ser-em-seven-days/trackback/

    Feed RSS para comentários sobre este post.

    121 ComentáriosDeixe um comentário

    1. E quando o curso/UFRJ deveria dispor todas as disciplinas A CADA PERIODO e isso não acontece, ATRASANDO O ALUNO?
      O “prazo máximo de integralização curricular” é extendido?

      • Prezada Samara.Infelizmente não, mas o prazo máximo de integralização na maioria das vezes é quase o dobro do tempo de conclusão normal, sendo assim este problema das disciplinas não será capaz de prejudicar o curso a este ponto. Fica na paz.

      • Prezada Samara. Quando isso acontece e você passa do prazo isso é levado em conta e vc não é jubilada pois quando passa do prazo não é compulsório seu jubilamento, mas sim abre-se um processo e o coordenador com certeza leva isso em conta não se preocupe. Fica na paz.

    2. Quando o aluno reprovou 4 vezes sem aproveitamento, mas passou na quinta, é comum ser discutido na COAA?

      • De acordo com a resolução não deveria nem ter cursado a quinta, e sim ser jubilado antes, mas dependendo do caso pode caber um recurso, se de repente o aluno estiver perto de colar grau, cada caso é um caso, mas pedir um recurso é seu direito, vai ser avaliado e julgado, ou até encaminhado ao CEG. É seu direito pedir. Fica na paz.

    3. Me tire uma dúvida se possível. Estou nesse periodo completando o 12º periodo na faculdade de letras, que é o tempo maximo para término, porém tive um abandono por doença e minha matricula ficou trancada mesmo só um periodo, nesse caso corro o risco de ser jubilada, já que estou na metade do curso? cabe algum recurso comprovando que estive doente nesse tempo e sem condições de comparecer a faculdade? Ou há condições de fazer um novo vestibular e pedir dispensa de matérias?

    4. tambem gostaria de saber sobre esse tempo para ser jubilada. Se faz uma avaliação do aluno e dá mais tempo ou não.

      • Prezada Claudia. Não existe a questão do tempo, reprovou quatro vezes a mesma disciplina, passou do prazo de integralização ou ficou com CR abaixo de três por três períodos consecutivos você receberá “o chamado” e em casos raros só vai ser mantida se estiver muito próximo de colar grau. Foque de olho.

        • Ok. É que procurei a o departamento que é responsavel por isso e a pessoa que me atendeu disse que possivelmente meu dados estariam sendo enviados para analise e que era preciso procura-los, mas que eles iam “estudar” o caso. Deu uma ideia de que seria dado mais um tempo, já que me falaram que eu estava falando exatamente com a vice diretora, mas ela nao pode me atender ainda. Bom, o caso agora é esperar o inicio das aulas e torcer para que dê tudo certo né. Mas ainda um pouco preocupada.

    5. Oi

      minha dúvida é a seguinte.

      Passei ano passado pro 1° semestre, mas estava no exterior e minha mãe fez minha matricula com um procuração que deixei, fiquei 2 semestres inteiros sem ir e sem justificar nada, esse mestre liberou no sistema para eu fazer inscrições em disciplinas, eu posso ir? ou perdi a vaga já e eles ainda não entraram em contato comigo avisando ?

      att

    6. a) obtiver coeficiente de rendimento, no período, inferior a três, por três períodos consecutivos,
      não sendo a contagem interrompida por períodos de trancamento ou de cancelamento de matrícula;

      Deixa eu ver se eu entendi, então. Semestre passado tive que abandonar as matérias no finzinho do semestre e acabei ficando com o C.R. abaixo de três. Esse semestre, tranquei a matrícula. Ele entra pra contagem e eu tenho que obrigatoriamente destrancar a matrícula semestre que vem, a fim de não ser jubilada? Obrigada.

      • Prezada Paula. Exatamente isso, e neste semstre você tem que fazer as contas para que o CR fique acima de três senão…..seven days. Fica na paz.

    7. Olá,primeiramente,amei o blog!
      Sou caloura,estou no primeiro periodo de Pedagogia.Estou apavorada DESCOBRI que minha matricula foi cancelada.Nao me ligaram,nao me enviaram um e-mail,ninguem me informou nada na faculdade.Simplismente decobri.E o pior sem motivos,na minha Crid no Siga consta que nao compareci na Pré-matricula,mas eu fui sim e tenho o comprovante e tbm fiz a inscricao em disciplina.Tenho todos os documentos que provam,fui na DRE,pegaram meus documentos e nao me explicaram absolutamente nada.Mandaram que eu ligasse pra saber o que aconteceu,mas falaram pra mim nao ter nenhuma pressa.Estou com medo,pq estou assistindo todas as aulas normalmente e o fim do periodo se aproxima e tbm pq ganhei uma bolsa permanencia e auxilio transporte e agora acho que com a matricula cancelada posso perder.O que que vc acha?

      • Prezad Bruna. Parrce que você foi remanejada e infelizmente faltou o remanejamento, neste caso o edital é claro e você vai ter repetir este sucesso da sua aprovação neste próximo vestibular. Trata-se de um concurso público e se piscar o olho perde-se etapas, mas você já provou que é capaz e nada acontece por acaso. Fica na paz.

    8. Olá,

      Caso seja reprovado 4 vezes na mesma matéria não poderei cursar a 5a vez? Quanto ao período máximo de integralização, se você estiver próximo a ele, há como solicitar algo antecipadamente? Ao COAA por exemplo? Tenho CR de quase 7,0, porém tenho problema com uma disciplina específica e ela está atrapalhando só o caminho de sequencia dela. Faltam cerca de 10 disciplinas no total para eu me formar, praticamente todas no caminho dessa que estou cursando pela 3a vez agora e estou com medo de repetir e ficar só com a última chance? Há como abrir exceção e cursar uma 5a vez?

      Muito obrigado

      • Prezado Vinicius. Vejo que já está sofrendo por antecipação, mas esse jubilamento não é compulsório, se acontecer de ficar reprovado pela quarta vez será então aberto o processo e você será convocado, dependendo da situação de sua graduação a COAA emitirá um parecer e pode ser feito um acordo. Não se desespere. Fica na paz.

    9. Olá, minha dúvida é a seguinte quando ingressei na universidade federal ela estava sob regimento de outras duas, pois ela era novata! tinha apenas 6 meses de vida!!! Bom, por isso não havia nenhum documento especificando o tempo do meu curso somente o estatuto das universidades que regiam a minha universidade, nesse estatuto constava que o periodo máximo para a conclusão era de 18 semestres . Mas agora a universidade possui um estatuto proprio pos desvinculou-se das outras duas universidades e nesse novo estatuto o prazo máximo diminuiu passou para 15 semestres eu pretendia me formar em 16 semestres mas acho que hoje em dia não dá mais!!
      Então, nesse caso será que eu posso recorrer ?

      • Prezada Juliana. Toda Universidade tem um corpo docente formador de um conselho para resolver assuntos da graduação, no caso da UFRJ temos o CEG (conselho de ensino de graduação), na sua universidade também deve ter um. Faça um recurso e encaminhe para este conselho, pois a universidade tem a autonomia de resolver estes casos que ficaram intermediários com a mudança. Procure sua unidade e tire suas dúvidas, você tem pelo menos o direito de pleitear isto. Fica na paz.

    10. Olá!

      Sou do terceiro período de Pedagogia e fui reprovada em uma disciplina , gostaria de saber se faze-la de novo, a reprovação fica no boletim ou no histórico, e se abaixa o C.R . Lembrando que é a primeira vez que reprovo nessa disciplina. Obrigada

    11. Olá.
      Tive alguns problemas para cursar o curso de Letras na UFRJ. Saí e nunca mais voltei, não cancelei a matrícula. Cursei somente dois meses. Posso ter algum problema?

      Obrigada.

      • Prezada Ana. Se você não se inscreveu em disciplinas por dois semestres seguidos infelizmente sua matrícula caiu em abandono irreversível, tudo depende do tempo que você se afastou. Fica na paz.

    12. Olá!

      Lendo com atenção este site pude verificar que as reprovações máximas de uma mesma disciplina são 4 vezes, aliás, pelo o que eu entendi só pode reprovar 3 vezes e cursar até 4 vezes a mesma disciplina. Porém, sempre ouvi dizer que o jubilamento poderia acontecer com apenas 3 reprovações na mesma disciplina. Isto é possível?

      • Prezdo DAM. A Resolução 10/2004 determina que a aluno não pode ficar TRÊS PERÍODOS com CR inferior a TRÊS, mas a quantidade de reprovações são quatro mesmo. No texto do Blog tem um link para a resolução na íntegra se quiser ler. Fica na paz.

    13. […] Jubilamento da Universidade. Ele existe e pode ser em seven days. […]

    14. NOSSA ACHEI FANTÁSTICO SEU BLOG E SUA INICIATIVA EM TIRAR DÚVIDAS DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO.
      PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS

      • Prezada Rogéria. Obrigado e conto com sua participação para melhorar ainda este espaço. Divulgue…Foca na paz.

    15. Olá, Fabio,

      Estou no primeiro período e, devido a alguns problemas, terei que reprovar TODAS as matérias logo no primeiro semestre (1º período, 2011/2).

      Gostaria de saber, se não for nenhum incômodo, se é matematicamente (e humanamente) possível eu obter um bom CR até o final do curso.

      E se é difícil para eu me inscrever no ano que vem nas disciplinas do mesmo horário, o fixo original do meu curso, isto é, o correspondente ao da minha aprovação no vestibular (exemplo: manhã, noite, etc.).

      Nesses casos, o procedimento a se fazer no ano que vem é qual? Eu me inscrever nas disciplinas normalmente? Ou terei que “destrancá-la” (já que ela deve ter caído no “trancamento automático”)?

      Obrigado desde já.

      • Prezado Allan. Com este feito você vai levar o ônus deste CR baixo e para conseguir recuperar é complicado. Leia o tópico “como calcaular o CR” e veja que as disciplinas tem “peso”, portanto será uma tarefa árdua, porém vale a pena tentar. Fica na paz.

    16. Olá tenho uma dúvida!,
      Estou cursando o 1 período de engenharia. Por motivos de saúde e de família tranquei 2 disciplinas, ou seja estou cursando apenas 3 disciplinas. A minha dúvida é a seguinte caso eu seja reprovado nessas 3 disciplinas, corro o risco de ser jubilado?

      • Não luca. O jubilamento é para que permanece tre semestres com o CR abaixo de tres por tres semestres, cursas a mesma disciplina com reprovação quatro vezes ou ultrapassar o prazo máximo de integralização. Leia o tópico “Jubilamento da Universidade. Ele existe e pode ser em seven days” que lá tem mais detalhes. Fica na paz.

    17. ola estou a doze anos tentando me formar , cheguei a trancar por dois periodos que era o maximo que podia , como trabalho na petrobras em plataformas faltava muito a faculdade, no regime 15 por 15 trabalho 15 dias seguidos fico em casa 15 de folga , faltava muito a faculdade teve semestre que nem fiz prova algunha so gastando dinheiro mesmo para poder permanecer na faculdade, pois nao podia mas trancar, se nao fizesse assim perderia perder o curo , faço adm de empresas e ja conclui todas as materias agora nesse perio so fal ta o estagio, sera que tem algum problema quanto ao tempo que demorei para me formar

      • Prezado Marcio. Se você não sofreu o jubilamento por ultrapassagem do prazo máximo até agora e nas suas condições não se preocupe, pois faltando somente o estágio você não será jubilado mais. Desejo boa sorte e parabéns por conseguir sucesso no seu objetivo. Fica na paz.

    18. Eu tenho uma duvida
      ingressei na pós graduação esse semestre mas devido a falta de etica de alguns professores corro o risco de ser jubilada por nota. Nao acredito que minhas reclamaçoes e argumentações quanto a forma de avaliação ajudem e quero me manter no mestrado, me falaram pra processar a universidade, mas fico na duvida se isso me manteria no mestrado….

    19. Falta apenas 1 ano para completar meu período máximo de integralizações. Acho que consigo me formar nesse ano, porém muitas vezes tenho dificuldades de me inscrever em algumas disciplinas e isso pode comprometer minha situação. Se chegar ao final do ano e ficar faltando 1 ou 2 matérias para me formar, serei jubilado de qualquer meneira ou existe a possibilidade de me fomar ainda.

      • Prezado Luís. O jubilamente não é “automático”, quando o aluno se “enquadra” neste quadro é aberto um processo para avaliar a situação e no seu caso faltando pouco para se formar a coordenação sempre concede mais um ou dois períodos. Fique tranquilo.

    20. Oi, eu faço engenharia e em 2010/01 eu tranquei porque tive que fazer um transplante. Cursei 2010.2, mas ano passado decidi fazer vestibular para medicina e como terei que fazer vestibular esse ano novamente, pois não passei, e não posso perder a matrícula porque preciso do plano de saúde, gostaria de saber se eu destrancar e trancar (para pegar a declaração) esse semestre e provavelmente no próximo eu serei jubilada, lembrando que eu fiz isso nos dois semestres anteriores. O que eu posso fazer para que isso não ocorra? Obrigada.

      • Prezada Thais. Me manda um e-mail para licenciadosemgraduacaoufrj@hotmail.com e me dá detalhes do seu caso pois não entendi bem parte de “destrancar” e “trancar”. Você diz que vai ser jubilada por causa do tempo de trancamento é isso? Me manda um e-mail que eu te respondo melhor. Fica na paz.

      • o tempo em que estiver trancada não contará para efeito de jubilamento, não podendo ultrapassar o período estipulado no regulamento ou no plano pedagógico.

        Quanto ao afastamento por motivo de saúde, se comprovado a impossibilidade total de frequentar as aulas, ocorrera a dilatação do prazo de integralização, as vezes só concedido judicialmente.

        • Trancamentos não são contabilizados no prazo de integralização, fique tranquilo.

    21. Matéria cursada e reprovada no período especial (curso de verão) conta como reprovação normal? Entra na contagem das 3 vezes que posso repetir a matéria?

    22. Essa historinha d reprovar 4x a msm amt eh jubilado, eh a maior palhaçada q eu já vi nessa faculdade. Conheço gente q tá se lixando pro curso, reprovando 5 ou 6x a msm mat e até hj nada d ser chutado. E eu nao falo dos q reprovam por nao ter opçao… falo dos vagabundos msm, q fazem porra nenhuma e roubam vaga d qm quer estudar d verdade.
      Como sempre foi e sempre será, nada nessa faculdade funciona direito. Afinal nao seria um absurdo dizer q esse sistema e nada sao a msm coisa.

    23. Oi! Isso também é válido para os cursos à distância oferecidos em convênio com o CEDERJ?

      • O cederj tem regras específicas e diferentes, vale a pena dar uma olhada nas normas cederj, mas a priori vale somente para o presencial.

    24. O que seria integralização curricular e períodos especiais?

      • Integralização curricular é cumprir “integralmente” a grade de seu curso e período especial é o período de férias no fim do ano, onde algumas unidades oferecem disciplinas para ajudar os alunos atrasados. Estas disciplinas entram no boletim/histórico como um terceiro período especial Ex: 2011-3-0.

    25. O que seria integralização curricular e períodos especiais?

      • Integralização curricular é cumprir “integralmente” a grade de seu curso e período especial é o período de férias no fim do ano, onde algumas unidades oferecem disciplinas para ajudar os alunos atrasados. Estas disciplinas entram no boletim/histórico como um terceiro período especial Ex: 2011-3-0.Boa sorte

    26. Se possível, tire essa dúvida.

      O que acontece se falto por 2 períodos consecutivos e consequentemente CR abaixo de 3 por 2 periodos, e quando vou fazer inscrição de disciplina no terceiro período e não tem vagas para mim?

      Obrigado.

      • Não existe o “não tem vagas”, você vai distribuir diversos “pedidos” e tentar vaga naquilo que mais tem prioridade, mas se ficar com CR abaixo de três na terceira vez estará passivo de jubilamento. Boa sorte

    27. Tenho uma dúvida. “Formei”-me em economia e não entreguei a minha monografia…em quantos anos, no máximo, eu tenho que resolver essa questão da monografia (que é a única pendência) para poder dar entrada com o pedido de diploma??

      Agradeço pela atenção, desde já.

    28. Boa noite, eu gostaria de saber. Caso haja a perda do período inteiro, a reprovação em todas as matérias, se isso pode causar o cancelamento da matrícula?

    29. Antes de trancar eu preciso fazer o curso por algum tempo? E por quanto tempo eu posso deixar trancada?

    30. Olá, estou vivendo um problema grave desde que ingressei na UFU (universidade federal de uberlândia) . Fui aprovada pelo vestibular, e entrei em sétima chamada, com o curso já em andamento.. e 1 mês de aulas dadas, provas aplicadas. No fim tive que me virar para acompanhar o restante dos colegas, e não obtive a ajuda dos professores se tratando do meu caso em particular. Fui reprovada em 2 disciplinas que tem pre requisito, ou seja, para fazer outras matérias em periodos sucessivos , tenho que ser aprovada nos pre requisitos.
      Acontece que fui reprovada assim como mais 10 pessoas em uma matéria que não tem compatibilidade de carga horária nem ementa com outros cursos, e fiquei 1 ano ou 2 semestres AGUARDANDO VAGA para essa disciplina, cursei ela semestre passado sendo aprovada.. porém só agora estou fazendo materias que ficaram ‘presas’ por essa espera de vaga na disciplina que é pre requisito. Isso me acarretou um atraso até agora de 1 ano e meio no curso, pois matérias praticas hospitalares eu ainda nao cursei nenhuma, sendo que já era para ter cursado ha 1 ano!!
      O tempo perdido ninguem ira me devolver, solicitei uma quebra de pre requisito da materia que curso atualmente para outra que é no hospital e tranca mais 10 matérias… ou um co requisito para cursa-las simultaneamente e foi negado meu pedido, alegando ser um procedimento nao condizente com as diretrizes do curso, visto que pra eles as matérias se complementam. O curriculo da enfermagem foi alterado ha de 4 para 5 anos de curso, e eu ingressei no curriculo antigo, de 4 anos. Ou seja, mais um problema, preciso esperar os alunos do periodo vigente de certas materias estarem cursando elas, para poder realizar minha matricula nas mesmas visto que enfermagem é um curso que nao tem compatibilidade de ementas de disciplinas e nao consigo fazer com nenhum outro curso e tentar adiantar ou estabilizar minha situaçao

      O que devo fazer? Existe alguma forma de processar a Universidade por estar sendo tão prejudicada por problemas administrativos como falta de vaga, espera demasiada , e etc?

      Se depender deles me formo 2 anos além do que iria, pois ninguém esta nem ai pra nada.

      Obrigada

    31. Olá, fui reprovada já 4 vezes na mesma disciplina, gostaria de saber o que vai acontecer no próximo semestre, eles vão me impedir de me inscrever pelo SIGA ou a inscrição vai ser aberta pra mim normalmente? Outra coisa, um aluno na minha situação pode tentar mudança de curso? Você já viu alguém ser jubilado por esse motivo? Estou desesperada porque meu CR não é lá essas coisas também e eu tive problemas de depressão, por isso faltei tanto e repeti.

    32. Se a pessoa for jubilada ela pode fazer vestibular para o mesmo curso na mesma universidade e aproveitar as materias ja cursadas e completadas?

    33. Olá tranquei a faculdade a 2 anos, gostaria de saber se já jubilou ou se não em quanto tempo jubila?? Obrigado

    34. Quando a pessoa é jubilada da UFRJ, ela pode fazer vestibular novamente e retornar a estudar no curso que foi jubilada, no mesmo Centro Acadêmico?
      Ou quando a pessoa é jubilada ela não pode mais voltar para aquela faculdade?

      Caso ela possa retornar, ela volta com um novo histórico e um novo boletim, ou tudo o que ela fez anteriormente fica registrado mas é tudo do zero?

      Desde já agradeço a atenção!

    35. “a pessoa tem uma matrícula num curso,mas ao longo dele completa a grade do curso que está matriculado e de outro curso afim(e.g. matemática e alguma engenharia),poderá ela ser impedida de receber o diploma?”.E se uma Universidade que acolhe o aluno resolve nao dar os diplomas que lhe é merecido,como proceder?
      Aguardo resposta…conheço uns casos muito parecidos e tal esclarecimento poderá muito útil.

    36. Hola. Sou estrangeiro e me formei em Engenharia Mecanica em 1989. Obtive CRA=6.2, gostaria saber qual e percentagem de alunos da engenharia da UFRJ que se forman com um CRA maior o igual a 6.2 so para efeitos de comparacao com a faculdade do meu pais.
      Olmedo
      Obriigado

      • Prezado Olmedo. Este dado é difícil de conseguir pois depende de uma análise de toda a universidade que a cada dia cresce e cria-se novos cursos mas de uma forma geral este CR é a média de formação para a engenharia. Fica na paz.

        • Muito obrigado Fabio, Vocet em um site muito interesante e de interes para a comunidade de estudantes. Deus abencoe.

    37. Olá meu nome é Danielle, eu estou há 1 ano e meio afastada da faculdade. Sendo que me inscrevi em disciplina no 1° semestre do ano passado e depois tranquei e a partir daí eu não me inscrevi em disciplina. O prazo de trancamente é de 2 anos. Eu estou dentro do prazo e a faculdade está em greve desde maio. Eu cursei 4 anos no total. EU não recebi nenhum email ou telefonema de jubilamento,mas eu não tranquei na secretaria e sim pelo SIGA. Eu até peguei a carta do coordenador e me justifiquei quanto ao trancamento,mas por falta de tempo eu acabei não entrando com o processo na secretaria. Queria voltar até que a faculdade entrou em greve.Quando entrei no SIGA há pouco vi a minha CRID e dizia que a minha matricula foi cancelada por abandono. Até o ano passado estava com matricula trancada. O que eu faço?

      • Prezada Daniele. Não se “tranca” matrícula pelo SIGA, vc deveria ter comparecido na sua secretaria, agora provavelmente já caiu no abandono e quando isso acontece é irreversível, realize o ENEM novamente e entre por uma nova matrícula. Fica na paz.

    38. gostaria de saber reprovei 12 disciplinas posso ser expulso

    39. Eu cursava outra matéria na UFRJ, só que abandonei o curso no primeiro semestre, ou seja devo ter ficado com tudo zero. Depois fiz um outro vestibular para outro curso na UFRJ, e fui mal no primeiro semestre. Queria saber se as notas da minha outra matricula contam nesse processo de “3 semestres com CR abaixo de 3?” sendo que era outra matricula e entrei por vestibualr não por transferencia no meu novo curso

      abraço

      • Tres semestres com CR abaixo de 3 vale para a “mesma matrícula”, a outra não interfere, mas tem outro detalhe, com a Resolução 06/2010 se o novo curso for do mesmo centro que o anterior você já vai entrar trazendo compulsoriamente todas as notas que teve na matrícula anterior, inclusive as reprovações. Fica na paz.

    40. Olá. Tive uma trajetória ruim em outro curso, pedi mudança de curso e fui aceita, estou cursando o 1º período com bom aproveitamento, mas recebi um chamado de jubilamento. Como devo proceder? É irreversível?

    41. Estou no primeiro período, passando para o segundo agora, e me falaram sobre uma jubilação por ter menos de 12 créditos, procede a informação?

      • Claro que não.

    42. estou cursando enfermagem, e fui reprovada em uma diciplina 4 vezes ,mais tive boas notas nas outras diciplinas,posso recorrer a diretoria do curso para fazer uma prova so dessa materia ou tranca-la e depois voltar a faze-la.

      • Se reprovou 4 vezes e não foi chamado pelo COAA, trate de passar na quinta para não ter que fazer um plano de tutoria obrigatorio.

    43. Oi, eu reprovei uma matéria duas vezes e, esse semestre, não tive como me inscrever. Fiquei tentando VÁRIAS VEZES e fui expulsa de todas as turmas.
      Por isso, não poderei fazê-la e nem trancá-la.
      Posso ser jubilada por isso?

      • Não. Somente se a reprovar pela quarta vez. As vezes nem isso, pois na engenharia eles abonam muito essa situação

    44. Por favor, tenho uma filha que esta que no quarto ano de medicina, foi diagnosticada, com banderlaine. apesar de nunca ter reprovado até agora ela pode perder a vagana faculdade caso não consiga voltar em um ano?

      • Realize um trancamento especial, por justificativa médica. Com isso, o prazo normal de trancamento é extendido.

    45. Na engenharia as coisas não são bem assim. Eu já reprovei 4 vezes a mesma disciplina e nem fui chamado pelo COAA.
      Quanto à integralização máxima, realmente existe. Mas eles não te jubilam de uma vez: após uma reunião com o aluno, é feito um acordo com a instituição e é designado um tutor. O aluno passa a perder seus privilégios de se inscrever livremente em disciplinas, já que fica ao encargo do tutor fazer um plano de estudos que o aluno deve seguir à risca. Apenas 5% das pessoas são jubiladas por não cumprirem o plano, que estipula graus e frequencias mínimas nas disciplinas.

    46. Os períodos trancados contam para contagem do tempo máximo para integralizar o curriculo?

      • Sim, contam.

    47. Bom dia,
      Gostaria de tirar uma dívida, faço curso a distância de especialização pela Ufscar e já realizei todas os módulos e estou fazendo a monografia, mas acredito que não irá dar tempo de entregar na data prevista.Eu tenho direito de um tempo maior para realizar essa monografia ou perderei o curso.
      Obrigada
      Ariane

      • Terá que observar o regulamento da sua universidade. Na UFRJ, a monografia dura 6 meses podendo ser extendida à 1 ano mediante à justificativa especial do orientedor.

        Converse com o seu orientador e verifique o prazo. Se não conseguir, reprovará essa disciplina e terá que cursá-la novamente. Se estiver dentro do prazo de integralização, não tem problema.

    48. Olá, boa noite.

      Esse semestre peguei três disciplinas, que foram as três últimas que faltavam para eu concluir o curso (incluindo tcc). Defendi minha monografia, passei em outra disciplina, mas reprovei na terceira, que inclusive é minha quarta reprovação. Como devo agir perante o ocorrido? Tenho chances de colar grau ainda esse semestre?

      Att.,

      • Passe na quinta tentativa. Se sua situação tivesse irregular, já teria sido comunicado via e-mail ou aviso em quadro.

    49. olá , esse período tive alguns problemas familiares e não pude ir na maioria das aulas, e não fiz nenhuma prova, há alguma chance de eu ser jubilado ? estou cursando medicina
      att
      aguardo resposta

      • Não, o jubilamente é por CR baixo ou reprovação na mesma disciplina conforme detalhei no post, neste proximo semestre vc vai apenas levar o ônus das reprovações, mas se vc se inscrever em disciplinas agora pode continuar a graduação normalmente. Fica na paz

    50. O blog está de parabéns pela iniciativa, pois a maioria dos calouros das faculdades e universidades se deparam com um universo totalmente desconhecido e alguns alunos sentem- se até mesmo perdidos.
      Abraços, Sara

    51. existe a possibilidade de a pessoa não ser jubilada estando a mais de três períodos com cr abaixo de 3?

      • Sim. Mas antes será contactado pelo COAA para fazerem um acordo. Se cumprir todas as exigências mínimas de créditos e rendimento por período, vai conseguir se formar. Apenas 10% dos chamados pelo COAA são jubilados.

    52. Amigo, agradeceria imensamente se puder me ajudar!
      Estou no primeiro período de matemática na Universidade Federal de Alagoas ,entrei na segunda chamada com um mês de aulas e provas aplicadas e também reprovado por falta em uma disciplina( Geometria Analítica). Devido a problemas de saúde tive dificuldade para acompanhar o conteúdo. Estou a 15 dias das reavaliações e Prova final e, seguro que não recuperarei as demais disciplinas(4) ,estando assim reprovado em tudo…

      Serei Jubilado ?

      Obrigado !

    53. Olá amigo!!

      Eu vou reprovar o segundo período (medicina) pois não fiz as provas e perdi a segunda chamada. Estudo no campus Macaé, e o período que preciso repetir só recomeçará em 2014! Portanto, ficaria 6 meses à toa! Gostaria de saber se nesse próximo semestre que se inicia, eu posso cursar alguma disciplina optativa no Fundão! Gostaria de frequentar as aulas de psicologia…tem como???

      • Claro. Pegue eletivas da sua grade, pois senão ficará com menos de 6 créditos cursados da sua disciplina (situação irregular no CRID). Se ficar sem puxar matéria algum período será considerado abandono de curso e sua matrícula e cancelada automaticamente.

    54. Bom dia. Passei para o vestibular para UFMS, me matriculei e não estou frequentando as aulas porque a faculdade fica numa cidade longe de onde moro. Sou esposa se militar, e o mesmo foi transferido para outro estado, e em dezembro vamos mudar de estado, o fato de eu faltar um semestre inteiro implica na hora de pedir transferência?

    55. eu goto de voce voce e legau

    56. Olá! Reprovar todas as matérias do primeiro período por média pode ser jubilado? Por favor, estou desesperada!

    57. Consegui aprovação no processo de mudança de curso, mas estou com uma dúvida. O prazo de integralização é zerado quando o aluno muda de curso ?

    58. oi!
      Seguinte eu tranquei minha matricula 2012/2 e 2013/1 fui rematriculado em 2013/2 …
      eu entrei na faculdade em 2008/1 ou seja… teria q estar no 11 período em 2014/1 neh ?
      soh que fui olhar agora no SIGA e estou no 12 período…. como pode??

    59. Olá! Entrei na faculdade em 2010/1. Frequentava normalmente, mas tive problemas financeiros para permanecer. Mesmo assim, nunca tranquei nenhuma matéria, muito menos a matrícula. Continuei me inscrevendo normalmente nas disciplinas, frequentando por um certo tempo às aulas, mas infelizmente o mesmo problema acontecendo. Consta no SIGA que estou no 10° período. Ou seja, completamente desperiodizada. Corro o risco de ser “expulsa”? :(

    60. Sou estudante recem formado pelo ifcs ufrj em ciencias sociais. Porem como acreditava que cursaria Mais um periodo antes de me formar me inscrevi em disciplinas e elas foram aceitas. Porem como já me formei me disseram que nao precisarei cursalas;que quando no meu boletim aparecesse a data da formatura era so pedir o diploma. Porem mesmo formado tenho uma crid com disciplinas nas quais me inscrevi antes da formatura. Se eu nao cursalas por já estar formado demorarem a colocar a minha data de formatura no siga e periodo fechar sem o lancamento desta data no siga e com Tudo isto eu já formado receber reprovacao em materias que nao Posso fazer por já estar oficialmente formado no ifcs. Eu serei jubilado??? Que eu faço ? Curso materias mesmo depois de ter oficialmente me formado na graduacao na Ufrj???

    61. Sou estudante recem formado pelo ifcs ufrj em ciencias sociais. Porem como acreditava que cursaria Mais um periodo antes de me formar me inscrevi em disciplinas e elas foram aceitas. Porem como já me formei me disseram que nao precisarei cursalas;que quando no meu boletim aparecesse a data da formatura era so pedir o diploma. Porem mesmo formado tenho uma crid com disciplinas nas quais me inscrevi antes da formatura. Se eu nao cursalas por já estar formado demorarem a colocar a minha data de formatura no siga e periodo fechar sem o lancamento desta data no siga e com tudo isto eu já formado receber reprovacao em materias que nao posso fazer por já estar oficialmente formado no ifcs. Eu serei jubilado??? Que eu faço ? Curso materias mesmo depois de ter oficialmente me formado na graduacao na Ufrj??? Ou seja minha formatura se deu depois do prazo de inscricao em disciplinas o que fez com que eu me inscrevesse em disciplinas. Mas quando surgiu a possibilidade de me formar me formei. Porem as disciplinas nas quais me inscrevi antes da formatura foram aceitas. Meu medo e que a data de minha formatura seja lancada muito tardiamente no siga e essas materias nas quais me inscrevi antes da formatura me reprovarem por nao comparecimento.O que eu faço ???
      Curso as disciplinas inscritas mesmo já tendo me formado??? Curso as disciplinas nas quais me inscrevi antes da data formatura e que apesar de minha formatura nao foram negadas pelo siga???se eu nao cursalas serei prejudicado???

      • Se você já se formou,, ou seja, colou grau, sua matricula já foi cancelada automaticamente por conclusão de curso. O professor da disciplina não conseguirá lançar nota no sistema, uma vez que sua matricula nem existirá mais.

    62. olá , boa tarde , tenho uma duvida:
      Me matriculei tudo certinho para fazer matematica no primeiro semestre , entretanto nao puder comparecer às aulas devido ao meu trabalho , com isso , faltei todo o primeiro periodo. Agora gostaria de saber se eu conseguiria me inscrever em um horario alternativo no segundo periodo , msm tendo faltado tudo , ou se eu perdi minha matricula por ter repitido em tudo.

      SErá que alguem ai saberia me responder , se já aconteceu algo parecido com alguem . Enfim , queria saber se eu perco minha matricula mesmo repetindo em tudo no semesrte.
      OBrigado desde já , Abraços , boa tarde

      • O estatuto da UFRJ é claro: você pode jubilar por reprovar 3 vezes a mesma disciplina, passar em 50% do período de integralização normal ou obter CR<3 por três períodos consecutivos.
        No seu caso, trate de obter um CR a cima de três no próximo período para evitar a última imposição de cara. E não dê chance para reprovar de novo as matérias por besteira, porque mesmo as levando a sério agora, existe chance de reprovar tendo estudado nas disciplinas de exatas.
        Por fim, não se preocupe: se você cair na malha fina da UFRJ o COAA entrará em contato fazendo um acordo com você. Mas segundo meus colegas que fizeram, dá uma puta dor de cabeça…Evite ao máximo.

    63. o aluno que foi jubilado pode aproveitar as matérias que concluiu?

      • Sim, pode reaproveitar.

    64. Boa noite, Fábio. Eu já li todo o tópico e as respostas às perguntas feitas, mas continuo com uma dúvida específica. Espero que possa me responder, pois estou preocupada. É o seguinte:

      Eu estou no segundo período de Biblioteconomia na UFRJ, trabalho e faço uma pós-graduação. Por esse motivo, não tenho como cursar todas as disciplinas da minha grade. Já fiz meu planejamento até o fim do curso, mas provavelmente não conseguirei terminá-lo no prazo máximo, 12 períodos. Isso porque o curso não oferece as disciplinas em todos os períodos, sendo intercalado com o Fundão (o curso na PV só começa no início do ano, e o do Fundão no meio do ano), o que dificulta o aproveitamento de inscrições em horários vagos em que eu esteja na PV. Então, gostaria de saber 1) se a universidade leva em conta esta questão na hora de decidir sobre o jubilamento; 2) E se isso acontecer (ou até mesmo se eu optar antes), posso fazer um novo ENEM para o mesmo curso? Quero dizer, posso abandoná-lo no meio e recomeçar, se for aprovada no ENEM?; 3) As disciplinas já cursadas serão aproveitadas?; 4) E o curso de Biblioteconomia EAD, para o qual a UFRJ está preparando o material, já tem previsão de lançamento?

      Enfim, não gostaria de deixar o curso, pois gosto e sempre tenho excelentes notas nas disciplinas que curso, mas o medo de ser jubilada no futuro é preocupante.

      Abraços e parabéns pelo site.
      Atenciosamente,
      Aline.

      • 1 – O COAA irá entrar em contato e poderá explicar a situação. Independente do motivo, entrará em estágio probatório e deverá cumprir os requisitos mínimos de créditos e aproveitamentos que seu orientador estabelecer.
        2 – Sim. Conheço duas pessoas da engenharia que fizeram isso.
        3 – Sim. Contudo, as notas antigas não entram para o novo cálculo do CR. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como foi nas matérias dos períodos anteriores.
        4 – Não sei responder. Entre em contato com o coordenador do curso.

    65. Olá Fabio

      Entrei na UFRJ agora no SISU 2014/2, já cumpri com todos os atos acadêmicos para matrícula mas não vou poder cursar agora, talvez só voltarei no 2º semestre de 2015. Se eu apenas deixar de ir nas aulas eu perderei minha matrícula? Eu posso deixar a matrícula quieta lá e ano que vem me inscrevo nas disciplinas normalmente? Obrigado!

      • Não. Se ficar mais de um período sem pegar matéria, o SIGA automaticamente cancela sua matrícula. Tranque e depois reabra.

    66. Boa Tarde!
      Estou com uma dúvida, eu formei em Engenharia em fevereiro de 2014, mas fiquei devendo 4 matérias, gostaria de saber qual o prazo máximo para cumprir as dependências após o termino do curso antes de ser jubilado.

      Aguardo.

      Grata

      • Formou devendo matéria? Pelo o que eu saiba, não é possível colar grau devendo créditos, sem fazer o ENADE (ou ser dispensado) e devendo livros à biblioteca.

    67. Ólá boa tarde. curso enfermagem,não cursei o ensino clinoco VII,
      e por isso não consigo fazer um estágio, saúde coletiva, posso pedir,
      quebra de requesito.
      será que terei sucesso.
      Aguardo.
      Obrigada.
      Resposta.

      • Pedir você sempre pode. Se vai ser aceito ou não dependerá da sua justificativa. Entenda que a comissão avaliadora perguntará: por que então ela não pegou essa disciplina antes?

        Esteja preparada para uma resposta convincente.

    68. Sou estudante da UFPI e já reprovei TCC 2 4 vezes 2 vezes por falta de professor para orientar.
      Tentei fazer a matrícula online mais meus status esta como CANCELADO. Sera se perdi o curso? Fui jubilado? Como devo proceder agora?
      Estou muito preocupado.

      • É improvável o jubilamento formal sem aviso prévio do aluno. Mas sendo uma Federal, não duvido. Recorra na secretaria acadêmica e explique que a falta de orientador te prejudica. Te arrumarão um nem que seja na marra.

    69. Estou escalonado no 4º semestre sendo que deveria estar no 7º, reprovei 4 vezes na mesma matéria e abriu o processo de jubilamento. Apresentei uma justificativa mentirosa, dizendo que estava em depressão e por isso reprovei nas matérias. Não estou perto de formar ainda. Há possibilidade deles aceitarem a minha justificativa?

    70. Olá, sou aluna de mudança de curso, ainda faltam 2 períodos pra eu me formar no “novo” curso, mas herdei os períodos integralizados do curso de origem e no meu BOA conta que já integralizei 12 períodos dos 12 períodos existentes. Vou ser impossibilitada de me me inscrever em disciplinas no próximo período? A contagem não deveria ser a partir do meu ingresso no novo curso, excetuando os períodos equivalentes(que não existem) ? Obrigada pela atenção e parabéns pelo site.

    71. Boa noite, tenho uma duvida! Faço engenharia na UFRj mas estou querendo mudar para Arquitetura no proximo periodo, sendo de pólos diferentes, o meu CR vai se manter? Ou começa zerada, contando só as matérias que eu puder cortar por serem válidas em ambas? Obrigada

    72. Boa Tarde, se for jubilada por não trancamento da matricula por quatro períodos consecutivos. Posso pedir transferencias

    73. É compulsiorio esse negocio de 12 periodo? Eu nao tive tempo de dar atencao a faculdade, vou entrar no oitavo periodo mas com muitas materias atrasadas. Segundo meus calculos só me formo no 13 ou 14 periodo. É impossivel? Medo…

    74. Boa tarde, estou no quarto período e já repeti algumas matérias e tranquei outras… Quero saber se matérias trancadas contam como cursadas, ex.: repeti a matéria, peguei pela segunda vez e tranquei…
      Então este trancamento conta ? Conta como já tendo feito duas vezes? E também queria saber se posso perder a bolsa auxílio por isso!?

    75. O quê seria CR? O quê é aluno tutelado?
      Quanto tempo ainda posso ficar na faculdade?

    76. Olá, Fábio. Parabéns pelo blog.
      Gostaria de saber se faltar umas 5 disciplinas pra concluir o curso mas já ter passado o prazo máximo, a universidade pode adiar o prazo máximo? E caso não adie, a alternativa é fazer vestibular de novo pro mesmo curso? Com isso não precisa refazer as disciplinas já feitas ne? Obrigado!!


    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: