Dispensa de Disciplinas. Aliviando as bagagens

Para aqueles que já trazem disciplinas de outras instituições e desejam entrar com um pedido de dispensa de disciplinas, é necessário atentar para os detalhes abaixo:

O aluno deve ter em mãos o histórico escolar constando todas as disciplinas cursadas e as ementas de cada disciplina. A ementa é um documento que você consegue nos departamentos responsáveis por cada disciplinas e contém detalhado o conteúdo, carga horária e bibliografia de cada disciplinas. Este documento é fundamental, pois a análise de dispensa é de “conteúdo”, sendo assim duas disciplinas podem ter o mesmo nome, mas o conteúdo e a  carga horária ser menor comparado ao que é oferecido na UFRJ, assim como o inverso também pode ocorrer, o aluno ter cursado uma disciplinas cujo conteúdo e carga horária tenha possibilidade de discpensar mais de uma disciplinas dentro da grade horária do curso do aluno.

Deve-se ter atenção aos seguintes detalhes que a Resolução CEG o4/74, que cuida da dispensa de disciplinas ressalta:

Art.6º Para os efeitos desta resolução, considera-se que a aceitação dos créditos degraduação, após três anos de sua obtenção, depende de aprovação em exame de suficiênciaformulado pelo departamento, interrompendo-se a contagem desse prazo nas condições doparágrafo.

Parágrafo Único. O prazo de prescrição, indicado no caput do artigo, interrompe-se:a) enquanto o interessado estiver seguindo curso de graduação de que faça parte adisciplina considerada;b) enquanto o interessado estiver seguindo curso de pós-graduação, no qual seaceitam graduados em curso que contenha a disciplina considerada;c) enquanto o interessado, comprovada e efetivamente, estiver em atividadeprofissional para cujo exercício seja necessário o curso de graduação de que faça parte adisciplina considerada.

Sendo assim entende-se que o conhecimento “expira” três anos depois de cursado, com exceção ao aluno que está no trâmite de sua graduação, cursando pós ou comprove que esteja em atividade que exija tal conhecimento. Não adianta entra com pedido de dispensa de uma graduação de 10 anos atrás, e isso é plenamente plausível, visto que o conhecimento se renova de maneira rápida e dinâmica.

A “quantidade de créditos” é também um tópico importante, você somente poderá ser dispensado de no máximo 75% das disciplinas. Mesmo que você tenha cursado em outra instituição uma grade horária completa e colado grau num determinado curso, faça vestibular para a UFRJ para o mesmo curso, mesmo assim será obrigado a cursar 1/4 do curso, pois só será dispensado de no máxmi o 75% segundo o texto da Resolução CEG 02/75.

Art.1o Não serão consideradas para efeito de integralização do currículo de qualquercurso de graduação, com vistas ao grau e ao diploma, transferências de créditos superiores:a) a 75% (setenta e cinco por cento) do total de créditos necessários à integralizaçãodo currículo, quando os créditos transferidos corresponderem a disciplinas cursadas em outroestabelecimento de ensino superior, do qual o aluno venha transferido para a UFRJ, exceto oscasos de transferência amparados por Lei;

b) a 25% (vinte e cinco por cento) do total de créditos necessários à integralizaçãodo currículo, quando os créditos transferidos corresponderem a disciplinas cursadas na UFRJe não pertencentes ao currículo do curso para o qual pretende aproveitá-las.

Muitos alunos tentavam a “lavagem de diploma” , que consistia em cursar uma graduação ali na esquina e depois tentar a dispensa de todo a grade e cursar meia dúzia de disciplinas. A Resolução visa brecar justamente isso, mesmo que seja a mesma graduação o aluno é obrigado a cursar pelo menos 1/4 do curso novamente.

About these ads
Published in: on janeiro 7, 2011 at 12:52 pm  Comments (142)  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: http://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2011/01/07/dispensa-de-disciplinas/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

142 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Oi,eu tenho uma dúvida.Vou fazer o primeiro período,e queria tentar dispensar algumas disciplinas.Eu tento fazer isso durante as incrições em disciplinas ou tem um um período específico para eu dar entrada?
    Desde já obrigada.

    • Prezada Natasha. O pedido de dispensa é um processo que se abre na unidade e deve ter seu histórico e a ementa de cada disciplina. Isso demora para ser avaliado, pois este processo vai passar em cada departamento para ser analisado por professores diferentes. De uma maneira geral demora um semestre, portanto quanto antes você abrir melhor, mas não tem um prazo definido. Fica na paz.

  2. [...] Dispensa de Disciplinas: Aliviando as bagagens Publicado em: [...]

    • Olá, tenho uma dúvida: a ementa do curso no qual eu já sou formada dá para ser lida na íntegra no próprio site da FAU-UFRJ. Ainda assim eu preciso ir na FAU (arquitetura e urbanismo) para conseguir um documento oficial com a ementa do curso? Ou eu posso pegar as informações do site e imprimir? Ou nem isso precisa, eles acessam o site e comparam as disciplinas?
      Vou fazer administração como 2ª faculdade, quero tentar cortar pelo menos as eletivas de livre escolha.
      Desde já grata pela ajuda.

      • As ementas são disponibilizadas de maneira diferente em cada curso, para imprimir e carimbar, ou para pedir e pegar depois, cada curso tem um procedimento. Procure sua secretaria, mas haverá sempre necessidade de um carimbo/assinatura para validar este documento. Fica na paz.

  3. cursei um semestre na UFOP, medicina.E na Ufrj só entrarei no 2º semestre. Duvida: aproveitando as disciplinas já cursadas,estarei adiantando um semestre,no caso começaria no 2ºperiodo de medicina?
    Obrigado pela atenção.

    • Prezado Murilo. Sim, o sitema vai calcular a quantidade de créditos e vai te modificar de maneira proporcional. Fica na paz.

  4. Olá,
    Fiz o Curso de Formação do Ator na Universidade Federal da Bahia e, embora não tenha aqui no Rio a ementa do mesmo, no meu Certificado de conclusão e histórico consta a matéria Expressão Corporal como cumprida e aprovada. Ainda assim sou obrigada a cursar esta matéria agora, no curso de Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas, ou posso conseguir dispensa da mesma? E, sendo formada em Teatro, sou obrigada a cursar Linguagem Teatral?!!!!
    Agradeço qualquer informação.
    Marise

    • Prezada Marise. Procure o post “Dispensa de disciplinas. Aliviando as bagagens” nele você verá com detalhes os procedimentos para dar entrada no seu pedido. Fica na paz.

  5. Olá! Cursei uma disciplina em outra universidade em 2009 e, no momento, vou para o 3º período do meu curso na UFRJ. Neste curso só poderei fazer a matéria no 6º período, devido a alguns pré-requisitos. Posso entrar com o pedido de dispensa mesmo sem ter ainda cursado as disciplinas pré-requisitadas?
    Agradeço pela atenção.

    • Pode sim, mas ela só servirá para sua contagem de créditos de colação depois que os pré-requisitos desta grade for cumprido, a disciplina estará lançada, mas ficará aguardando as outras para cumprir a grade. Fica na paz.

  6. Oi! Faço engenharia na própria UFRJ, se eu fizer vestibular para outra modalidade de engenharia poderei aproveitar todas as disciplinas e créditos?

  7. Caro Fábio,
    Mais uma dúvida com relação ao meu Curso de Licenciatura. Por que a grade das matérias oferecidas nos períodos nunca é equivalente à grade do “elenco recomendado” na Orientação Acadêmica? E, estando ainda no 5º período, como farei para cumprir estas matérias se elas nunca aparecem para inscrição?
    Outra dúvida atroz é: depois de cursar Psicologia da Educação I e II, agora o curso só oferece uma Psicologia para os novos inscritos. Existe algum tipo de “compensação” para o tempo dispendido cursando uma matéria por dois períodos e que agora só cobra um? E como faço com aquelas matérias que simplesmente “sumiram” da grade e não constam nem como eletivas? É de deixar a gente maluco…?
    Grata, Marise

  8. Fabio eu fazia Ciências Matemáticas e da Terra na UFRJ, porém quis fazer um novo vestibular para química, também para a UFRJ. Passei, já fiz minha pré matrícula, e também a inscrição em disciplinas. Minha pergunta é: no meu novo boletim constarão todas as disciplinas que eu já fiz, tanto as aprovadas quanto as reprovadas? No caso de eu ter feito um disciplina que fui aprovada com 5, tenho a opção de faze-la novamente com a nova matrícula, para poder aumentar a nota?

    • Prezada Raquel. Esta dispensa não é automatica, você tem abrir um pedido na sua secretaria, nele você coloca seu histórico e relata quais disciplinas você quer dispensa. Fica na paz.

  9. Gostaria de saber de os certificados dos exames de Cambridge permitem dispensa de alguma disciplina do curso de Letras-Inglês.
    Obrigada.

  10. Olá!!
    posso pedir dispensa de estágio supervisionado em administração uma vez que já trabalho como funcionária efetiva em alguma área administrativa?

    muito obrigada!!!

  11. Olá…
    Bom.. passei na UFRJ pra enfermagem 2º semestre, porém, já cursei 3 períodos e uma outra instituição… comparei as grades e vi que posso pedir dispensa de algumas disciplinas, então, enviei um e-mail para a coordenação de enfermagem, e eles me disseram que primeiro eu teria que me inscrever nas disciplinas, e depois fazer tal requerimento, mais se levar tanto tempo assim pra dispensar (6 meses) eu vou acabar sem dispensar nenhuma (as minhas matérias cursadas são a maioria básicas dos primeiros períodos).. Bom.. o que você me aconselha fazer?

    • Prezada Amanda. O processo de dispensa demora mesmo pois vão analisar todas as suas disciplinas individualmente por cada ementa e depois vão emitir um parecer. Neste caso o ideal é que você faça um acordo com a sua coordenação e realize uma inscrição em disciplinas “neutra” ao processo de dispensa e depois que a dispensa sair você vai se organizando. Fica na paz.

  12. Boa noite Fábio,
    entrei por acaso no seu blog e fiquei muito surpreendida pela sua dedicação, gentileza e paciência….. meus parabéns!
    será que posso aproveitar de “suas luzes” para me esclarecer sobre um assunto (estou tentando de várias formas para obter essas informações mas não está fácil). é possível contar com vagas na graduação (no meu caso me interesso pela escola Ana Nery) enquanto tenho uma graduação em outra área (no meu caso ciências sociais)? quando liguei para a escola A.N, uma pessoa me disse que tinha que consultar o mural dos alunos e verificar em quais cursos teriam vagas para graduados. O que não consigo é encontrar esse tal de muro do aluno. Pode me ajudar por gentileza? obrigada. Marina

    • Prezada Marina. As vagas o qual você se refere “para graduados” é um processo chamado “Isenção de vestibular” que ocorre duas vezes ao ano e pode ser acompanhado pela página http://www.vestibular.ufrj.br/ esse site divulga todos os editais de “acesso” para a graduação. Este edital é decorrente da existência de vagas ociosas naquele semestre, sendo assim ele é imprevisível e naturalmente não ocorrem vagas para todos os cursos, apenas aqueles que tem um índice de abandono alto e mesmo assim ele é flutuante pois retrata a situação daquele semestre específico. Normalmente essas vagas são para cursos da mesma área, sendo assim que é das exatas pode requerer e concorrer a outra vaga num outro curso das exatas,da biológica para a biológica das humanas para humanas, mas isso só é bem especificado dentro do edital, pois existem normas dentro do edital que são válidas para todos os candidatos e além disso existem as “normas complementares”, que são pre requisitos específicos de cada curso, sendo assim o aluno tem estar enquandrado nas duas para poder concorrer. As inscrições inclusive estão abertas. Acesse o site e leia o edital veja se existe a vaga que deseja e leia as normas complementares. Desejo boa sorte e espero ter ajudado. Fica na paz.

  13. Olá Fábio, tenho uma imensa dúvida. Eu cursei até o 7º período de Eng. Mecânica na UFRJ, e fiz o vestibular novamente e mudei para Eng. de Produção. O secretário do Depart. de Eng Mecânica havia me dito que meu novo Histórico de Disciplinas na Eng de Produção viria apenas com as matérias que cursei anteriormente (e pedi disciplina), sem as notas e com o CR do início, como se de fato eu estivesse no primeiro período de Produção e o CR começasse a partir dali em diante. No entanto, meu CR no Histórico da Produção aparece como sendo o mesmo de quando cancelei matrícula da Mecânica, e consta também de todas as matérias que cursei, inclusive as que reprovei, com todas as notas. Queria saber se isso está correto, ou devo ir até a secretaria do meu curso informar essa situação.

    Muito obrigado pelo belo serviço que você nos presta!

    • Prezado Bruno. Você deu azar, pois está sendo colocada em pratica uma resolução aprovada pelo CEG, a POVOAR 2010, que diz que caso um aluno realize o vestibular de novo (sem cancelar a matrícula anterior) e no ato da nova matrícula ele opte pela mais recente, a dispensa de disciplinas é automática, incluindo aprovações e reprovações. Esta medida visa impedir a famosa ” lavagem de histórico”, onde o aluno faz vestibular de novo para limpar o CR e acaba prejudicando o quantativo de ingressantes reais. A medida é muito boa, a única crítica que gerou é que o CEG não aprovou a medida somente para quando o aluno faz o vestibular para o mesmo curso, e sim para o mesmo “centro”. Isso acaba criando situações cômicas, pois por exemplo se um aluno de dança realiza novo vestibular para medicina ele acaba levando todas as notas inclusive reprovações, mas nesses casos os alunos estão entrando com recursos que serão avaliados. Fica na paz.

  14. no post acima ao invés de (pedi disciplina) quis escrever (pedi dispensa)

  15. tem prazo pra pedir dispensa de disciplina?se tiver qual o prazo pro segundo semestre?

    • Não existe prazo, mais quanto mais demorar pode prejudicar você a montar sua grade, pois somente depois do parecer é que você poderá pleitear inscrições em disciplina que exijam algum pré requisito que está envolvido na sua dispensa. Fica na paz.

  16. Bruno
    Pq essa demora td. As faculdades num se comunicam p confirmar os docs? ficaria mais facil, mas pelo q entendi la na Ufrj basta q ps docs sejam originais ou xeroz autenticadas p serem de fe publica.
    Gde abraco

  17. Prezado, pedi dispensa de disciplinas desde o dia 1/04/2011 e até hoje nada!
    O que devo fazer?

    • Prezada Flavia. as dispensas são um tipo de processo que não vem pra DRE, são abertos analisados e lançados pela propria secretaria. Dá uma passadinha na sua secretaria e peça informações. Fica na paz.

      • Eu já fui na secretaria, mas eles dizem que não está pronto. Como pode? Depois de tanto tempo! Estou indignada com isso.

      • Pode ser que tenha colocado a foto ou atualizado os dados após a emissão, mas vai ter outra agora em outubro, me manda um e-mail para eu te dar certeza se está tudo ok. Fica na paz.

  18. Olá, tenho algumas perguntas. Se pudesse respondê-las.

    Caso eu peça dispensa de disciplinas, TODAS as minhas notas vão ser importadas para o novo histórico, ou posso escolher quais disciplinas quero importar? Isto é, notas baixas de disciplinas que nem fui aprovado, serão usadas?

    Aliás, as notas vão ser importadas para o histórico ou apenas será indicado que ja foi cursado a disciplina? Pelo que entendi, o CR começa zerado, mas não sei se as notas mesmo assim vão aparecer no histórico novo.

    E por último, o tempo que eu estive cursando na outra instituição ,vai ser levado em conta tambêm? Por exemplo, uma disciplina que eu tenho um limite de repetir 4x, caso ja tenha repetido 2x, então na ufrj só poderei cursar esta disciplina mais duas vezes, ou isso não é levado em conta ?
    O Mesmo vale para o tempo de duração do curso. Estudo na UFF e tem um limite de 6 anos para terminar o curso. Se houver este limite na UFRJ, e eu já acumulei 2 anos cursando na UFF, então vai ser importado esses anos pra UFRJ?

    Está meio confuso, mas espero que entenda minhas dúvidas.
    No final oque eu queria fazer era apenas dispensar as matérias que eu fui bem e importar o CR. Mas creio que isso não é possível.
    Abrçs

    • Vamos por partes:
      1- Se você vem de outra instituição você pode pedir dispensa de todas ou parte delas, é você que vai definir isso quando montar o processo e escolher as ementas que vai anexar para análise
      2- As dispensas não vem com “nota”, somente com os créditos, sendo assim voce só ganha literalmente a “dispensa”.
      3- Não vai modificar CR pois as dispensas não carregam as notas.
      4- Isso não interfere, pois não será levado em conta reprovações
      5- A quantidade de reprovações não vais er levado em conta.
      6- O tempo de duração é “cursando”, sendo assim não vai ter interferência.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida me retorna. Fica na paz.

      • Poxa muito Obrigado mesmo.
        abrçs

  19. Oi sou estudante do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), porém final deste ano estou indo embora para RJ, até agora não foi disponibilizado nenhum edital, tens como me informar a data mais ou menos. Outra duvida o que eles levam em consideração para aceitarem ou não o meu pedido de transferência? Quero me formar em Bacharelado é mais facil pedir transferência para licenciatura e uma vez estudando na UFRJ pedir troca para Bacharelado ou peço direto para Bacharelado? Obrigada, ficarei grata se responderem minhas perguntas!!!

    • Prezada Letícia. Tem que esperar mesmo o edital, pois você tem que estar de acordo com as norams do edital em si e também de acordo com as Normas Complementares, que são regras específicas para ingresso em cada curso, sendo assim não dá para prever, tem que aguardar mesmo. Boa sorte. Fica na paz.

    • Prezada letícia. Já está disponível na página da comissão de vestibular o edital de transferencia externa que você aguardava. Acesse http://www.acessograduacao.ufrj.br/ . Fica na paz.

  20. Ja cursava engenharia na ufrj e esse ano fiz vestibular pra mudar de engenharia. Mas pela nova resolução que começou esse ano, todo o historico(cr) é transferido, até das matérias em que repeti. Tem como entrar com algum processo pra eliminar essas matérias? Porque é como se eu viesse de outra faculdade, só ia pedir dispensa das matérias que passei.. e não é o que acontece.
    valeu, aguardo resposta.

    • Leia o tópico que fala de dispensas de disciplinas, pois você foi enquadrado numa Resolução nova a POVOAR 06/2010 que trata exatamente desse assunto. Fica na paz.

  21. Oi! Vi que se um aluno da UFRJ fizer vestibular para outro curso do mesmo centro e não cancelar a matricula anterior antes de fazer a nova, as matérias já cursadas são automaticamente transferidas para o novo histórico com todas as notas e reprovações.
    Mas se um aluno cancelar sua matrícula e for aprovado no vestibular para um curso no mesmo centro. Ao fazer a nova matricula e pedir dispensa das disciplinas cursadas, elas vão para o histórico com as reprovações e as notas ou apenas como créditos ja cumpridos?

    Obrigado e parabéns pelo blog q tanto nos ajuda!

    • Não esqueça que este “cancelamento” deve ocorrer pelo menos com um semestre de antecedência para o vestibular. Sendo assim deve cursar em 2011-1 pedir para cancelar 2011-2 , e depois prestar vestibular para 2012-1. Se “pedir para cancelar” no semestre cujo próximo seja o ingresso no vestibular novo você não se enquadra na situação e levará o ônus de todas as aprovações segundo a resolução. Fique atento.

  22. Oi! Vi q se um aluno da UFRJ for aprovado no vestibular para outro curso no mesmo Centro, e fizer a nova matrícula sem cancelar a antiga, todas as suas disciplinas com as notas e reprovações vão para seu novo histórico.
    Mas se um aluno cancelar sua matricula e for aprovado no vestibular para um outro curso no mesmo Centro, e então pedir dispensa das disciplinas cursadas. As disciplinas vão para o novo histórico com as notas e reprovações ou apenas como créditos já cumpridos?

    Obrigado e parabéns pelo blog q tanto nos ajuda!!

    • Prezado Fernando. Não adianta pedir “dispensa” pois se você se enquadrar nesta situação a matrícula já “nasce” com as disciplinas no histórico, com notas como se fossem normalmente cursadas. Fica na paz.

  23. Gostaria de saber se ao iniciar o 1° período eu poderia cursar apenas algumas matérias, ou é necessário a realização de todas? Vou iniciar o curso de Enfermagem e Obstetrícia. Obrigada

    • Prezada Sara. Você é obrigada a cursar pelo menos um mínimo de 12 créditos. Não são 12 disciplinas, são doze créditos, pode ser duas disciplina de seis, ou tres de quatro ou uma mescla que no final some doze créditos. Caso contrário sua matrícula fica irregular. Fica na paz.

  24. olá,

    Fui classificado para o curso de geologia para inicio agora neste primeiro semestre, mas ainda estou cursando quimica na UERJ sendo meu ultimo periodo lá. É possivel pedir cancelamento de 2 disciplinas que ja fiz por lá mesmo nao tendo terminado meu curso ainda? Sei que tem uma lei que proibe uma pessoa cursar dois cursos em instituiçoes publicas ao mesmo tempo, mas pelo que andei lendo na lei publicada, isso dá a entender que só é valido para matriculas apos 2009, no caso minha matricula é de 2005. Será que tem algum problema?

    Muito Obrigado!!

  25. Se já possuirmos diploma de graduação em determinado curso por instituição privada, e realizarmos vestibular para o mesmo curso, o que acontece? pode cursar? pode obter novo diploma mesmo sendo do mesmo curso ou não?

  26. ola! cursando 1º periodo de engenharia mecanica na uff e depois fazendo vestibular para a ufrj, o processo de dispensa de disciplinas demora muito tempo ? quanto? como fica o meu CR no momento que ingressar na ufrj ? permanece inalterado ?

    grato!

    • O processo de dispensa dura aproximadamente um semestre, e o CR não se altera pois a disciplina não confere nota, o que ocorre é literalmente a “dispensa” , mas não vindo com nota não altera o CR. Fica na paz.

    • Demora em média um semestre, e o CR não se altera pois é concedida “dispensa” do cráditos, sem nota. Fica na paz

  27. Olá, primeiro gostaria de dar os parabéns pelo seu Blog….Pelo que eu li acima só posso pedir dispensa de disciplinas a qual eu cursei a menos de 3 anos, correto???? Só queria ter certeza, pois começarei o curso de psicologia na UFRJ esse semestre e já cursei história também na UFRJ no ano de 2004-2006 quando tranquei a matrícula. A príncipio teria seis matérias em comum que tentaria dispensa. Porém passou de três anos, e se eu n estiver fazendo pós ou ter trabalhado na área nenhuma chance de eu conseguir dispensa? Obrigada.

    • Prezada Luíza. No processo de dispensa é feita uma análise que leva tudo isso em conta, tanto o tempo quanto a área em que esteve atuando. Tudo vai depender de como será esta análise. Fica na paz.

      • Olá, obrigada pela resposta..então mesmo tendo mais de 3 anos é bom eu tentar, né?

  28. Fábio, irei fazer eco na UFRJ e tenho algumas matérias cursadas em 2010 que dispensam matérias do 1° ao 5° período, assim, as matérias a serem dispensadas do 3° período em diante terão sido concluídas há mais de 3 anos.
    Acontece que, apesar de ter saído da FACAMP em 2011, e entrar no Mackenzie no mesmo, nunca parei de estudar economia. Penso que, por esse motivo, tenho direito as matérias que terão mais de 3 anos de cursadas… correto isso?

    Esclarece ae por favor! valeu

    • Prezado Evandro. Se o aluno comprovadamente estiver cursando graduação ou pós, ou estiver trabalhando na área daquele conhecimento o conhecimento não “expira” e as dispensas serão válidas, apenas se estiver atuando fora da área e tiver mais de tres anos afastado é que não vai valer, mas cada caso é um caso e dentro do processo isso tudo é analisado por uma equipe de professores que podem dispenas integralmente ou não. Fica na paz.

  29. Olá, assim que eu conseguir dispensar algumas disciplinas eu poderei “puxar” outras disciplinas para adiantar meu curso. Isso é decisivo para mim, pois acabei de fazer minha matrícula na UFRJ e já estudei 5 períodos em outra universidade e não me conformo em ter que ficar mais quatro anos para concluir meu curso.

  30. Tenho uma aluna que fez Biologia e hoje cursa Quimica.Ela quer ser dispensada de parte do estagio obrigatorio.Tem lei que ampara este caso?
    Obrigado
    Marcia

    • Basta ela abrir um processo assim como se abre para dispensa de disciplinas, os documentos serão analisados e a dispensa de RCC pode ser concedida sem problemas, baseado no mesmo princípio da dispensa de disciplinas.

  31. Eu já tive algumas disciplinas dispensadas e queria ter mais algumas…esse período de 3 anos é contado a partir da entrada na graduação ou do período que eu estou?

    • Três anos depois de sair da graduação, pois em curso não é considerado. Depois deste prazo tem que provar que trabalha na área.

      • Ainda não entendi rs. Por exemplo eu sai da uff em 2008 e cancelei algumas disciplinas quando entrei na UFRJ, em 2010. Queria cancelar outras, se usei antes posso usar agora?

      • Prezada Gabriela. Abra o processo e adicione os documentos pois dependerá do tempo de “origen”, quando a disciplina foi “cursada”, não quando ela foi “usada”. O coordenador do curso avaliará cada caso. Boa sorte.

    • Vlw Fabio brigadão pela ajuda e parabéns pela iniciativa.

  32. Boa tarde, por favor Fábio, estou com uma duvida… minha matricula estava trancada, depois de “algumas burocracias” consegui o destrancamento no limite do tempo, dai fui fazer o pedido de inscrição nas matriculas. Fui checar no SIGA agora se tinha conseguido concluir as inscrições e ao lado de cada matéria está escrito “indefinido”. A minha preocupação é que a data é até amanhã, mas por outro lado…

    • eu fiquei pensando que o dia 25 é uma data limite para os alunos enviarem o pedido e depois a secretaria concordaria ou não com a inscrição. É isso ou não vou conseguir fazer?? estou bem preocupada, não posso perder essa inscrição!

      obrigada!

      • Dia 25 é o limite para o “envio dos pedidos”, depois vem a “concordância”, depois vem o CRID. Fique tranquilo .Boa sorte

    • Leia o “Manual da inscrições em disciplina” que foi enviado para você e veja detalhes sobre a “concordância”. A mensagem “indefinido” é porque o coordenador precisa dar uma concordância dos pedidos, senão eles nem concorrem. Dá uma lida detalhada. Boa sorte.

  33. Recebi um e-mail de dispensa de disciplina realizada com sucesso, sendo que entrei com um processo para equivalência de disciplinas, pois sou do currículo antigo e já há um tempo estava cursando a licenciatura juntamente com o bacharelado.
    Fiz, por exemplo, Psicologia da Educação em vez de Psicologia da Educação I e Psicologia da Educação II, mas precisava fazer a equivalência de disciplinas, pois sou do antigo currículo.
    Não entendi por que recebi tal e-mail.
    Por favor, me expliquem esta questão de dispensa de disciplina.
    Faltam apenas 5 matérias para eu concluir todo o curso.
    Detalhe: em minha CRID informa que não me inscrevi em disciplina alguma, o que não é verdade, pois me inscrevi em 5 matérias, sendo que todas estão indefinidas ainda.
    As matérias em que me inscrevi foram:

    Português VIII (última disciplina do bacharelado);
    Educação Brasileira;
    Filosofia da Educação;
    Didática Especial I;
    Didática Especial II.

    • Com relação a dispensa você deve entrar em contato com o emissor, pois o SIGA não emite este tipo de e-mail, alguem “usou o SIGA” para enviar, mas não foi um e-mail “automático”, igual ao que você recebe quando uma nota é lançada. O CRID está em branco pois NINGUÉM ESTÁ “INSCRITO EM NADA AINDA.Você não se “inscreveu”, você apenas realizou um “pedido”, pode ser que consiga a vaga “ou não”, vai depender de quando “bater o martelo” e for gerado o CRID. Ainda não existe CRID e ninguem está inscrito em nada. Leia o manual que enviei por e-mail para os alunos e veja os detalhes. Boa sorte. Fica na paz.

  34. Olá, estou no último ano de Direito, mas transferi para outra faculdade, portanto, essa que estou no momento está exigindo que eu faça novamente três matérias que já cursei nos dois primeiros períodos…é justo eu concordar com isso? Pois isso vai me atrasar demais, ainda se tratando de matérias que nem são tão essenciais. (sociologia, econômia e teoria política)

    • Prezado Flávio. Pode acontecer da disciplina ter “o mesmo nome”, porém a carga horária e o conteúdo são diferentes, por isso é que é feita uma avaliação das ementas para comparar “o conteúdo” da disciplina e muitas vezes é necessário cursar “de novo”, mas na verdade verá um conteúdo distinto pois ficou constatado que o que tinha cursado antes não é a mesma coisa na instituição, apesar de ter o mesmo nome. Fica na paz.

  35. Acabei de fazer minha matrícula na UFRJ e fiz a inscrição nas matérias do 1º período. Das 6 matérias pedi dispensa em 4. Até sair o resultado necessário que eu assista as aulas dessas 4 matérias?? Vou levar falta se não assistir? Posso puxar mais 2 disciplinas do outro período que não possuem requisitos?

    • Se pediu dispensa numa disciplina por que está inscrito nela? Converse com seu coordenador para ter uma “prévia” do que será aprovado no seu pedido de dispensa e se inscreva apenas no que estiver fora deste processo. Boa sorte

      • To inscrito porque foi automatico precisava me inscrever pra confirmar a matricula. Eu posso “cancelar” essa inscriçao?

      • Não, pois caracterizará a sua desistencia de vaga, é esse o objetivo?

  36. Olá Fábio,
    Sou caloura de Lic Quimica, entrei por vestibular, porém venho de outra instituição onde fazia Eng Quimica. Fiz a inscrição em disciplinas e apresentei as ementas e o histórico escolar da outra instituição. O Coordenador do curso já iniciou o processo de dispensa e ontem retirou 3 matérias do 1º período e me inscreveu em matérias do 2º e 3º período.
    Verifiquei que nestas matérias aparece no CRID a seguinte mensagem: “Esta informação será apresentada em uma versão posterior do CRID” e na inscrição que o coordenador imprimiu aparece como Situação B (Falta requisito) . Fiquei preocupada com isso e com tudo mais que eu li acima :E se até o fim do período não julgarem o pedido de isenção em disciplinas, como fica a minha situação se foi o coordenador que me inscreveu? Eu perco mesmo assim as notas que eu obtiver na disciplina?
    Grata pela sua ajuda
    Patricia

  37. Ola Fabio, estou com uma duvida tremenda, uma amiga minha cursou fisioterapia, no segundo ano a universidade abriu vagas para estudantes de fisio que tinham interesse em mudar para Medicina, ela contiuou Fisio por causa do valor da mensalidade, e disse que “puxo” creditos para complementar materias semelhantes, alem de puxar outras do curso de medicina, resumindo ela se graduou em Fisioterapia continuou com algumas materia de Medicina, mas nao fez a residencia. Fez curso de acupuntura, trabalhou por 9 anos, e hj ela esta tentando conseguir o diploma de Medicina. Team alguma forma dela conseguir?
    Obrigada

  38. Oi, eu tenho uma dúvida. Estou cursando o curso de L. Matemática, porém pretendo mudar para Ciencias Contábeis e esse ano vou realizar o vestibular para entrar no primeiro semestre do ano que vem.
    Gostaria de saber se terei um novo DRE, e se a minha matrícula na UFRJ que eu tinha em relação ao curso de matemática será automaticamente encerrada. No caso de eu querer aproveitar algumas disciplinas já cursadas qual o procedimento? E no meu novo boletim do novo curso eu aparecerão todas as disciplinas já cursadas anteriormente, sendo aprovadas ou não?

    Espero a resposta anciosamente. Obrigada desde já.

  39. Olá, sou do curso de História e entrei com um processo de dispensa de disciplinas na minha subdiretoria de graduação (História). Só que não sei como proceder com a dispensa das disciplinas de licenciatura (me falaram que para as disciplinas de educação eu ia ter que pedir dispensa pela faculdade de educação -não entendi), no caso de Historia da UFRJ começa com a grade de bacharelado, e eu fiz alguns periodos em outra instituição as duas juntas bacharelado elicenciatura. Tô perdida…

  40. Transferência de Faculdade – Dispensa de disciplinas?
    Faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pedi transferência para outra faculdade e também a dispensa das disciplinas cursadas durante 1 ano e meio na outra instituição. Só que estão me falando que pelo curso ser novo, eu talvez tenha que esperar até que as disciplinas que ainda não cursei sejam ministradas. Por exemplo, já cursei cerca de 17 disciplinas , e as que ainda não cursei , fazem parte do 2º ano do curso. Assim eu teria que esperar cerca de 1 ano para continuar meu curso nesta outra instituição. Ficaria 1 ano parado esperando as disciplinas, isso existe mesmo ????? Tô na pilha agora porque já to cursando 2 disciplinas que cursei no início do curso. Alguém me ajuda aí pra saber o que posso fazer pra não ficar no prejuízo !!!

  41. posso eliminar cadeiras em direito,tendo licenciatura em letras?

  42. olá eu faço licenciatura em fisica na rural se eu fizer vestibular e passar pra ufrj as materias de fisica serão cortadas ? mesmo sendo licenciatura ?

  43. ola terminei o curso de gestao ambiental, e pretendo fazer engenharia ambiental e gostaria de saber se posso reaproveitar as materias do curso pra adiantar na area de engenharia ambiental?

  44. Olá Fábio!
    Gostaria, se for possível tirar minha dúvida. Sou Bacharel em Direito, porém, necessito fazer uma licenciatura para aumentar meu nível por ser professora efetiva municipal de 2º grau. Contudo, gostaria aproveitar as matérias correlacionadas com a grade de Direito. Nesse caso, isso seria possível? sendo possível, qual a matéria de Licenciatura que poderia cursar e aproveitar bem a grade do curso de Direito, pois, preciso concluí-la com a mais brevidade, para que possa ser enquadrada no nível de 3º grau.

    Ou seria possível, o fato de ter a graduação em Direito, fazer uma pós-graduação em matérias de Licenciatura, bem como aproveitando matérias da grade de Direito ou não, mas que me possibilite em poder ao término dessa pós-graduação, poder aumentar meu nível na função de professora. Portanto, quais as reais possibilidades para que possa acelerar esse porcedimento?

    Grata,
    Maria da Conceição

  45. O

  46. Olá Fábio, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site, que por sinal é bastante esclarecedor!
    Bom, tenho uma dúvida bastante pertinente em relação ao aproveitamento de disciplinas. Cursei educação fisica em uma universidade federal e tranquei o curso. Após algum tempo mudei para outro estado e ingressei em uma faculdade privada. Gostaria de saber se há como aproveitar uma disciplina(fisiologia) de 80h(da federal) para a mesma de 100h da minha atual faculdade.
    Grata!

  47. oi, gostaria de saber, se uma materia reprovada por media em uma instituiçâo com media 6, e a media dessa materia 5,6 transferir para outra instituiçao com media 5, essa materia e aceita mesmo reprovada por media?.

  48. estudei 3 anos na unip e pedi trasferencia para unitalo brasileira , em meu historico escolar tenho materia a saude da criança e adolescente, aprovada sou obrigada cursar esta materia novamente…….., minha media final foi 5.2, e a media da faculdade atual e 6 mesmo assim tenho que cursar novamente , pois eu acho que aprovado vale para qualquer outra instituiçao , por favor mim ajude …………..brigado,

    • Prezada Iolanda, desculpe a demora. Não necessariamente as disciplinas por terem o mesmo nome significa que são equivalentes pois para o caso de “dispensa” o que é avaliado é a ementa, carga horária e conteúdo de uma forma geral. Sendo assim você deve abrir um pedido de dispensa e anexar seu histórico com a aprovação e o mais importante que é a ementa disciplina, o documento que efetivamente será avaliado para comparar o conteúdo estudado na instituição anterior com o conteúdo pedido, caso seja equivalente você será dispensada, caso contrário vai ter que cursar novamente a disciplina ou outra como complemento dependendo do caso.

      • como faço para abrir este pedido de dispensa , onde , por favor mim oriente .brigadooooooooooooooooooooooooooo. fica com deus ok .

  49. por favor , não posso olhar para cara da professora arrogante , e semore mim deixa em dp , sou obrigada a cursar a mesma materia sim ou não ou posso recorrer……….e mim livrar dela .

  50. oi , fábio tudo bem com vc , minha dúvida é estudei na unip 3ano transferir para italo brasileira , no meu histoŕico escolar tenho materia aprovada de saude da criança , tenho que fazer novamente esta matéria por causa das hora ….
    bjssssssssss, tenho urgéncia desta resposta ok , brigada.

    • fabio tenho ou não tenho que cursa esta matéria já cursada em outra estituição e no historico vem com ap de aprovada estou muita estressada , com isso ., brigado ……..

  51. Ólá , eu gostaria de saber se a UFRJ aceita cortar matérias de outra instituição privada , suponha que eu consiga entrar pelo enem em engenharia por exemplo , sendo que eu faço a mesma em uma institituição privada , poderei cortar ? ou terei de fazer do início?

  52. quem é licenciado em engenharia e deseja cursar arquitetura pode dar baixa em alguma disciplinas?

    • Prezado Leandro. Voce pode abrir um processo e adicionar seu histórico e as ementas de disciplinas, então uma equipe de professores vai analisar o que pode ser dispensado. Fica na paz.

  53. Sim Iolanda já respondi, é que na grave o volume de perguntas aumentou muito. Fica na paz.

    • sim ou não tenho ou não que cursar esta dp , meu estou sendo muta prejudicada por causa desta materia ………………….

  54. Oi…eu cursei TODAS as matérias do curso de direito da PUC goias mas nao vou pedir pra colar grau pois quero tentar o Enem pra entrar na UFRJ pois acho que pode me abrir oportunidades profissionais!
    caso eu consiga passar no enem e pedir aproveitamento das matérias cursadas eu consigo aproveitar os 75% passíveis de aproveitamento?
    se eu entrar ano que vem…quando devo conseguir me formar?
    um abraço

  55. ola amigo , fiz 3 periodos de engenharia porem tranquei a faculdade , posso iniciar um novo curso em outra faculdade e pedir dispensa de disciplinas ?

  56. se eu mudar de faculdade e nao gostar posso retornar a mesma faculdade e aproveitar as matérias mesmo desistindo do curso na de origem ?

  57. Cursei o 1º semestre de Eng Elétrica em 2012.1 na UFRJ e agora passei no vestibular em Eng Civil para 2012.2 também na UFRJ.
    Dos 23 créditos que eu cursei na Eng elétrica,vi que 22 são idênticos aos da Eng civil(de 8 matérias,7 são iguais).
    Como eu devo proceder?
    Peço a dispensa quando for realizar minha matrícula?
    Conseguirei a dispensa de todas as matérias e as inscrições nas matérias do 2º período?
    No sistema eu estarei cursando o 1° ou o 2° periodo?

    Grato,

    Gabriel Kingma

  58. Olá amigo,

    Cursei 5 períodos de Engenharia Mecânica e agora estou na Produção por meio de novo vestibular. Consegui dispensa em uma séries de disciplinas, então me formo em cerca de 3 anos ( 6° período). Porém, existe um mínimo de semestres a serem cursados para o aluno se formar (no meu caso, 8). É correto essa regra se aplicar aos alunos que obtiveram dispensa de disciplinas? Não vejo sentido nenhum em deixar o aluno ocioso por um ano inteiro, segurando a sua formatura! Há algo que eu possa fazer?
    Muito obrigada!

    Hellen.

  59. Boa tarde. Tranquei o curso de Licenciatura em História no 1° semestre de 2012, conclui o 4° semestre. Se eu quiser retornar o mesmo curso, qual o prazo para que as matérias que já cursei tenham validade, para que possam ser eliminadas em outra faculdade? Grata Fernanda

  60. Eu estava cursando Engenharia numa UF e através de transferência interna eu consegui mudar meu curso e pedi dispensa de disciplina. No meu Sig@ vai estar constando como DISPENSADO ou com minha nota? lembrando que eu transferi internamente. Obrigado.

  61. Olá, Pretendo cursar Ciências Matemáticas e da Terra na UFRJ! Depois do ciclo básico consigo transferir pra Geologia? Obrigada

  62. Ola,

    Cursei boa parte do ciclo basico de engenharia mecanica na UFRJ entrando em 2001. Tenho nota para passar neste vestibular 2013 para a modalidade “Ciclo basico”, e gostaria de saber se seria possivel aproveitar 75% dos creditos.

    De antemão agradeço,
    Marcelo

  63. Olá. Fiquei surpresa ao ver que existe uma pessoa tão dedicada a ajudar os estudantes e vi em voce uma luz, já que nao estou conseguindo ajuda em lugar algum. Então, eu sempre tive o sonho de cursar engenharia civil. Fiz matrícula em uma unversidade particular para o cursar o tão sonhado curso. Porém, saiu o resultado do Sisu e percebi que passei para engenharia cartografica e agrimensura na UFU, Universidade Federal de Uberlandia. Não sei como funciona transferencia interna, se é com prova ou como é. Gostaria muito da sua ajuda para saber se devo começar direto com o curso que quero em uma universidade particular ou se devo ir para essa federal e dps tentar transferir. Desde já agradeço

  64. Olá .Sou formado em fisioterapia,faço materia isolada de medicina a um ano e meio praticamente já concluir o segundo periodo.A pergunta é.Eu fazendo a prova obtenção de novo titulo e passando; em outra instituição, a grade coincidindo; eu ainda tenho que pagar 980,00 por materia para fazer o texte de suficiencia.? Isto eu acho um absurdo pois já fiz prova pra entrar, ainda tenho que pagar o valor real da materia pra ser a dispensada? Hora; acho que a faseh está desmerecendo as outras instituições que são fiscalizadas iguais a ela pelo Mec.Então não adianta fazer prova de obtenção de novo titulo;é só esquecer a primeira graduação,e começar tudo de novo.Se eu quero dispensa do primeiro periodo,tenho que pagar a mensalidade do primeiro periodo.É certo? Fui lá pra fazer a matricula e desisti;Isto é pegar dinheiro dos outros ou estou errada? Por favor me diz o se está certo.Muito obrigado.Fatima

  65. Fabio boa tarde!Pelo amor de Deus estou precisando urgente de sua resposta.Vc é uma pessoa iluminada por Deus para nos ajudar.Faz tempo que fico revirando a internet de cima pra baixo para achar uma resposta pro meu caso.muito obrigado Fatima ah! escrevi pra vc ontem

  66. Oi Fabio! Cursei engenharia metalúrgica em 2010-2011 e mudei de curso para outro centro (IFCS) em 2012/1, mas sem aproveitamento de disciplina alguma pois tranquei e abandonei os dois periodos de 2012 por nao ter gostado do curso. Agora passei no vestibular para engenharia ambiental. Meu historico inteiro, CR e DRE serão reaproveitados automaticamente? Pq quando eu mudei de curso pra outro centro totalmente diferente lembro que levei todas as reprovações, aprovações, DRE e CR, o que achei um absurdo. E agora com uma engenharia cursada há mais de 1 ano atrás, como será? Abraçoss e obrigado! Milton

  67. Oi Boa tarde, estou com uma Dúvida cruel. Terminei a faculdade, porem ficou somente um DP, agora vou temque cursar o semestre para fazer essa DP…gostaria de saber se é possível eu apenas fazer uma prova de conhecimento para esta prova…

    Grato

  68. EU QUERIA SABER SE EU FAZER ADMINISTRAÇÃO DA PARA APROVEITAR AS MATERIAS EM DIREITO?

  69. Olá, adorei o seu site!
    Tenho uma duvida,gostaria de sua ajuda. Fazia faculdade no estado da Bahia e cursei até o 5º semestre iniciei meu curso em 2006.2 e cursei até 2010.2, troquei de estado agora moro em Brasilia e só agora estou retornando para o meu curso. Por quanto tempo posso aproveitar as materias que já cursei sem perder?
    Fiz vestibular novamente e pedir para aproveitar as materias.
    Obrigada!

  70. Olá, Fábio, minha dúvida é a seguinte: Abandonei o curso de matemática, no ccmn, em 2012. Reprovei 2 matérias que não tranquei. Agora, em 2013, passei pra engenharia mecanica, no ct. Queria saber se me cr vai zerar ou se carregarei tais reprovações. Desde já, obrigado, cara.

  71. Fabio, boa noite.
    Minha dúvida é: Estou cursando o primeiro período de Eng Mecânica na Gama Filho, pois não queria “perder tempo” mas gostaria de fazer prova para UFRJ este ano. Será que poderei aproveitar as matérias cursadas na Gama, na UFRJ?

    Obrigada!!!

  72. Olá faço duas faculdades e cursos distintos, uma é relações públicas e a outra administração, porém tem materias que são parecidas, so que curso os dois cursos e queria saber se posso pedir dispensa de uma materia mesmo que ainda esteja cursando a outra faculdade? a materia é economia.

  73. Olá! É possivel pedir despensa de disciplina quando o curso atualiza o curriculo e você entra no velho curriculo(grade)?

    Obrigada desde já!

  74. Boa tarde. Entrei no seu blog meio que por acaso e te peco o favor de me orientar como devo proceder. Seguinte,me graduei em fisioterspia em 1982. Sera que posso ser dispensada de algumas disciplinas caso eu faca um vestibular para medicina ? Eu sou de Salvador- Bahia. Gosto muito de ser fisioterapeuta,mas acredito que me realizaria muito ser medica tambem.
    Muito grata.
    Patricia Reis

  75. Olá Boa noite!

    Gostaria de saber o seguinte: Eu tenho Licenciatura em História, Bacharelado em Filosofia e Bacharelado em Administração, desta forma eu poderia solicitar dispensa de disciplinas do Bacharelado em Relações Internacionais utilizando as três formações?

  76. Oi boa tarde!

    Fiz o enem e estou aguardando o sisu 2013.2. Gostaria de saber se eu vindo da Universidade Gama Filho e pedindo dispensa de disciplinas (pois estou no 7ª período de engenharia civil), eu teria muito prejuízo? Eu não queria precisar voltar por 3º período, por exemplo.

    Aguardo ansiosamente sua resposta.
    Obrigada!

  77. Olá!! Preciso de sua ajuda. Faço faculdade de Serviço Social e estou devendo dois semestres, sétimo e oitavo. Pedi o retorno de curso, foi aceito mas estou matriculada no primeiro semestre, A informação que consegui que irei fazer todo o curso novamente. E as disciplinas cursadas, não valem mais? e tudo que paguei? Esse abuso é certo? Estou revoltada.

  78. Boa Noite!

    Tenho a graduação de engenheiro elétrico e sou pós-graduado em engenharia de segurança.

    Me escrevi para fazer engenharia civil. Tem aproveitamento das matérias da pós-graduação?
    Estou com 4 matérias referente a eng. de segurança para cursar na eng. civil agora.

    • Oi Evandro!
      Você descobriu se matérias de pós-graduação podem eliminar similares da graduação?
      Grato!
      Fábio Martins

  79. Olá,em primeiro lugar sou muito fã do seu blog é muito legal pessoas que disponibilizam em ajudar o próximo. Tenho algumas duvidas, eu era aluna da Furg (Eng. bioquímica) venho de uma transferência ex-officio para UFRJ (Eng. de bioprocessos). Fiz a matricula no segundo semestre de 2013, queria saber se posso trancar esse semestre e tentar mudança de curso no final do ano; se conta os créditos adquiridos na Furg para o trancamento de semestre e também para a mudança de curso, já que para trancar precisam de no minimo 12 créditos e mudança de curso no minimo 16 créditos, sendo que eu estou com processo em aberto para dispensa de disciplinas.

  80. Olá, Fábio, minha dúvida é a seguinte: Abandonei o curso de matemática 2009, e hoje faço engenharia de computação posso pedir dispensa de algumas disciplina já cursadas quando fazia matemática.

  81. estou cursando uma disciplina, que ja cursei em outro curso com a mesma carga horaria, mas agora eu não estou gostando, caso eu desista da mesma eu poderei pedir aproveitamento já que a carga horaria exigida e compatível

  82. Olá, Fábio. Eu não sei se ainda responde às perguntas porque não tenho visto as últimas respondidas, mas tomara que sim. Enfim, minha dúvida é se para pedir dispensa de matérias eu tenho que ter saído de uma outra faculdade pública e estar indo para a UFRJ ou eu posso dispensar matérias mesmo tendo iniciado o curso numa faculdade particular para terminá-lo na UFRJ?

  83. Boa tarde!!! Eu sou transferida e fiz a dispensa de algumas disciplinas na faculdade atual. Mas, tiveram algumas que não foram utilizadas na minha grade, posso utilizar a carga horária dessas disciplinas como atividade complementar??? Agradecerei se me enviar a resposta por e-mail. Grata!!!

  84. “o conhecimento “expira” três anos depois de cursado”. Isso quer dizer que diplomas com mais de 3 anos não são mais válido.

  85. Fiz o pedido de dispensa de disciplinas.O homem disse que levaria duas semanas. A pergunta agora é: COMO saberei que foi aceita? Eles enviam e-mail avisando ou algo assim?

  86. Eu faço engenharia em uma federal, queria trancar por dois anos e me formar numa particular e depois voltar para federal e eliminar as disciplinas feitas na particular! Isso eh possível?

  87. fis faculdade de ciencias bilogicas e agora quero fazer fisioterapia. vou pode pular algumas diciplinas?

  88. Fabio, solicites da faculdade a ementa de minhas disciplicas cursadas, dai eles estao me cobrando 25,00 por disciplina ou 70,00 por semenstre, gostaria de saber se realente eles podem cobrar este valor absurdo..

  89. Oi gente, alguem pode me ajudar….vou fazer transferencia externa e precisarei de 15 ementas, das materias que ja cursei…queria saber se a faculdade tem o direito de pedir que eu pague pelo carimbo das ementas, ou ela tem obrigação de me passar as ementas devidamente carimbadas e sem cobrar. Agradeço!

    • Preciso dessa resposta urgente

  90. Olá, tudo bem?? Vou prestar o vestibular para a UERJ, mas já cursei três períodos de Pedagogia em uma Universidade particular. Tem algum problema, conseguirei fazer as dispensas do que já cursei, se sim, como devo proceder?
    Obrigada!

  91. Olá tudo bem?
    Eu gostaria de saber qual curso eu posso escolher q se aproxime mais de medicina?Qual vai eliminar mais matérias no curso de medicina?
    Aguardo respostas
    Grata

  92. Olá, gostaria de saber se após ter cursado dois anos do curso de Enfermagem e Obstetrícia na UFRJ, teria alguma possibilidade de mudar o curso para medicina(na própria UFRJ), sem precisar fazer o ENEM de novo?

  93. Parabéns pelo blog! Gostaria de saber sobre a obrigação de cursar 12 créditos no primeiro semestre. Pretendo me matricular, pedir dispensa de várias disciplinas (já me informei sobre os detalhes), mas não poderei assistir nenhuma aula no 1º semestre e sei que não posso me matricular e já trancar o curso. Há alguma norma sobre perder a vaga caso reprove em todas as disciplinas que me matricular no 1º semestre? Ou que me obrigue a me matricular em um número mínimo de disciplinas obrigatórias (ou poderia matricular só em eletivas/optativas)? Cliquei no link pra ver um arquivo do blog, mas não está mais disponível, Mais uma vez parabéns!

    • obrigado, mas ja encontrei as respostas nos documentos administrativos da ufrj disponiveis on-line.

  94. Boa noite, Fábio,
    Estou quase graduando mas estou em dúvida se quero continuar. Para que eu faça outro curso na mesma faculdade, tenho que largar o curso que faço atualmente? Caso eu tenha que fazer isso, e me arrependa, é possível fazer vestibular novamente e pedir dispensa de disciplinas que já fiz ou conta como se nunca tivesse feito?

    Muito Obrigada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: