Mudança de Turma é trocar o certo pelo duvidoso

Se Seu nome saiu no CRID, já está com vaga garantida na turma e você pede inventa moda de “mudar de turma”,entenda que se você dentro do período de “alteração” requisitar isso, você está na verdade “abrindo mão” desta vaga e fazendo um novo “pedido” de inscrição, participará de todo crivo novamente, numa nova disputa de vagas filtrada pelo SIGA, caso não consiga vaga na turma você NÃO RETORNA para a turma antiga, sendo assim seu CRID mostrará a mensagem “transferido de turma” para a que você pediu pra sair e somente se aparecer a mensagem da outra turma de mesmo código com “inscrição normal” você teve sucesso, mas se aparece somente a informação da transferência e não aparece a nova turma, “pereceu playboy”, você requisitou transferência, mas não logrou êxito, não ficando nem uma nem na outra, abrindo sua vaga para outro aluno. E ainda ganha um Há do Serginho Malandro.

Published in: on dezembro 15, 2010 at 7:58 pm  Comments (30)  

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2010/12/15/mudanca-de-turma-e-trocar-o-certo-pelo-duvidoso/trackback/

RSS feed for comments on this post.

30 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] Mudança de Turma é trocar o certo pelo duvidoso […]

    • Curso Direito no turno integral e eu estou querendo mudar para o noturno. Se eu não conseguisse a vaga no noturno teria que esperar um semestre inteiro pra tentar conseguir uma vaga novamente?

  2. Mas , por exemplo… cursarei bio-noite, tem como eu pedir transferencia pra manhã, ou puxar as matérias pra manhã, algo desse gênero?

    • Prezada Gabs. Os alunos podem “pedir” uma inscrição em qualquer curso/turno cuja turma não seja restrita, lembre-se do mantra “pedido não é inscrição”, deve-se entender que você não terá “prioridade”, se empatar com um aluno daquele curso para o qual está sendo oferecida aturma a vaga é dele, mas não significa que não pode conseguir vaga, apenas não terá prioridade. Fica na paz.

  3. Fui remanejada do 2ºpara o 1º semestre em medicina no fundão.Nova pré-matricula dia 092.Quero saber e a data para escolher as disciplinas.
    Espero resposta ansiosa,pois sou de fora e tenho que ficar viajando.
    Obrigada
    Su

    • Não sei se ainda é assim, mas no primeiro período da pessoa na faculdade ela não escolhe disciplinas, a grade já vem pronta.

  4. Quando o período de alteração começa, os mesmos critérios de prioridade do período de pedido ainda valem? Eu ouvi dizer que, para o período de alteração, vale quem fizer o pedido de vaga primeiro. Outra lenda? Obrigada

    • Lenda total não caia nessa, o critério de ordem de chegada NUNCA é usado pelo SIGA, pode dormir em paz. A única coisa que muda na alteração é que se em determinada turma que você não consegui vaga no período de pedido, caso envie um pedido para turma de mesmo código você tem prioridade por já ter perdido uma vaga, só isso que muda, a ordem de chegada é lenda. Fica na paz.

      • Quem já está aprovado para uma vaga após o período de inscrição pode perde-la no período de alteração para alguém que possui uma determinada prioridade sobre o primeiro?

      • Não. Depois do período de “pedido” é gerado o primeiro CRID e no período de “alteração” os alunos disputam apenas as vagas que porventura ficarem ociosas. Boa sorte. Fica na paz.

  5. Quando termina o período de alteração?
    Obrigada

  6. Não consegui vaga em uma turma no período normal de inscrições, porém o coordenador do curso disse que conseguiria a alocação. Só que sem a inscrição dessa disciplina meus pedidos ficaram com menos de 6 créditos, gostaria de saber se mesmo com menos de 6 créditos a disciplina em que consegui vaga constará no meu CRID com a letra “O” ou não validada essa isncrição e ficarei sem nada no CRID.
    Obrigado!

    • Prezado Diogo. O “menos de 6 créditos” não impede você de “participar” e se for o caso conseguir vaga na turma, mas suas inscrições ficarão “irregulares”, para aquelas disciplinas que saírem no CRID. Você terá que abrir um pedido de “regularização de inscrições irregulares” na sua secretaria. Fica na paz.

      • Olá,

        gostaria de tirar uma dúvida: eu posso cancelar disciplinas no período de alteração? Esss período é realziado no SIGA?
        O que aconteceu foi que eu puxei disciplinas demais e quero cancelar alguns pedidos! Como faço?

        Abraços

      • Na alteração você poderá trancar disciplinas e enviar outros “pedidos” para turmas com vagas ociosas. Fique atento. Boa sorte.

  7. Olá,

    como funciona esse período de alteração de inscrições? É pelo SIGA, via internet?
    O problema foi que eu peguei matérias demais inclusive de outros cursos,além de mudar as obrigatórias e turno. Quero aliviar bagagem e voltar pro meu turno (noite). Será que é possível?

    Abraços!

    • Sim. Dentro do período de alteração você poderá trancar as disciplinas que deseja e inclusive enviar novos “pedidos” para tentar incluir uma disciplinas que esteja ainda com vagas ociosas. Boas sorte. Fica na paz.

  8. Olá, estou com a inscrição normal realizada dentro do período de inscrição, todavia gostaria de me inscrever em outras disciplinas dentro do período de alteração, gostaria de saber se o envio do pedido de alteração ameaça a minha vaga nas turmas em que ja consegui vaga. Além disso, estou aguardando o recebimento de um e-mail para assumir uma vaga devido a aprovação em concurso público, como não há previsão para o recebimento e comonão gostaria de comprometer meu curso, gostaria de saber se caso seja necessário esta situação justificaria a aceitação de um pedido de trancamento fora do prazo caso o telegrama chegasse antes do término do período. Mesmo mediante a tomar posse do cargo conseguiria manter os 6 créditos mínimos pois trancaria as matérias do integral mas conseguiria manter minha matrícula ativa.

    • Prezada Karina. É um motivo bem plausível para você pedir trancamento de disciplinas fora do prazo, acredito que a coordenação vai levar em conta e trancar caso você passe. Dentro da alteração você pode enviar novos “pedidos” e concorrer normalmente para aquelas turmas que ainda possuem vagas ociosas. Boa sorte. Fica na paz.

  9. Olá. Pedi transferência de turma no período de alteração, e na nova turma consta “inscrição normal” ou “A”. Sei que pedido é diferente de inscrição, mas SUPONDO que ninguém mais entre com pedido para essa turma, é garantia que eu consigo a vaga? Se acontecer de mais gente fazer o pedido a ponto de eu perder a vaga, o status muda automaticamente de “A” para “L” de forma que eu veja e desfaça o pedido de transferência, ou só saberei disso quando sair a nova CRID? Desde já, obrigado.

    • Supondo que não seja enviado mais pedidos sim, mas a situação não muda automaticamente pois aquele “A” é uma situação referente ao “dia” em que enviou o pedido, tanto que ele tem uma data ao lado, sendo assim as situações se referem às datas em em que foram enviados os pedidos, e isso não se atualiza em tempo real, deve se observar que tudo é “pedido” e os pedidos se modificam de maneira frenética, somente depois de “bater o martelo” e gerar o CRID é que teremos uma posição “real” e saberemos quem está definitivamente nas turmas. Boa Sorte. Fica na paz.

  10. Bom dia,

    Eu passei no curso de Biofísica no pólo de xerém no semestre passado (2011.2), porém devido a problemas de saúde não pude concluir o semestre, ficando reprovado por falta e média nas disciplinas, neste ano, realizei o vestibular para o curso de Biofísica, mas no Fundão (já tinha essa pretensão desde o início, pois iria me mudar para o Rio). Realizando minha matrícula no campus da Cidade Universitária eu automaticamente levarei comigo as minhas reprovações nas disciplinas do meu primeiro período ou com o novo DRE eu irei zerar o CR, uma vez que não conclui nenhuma disciplina dentro deste curso? Carregando as reprovações eu teria alguma forma que reividicar isso? Ainda, eu cancelando a minha matrícula anterior antes de realizar a confirmação de matrícula no novo curso estaria isento deste procedimento? Aproveito ainda pra perguntar se caso eu cursasse outro curso, diferente de Biofísica, por um período e depois retornasse, através de outro processo seletivo, ao curso de Biofísica eu ficaria isento dessas medidas de permacer com minhas reprovações e, consequentemente, baixo CR.

    Muito obrigado, agradeço desde já!

    🙂

  11. Bom dia,

    Eu passei no curso de Biofísica no pólo de xerém no semestre passado (2011.2), porém devido a problemas de saúde não pude concluir o semestre, ficando reprovado por falta e média nas disciplinas, neste ano, passei para o curso de Biofísica, mas no Fundão (já tinha essa pretensão desde o início, pois iria me mudar para o Rio). Realizando minha matrícula no campus da Cidade Universitária eu automaticamente levarei comigo as minhas reprovações nas disciplinas do meu primeiro período ou com o novo DRE eu irei zerar o CR, uma vez que não conclui nenhuma disciplina dentro deste curso? Carregando as reprovações eu teria alguma forma que reividicar isso? Ainda, eu cancelando a minha matrícula anterior antes de realizar a confirmação de matrícula no novo curso estaria isento deste procedimento? Aproveito ainda pra perguntar se caso eu cursasse outro curso, diferente de Biofísica, por um período e depois retornasse, através de outro processo seletivo, ao curso de Biofísica eu ficaria isento dessas medidas de permacer com minhas reprovações e, consequentemente, baixo CR.

    Muito obrigado, agradeço desde já!

    • Você está enquadrado na Resolução POVOAR 06/2010, que diz que quem fizer vestibular para o mesmo curso ou curso de mesmo centro num intervalo menor que tres anos vai levar todas as aprovaçoes e reprovações. A única maneira de fugir dela é cancelando a matrícula no início do semestre para liberar a vaga e ingressando no semestre posterior. Boa sorte.

  12. Eu sei que ja terminou o periodo de alteração, mas eu posso tentar me inscrever numa turma que ainda tem vaga?

  13. Tem algum post sobre mudança de curso ?

  14. Olá Fábio,
    Estou cursando adm e gostaria de mudar para psicologia, estou no segundo período . O que fazer?
    Grato.

  15. Olá, queria saber se tem possibilidade de transferir todas as matérias de um curso integral(no caso Eng. Civil) para o turno noturno?Já que preciso trabalhar!
    Grata.

  16. Qual dos turnos é melhor, no curso de direito da UFRJ, noturno ou integral ?


Deixe um comentário

