Não tá no CRID, Não tá inscrito! Simples assim…

maxresdefault

Puxou a papeleta, não saiu seu nome?, não apareça aqui na DRE perguntando: “e agora o que faço?”. Entenda que todo semestre é vestibular novamente, isso vai te perseguir sempre, os alunos participam de uma seleção para as melhores turmas e os melhores professores. O período de alteração serve justamente para o aluno observer as turmas em que conseguiu vaga e caso exista vaga ociosa em outra turma menos concorrida, enviar outro “pedido”. Portanto o CRID literalmente é o “resultado” de todos os “pedidos” enviados e quando sua turma não está neste documento é porque você não levou.

IMPORTANTÍSSIMO

De acordo com o Memo Circular nº 057/2009 da PR1, as unidades NÃO poderão mais realizar “Alteração de Grau e Frequência”, a famosa AGF, como instrumento para “inscrever” o aluno. Essa prática irregular consistia na permanência do aluno em sala de aula sem estar regularmente inscrito em disciplinas, sendo sua nota lançada pelo professor através de um formulário entregue à secretaria acadêmica, que executava o lançamento da nota. Para as secretarias a AGF agora está funcionando literalmente como “alteração”, como um instrumento útil para corrigir dados de nota e/ou de frequência lançados erradamente. Isso significa que ela é funcional apenas para alunos que figuram na pauta final do professor.

Essa prática enfim terminou, e a única maneira de o aluno poder ter sua nota lançada é concorrendo regularmente às turmas previstas no SIGA e estando regular na pauta do professor. Caso você não consiga vaga em determinada turma, procure cursar em outra de menor concorrência ou curse no próximo semestre. Não permaneça em sala de aula sem estar com a disciplina no CRID, pois, ao final do semestre, não haverá mais mecanismos para executar o lançamento desta nota e a única alternativa será cursar de novo a disciplina, de forma regular.

Published in: on dezembro 15, 2010 at 5:56 pm  Comments (25)  

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2010/12/15/nao-ta-no-crid-nao-ta-inscrito-simples-assim/trackback/

RSS feed for comments on this post.

25 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] Não tá no CRID, Não tá inscrito! Simples assim… […]

    • oi é que fiz a minha escrição em disciplinas e aparece lá no siga situação A e concordado pelo orientador, mas não apareceu nada no CRID. Irá aparacer algo no meu CRID depois quando começar as aulas??

      • Prezado Diego. Concordância não tem nada a ver com vaga. Pedido concordado significa somente que ele vai “participar” da seleção e o resultado final só sai quando o CRID é gerado. Leia e baixe o “manual da Inscrição em disciplinas ” e tire todas as suas dúvidas. Fica na paz.

      • Olá, Fabrício, sei que tanto a postagem quanto a resposta ao Diego são antigas, mas estou na mesma que ele e creio que você não se atinou a um detalhe qundo respondeu a ele: além de “concordado” também aparece “A = inscrição normal”, o concordado em si não garante vaga, mas o casamento destas duas condições deveria garantir, não? No meu caso são duas disciplinas, em ambas eu tinha sido chutado das vagas destinadas à licenciatura por “lotação esgotada” e alterei durante o período a isto destinado para as vagas ociosas do bacharelado. A solicitação foi concordada para ambos os pedidos durante o processo, não houve superlotação até o fim do período de alteração (numa das disciplinas há 4 inscritos para 5 vagas e na outra há 5 para 5), não há qualquer outro impedimento (requisitos, disciplina cursada, excesso de disciplinas fora do curso, et cetera…). Neste caso pode ser um atraso do sistema que vá se resolver automaticamente? Considerando o exposto há possibilidade de argumentação junto à secretaria do curso ou outro órgão ou mesmo no caso de uma disciplina cuja inscrição foi concordada e na qual havia vaga sobrando ao final do processo a situação é irreversível?

      • Ahh, esqueci uma coisa, em ambos os casos a disciplina era exatamente a mesma: mesmo horário, mesmo professor, a única questão é que haviam 5 vagas destinadas ao bacharelado e cinco destinadas à licenciatura.

        Gracias ,)

  2. Mesmo eu puxando as materias no meu curso, nao e garantido que consiga uma cadeira na turma?
    Obrigado

    • Sim Rodigo, pois os critérios “fixos” do SIGA são a turma e o período para o qual aquela disciplina é oferecida, mas o próximo critério na maioria das vezes é o CR e os “melhores” horários e professores são disputados no tapa através dos CR’s, é isso mesmo, o vestibular não acaba nunca, todo semestre é uma disputa, as turmas são oferecidas em diferentes horários e os melhores são disputados pelo mérito. Fica na paz.

  3. Olá Fábio. Tudo bem?
    Você teria o link com o texto completo desse Memorando nº 057/2009 da PR1? Tentei encontrá-lo pelo google mas não consegui. Obrigado!

    • Prezado Paulo. Dei uma atualizada no post e coloquei um link para baixar o Memorando. Dá um pulinho lá de novo que já vai estar liberado a cesso. Fica na paz.

  4. Oi, Fábio! Estou com a seguinte dúvida: li o memo 57/09 sobre o fim da AGF e lá fala que a DRE disponibilizaria formulário novo para exclusão/inclusao de disciplina fora do prazo. Você sabe onde posso encontrar tal documento? Sou servidora e se puder enviá-lo para mim, caso tenha acesso ao arquivo, ficaria muitíssimo agradecida! Obrigada, Letícia.

    • Prezada Letícia. O formulário é o de AGF padrão. Enviei para você um e-mail com todos os formulário padrão. O problema é qua as unidades estavam “criando” formulários genéricos, então o objetivo é padronizar. No entanto rolou por aqui um papo de “reformulação dos formulários” assim que tiver uma posição eu comunico. Fica na paz.

      • Obrigada, Fábio!

  5. Olá! tenho uma pergunta !
    Bom, eu passei pra UFRuralRJ em 2010 e fiz dois periodos do curso de pedagogia. Tentei fazer transferencia pra UFRJ, mas nao abriu . Por isso fiz vestibular de novo e passei. Chegando na UFRJ, pedi equivalência de disciplinas e consegui em todas. Sendo assim, como eu estava no “primeiro periodo”, quem fez minhas inscrições nas disciplinas do terceiro período da pedagogia foi o pessoal da coordenação do meu curso. Escolhi minhas obrigatórias e uma eletiva. Porém, uma das obrigatorias no SIGA nao estava aparecendo e eu nao estava na pauta da professora. Fui até a coordenação e eles disseram que era assim mesmo e depois meu nome ia aparecer. Frequentei as aulas, fiz as avaliações e antes do final do período falei com a coordenadora, que me disse que meu nome ou apareceria na pauta final ou eu teria que entrar com um processo para recuperar a minha nota. No meu caso, que foi a coordenação quem fez minha inscrição, tem como eu recuperar mesmo essa nota ou eu vou ter que fazer novamente essa disciplina?? Obrigada !

    • Prezada Lorelay. No seu caso como foi a coordenação que cuidou da sua inscrição provavelmente se ela “caiu” da pauta é porque estava irregular e neste caso abra o processo de pedido de lançamento da sua nota que a coordenação vai cuidar do lançamento via “papel” pois uma vez que não foi lançamento pelo sistema somente desta maneira. Fica na paz.

  6. OI, em algumas materias do meu CRID aparece assim ” previsão pendente ” o que significa ?

    • Prezada Aline. A informação “previsão pendente” não é culpa do aluno, trata-se de um problema na previsão de turmas que a secretaria terá que resolver, a turma no sistema pode estar sem professor cadastrado, ou o horário está colidindo com outra turma ou outra pendência que independe do aluno. Não se preocupe pois estas pendencias são resolvidas até o final do semestre. Fica na paz.

      • Valeu Fabio 🙂

  7. Olá.
    Tive um problema com a incrição em um disciplina este semestre e gostaria de saber se ainda teria como resolvê-lo. Este semestre foram criadas turmas especiais na minha faculdade para os reprovados e desperiodizados. Os alunos nessa situação não conseguem se inscrever em qualquer disciplina de um determinado código que tenha uma turma LES (especial), além da própria. Foi o que aconteceu comigo. A princípio me inscrevi em turmas que seriam da minha habilitação e consegui alocação, mas depois tive meu pedido discordado. Me transferi então para as turmas especiais, com o incoveniente de elas abrangirem todas as habilitações e serem num horário só. E aí eu tive que alterar toda a grade pra não ficar com horário sobresposto. Eu realmente precisava cursar uma matéria e acabei que me inscrevendo numa turma já lotada, mas num horário que eu tinha disponível e com apenas 2 inscritos a mais, confiante que eu entraria na pauta na segunda CRID. É muito raro não incluírem 2, 3 alunos a mais numa turma. Só que aí o sistema fechou e estou fora da turma. Falei com a chefe da Seção de Ensino e ela me disse que não poderia fazer nada, que o sistema estava fechado pra ela também. Não tem nada que eu possa fazer já que o problema foi a sobreposição de horários e a obrigatoriedade de eu cursar algumas matérias em turmas especiais?
    Obrigada.

    • Prezada Paula. Infelizmente sobreposições de horário não tem como serem resolvidas pois literalmente o que está no SIGA (nem sempre, mas na maioria das vezes) é realmente o horário da turma e os coordenadores não autorizam este tipo de jogada, sendo assim você vai ter que optar senão no final do semestre vai ficar sem as duas notas pois as duas ou mais que estão em colisão vão cair da pauta juntas e o professor não conseguirá lançar sua nota. Fica na paz.

  8. Olá. Acho que meu problema não tem muito a ver com o tema, mas vou tirar dúvida assim mesmo.
    Eu vim de transferência externa, então estou cursando matérias de dois períodos, já que consegui dispensa de algumas.
    O problema é que a matéria do primeiro período tem sobreposição com uma do segundo período em 50% da carga horária semanal da disciplina. Porém, a disciplina do primeiro período começa apenas no meio do período, ou seja, já cursei 50% da disciplina do segundo período, oq totaliza 25% de sobreposição na carga horária total. Ainda não tive resposta sobre meu pedido de sobreposição, mas queria saber o que você acha que acontecerá.

    • Prezada Julia. Não tem como especular pois essa análise vai analisar outros fatores além da ementa das disciplinas, como por exemplo carga horária, vai ter que esperar mesmo. Fica na paz.

  9. .apos alterar minha senha e confirmar o email ,não conseguir acessar o siga.meu cpf e minha senha aparecem como invalidos.o que eu devo fazer?

  10. Previsão pendente no CRID, meu nome nao esta na pauta do professor, o que eu faço?

  11. Olá Fábio, estou com um problema bastante particular na UFRJ e sou caloura, encontrei seu blog e gostaria de saber se você pode me responder algumas perguntas via-email. Meu email é talitatcarmo@gmail.com, se você puder entrar em contanto, eu agradeço demais.

    Obrigada, Talita.

  12. Me tirem uma duvida, mesmo depois de ter entrado na ufrj, eu tenho que fazer vestibular todo ano?


Deixe um comentário

