Não SIGA mais para o inferno. Encontre a luz.Desvendando o SIGA.

Já deu para perceber que somos funcionários públicos, mas não obedecemos o perfil emblemático da classe, fazemos parte de uma nova geração que em vez de te dar um fora do outro lado do vidro, busca ajudar e mostrar o caminho das pedras, porque devido a nossa cara de aluno, somos de vez em quando confundidos e quase indo para os campos de concentração, temos sempre que mostrar nossa carteira de funcionário e fazer o sinal “Hi Hitler” para sermos levados a sério, então sabemos exatamente o que vocês passam . Somos agentes duplos, funcionários/alunos, sabemos exatamente como são os dois lados da moeda, estamos tentamos conciliar nossas graduações com nosso emprego e não medimos esforços para tentar melhorar nossa universidade, afinal, as esferas discentes, docentes e administrativas tem que estar em equilíbrio, senão essa parte burocrática vai levar muita gente para a quimioterapia daqui a um tempo.

Mas o assunto da pauta é o SIGA, sabemos que o sistema deixa muito a desejar, mas não podemos declarar isso abertamente por questão de ética, porém, podemos ensinar os detalhes de seu funcionamento para minimizar os seus efeitos. Entendemos que é um sistema relativamente novo nascido em 2001 (é uma criança ainda), mas está em constante evolução (com passos lentos, mas tá andando). O principal impecilho na melhora do SIGA é na verdade, a desvalorização dos profissionais programadores, tinhamos uma grande equipe estúpidamente qualificada, mas todo mundo meteu o pé, porque o UFRJ paga mal e todo mundo embarcou num concurso melhor.

Sendo assim pedimos aos alunos (estamos incluídos nessa também) paciência , pois as unidades também estão se adaptando, ainda existem muitos funcionários que estão “aversos a tecnologia” estavam acostumados com um sistema antigo e a adaptação está sendo difícil. Temos muitos casos até de docentes que também pensam desta maneira e querem lançar notas no papel ignorando os computadores, acham que é possível organizar a universidade com máquina de escrever e papel ofício, então não entendem e não querem entender como “o novo” funciona, pois falta pouco para a aposentadoria. Na verdade estamos fazendo história e vendo como o conhecimento aumenta rapidamente, há apenas 10 anos é que o celular estava começando a se tornar popular e eu tinha o windows 98 instalado no computador.

Sendo assim precisamos juntos escrever parte desta história e participar desse momento onde estamos criando a nova face da universidade, em todas as esferas.

Sim gafanhotos,SIGAm a luz, com muita paciência , estaremos aqui como snipers dando cobertura . “Um tiro, um acerto”.

FÁBIO MÁRCIO MIRANDA
Assistente em Administração
Divisão de Registro de Estudantes

Published in: on dezembro 17, 2010 at 6:23 pm  Comments (92)  

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2010/12/17/nao-siga-mais-para-o-inferno-encontre-a-luz/trackback/

RSS feed for comments on this post.

92 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Para sua felicidade não tenho perguntas malcriadas. Só queria mesmo parabenizar pelo blog!!!

    • Prezada Tatiane. Obrigado e peço que nos ajude a criar este espaço para que possamos deixar nossa vida universidade mais amena e confortável. Precisamos de sugestões sobre tópicos e assuntos que os alunos mais desejam esclarecimentos. Fica na paz.

  2. Certo, para fazer jus à minha condição de caloura, vou fazer uma pergunta tosca e idiota: o que é SIGA??? Ainda não entendi do que se trata.

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    • Prezada Amanda. O SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) faz parte de uma intranet da UFRJ, um “site” onde você pode ver seu boletim, tirar declaração, atualizar seus dados pessoais e o mais importante que é enviar seus pedidos de inscrições em disciplinas a partir do segundo período. Para os calouros vocês só terão acesso depois que passarem todas as reclassificações aí estarãoi mplantados no sistema e poderão acessar pela primeira vez. Fica na paz.

  3. Quando abrirá a matricula para os veteranos?

    • As Inscrições em disciplinas no SIGA já começaram para os curso de Medicina, fisioterapia, Fono e Ter. Ocupacional. De 10 a 30 de janeiro e as inscrições em disciplinas para os demais cursos da UFRJ vão do dia 01 a 20 de fevereiro , mas lembre-se do mantra “pedido não é inscrição”. Fica na paz.

  4. Gostaria de parabenizá-los pelo site, está bem esclarecedor. Porém, também gostaria de esclarecer uma dúvida.Passei para o segundo semestre de 2011, e ao me cadastrar no SIGA, não recebo e-mail de confirmação. Ele demora mesmo pra chegar? Tentei ontem e hoje de novo, mas não deu em nada. Como proceder? Obrigado

    • Prezado Lívio. Você ainda não está “implantado” como aluno, só será um aluno efetivo quando se inscrever nas disciplinas na data e local que seu cartão de pre matrícula pede, você ainda está passivo até de perder a vaga. Fique atento. Fica na paz.

  5. Estou aqui para parebenizar pelo blog, está ajudando muito. Sou calouro, então já peço desculpas se a pergunta for idiota, mas é que no dia da minha pré-matrícula recebi um papel dizendo que eu deveria entra no SIGA entre os dias 1 e 28 de feveriro para atualizar informações, porém também fui informado de que tenho que esperar as reclassificaões acabrem para estar registardo no site. Mas, pelo andar da carruagem, acho que elas não terão acabado até a data limite.Dessa forma gostaria de saber o que vale, entro no SIGA antes do limite ou espero a reclassificação acabar?
    Obrigado, continue com o bom trabalho no blog.

    • Você deve entrar no SIGA para atualizar seus dados pessoais (NÃO É PARA INSCRIÇÕES EM DISCIPLINAS, DEIXO CLARO), mas este procedimento é para garantir que sua carteirinha saia corretamente. Isso vai depender da data que for implantado, sendo assim independente da data este tipo de procedimento só terá efeito prático depois que as aulas começarem em Março. Não se preocupe.Fica na paz.

      • Valeu, muito obrigado mesmo, cara, já tava mó preocupado aqui, ahahhaha!

  6. Como o Lívio disse aí em cima eu também estou tendo problemas com o cadastro na intranet, segundo o comprovante de pré-matrícula a data seria de 1 a 28 de fevereiro, mas não consegui fazer nada, na página inicial dá uma mensagem de “documento inválido”, digitei meu cpf, meu número DRE como senha, coloquei resposta secreta e nada, devo entrar em contato com algum departamento? Ah se não notou sou calouro…

    • Prezada Carlos. Estou aqui arrancando os cabelos. Leia o tópico de saudação aos calouros na íntegra e vaerá que está bem enfatizado. CALOURO NÃO FAZ INSCRIÇÃO EM DISCIPLINA PELA INTERNET. Você deve se apresentar na data e local específico no seu cartão de pré matricula, e tem mais, se faltar perde a vaga. Fica na paz.

  7. Gostaria de saber como entrar e pegar meu boletim e fazer a minha inscrição? tenho feito até hoje tudo na secretaria do meu curso, ao entrar no siga não consigo chegar ao boletim, faço as outras opções que fique claro.
    Estou no segundo período e vejo que terei que ir de novo na secretaria, comigo o siga não funciona pensei até ser problema no meu computador.
    Agradeço, Heloisa

    • Heloísa tente baixar o Manual da Inscrição em disciplinas , poos ele mostra passo a passo como “logar” no SIGA tela por tela, não tem mistério. Fica na paz.

  8. Calma Fábio não precisa arrancar os cabelos srsrrss…
    Acho que você não entendeu a minha pergunta, eu sei que os calouros não fazem inscrições nas disciplinas pelo SIGA, o que eu quero saber quando eu vou ter acesso ao sistema? Tenho que me apresentar no IFCS dia 5 de julho para fazer as inscrições nas disciplinas, a partir dessa data é que vou ter acesso ao SIGA? É somente isso que quero saber

  9. Fala! Tudo bem? Eu já fiz uma pergunta aqui e agora outra dúvida surge. Eu entrei no SIGA para atualizar os dados e após isso eu recebi umn e-mail, no qual dizia que as inscrições em eletivas iriam do dia 7 ao 13, e a indicação de um site, o qual eu não consigo acessar, apenas aparece a menssagem “Logado no sistema de segurança”. Bom, a dúvida é, calouros já podem escolher eletivas no 1° período? E se sim, como eu faria isso, por onde?
    Brigadão, abraços.

    • Isso varia para cada curso, informe-se direto na sua secretaria,pois isso é uma variante de cada coordenador. Informe-se direto no seu curso. Fica na paz.

  10. Sou estudante de Letras na habilitacao Portugues Literaturas. Queria puxar uma disciplina do primeiro periodo de Russo, Lingua Russa I. Ja fui ate a aba turmas e consegui me inscrever sob o codigo LEO 100. Mas a turma lotou e como nao se trata da minha turma de origem o sistema me expulsou.Tentei repetir o procedimento sem resultados. Gostaria de saber como proceder agora pq sinceramente nao to afim de abrir um processo pra me inscrever em uma disciplina.

    obrigada 😄

    ps.desculpa a falta de acentos, o teclado do pc aqui esta desconfigurado.

    • Você não entendeu… Você não se “inscreveu” em nada, apenas envou um “pedido”, e o sistema não te expulsou de lugar nenhum, pois ainda não existe ninguém em lugar nenhum ainda. Leia o tópico “pedido não é inscrição” e “e-mail’s do SIGA não se referem à inscrições , e sim a pedidos. Isso só vai ser definido no final do semestre.

  11. Calma Fábio não precisa arrancar os cabelos srsrrss…
    Acho que você não entendeu a minha pergunta, eu sei que os calouros não fazem inscrições nas disciplinas pelo SIGA, o que eu quero saber quando eu vou ter acesso ao sistema? Tenho que me apresentar no IFCS dia 5 de julho para fazer as inscrições nas disciplinas, a partir dessa data é que vou ter acesso ao SIGA? É somente isso que quero saber

  12. Eu estou com a mesma dúvida do Carlos Eduardo.
    Não estou conseguindo ter acesso ao sistema. Sempre dá erro na hora que tento entrar com meus dados.
    Sou caloura, e vou me inscrever nas disciplinas dia 05/07. Sei que não posso fazer isso pela internet.
    Mas quero saber quando o acesso vai estar liberado para os alunos do 2º semestre.

    Obrigada.

    • A promessa é que até o dia 28/02 os alunos estejam implantados, vai tentando toda semana pois a implantação é gradativa e com certeza só vai estabilizar depois dos remanejamentos para a equipe não ficar implantando aluno fora do curso correto. Tenha fé.

  13. Olá!
    Comecei a cadastrar meus dados pessoas no SIGA, no entanto não consigo inserir a data de emissão da minha identidade. Como faço isso? Recebi uma mensagem de que essa informação é necessária.
    Agradeço desde já.

    • Prezada Juliana. Este campo é “fechado” para você, não dá para alterar, só na DRE . Muito provavelmente no ato da sua pré matrícula este campo não foi preenchido e você foi implantada sem este dado. Compareça na DRE das 10:00 às 16:00 levando o documento. Fica na paz.

  14. Olá, sou calouro e de acordo com o papel que eu recebi no dia da pré matrícula, teria que me cadastrar no SIGA para conseguir a carteirinha de estudante até o dia 28/02, inclusive, a secretária do meu curso disse que quem precisasse de uma declaração específica também teria que usar o SIGA. No entanto, toda vez que eu tento entrar, seguindo as instruções do site e do papel que recebi, aparece como documento inválido. Gostaria saber se isso ocorreu porque nem todos os alunos foram registrados, se as datas foram mudadas ou se pode ter ocorrido algum problema.
    Muito obrigado

  15. Olá. Estou aqui de novo pra informar que não consegui acessar o sistema siga. Hoje termina o prazo que foi dado para os alunos se cadastrarem no sistema, de acordo com a folha que recebi no dia da matrícula, e eu não consegui ter sucesso no meu cadastramento. O que tenho que fazer agora?
    Vou entrar no 2º semestre, mas como faço?
    Vou ficar sem a carteira? Como posso resolver isso?

    Obrigada.

    • Prezada Viviane. Os alunos do segundo semestre não precisam se preocupar pois provavelmente só serão implantados no meio do ano. Fica na paz.

      • Obrigada, Fábio!

  16. Boa noite, Fábio!
    Dificuldades… Preciso me inscrever para bolsa e não consigo porquê faltam informações no SIGA. Quando tento fazer minha inscrição recebo o informe de que o órgão emissor não consta e que é necessário atualizar no Siga. Quando tento fazer isso não consigo porquê o sistema não me dá opção de alterar/inserir. Estranho, pois, para as outras opções de documentos de identificação, carteira de motorista e etc; o sistema habilita. Estaria tudo certo não fosse o prazo que vai até o próximo dia 27. Você tem alguma possível orientação? Desde já, grata.

    • Prezada Daniela. Este tipo de atualização (dados da identidade) só vindo aqui na DRE mesmo, todos os campos que estão abertos para você podem livremente ser alterados, mas alguns campos só aqui mesmo.Venha na DRE das 10:00 às 16:00. Fica na paz.

  17. Oi! Bem, minha situação é o seguinte: eu troquei a senha do SIGA só que eu não consigo me lembrar qual foi a nova senha. Gostaria de saber se eu posso resolver essa situação sem procurar o DRE…sei lá, tipo naqueles campos “Esqueci minha senha”. Obrigada!

    • Prezada Tainá. Provavelmente você cadastrou uma senha com mais de 10 caracteres, isso anula seu acesso e nesta situação só mesmo vindo a DRE. Fica na paz.

      • Cara esqueci a senha e agora? não têm opção “esqueci a senha”? Ajuda… Por Favor

  18. oi queria saber quando retornan as aulas da eba valeui^^

  19. Olá, então, quando fui fazer a inscrição em disciplinas a mulher que me atendeu mandou eu preencher todos os meus dados, logo, eu preenchi … e na parte que tinha “registro” eu botei o número do meu rg(identidade), pois ela não me informou que era pra por o número do DRE e como cabia o número do meu rg ,eu pensei que fosse para botá-lo … enfim, gostaria de saber como eu faço para pegar o número do meu DRE, pois preciso dele para fazer a inscrição no siga … beijinhos e obrigada!

    • Prezada Thaís. Voce deve procurar sua própria secrataria e se você já tiver sido implantada e inscrita nas disciplinas será possível pesquisar através do seu nome. Fica na paz.

      • Muito obrigada Fabio! Eu fui na secretaria e consegui resolver, beeeeijos e parabéns pelo blog =)

      • Ok Thais. Conto com sua ajuda para divulgar este espaço. Fica na paz.

  20. Olá, sou caloura e nao consigo acessar o siga, aparece como CPF/senha invalidos, no dia em que fui na secretaria do meu curso me falaram que eu podia por aqui mandar meus dados e iam ver se é possivel verificar o que esta acontecendo, queria saber pra quem eu mando esses dados. Grata

    • Ptezada Thaina. Me mande um e-mail em licenciadosemgraduacaoufrj@hotmail.com para que eu possa avaliar seu problema. Mande com o DRE, número da identidade com data da expedção e cpf. Fica na paz.

      • Mandei o e-mail. Obrigada pela atenção.

      • Ok Thaina. Já vou te responder. Fica na paz.

  21. Caro Fábio,
    existe algum projeto ou idéia para transportar o SIGA para a plataforma Android? Seria uma ótima (senão a melhor) adição.
    Além disso, gostaria de reportar/perguntar a razão de não ser possível alterar os dados da Identidade pelo SIGA.
    Explico: não pude adicionar meu Orgão Expedidor nem meu Estado.
    Obrigado, Henrique Dias

    • Não existe esta previsão pois não tá dando para cuidar nem na plataforma antiga quanto mais em uma nova rs. A alteração de dados pessoais fundamentais (como identidade e cpf e outros..) somente pode ser realizada na DRE, mas me manda um e-mail para licenciadosemgraduacaoufrj@hotmail.com com todos estes dados que vou dar uma olhada para ver se dá para alterar, às vezes é só um detalhe que está faltando e acaba travando seu acesso. Fica na paz.

  22. Olá! Gostaria de saber como faço para transformar meu e-mail particular num endereço no domínio @ufrj.br. E também gostaria de saber como eu teria que fazer para acessar o e-mail, já que não encontrei no SIGA nenhum local para fazer o login. Obrigada!

  23. Fábio Márcio,

    Ouvi falar em uma lista de disciplinas equivalentes no SIGA. Ela existe mesmo? Estou procurando ela a um tempo já, mas não encontro! Se ela existir, por favor, onde eu encontro ela?

    Obrigada,

    Flávia

    • Prezada Flávia. Na sua senha de SIGA em cada “grade curricular” existe uma tabela de disciplinas equivalentes que é individual para cada grade. Dê uma olhada nas grades e pesquise. Fica na paz.

  24. Boa tarde!
    Entrei no siga hoje, e vi que meu período atual está como sendo do terceiro, porém eu sou caloura!
    Como eu devo proceder ?
    Ah, na aba de previsão de turmas: minha grade horária, está mostrando somente 2 disciplinas do 1º período, e 2 disciplinas do 2º período, e por acaso são as mesmas. Está certo isso ou devo procurar ajuda? Nesta aba tem que aparecer todas as disciplinas que eu estou cursando no 1º período ?
    Porém, no meu histórico está todas as disciplinas do 1º período!
    Obrigada.

    • Prezada Camila. São dois problemas distintos. O das disciplinas duplicadas você pode procurar a DRE e pedir para corrigir, e o do período incorreto pode ser fruto deste problema anterior, mas o seu coordenador pode acertar na mão para não lhe prejudicar na hora da inscrição em disciplinas. Fica na paz.

  25. OI GENTE, ESQUECI MINHA SENHA O SIGA E NAO CONSEGUI LOCALIZAR UMA OPCAO Q ME HABILITE MUDAR A SENHA. ALGUEM PODE ME AJUDAR? BJS

  26. Ola ! Boa Tarde !
    Sou aluna da faculdade e acabei de cursa o 1º periodo, começarei o 2º agora nesse semestre, porem o SIGA esta dizendo que meu periodo atual é o 3º. Como posso regularizar isso ? Vou ter algum problema na hora de fazer minha inscrição em disciplina ?

  27. Fala Fabio, entao cara, eu peguei uma monitoria e recebi um e-mail para que eu cadastrasse minha conta bancaria no siga.Você. sabe como se faz isto

    • Prezado Caio. No SIGA é só ir em “dados pessoais” e avançar na seta central até o campo conta bancária e cadastrar. Acesse o tópico que fala da carteirinha que verá um passo a passo para entrar na tela de dados. Fica na paz.

  28. Estou com uma dúvida, enviei um pedido para 2 disciplinas que eram a minha turma de origem. Porém o siga me mandou um email dizendo que não consegui vaga na turma. Sei que não é inscrição, e sim pedido, Estou no período recomendado para a disciplina, além de ser a minha turma de origem, e o meu CR é alto. Por que fui expulsa, então?

    • Prezada Aline. Mesmo a prioridade sendo sua temos que analisar que é sua e de mais outras pessoas no mesmo curso e período. Dependendo então da quantidade de vagas que esta turma estiver oferecendo o critério vai pular para CR e se a quantidade de vagas realmente for muito pequena não vai ter jeito. Observe se realmente o SIGA está mostrando seu período correto, se tiver é que os que estão acima de você estão com CR maior. Dá uma olhada e confirma isso. Fica na paz.

      • Ok, entendi, o SIGA está me mostrando o período correto. Mas, tem pessoas que eu conheço que não estão no período recomendado, ou pessoas que estão com o CR menor que conseguiram a vaga. Pode o sistema ter errado?

      • Prezada Aline. A informação não procede, pode ter acontecido somente desta pessoas ainda não terem recebido o e-mail de desalocação, pois vamos lembrar que tudo isso se refere a situação dos “PEDIDOS” e ninguém ainda está inscrito em coisa alguma, a letra “A” que aparece no CRPID não vale de nada, o que vale é o CRID final quando o martelo bater, independente se recebeu e-mail ou não. Fica na paz.

  29. Prezado Fabio, entrei em 2011/2 para engenharia eletrônica e devido a problemas familiares não pude me dedicar ao curso e fiquei zerado em todas as disciplinas do 1º período.
    Consigo acessar o SIGA e me inscrever normalmente nas matérias que reprovei, porém recebo e-mails informando que fui “reclasificado” em todas as turmas.
    Quando me inscrevo para as duas matérias do 2º período que não exigem pré-requisitos, não tenho problemas, porém SÃO APENAS DUAS MATÉRIAS E acredito que se não cursar neste período as matérias que perdi, ficarei cada vez mais travado..
    Continuo insistindo nas matérias do 1º período, ou me inscrevo apenas para matérias do 2 º período onde tenho prioridade?
    Por favor me ajude, estou super confuso, O QUE VC ME SUGERE?
    Um abraço
    Flavio

    • Preado Flavio . Vamos deixar claro que neste exato momento ninguém ainda está inscrito em nada em toda a UFRJ, pois tudo que se está realizando são “pedidos”, os e-mail apenas simulam sua situação atual, mas nada é definitivo ainda. Como você hoje é um aluno do segundo período, as disciplinas voltadas para ele são as que você terá prioridade, as de primeiro você não tem prioridade, mas como existem turmas específicas para calouros e outras para repetentes em alguns cursos é possível conseguir a vaga, pois os calouros são colocados via inscrição direta.Fica na paz.

      • Prezado Fabio, obrigado pela ajuda, porém ainda continuo com duvidas: mesmo que agora apareça a maldita letra L, DEVO DEIXAR O PEDIDO COMO ESTÁ, POIS A FACULDADE É OBRIGADA A ABRIR VAGAS PARA REPENTENTES, OU CORRO O RISCO DE EFETIVAMENTE NÃO CONSEGUIR VAGAS NAS MATÉRIAS QUE REProvei E ASSIM FICAREI SEM CURSAR NADA? o que faço….
        abraço e obrigado pela ajuda e pela iniciativa de clarerar a vida dos calouros

      • Prezado Flavio. A faculdade ão necessariamente vai abrir vagas para repetentes e devemos entender que tudo isso são “pedidos”, pode ficar com “L” e no final você conseguir vaga devido a uma desistência repentina no último minuto ou as disciplinas que ficaram o tempo todo com “A” “inscrição normal” pode ser que não apareça no CRID, significando que alguém com maior prioridade conseguiu a vaga no último minuto. Essas notificações servem apenas para você avaliar e decidir se paga pra ver ou recolhe este pedido e transfere para turmas menos concorridas. Boa sorte. Fica na paz.

  30. Fiz a confirmação da matrícula na lista de espera no dia 14/02… E falaram que já posso colocar a foto no SIGA e outras coisas também… Mas já pus o CPF e o registro e nada… Aparece invalidez, O que devo fazer? Só posso acessar esse SIGA depois da inscrição nas disciplinas? Valeu!

    • Prezado Luís. Foi decidido “implantar” os alunos apenas depois da inscrição em disciplinas, portante tente acessar apenas depois do dia 27-02. Não se preocupe pois isso não interfere em nada sua matrícula. Apenas não falte a inscrição em disciplinas .Fica na paz

  31. Olá!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, a iniciativa é muito boa e já me esclareceu várias dúvidas só nesta primeira visita 🙂

    Mas a minha principal dúvida está longe de ser esclarecida… Ingressei período passado na UFRJ através do processo de transferência externa e, atualmente, curso Engenharia Civil e estou no 5º período…
    O meu grande problema com o SIGA é que simplesmente não consigo acessá-lo. Ao logar no Intranet e clicar no link para o SIGA aparece uma mensagem dizendo: “Você não possui autorização para acessar o sistema SIGA”
    Já fui ao DRE inúmeras vezes, cada vez me deram uma desculpa absurda como coisas do tipo: “você não tem foto, vamos tirar uma foto e seu acesso será liberado”. Já entrei em contato com a secretaria da POLI e continuam sem resolver meu problema… minha inscrição de disciplinas está sendo feita através da minha coordenadora, que também não soube me dar respostas até agora.

    Quero saber se você pode me indicar algum setor, mais específico talvez, que cuide dos cadastros e do acesso ao SIGA. Se for o DRE, já vi que meus problemas mal começaram…

    Bom, de qualquer maneira, muito obrigada e, mais uma vez, parabéns pelo blog!

  32. Boa tarde! No papel que recebi no dia da minha matrícula, estava escrito que a inscrição no SIGA seria até dia 27/02, mas li em uma de suas respostas, que foi decidido que a implantação seria somente depois do dia 27/02. Então significa que a partir do dia 28/02 é que devo conferir novamente se já consigo acessar o SIGA? Não terei problemas por passar do prazo estabelecido?

    • Prezada Patrícia. No papel não estava escrito isso, estava escrito que dia 27 é a inscrição em disciplinas NA UNIDADE, com local e hora definidos neste mesmo papel. Aluno só faz inscrição pelo SIGA a partir do segundo semestre. O acesso ao SIGA é só para atualizar dados e adiantar a carteirinha e só será possível depois do dia 28. Boa sorte.

  33. Olá, meu nome é Caio e eu estudo Química com atribuições tecnológicas.Bem, minha dúvida é boba, porém muito importantante, já que as inscrições em disciplinas acabarão amanhã e , se tiver que mudar algo, preciso mudar rápido.
    Eu queria puxar uma discplina de engenharia química a noite, já que meu curso é integral e eu não posso puxá-las de manhã,entretanto,por algum motivo, a turma dessa disciplina a noite não consta no siga.Então resolvi puxá-la de manã-mesmo conflitando com o meu horário-e assistir as aulas de noite,dá pra fazer , pois a matéria não é unificada.Resumindamente, minha dúvida é:Posso fazer exames, e ser apreovado na disciplina,mesmo que minha situação na mesma seja M(conflito de horários).

    • Não faça isso, pois não terá como o professor da noite lançar sua nota, se a turma existe é porque está no SIGA, talvez esteja fazendo a pesquisa errado. Na aba “turmas” retire o seu curso e coloque “qualquer” para pesquisar em “todos” os cursos, e não dentro do seu, senão não vai conseguir visualizar nada além das disciplinas voltadas para o seu turno. Boa sorte.

  34. Olá! Eu tenho uma dúvida que acho que muitos do terceiro período tem: Devemos nos escrever todo semestre no AACC? Pois excede os meus creditos se eu me inscrever nessa disciplina… Obg 🙂

  35. Olá! Parabéns pelo blog! realmente ajuda muito! Sei que a CRID ainda não saiu, mas tenho quase certeza que não vou conseguir alocação em uma disciplina que é obrigatória e da minha turma de origem, não entendi porque para mim deu L, já que estou no período recomendado, com cr alto, e como falei é minha turma de origem. Bom, outras pessoas tiveram A, estas tem o cr menor que o meu… Tudo bem, sei que só na CRID que saberemos se fomos alocados ou não. Mas, considerando que não fui alocada na turma, tem como abrir algum processo ou a coordenadoria pode me alocar na turma de origem?Se sim, sabe quanto tempo demora para sair o resultado do processo, já que o pedido de alteração em disciplinas começa dia 05 e vai até o dia 12. Ah,não tem como eu alterar a disciplina, pois as que tiveram vagas ociosas o horário bate com outra matéria que é pré-requisito para diversos períodos, e esta tá com todas as turmas lotadas. Estou bastante preocupada já que essa disciplina que está com L, vai bater o horário com outras matérias dos períodos seguintes. Obrigada

  36. Olá! Estou com problemas para entrar no SIGA, estou entrando na Ufrj esse ano. Já consegui me cadastrar no site do Intranet, mas quando entra e eu clico para entrar no SIGA, abre uma janela com o que estava no início, ou seja, locais para pôr o nome de usuário e senha. Ontem, eu até consegui entrar no SIGA, vi que estava faltando uma foto a ser cadastrada e tal, mas agora não consigo mais. Agradeço se puderem me ajudar. =D

  37. Olá.
    Parabéns pela iniciativa do blog!
    Sou caloura e tenho muito a aprender (e conhecer), por isso é sempre ótimo ter alguém para ajudar a desvendar esse mundo que é a UFRJ.
    Minha indagação é a seguinte: por que não consigo me cadastrar no SIGA? Já segui TODAS as instruções contidas lá e nada!
    Se puder ajudar-me, obrigada!

    • Pode ser que não estivesse cadastrada ainda, mas agora TODOS os alunos estão cadastrados, se tiver dificuldade veja um tutorial que adicionei ao primeiro post do blog. Fica na paz.

  38. oi…
    vou começar a pós-graduação na ufrj esse ano. Não consigo acessar o SIGA pois aparece CPF/SENHA INVÁLIDOS. O que devo fazer?

    • Provavelmente ainda não está implantado, tente acessar depois do dia 5/03. Fica na paz.

  39. Olá Fábio,
    sou caloura de Nutrição por ação afirmativa e, ao tentar cadastrar minha conta bancária no SIGA para receber a BAP, recebo a informação de que a minha agência não se encontra cadastrada, gostaria de saber como procedo para resolver.
    Possuo mais duas dúvidas: A conta pode ser em qualquer banco e após o cadastro quando começo a receber a bolsa?
    Desde já agradeço a atenção e o carinho conosco, através da criação do blog.

    • Prezada Thais. Neste caso só vindo pessoalmente na DRE, venha das 10:00 às 16:00 que esse cadastro é rápido e na hora. Boa sorte. Fica na paz.

  40. OI Boa noite. Eu me cadastrei no site da SIGA,porém não enviaram para o meu e-mail a confirmação da inscrição, já tentei várias vezes e nada. O que pode ter acontecido? Obrigada

  41. Boa tarde, Fábio! Eu sou caloura e me inscrevi nas disciplinas que vou cursar, no dia 08/02. Estou tentando acessar o SIGA pra dar inicio ao processo de pedido de bolsa moradia, mas aparece uma mensagem dizendo que meu CPF e senha são inválidos. Logo após fazer inscrição em disciplinas me cadastrei no SIGA pela internet, na página do curso que vou fazer. Eu ainda não devo ter sido implantada ou preciso fazer este cadastro na secretaria do curso? Obrigada.

    • Fábio ,fui hoje na secretaria do meu curso e consegui resolver o problema de acesso. Eu não estava conseguindo por causa da senha. obrigada.

  42. Boa noite, Fábio. Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, que tem sido de grande utilidade. Sou calouro e quero fazer o meu cadastro do Benefício Moradia, mas o SIGA diz que eu ainda não possuo foto cadastrada. No entanto eu fui fotografado no dia da matrícula e, segundo você mesmo postou no Twitter, tais fotos já foram implantadas no Sistema. Agora estou num dilema: não tenho a foto da matrícula implantada no Sistema e não consigo cadastrar uma foto nova, embora já tenha tentado muitas vezes. Espero que voc~e possa me ajudar. Desde já, obrigado pela atenção.

  43. Boa Noite! Estou com o mesmo problema de um rapaz acima, gostaria de me candidatar a Bolsa Auxílio mas não consigo pelo fato de não conseguir editar os dados da identidade no SIGA… Como procedo? Obrigado!

  44. Olá! Sou caloura e quando eu fiz a minha matrícula eles me passaram as instruções para me cadastrar no SIGA. Eu fiz tudo que é mandado, mas sempre diz “CPF/Senha inválidos”. Já conferi várias vezes para ver se tinha escrito errado, mas é sempre a mesma resposta. O que eu faço? Obrigada!

    • Apenas aguarde a implantação no sistema.

  45. Boa noite Fábio, esses emails do SIGA dizendo que a turma esgotou ou não, e que eu to fora/dentro no momento, representa minha atual situação na inscrição da disciplina? Se caso o sistema fechasse no momento do Email eu estaria 80% com a vaga assegurada aplicado já os critérios de CR, período e outros? Ou é só um mero informativo que diz se a turma está cheia e todo mundo recebe o mesmo? Obrigado!

  46. Estou tentando cadastrar minha conta corrente no siga e não estou conseguindo, coloco os dados e quando volto a olhar está sem nada, como proceder? tem alguma opção de salvar que não estou achando?

    • Se vc não clicar em “atualizar” nada acontece, mas os dados só atualizam em bloco, se tiver outro dado faltando eles só atualizarão se forem preenchidos e atualizados juntos. Fica na paz.

  47. Não estou conseguindo fazer o primeiro acesso no siga. Recebi um papel na matrícula que diz que a identificação é o cpf e a senha o registro DRE, mas quando coloco aparece: CPF/Senha inválidos. O que devo fazer?

  48. Olá! Sou caloura e para pode entrar na folha de pagamento da bolsa na qual me inscrevi eu tenho que cadastrar minha conta bancaria no SIGA, porém minha agência consta como invalida. Já tentei de varias formas resolver, mas não vai. O que eu devo fazer?

  49. Olá. Eu faço o login na intranet, e quando clico no SIGA, a nova janela abre dizendo “Esta página da web tem um loop de redirecionamento”. E assim não consigo acessar meu SIGA. Alguem sabe o que eu posso fazer? Obrigada!

  50. Parabéns pelo blog!


Deixe um comentário

