Pedido não é inscrição! O Mantra…

Esta simples frase desmonta milhões de mitos que envolvem o SIGA e seu funcionamento, pelo entendimente destas nobres palavras milhões de processos deixariam de tramitar e empilhar nossas mesas.

Alguns alunos desinformados ficam na  madrugada dos primeiros dias da inscrição para realizar seus pedidos  e não sabem que isso é totalmente irrelevante, mostra o pleno desconhecimento do sistema, visto que os critérios de alocação nas turmas são expostos na primeira tela de login  no início do período de pedidos.

Neste período são enviados somente “pedidos de inscrição”, a situação do aluno pode mudar inúmeras vezes, tanto que o aluno pode relatar que, num primeiro momento sua inscrição estava “normal”, e depois recebeu a comunicação de “lotação esgotada”, visto que outros alunos que tinham prioridade no critério de alocação fizeram seus pedidos.

É de inteira responsabilidade do aluno a impressão do CRID (comprovante do RESULTADO das inscrições em disciplinas), que representa justamente o resultado de todos os pedidos que foram enviados. Existem dois momentos de impressão do CRID, que é depois do período de Inscrições e depois do período de alteração, após estes períodos as pautas são geradas e o próximo período que segue é de “trancamento”.

Os critérios do SIGA foram desenvolvidos para que haja coerência na alocação dos alunos, o primeiro critério é o de periodicidade e curso, os alunos para o qual a turma foi oferecida têm prioridade plena, sendo assim os alunos da manhã não possuem prioridade nas turmas oferecidas para noite e vice-versa. A periodicidade determina que as turmas que são indicadas para alunos de primeiro período tenham os mesmos como prioridade, as turmas indicadas para o segundo tem os alunos de segundo e assim por diante. A leitura de pré-requisitos é linear, o que indica que se o aluno “deixa de cursar” uma disciplina em qualquer período ele naturalmente perde a prioridade de vaga para os alunos que estão dentro da linearidade de leitura de pré-requisitos e seguindo a grade que o curso determina.

Sendo assim repita o mantra “pedido não é inscrição” e use estratégias para conseguir as vagas , tente sempre as melhores turmas no período de pedidos, pois no período na alteração já existirão pessoas alocadas e você vai pegar a raspa do tacho.

IMPORTANTE: envie pedidos para as mesmas turmas (código) só que para professores diferentes, dentro do período de alteração,que o SIGA vai te dar prioridade .O sistema identifica quem não conseguiu vaga no período de pedidos e para aqueles que na alteração enviam pedidos para turmas com o mesmo código existe prioridade de alocação.

Espero que tenham entendido e possam realizar bons “pedidos”, afinal ninguem está inscrito em nada até o bater do martelo. Não esqueça também de tirar o seu CRID , pois ele será seu passaporte de entrada nas salas de aula. Bons “pedidos’ para vocês.

Leitura obrigatória:

Manual da Inscrição em Disciplinas

Leia também:

Mudança de Turma é trocar o certo pelo duvidoso

CRPID NÃO É CRID

E-mail’s do SIGA não se referem a “INSCRIÇÕES” e sim a “PEDIDOS”

Não tá no CRID, Não tá inscrito! Simples assim…





Published in: on janeiro 6, 2011 at 3:16 pm  Comments (55)  

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2011/01/06/pedido-nao-e-inscricao-o-mantra/trackback/

RSS feed for comments on this post.

55 ComentáriosDeixe um comentário

  1. olá, gostaria de saber dentre aqueles que tem prioridade eles podem nao conseguir vaga na turma? o criterio para esses é por ordem de envio de pedido de inscricao?

  2. Prezada Anna. O critério NUNCA será ordem de envio. Dentro do univeros dos alunos que têm prioridade ( são do curso e período para o qual aquela turma está sendo oferecida) os critérios variáveis é que vão determinar a classificação: CRA (coeficiente de rendimento acumulado) e CRO (créditos obtidos).Para 90% das turmas o diferencial é o CRO.

  3. O siga é bem complicado, bom, no caso eu estou no segundo periodo e tenho que fazer uma disciplina do primeiro, isso me deixaria em desvantagem na hora de conseguir me inscrever?

    • Complicado nada! tudo isso é mística. Quando você está “desperiodizado”, puxando uma disciplina que é voltada para outro período você perde a prioridade sim,não significa que não vai conseguir vaga, mas todos os alunos que são daquele período para o qual a disciplinas é oferecida tem prioridade, tente puxar esta disciplina numa turma menos concorrida possível para aumentar as chances. Fica na paz.

  4. Parabéns pelo blog !!! UMA informação criativa e sem rodeios.
    Paz p tdos!

    • Obrigado Ana, aguardo sua contribuição com idéias para melhorar este espaço. Fica na paz.

  5. O que fazer quando o SIGA diz que duas materias estão com o horário sobreposto mas na verdade, de acordo com a grade horária, elas são em horarios diferentes?

    • Peraí, se o SIGA diz que elas estão em colisão é porque elas estão em colisão, estão previstas com algum pedaço do horário em colisão. Se o horário está previsto errado é só procurar a secretaria para acertar, verifique isso. Fica na paz.

      • Pois é! uma disciplina é terças e quintas das 15:00 às 17:00. A outra é terça de 8:00 às 10:00 e estao colidindo! O mais engraçado é que se faço inscrição nessa disciplina no horario de 15:00 às 17:00, que era pra dar horario sobreposto, ele aceita numa boa, vai entender!
        Mas como faço para falar com a secretaria? Só indo lá?
        Brigadão pelas dicas!

      • Prezado Adriano. Alguma coisa está errado nesta estória, pois a colisão só acontece no horário “real” que está cadastrado no sistema, aquele que você visualiza quando faz a pesquisa na paleta “turmas”, acontece muito isso, dos alunos se guiarem por um horário fictício, ou divulgado em murais, mas o que vale é do SIGA. Me diga o número das duas turmas para eu dar uma olhada para você e desvendar este mistério. Fica na paz.

  6. Parabéns pelas informações tão diretas! Gostaria de imprimir o CRPID pois fiz uma modificação no pedido de inscrição e este documento não foi gerado. Há esta possibilidade? Ou ele só aparece automaticamente após uma inscrição? Preciso dele para apresentar meu horário de trabalho. Obrigada.

    • Prezada Gemma. Após uma inscrição não !! após um “pedido de inscrição”,. lembre-se que ninguém está inscrito em nada até o CRID ser gerado. Para ver o CRPID novamente é só entrar na sua tela de “pedidos” e clicar em “enviar” novamente, o sistema fará uma releitura da situação dos seus pedidos no exato momento e vai gerar novo CRPID. FIca na paz.

  7. Olá, boa tarde!

    PRECISO DE AJUDA!!!Meu período está errado no SIGA, tenho um bom CR, mas por causa do período errado recebi uma mensagem relatando lotação esgotada da disciplina. Fiz o que o próprio SIGA orienta, procurei a Secretaria acadêmica, mas obtive a informação que este procedimento demoraria muito tempo e que quando finalmente a informação fosse atualizada o prazo de inscrição nas disciplinas haveria acabado e aulas já teriam começado; visto que o processo teria que ser aberto aqui em Macaé e enviado posteriormente ao DRE no Rio de Janeiro.COMO CONSIGO QUE CORRIJAM MEU PERÍODO NO SIGA?

    Sem essa alteração serei prejudicada, pois nos próximos períodos há incompatibilidade de horários para eu cursar essa disciplina o que acarretará em atraso na minha formação. Com a correção do meu período no sistema, certamente serei incluída nesta disciplina que almejo; visto que a periodização é importante critério de seleção.

    • Prezada Regiane. Quem realiza esta correção é o seu coordenador de curso, se não corrigir realmente pode lhe prejudicar, você dá everia já ter corrido atrás disso, vai correndo antes que o CRID saia. Fica na paz.

  8. Peço um esclarecimento: eu já fiz o meu pedido de inscrição nas matérias, mas ainda não apareceu nada no meu CRID, sendo que na parte onde fiz a inscrição consta o termo Inscrição Normal isto referindo-se as matérias para quais eu me inscrevi. Eu verificava sempre e mesmo após o término das inscrições o termo Inscrição Normal ainda continua, mas as matérias para as quais eu me inscrevi ainda não apareceram no meu CRID.

    • Prezado Moreira. Navegue pedlo BLOG e baixe o manual da inscrição em disciplinas, o “inscrição normal”, não se refere a inscrição e sim ao pedido, o resultado final só quando o CRID for gerado na primeira semana de março. Ninguem está inscrito em nada e ninguem saiu de lugar nenhum, a dança das cadeiras é dos “pedidos” resultado final só no CRID.Fica na paz.

  9. Ainda continua a mesma coisa aqui. E como o Moreira falou, nada aparece no CRID e a concordância ainda está indefinida.

    • Prezada Erina. Conforme falei com o Moreira tem que aguardar o CRID. Ninguem está inscrito em nada e ninguem saiu de lugar nenhum, a dança das cadeiras é dos “pedidos” resultado final só no CRID.Fica na paz.

  10. Olá,gostaria de saber,dentro do quadro de inscrição em disciplina o que significa quando aparece incriçoes diretas : O – menos de 6 créditos?

    • Prezada Aline. Inscrições diretas são inscrições feitas pela secretria especificamente para os calouros, pois no primeiro semestre eles não realizam nada pelo SIGA e menos de 6 créditos significa menos de 6 créditos, cada semestre você é obrigado a cursar pelo menos 6 créditos, então quando você “puxa” uma quantidade inferior o sistema mostra a irregularidade. Fica na paz.

  11. Olá, sou calouro do curso de engenharia mecânica e esta semana saiu o crid. Fiz a inscrição diretamente na UFRJ só que apenas quatro matérias estão com a inscrição normal(computação I,Física Experimental I, Introdução a Engenharia Mecânica, Engenharia e Meio Ambiente)e uma está com previsão pendente.Como não aparecem nem Cálculo Diferencial I e nem Química nesse documento? Isso quer dizer que eu não vou cursar essas matérias necessãrias ao primeiro período?
    Obrigado

    • Clara que não. Baixe o “manual da inscrição em disciplinas” para tirar essa e outras dúvidas. Previsão pendente significa que você conseguiu a vaga na disciplinas, mas “a turma” está com problemas, seja uma colisão com outra turma ,não existe ainda professor cadastrado ou o horário está com problemas, este é um problema para a coordenação resolver, não tem nada a ver com os alunos não se preocupe. Fique tranquilo

  12. Como a DRE não inseriu as matérias em que ela mesma realizou a inscrição

    • A DRE não insere matéria e nem realiza inscrições, isso tudo é na secretaria do seu curso. Tudo que vem para cá são problemas fora do prazo. Qualquer dúvida neste sentido é só procurar a secretaria. Fica na paz.

  13. Fiz o pedido de inscrição na disciplina da Psicologia da Educação, a última disciplina que falta para a conclusão do curso. O Siga informou que eu não tinha conseguido a locação na turma, por isso, pedi transferência para outra turma.
    Agora, o pedido de inscrição sumiu da janela “pedido de inscrições em disciplinas”. Tem alguma coisa que eu possa fazer para cursar essa disciplina ainda neste semestre, ou terei que aguardar pacientemente o próximo semestre.

  14. Olá Fábio, só uma pergunta indireta em relação ao assunto: Existe algum limite de matérias a serem cursadas na faculdade? Eu sei que cada período tem um limite de 32 créditos, mas supondo que eu termine todos os creditos do curso, exceto talvez a monografia, eu poderia continuar cursando matérias extras?
    Eu sei que isso parece meio bobo de perguntar, mas eu vou fazer história e eu estava olhando as matérias e laboratórios que eu poderia escolher como escolha condicionada e livre escolha e o número de coisas que eu queria fazer é beeem maior do que o exigido lá. Sem contar que eu tinha vontade de acrescentar algumas matérias de letras e filosofia, quiçá outros cursos. rsrs

  15. Fábio,em relação às disciplinas,me surgiu uma dúvida:se eu reprovar uma disciplina,no semestre seguinte eu só não poderei me inscrever nas disciplinas cuja essa que eu reprovei é pre-requisito ou não,não vou poder me inscrever em outras obrigatórias do período seguinte??(A disciplina em questão é obrigatória)

    • Prezada Amando. Reprovando uma disciplina você fica impedida apenas de cursar alguma que tenha ela como pré requisito. Na verdade a grade curricular é uma “sugestão” para o aluno seguir, se em algum momento você quiser cursar uma disciplinas de um período à frente pode tentar se inscrever normalmente, contanto que ela não tenha pré requisitos que não tenha ainda cumprido. Fica na paz.

  16. Sou da turma da tarde em Com. Social (EC5) e na hora de me inscrever para a EC8, não consegui entrar em três turmas.

    Não era para eu ter prioridade na inscrição? Além do meu CR não ser o mais baixo da turma.

    • Leia o tópico “pedido não é inscrição o mantra” pois você está enganado. Hoje 02/08 ninguém está inscrito em turma nenhuma pois ainda não terminou a concordância e nem existe CRID. O que pode ter acontecido é você ter recebido um e-mail de desalocação mas isso se refere ao “pedido”. Leia o tópico “e-mail do SIGA não se referem a inscrições e sim a pedidos” e tire suas dúvidas. Fica na paz

  17. Estou começando o meu curso agora no segundo semestre mas perdi o prazo de inscrição em disciplinas…O que eu faço agora? Tem algum jeito?

    • Segundo o edital do vestibular a “matrícula” é dividida em dois atos distintos, a pré matrícula (entrega dos documentos) e a inscrição em disciplinas, somente após a inscrição em disciplinas que o aluno está efetivamente matriculado, os faltosos geram as vagas de reclassificação . No seu caso infelizmente sua vaga já foi substituída por algum reclassificado.

  18. è obvio que vc não lembrará de mim, mais fiz a Pré matricula “40% da ufrj” no dia 20 de julho. Ja sairam alguns editas de vagas. Estou em 4° para economia. A chances ao seu ver ?

    • Fique atenta pois é possível que haja nova convocação, mas não dá para prever quantos exatamente serão chamados pois depende de quantas faltas houve no processo e quantas desistencias aconteceram. Mas não desanime e veja a página da comissão de acesso todos os dias. Fica na paz.

  19. Sou aluna de engenharia química e gostaria de saber do que se tratam as vagas que tem como curso Escola de química (Ciclo básico).
    É simplesmente uma vaga que todos os cursos da escola de química disputam com mesma prioridade ?

  20. Boa tarde, Fábio.

    Em primeiro lugar, queria dizer que essa idéia do blog foi ótima, pois é uma maneira rápida da gente tirar dúvidas a respeito da parte administrativa que, às vezes, os próprios funcionários da Seção de Aluno não sabem nos responder.
    Em segundo lugar, queria tirar uma dúvida que aconteceu comigo ano passado e temo que aconteça de novo. Fui transferida ex-oficio e matrículada na UFRJ no 1º período, porém consegui isenção de todas as matérias que já havia cursado.Neste semestre, o meu período ideal é o 5º e gostaria de pegar uma disciplina do 7º, pois já cursei todas as matérias que são pré-requisitos para ela. Ano passado tentei fazer o pedido de inscrição porém sempre fui expulsa. Será que eu vou precisar esperar até o ano que vem para que eu possa me inscrever nessa disciplina, tendo em vista que já tenho todos os pré-requisto para cursá-la?

    Desde já, agradeço pela ajuda.

  21. Oi. Sou aluna da Letras (inglês-português). Destranquei minha matrícula, que estava trancada há 2 anos. Nesse período, o currículo mudou. Fui informada no Setor de Ensino que deveria usar como base o fluxograma antigo e que encontraria no SIGA os cursos atuais correspondentes.

    Bem, consegui me inscrever em 2 cursos (Inglês VI e Literatura Americana I) na aba Turmas, mas em outros 2, ao digitar o código do curso, tanto o antigo quanto o atual, vem a mensagem:
    “Não foi encontrado nenhum resultado para esta consulta.”

    Os cursos para os quais não consigo me inscrever são:
    Literatura inglesa II – LEG321 ou o correspondente atual:
    Narrativa em língua inglesa II – LEG322
    e
    Literatura comparada II – LEL265 ou correspondente atual:
    Literatura comparada II – LEL267

    Se clico em “Exibir grade horária”, vejo, até o 4o período, apenas português (já fiz os 7 períodos). Literatura inglesa só tem a partir do período III, preciso fazer o II, e Literatura comparada nem aparece.

    Você pode me ajudar, Fábio?

    Obrigada,
    Adriana

    • Fábio, eu teria deletado meu comentário, para não tomar seu tempo, mas não achei uma ferramenta para isso. Voltei ao SIGA e consegui fazer as inscrições. Na aba Turmas, troquei Bacharelado Letras (que aparecia automaticamente) por Letras e funcionou.
      Complicado esse sistema! Mas parece que, por enquanto, está tudo bem.
      Espero que o comentário sirva pra ajudar alguém.

      Obrigada de qualquer jeito.
      Adriana

    • Prezada Adriana. Ninguem ainda está “inscrito” em nada, vamos deixar isso bem claro, pois ainda não temos CRID e tudo pode mudar. Para visualizar todas as disciplinas no seu caso retire a informação do “curso” (primeira aba da pesquisa) e coloque “qualquer”, pois a disciplina pode estar sendo oferecida apenas para os cursos NC ou para licenciaturas, e não visualiza-se desta maneira, coloque tudo “qualquer” e pesquise apenas pelo código. Fica na paz.

  22. Fábio, ao fazer a solicitação de inscrição em disciplinas, no local concordado aparece “indefinido” em todas as disciplinas solicitadas… O que isso quer dizer?
    Obrigada, Rosana

    • Que não teve “concordância”, o coordenador precisa concordar para que o seu “pedido” concorra. Não significa “alocar”, mas simplesmente se o seu pedido vai seguir na disputa ou não. Antes do CRID os coordenadores fazem esse filtro. Boa sorte.

      • Então não devo me preocupar com isso, né?!
        Obrigada pela ajuda!
        Rosana.

  23. Boa tarde, por favor Fábio, estou com uma duvida… ao lado de cada pedido aparece o “indefinido” como no caso acima. mas tenho outra dúvida, o prazo é até amanhã para fazer o pedido ou para o coordenador concordar? fui checar na minha crid e aparece a mensagem “Não há inscrições em disciplina para este aluno” isso é normal?

    obrigada
    Carol

    • Leia o “Manual da inscrições em disciplina” que foi enviado para você e veja detalhes sobre a “concordância”. A mensagem “indefinido” é porque o coordenador precisa dar uma concordância dos pedidos, senão eles nem concorrem.DEpois de todo este processo é que aparecerão inscrições de fato no CRID. Dá uma lida detalhada. Boa sorte.

  24. Boa tarde!
    Bom, o pedido de inscrições em disciplina acabam amanhã, e estou com uma dúvida… Em uma determinada disciplina não consegui vaga na minha turma de origem, e nem em outras turmas que eu poderia cursar, já que o horário em algumas sobrepõe. Acontece, que algumas pessoas estão com situação normal nessas turmas e na origem, porém com o CR menor do que o meu, achei estranho já que meu CR é 9,0, e algumas dessas pessoas são repetentes… Me disseram, para manter a inscrição na turma de origem, e esperar a CRID, caso eu não consiga a vaga, para ir na coordenadoria resolver esse problema, já que eles dariam um jeito de me manter na turma. Isso procede ? Pois, estou com medo de deixar nessa turma e ficar sem cursar a disciplina.
    Obrigada.

    • Ninguém está inscrito em NADA até o meomento, pois tudo trata-se da flutuação dos “pedidos”, depois do CRID é que teremos uma posição sólida, se acha que vai conseguir a vaga permaneça, se achar que não é só “recolher” o pedido e enviar para uma turma menos concorrida. Boa sorte.

  25. Olá, Fábio. Me inscrevi em uma matéria em que consta a letra “F”, de “Previsão pendente”. O que significa isso?

    • Prezada Luisa. A letra “F” é um problema com a turma, significa que não tem ainda professor cadastrado ou o horário “da turma” está em colisão. Não se preocupe pois é um problema que a secretaria vai resolver. Fica na paz.

      • Muito obrigada, Fabio.

  26. Olá Fábio!
    Fico feliz de ter pessoas como vc disposta a ajudar, amei tudo isso aqui. vc é 10.
    Já tinha feito minha inscrição em disciplina, quando baixei o seu manual. Pois é a 1º vez que faço, estou indo pro 2º período,e estava tudo correto, só estou esperando a confirmação da minha CRID, fiquei feliz de saber que estou no caminho certo, tirou todos meus grilos, pois a demora nos assusta.
    Abraços!

    • Obrigado Raquel e conto com sua ajuda para ajudar a divulgar este espaço. Fica na paz.

  27. Olá, Fabio!

    Excelente blog que auxilia e elucida os universitários.

    Possuo uma dúvida: não tirei o CRID no período de “Concordância de pedidos de inscrições em disciplinas” (26/02 a 02/03) e nem no período de “Efetivação de pedidos de inscrição em disciplinas” (03/03 a 04/03). Mas apenas hoje, dia 5 (05/03).

    E no meu CRID as matérias estão lá, ao lado com a situação “Inscrição Normal”. Gostaria de saber se ocorreu tudo bem, e se a geração e impressão do CRID apenas nessa data (dia 5) foi também válida.

  28. Olá!

    Estou para me formar no final do ano. Faltam apenas 3 disciplinas. Porém, duas delas estão com horário sobreposto e são obrigatórias do departamento. O que fazer nesta situação? Há a possibilidade de abrir algum processo para inscrição em disciplina em caráter excepcional?

    Obrigado


Deixe um comentário

