Manutenção de Vínculo. Fazendo hora extra na universidade…

dicas-manter-vinculo-filhos

Para os cursos que possuem mais de uma habilitação e para alguns cursos em que a licenciatura representa uma complementação pedagógica do bacharelado os alunos têm direito à manutenção de vínculo, que é solicitada ou deve ser conquistado através de um concurso via edital interno, dependendo do curso. Cumprindo os requisitos necessários, o aluno pode terminar seu bacharelado e “manter o vínculo” com a universidade para cursar as disciplinas que faltam para a licenciatura, segundo consta na Resolução CEG 01/80.

Art.1o Enquanto existirem na universidade cursos de bacharelado resultantes datransformação de cursos de licenciatura aprovados pelo CFE, os concluintes de cursos debacharelado que, previamente à colação de grau, manifestarem por escrito ao decano docentro respectivo sua intenção de manter o vínculo de matrícula na universidade terãoassegurada a manutenção ex-offício da matrícula sem ônus para o interessado.

 

Art.2o Os bacharéis beneficiados pela presente resolução terão sua matrículamantida até a conclusão do curso enquanto atenderem às normas sobre inscrição emdisciplinas, prazo máximo de integralização curricular e normas disciplinares vigentes.1

Existem cursos que oferecem mais de uma habilitação e a manutenção de vínculo disponibiliza para o aluno “turbinar” seu diploma através desta disponibilidade , neste caso o aluno concorre através de um edital interno respeitados todos os artigos da Resolução CEG 05/07.

Art. 1º – No curso de graduação em que seja oferecida mais de uma habilitação, observaseo seguinte procedimento para o registro de matrícula do aluno:I – nos meses de junho e novembro de cada ano, a unidade cujo curso de graduaçãoofereça mais de uma habilitação deverá tornar público aos estudantes da Unidade,através de Edital Interno, aprovado pela Congregação, o número de vagas em cadahabilitação e as normas para seleção.II – os alunos matriculados em uma das habilitações do curso de graduação oferecidopela Unidade que no referido período do Edital, estiverem concluindo a habilitação e quepretendam optar por uma nova habilitação, deverão encaminhar a sua solicitação, atravésde formulário próprio, à secretaria acadêmica da Unidade, na data a ser definida no Edital Interno.

IMPORTANTE: Especificamente para os cursos como a faculdade de letras, é importante ressaltar que muitas vezes a manutenção de vínculo NÃO É NECESSÁRIA, pois a complementação pedagógica representa uma porcentagem pequena de disciplinas e o aluno pode ir diluindo e “puxando” uma ou outra disciplina cada semestre e acabar terminando seu bacharelado e sua licenciatura juntos, neste caso terá direito aos dois graus normalmente, segundo regulamenta a Resolução CEG 07/72 ,sendo que não precisará de fazer uma “manutenção”. Esta só será indicada para os casos do aluno não ter mais disciplinas do bacharelado para cursar e deseja “manter o vínculo” com sua matrícula ligado na licenciatura para poder cursar as disciplinas restantes.

Os cursos que possuem habilitações foram definidos pelo CEG através de um anexo da  Resolução 05/97, que definiu para quais cursos estas regras l estarão valendo.

Anexo a Resolução CEG 05/2007 –

Curso/habilitação

Fisica

Fisica – Habilitacao: Fisica Medica

Artes Cenicas – Hab. Indumentaria

Artes Cenicas – Hab. Cenografia

Artes Cênicas – Hab. Direcao Teatral

Licenciatura em Ed. Artistica:Hab Desenho

Licenciatura em Ed. Artistica:Hab Artes Plasticas

Desenho Industrial – Hab. Projeto do Produto

Desenho Industrial – Hab. Programacao Visual

Bac em Musica-Instrumento: Piano

Bac em Musica-Instrumento: Violino

Bac em Musica: Canto

Bac em Musica-Instrumento: Clarineta

Bac em Musica-Instrumento: Trompete

Bac em Musica-Instrumento: Flauta

Bac em Musica-Instrumento: Trombone

Bac em Musica-Instrumento: Contrabaixo

Bac em Musica-Instrumento: Violoncelo

Bac em Musica-Instrumento: Harpa

Bac em Musica-Instrumento: Orgao

Bac em Musica: Composicao

Bac em Musica-Instrumento: Viola

Bac em Musica: Regencia

Bac em Musica-Instrumento: Oboe

Bac em Musica-Instrumento: Fagote

Bac em Musica-Instrumento: Violao

Bac em Musica-Instrumento: Percussao

Bac em Musica-Instrumento: Saxofone

Bac em Musica- Instrumento: Cravo

Bac em Musica- Instrumento: Trompa

Bac em Musica- Instrumento: Tuba

Bac em Letras: Portugues-Lit. de Lingua Port.

Bac em Letras: Portugues-Latim

Bac em Letras: Portugues-Grego

Bac em Letras: Portugues-Hebraico

Bac em Letras: Portugues-Espanhol

Bac em Letras: Portugues-Frances

Bac em Letras: Portugues-Ingles

Bac em Letras: Portugues-Alemao

Bac em Letras: Portugues-Russo

Bac em Letras: Portugues-Arabe

Bac em Letras: Portugues-Italiano

Bac em Letras: Portugues-Japones

Bacharelado em Psicologia

Formacao de Psicologo

Comunicacao Social – Hab. Jornalismo

Comunicacao Social – Hab. Public e Propaganda

Comunicacao Social – Hab. Producao Editorial

Comunicacao Social – Hab. Radialismo

Ciencias Biologicas – Mod. Biologia Marinha

Ciencias Biologicas – Mod. Ecologia

Ciencias Biologicas – Mod. Genetica

Ciencias Biologicas – Mod. Zoologia

Ciencias Biologicas – Mod. Biologia Vegetal

Sendo assim para todos esses cursos descritos acima cabe o pedido de manutenção de vínculo e é seu direito. Use-o com sabedoria.

Anúncios
Published in: on janeiro 7, 2011 at 4:35 pm  Comments (34)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2011/01/07/manutencao-de-vinculo-saiba-como-usa-la/trackback/

RSS feed for comments on this post.

34 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Essa manutenção de vínculo pode ser feita pra que seja possível cursar disciplinas eletivas relacionadas ao meu curso ? Quanto as disciplinias eletivas, eu posso me inscriver nelas a partir de quando? Sei que algumas tem pré-requisito. Mas elas são recomendadas para períodos específicos?
    Obrigado.

    • Não, a manutenção é para você “terminar um curso” e “manter o vínculo” ganhando um pouca mais de tempo para ter mais de uma habilitação do mesmo curso ou a licenciatura de alguns. Para continuar cursando eletivas é só você depois de “zerar o BOA” (cursar toda sua grade” ), não pedir para “colar grau” e sim continuar se inscrevendo em disciplinas até o seu “prazo máximo de integralização” terminar , pode fazer sem problemas. Fica na paz.

  2. Não sei se entendi direito, eu curso Licenciatura em Ed. Artistica:Hab Desenho. a habilitação é somente de licenciatura, não? eu recebo também o bacharel?

    A funçao da Manutenção de Vinculo neste caso seria para “adiantar” a minha formatura? (isso é, termino em menos tempo o bacharel, deixando as matérias de lic. para o final) é possivel ou não faz sentido?

    • Não é por aí…
      A licenciatura em ed. artística possui duas habilitações. Não há um bacharelado em artes.

      A manutenção de vínculo, no nosso caso, serve pra adicionarmos os nosso diploma a outra habilitação oferecida pelo curso, que no seu caso e no meu também, seria a habilitação em artes plásticas, depois de ter concluído a habilitação pra qual você se inscreveu lá no vestibular.

      Na prática isso quer dizer que você garante o diploma de desenho, por exemplo, mas continua estudando o que falta pra ter o outro. E assim pode ir dando aula de desenho até sua habilitação em artes sair e você, enfim, poder lecionar isso, também.
      Só que no nosso caso específico – sem bacharelado, só habilitações – o diploma é o mesmo, só acrescenta outra habilitação.

      O bacharelado de que o texto trata é referente a outros cursos.

      E, por favor, me corrijam se eu estiver enganada…!

  3. Os ingressantes de até 2008.2 do então curso Ciências Sociais, poderão pedir a manutenção de vínculo para complementarem o currículo com a licenciatura. Pois até então, não havia o curso específico de Licenciatura para as Ciências Sociais. Portanto esta foi a última turma com direito a este benefício da dupla diplomação. Correto?

    • Prezado Francisco. Quem ingressou antes da criação do curso pode fazer a manutenção, quem ingressou depois da criação pode colar grau e tentar a Isenção de Vestibular, este é o caminho mais correto, mas você pode entrar com um pedido e este será analisado, não tem nada a perder, se for negado você tenta a Isenção, caso seja oferecida a vaga. Fica na paz.

  4. Olá! tenho a mesma dúvida do colega acima. Sou da turma de 2009.1 do bacharelado em Ciêncais Sociais, mas gostaria muito de ter a licenciatura, uma vez que esta amplia consideravelmente o campo de trabalho do Cientista Social. Existe ainda alguma forma de incluir a licenciatura em minha formação?

  5. Faço história da arte que é um curso de bacharelado contudo gostaria de complementar minha formação com a licenciatura. Existe está possibilidade? Posso fazer os dois anos juntos com o dois últimos anos da faculdade?

    • Prezada Anna. Por ser um curso novo provavelmente não será possível esta opção, pois a licenciatura deste curso não existe. Procure seu coordenador e converse sobre as opções de seu curso para ter detalhes mais atualizadas, mas seu curso não se enquadra no módulo manutenção de vínculo. Fica na paz.

  6. Se eu fizer licenciatura em ciências biológicas e quiser o diploma de bacharel não é possível então?!

  7. Faço da pergunta do Guilherme a minha. Estou cursando licenciatura em música. Eu não posso fazer manutenção de vínculo para cursar o Bacharel no meu instrumento?

    • Não cabe manutenção. Neste caso o Conselho de Graduação definiu que a Licenciatura em Música não representa uma “complementação pedagógica”, a grade curricular é muito distinta, portanto não cabe a manutenção. Você tem como opção colar grau e tentar “Isenção de vestibular”. Fica na paz.

  8. Quero ser geneticista, se eu fizer licenciatura em biologia, posso fazer pós em genetica para seguir a area?

    • A pós pode ser feita em genética sim, quem se gradua pode fazer uma pós em qualquer outra área livre, mas não tem nada a ver com manutenção de vínculo, sendo pós pode inclusive ser fora da área biológica. Fica na paz.

  9. estou preocurando faser o curso musica licenciatura
    preciso da liçensa para trabalhar como faço para cursar a longa distância, me de informações por favor abraços!!!!!!!!

    • Prezado Magno. O curso de licenciatura em música não é ministrado à distância e ainda tem teste prático. Veja o site da comissão de acesso UFRJ e baixe o manual do candidato para ver o teste prático (THE) para quem deseja cursar música. Fica na paz.

  10. estou fazendo manutenção de vínculo em publicidade e propaganda depois de ter concluído radialismo. Além da grade obrigatótia de PP, que outras matérias tenho que fazer?

    • Prezada Daiane. A manutenção de vínculo, refere-se a cursos que tem grande parte de suas grades em comum, sendo assim você deve pegar as duas grades curriculares e cursar apenas as disciplinas restantes para cumprir a grade de PP para colar grau. Espero ter ajudado. Fica na paz.

  11. ola estou cursando licenciatura em ciencias da natureza na area da biologia…tem como pedir manutençao de vinculo nesse caso, para bacharelado tbm ??

    • Prezada Caroline. A manutenção de vínculo só é válida quando um curso tem mais de uma habilitação ou quando a licenciatura representa apenas uma complementação pedagógica, neste caso você deverá concorrer pela Isenção de vestibular. Fica na paz.

  12. Se eu fizer licenciatura em bilogia e quiser o diploma de bacharel não é possível então?!

    • Apenas fazendo Isenção ou vestibular novamente.

  13. Sou estudante de bacharelado do curso de Ciências Sociais. Minha previsão de formatura para o bacharelado é 07/2012. Pretendo pedir manutenção de vínculo, a fim de cursar as disciplinas de licenciatura. No entanto, faço estágio atualmente. Gostaria de saber se ao colar grau em bacharelado e mantendo o vínculo com a licenciatura eu posso continuar no meu estágio.

    • Depende das regras do estágio em si, se está vinculado ao curso ou a matrícula, tem que saber, pois quando faz manutenção a matrícula é a mesma, mas o curso muda para licenciatura e passa a ser aluno da Faculdade de Educação. Veja as regras do estágio. Boa sorte. Fica na paz.

  14. Sou estudante de Letras. Se eu optar por fazer licenciatura irei sair tbm com o diploma de bacharel?

  15. Olá Fabio,

    Me ocorreu uma dúvida: Caso se faça uso da manutenção de vínculo do bacharelado para completar a licenciatura, isso impediria o aluno de solicitar o diploma de dignidade acadêmica por ter de ficar mais tempo que o período normal? (mesmo já tendo completado todas as matérias do bacharelado?)

    Abraços

    Arthur

  16. Olá, sou estudante de Letras Bacharel/Licenciatura e me formo esse ano. Tenho uma dúvida. Se ano que vem eu quiser fazer outro curso dentro da UFRJ eu poderei faze-lo com a isenção do vestibular?

    Abraços

    Carolina

    • Prezada Carolina. Sim, sem problemas, mas dependerá se o edital vai oferecer o curso desejado. Mais depois de colar grau pode participar da Isenção sem problemas.

  17. Olá, sou estudante de Letras Bacharel e me formo neste semestre. Gostaria de pedir manutenção de vínculo para terminar a licenciatura; pedir Isenção de vestibular para cursar a graduação de Dança na UFRJ; e, ainda, concorrer ao Mestrado na área de Letras mesmo. Isso é possível? Onde poderia conseguir mais informações sobre esses interesses?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

  18. Olá, ando meio perdido. Terminei meu bacharelado, pedi manutenção de vínculo e passei a cursar a licenciatura. No decurso dela, passei para o mestrado e tranquei a matricula da licenciatura. Terminei o mestrado, ingressei no doutorado e a matrícula da licenciatura ainda tava trancada…Hoje entretanto apariece em meu histórico “Matrícula Cancelamento por ultrapassagem do prazo máximo de trancamento em 2005/1”. Ok, mas queria muito terminar minha licenciatura, trabalhos têm surgido que me exigem essa habilitação…Há alguma forma de “refrescar” minha matrícula que de trancada foi cancelada?

  19. Oi, sou estudante de Artes Visuais na UFES, e colo grau agora no mes 10/2013, quero saber se posso pedir manuteção de vinculo em Artes Plásticas, ou Música, pois a grade de visuais e plástica é praticamente identica, sendo que agora teria somente disciplinas práticas.

  20. Boa tarde, eu quero saber. Por que eu perdi a data da minha rematricula. E a faculdade quer aceitar eu fazer minha rematricula por devido a perda da data de rematriculas.. O que devo fazer ? Podem me ajudar ?

  21. comment-6839

    Manutenção de Vínculo. A hora extra que vale a pena. | LICENCIADOS EM GRADUAÇÃO UFRJ

  22. Já que ta todo mundo perguntando, vou perguntar também…
    Sou da Licenciatura em Música, gostaria de saber se é possível fazer o contrário, pedir a manutenção de vínculo para ir pro bacharelado em instrumento (já que existe uma convenção entre os professores de instrumento que se recusam a dar aulas para alunos da licenciatura).
    Desde já agradeço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: