Mural das Idéias . Ajude a construir esse espaço.

Através deste campo você pode deixar sua idéia de tema que podemos abordar num próximo tópico. Deixe uma sugestão sobre qual assunto ainda não foi abordado e que merece ser destacado no blog e qual a sua dúvida que ainda não foi sanada.

Este espaço é seu, ajude-nos a construir este blog indicando quais assuntos você quer que apareça por aqui. Comentem à vontade.

Published in: on janeiro 18, 2011 at 6:58 pm  Comments (75)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2011/01/18/mural-das-ideias-ajude-a-construir-esse-espaco/trackback/

RSS feed for comments on this post.

75 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] Mural da idéias : Ajude a construir este espaço […]

    • Fábio,

      Também sou funcionária da UFRJ e sou lotada em Secretaria Acadêmica. Quero te parabenizar pela construção desse blog…excelente!

      • cuidado Patrícia!!!
        Tem um desocupado do Sintufrj (e que ocupa espaço no CEG) que está pedindo punição para o Fábio e todos que o apoiam!!!

        A sorte de quem ama a UFRJ é que no CEG, apesar dos pelegos do Sintufrj, tem também gente boa e que está brigando pelo Fábio e por este Blog!
        Ah… e pessoal que entende do que é vida acadêmica! Nada igual a esse S.Guedes que nada sabe de SIGA,Secretaria Acadêmica ou ajuda aos alunos.

      • Valeu pela força Juscelino, o que deveria realmente virar briga política fica no esquecimento, ninguém está preocupado com o fato de que eu não tenho aposentadoria integral e isso nem apareçe no jornal, nem se fala nisso , ninguém levanta essa polêmica, vamos desvincular o blog das brigas políticas e melhorar mais e mais este espaço. Obrigadão. Fica na paz.

      • Obrigado Patricia e conto com sua ajuda para continuar melhorando este espaço. Fica na paz

  2. que tal dar uma quebrada no site?
    uns 4 ou 5 post por página… fica mais leve, mais rápido pra carregar…
    .
    ..

    ou não!

    • Isso aí, legal. É que configurei para mostrar uns 30 posts porque o pessoal tem preguiça de clicar na seta. Nesta fase de divulgação eu optei por deixar tudo na inicial, mas vou diminuir para auxiliar o povo da discada. Fica na paz.

  3. troca esse fundo vai… tá tosco d+. uaha no mais, o blog eh sensacional! já q tá no estilo terra média.. coloca uma textura d papel velho ou pergaminho.. combina com o resto do blog.. (uma ideia)

    • Obrigado,se eu colocar o pergaminho vai ficar muito Senhor dos Anéis rs, mas muita gente gostou dessa Minerva diferente com a coruja na cabeça. Vou fazer uns testes,, mas valeu pela dica. Fica na paz.

  4. O blog está sensacional! Parabéns. Nunca entendi a lógica do SIGA, e agora eu estou um pouco menos confusa.

    • Prezada Huila. Viu…não tem mistério, é tudo lenda urbana, este espaço busca justamente “desmistificar” essa má fama do SIGA e desvendar os procedimentos acadêmicos. Boa sorte.

  5. Parabéns pelo blog! Esta bem completo e ao mesmo tempo bem resumido.Mas gostaria que postassem mais sobre bolsas de monitoria, iniciação científica.Não vejo nada explicando sobre esses assuntos.

    • Muito obrigado Xico, vou estar providenciando um tópico sobre o assunto, realmente gera muitas dúvidas e todo mundo fica meio desorientado nesse assunto. Obrigadão. Fica na paz.

  6. O blog tá muito bom mesmo, e fácil de entender. Minhas sugestão é um tópico sobre mudança de cursos, que ainda tá faltando por aqui.
    flw

    • Prezado Victor. Vou providenciar o topico sobre mudança de curso, realmente esta é uma dúvida que muita gente vai estar interessada. Obrigado pela dica. Fica na paz

    • Prezado Victor. Vou providenciar o topico sobre mudança de curso, realmente esta é uma dúvida que muita gente vai estar interessada. Obrigado pela dica. Fica na paz

    • Prezado Victor. Vou providenciar o topico sobre mudança de curso, realmente esta é uma dúvida que muita gente vai estar interessada. Obrigado pela dica. Fica na paz

  7. Também faria a sugestão de um tópico sobre mudança de cursos! É uma dúvida que eu tenho!

    • Obrigado Marcelo, vou providenciar o tópico o mais rápido possível. Valeu pela dica. Fica na paz.

    • Concordo com o Marcelo, estou querendo mudar de curso porém é muito complicado e já fui aconselhado a fazer outro vestibular e aproveitar os meus créditos.

  8. Oi Amei o Blog!
    Pena que pra mim ja esteja chegando um tanto tarde hihihihi pois dei entrada no processo de colação de grau e do diploma esta semana. Mas acredito que este seja um otimo caminho para que muitas duvidas sejam desfeitas e que muitos possam entender os caminhos dos docs universitarios. Gostaria q tivesse um espaço sobre rematricula, mudança de curso e isenção de vestibular para ja formados.
    Também poderia ter um espaço para falar sobre as pós graduação e seus tramites.
    parabéns e obrigada desde já!

    • Muito obrigado Ester, vou providenciar os posts sobre esses assuntos, vai ser de grande utilidade até para os alunos como você que já coloram grau. Obrigado pela dica. Fica na paz.

    • Muito obrigado Ester, vou providenciar os posts sobre esses assuntos, vai ser de grande utilidade até para os alunos como você que já coloram grau. Obrigado pela dica. Fica na paz.

  9. Parabens pelo site! Esta realmente muito legal. Sera que tem como fazer um post sobre intercambio??? Tenho mil duvidas sobre o assunto…

    • Prezada Luíza. Estarei providenciando um post sobre o assunto, realmente isso gera muitas dúvidas. Obrigado pela dica . Fica na paz.

  10. Vi que já existe um post sobre trancamento de faculdade, mas não sanei todas as dúvidas. Minhas dúvidas são primariamente sobre a burocracia envolvida…como faz pra trancar e depois destrancar. Não sou aluno de 1o Período.

    • Prezado Érico. Não tem mistério, é só ir na sua secretaria e pedir para trancar/destrancar, você preenche um formulário interno e se estiver dentro do prazo a própria secretaria é que vai realizar o procedimento. Fica na paz.

      • Mas e depois, é fácil de destrancar? Já vi pessoas dizendo que é uma dor de cabeça enorme…

      • Prezado Érico. Tenha como regra o seguinte: só existe dor de cabeça quando o que você pede está FORA DO PRAZO, porque gera uma burocracia grande. Veja o tópico Calendário CEG e veja os prazos para todos os atos academicos do ano. Se fizer tudo no prazo não terá problemas. Fica na paz.

  11. Sugestão: reingresso

    • Muito bom Felipe, vou fazer um tópico sobre Mudança de curso, reingresso e transferência. Valeu pela dica. Fica na paz.

  12. Tenho uma dúvida…
    Cursei semestre passado na UFRJ uma matéria que durante o período o professor aplicou duas provas e não passou a nota de nenhuma delas. Passou janeiro e nada das notas sendo que dia 28/01/11 seria o prazo para o lançamento das notas no SIGA.
    Eu não sou aluna da UFRJ, eu cursava como mobilidade acadêmica, pois sou da UFPR e não moro mais no RJ, e esta semana passada, dia 02/02/11 este prof me procura por email dizendo que eu não obtive nota suficiente para ser aprovada e devo voltar para o Rio de Janeiro para fazer uma prova final. Minha questão: este prof pode mesmo exigir que eu faça esta prova sobre pena que não ser aprovada caso eu não vá, mesmo já tendo encerrado o semestre letivo 2/2010?

    Desde já agradeço.

    • Prezada Aline. Pelo que pude entender este professor na verdade está tentando lhe ajudar, pois ele constatou que você ficou reprovada e decidiu te deixar para “prova final”, este procedimento é comum, os professores aplicam duas provas e quem já consegui índice curte as férias na boa, quem não atingiu é convocado para uma terceira prova, uma espécie de “recuperação”, onde se aplica uma terceira como nova chance do aluno não repetir o período inteiro. Acredito que seja melhor você vir para realizar a terceira prova do que ter que cursar a disciplina toda novamente ou perder estes créditos sendo reprovada. Fica na paz.

      • Eu mantive contato com ele, a questão é que tenho dificuldade para voltar para o Rio agora, pois meu convênio terminou, cheguei a propor uma avaliação online e ele chegou a aceitar mas voltou atrás porque meu convênio não era internacional. Eu permaneci no Rio até dia 30/01 justamente por causa desta matéria e quem se perdeu nas datas não fui eu, e te procurei porque na minha universidade a questão de datas é diferente, nenhum prof pode aplicar provas fora do período determinado (se ocorrer de um atraso por parte do prof ele não pode reprovar), não é aplicada segunda prova antes da divulgação da primeira e precisava saber se existe essas normas na UFRJ.
        Nos sites da UFRJ só encontro deveres dos alunos mas não o dos prof/secretárias…Imagino que deva existir…

        Obrigada pela atenção.

  13. Olá amei o blog, parabéns pela ideia.
    Gostaria de sugerir um post sobre disciplinas eletivas, condensadas e etc.
    Valeu…bye bye

  14. Gostaria de parabenizar pelo conteúdo do site. Tem sido uma ótima forma de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento dos processos na universidade. Eu sei que você já abordou sobre o tema das bolsas, mas é que agora dia 24 de fevereiro saiu o edital para os estudantes que pretendem concorrer as bolsas auxílio e moradia, só que para os estudantes que ingressarão na universidade via ENEM/SISU e que venha de escola pública não podem concorrer a bolsa auxílio. Gostaria de saber se os documentos assinados pelo CEG em 10 de novembro de 2010 aprovando a concessão de bolsas a alunos oriundos de escola públicas nos garantirão realmente a bolsa permanência e o auxílio transporte.

    • Prezado Ualas. Este assunto ainda está em aberto, mas assim que tiver um novo edital eu atualizo e dou a notícia pelo Twitter. Siga o blog que ficará atualizado em tempo real de todas as novidades. Fica na paz. @licenciadosufrj

  15. Olá Fabio
    Quero te parabenizar por você ter tido feito este blog, é bastante esclarecedor. A minha sugestão é que você coloque aqui as resoluções e editais que o CEG aprova, no que diz respeito à burocracia de processos como transeferências externas e mudança de curso.

  16. Gostaria de saber se é o DRE que inclui no Histórico Monitoria. Fui Monitor para uma disciplina, já colei grau (ou seja, a matrícula foi cancelada por conclusão de curso) e ainda nada da Monitoria no Histórico… Além disso, colei grau tanto no bacharel como na licenciatura e até agora nada… me falaram que é no CFCH q a colação da licenciatura será incluída no Histórico: procede?

    Obrigado e parabéns pelo blog!

  17. Olá Fábio, parabéns pelo blog, realmente você ajudou bastante! Mas eu ainda tenho uma dúvida e ela ta me enlouquecendo: eu fiz a pré-matrícula em Janeiro, e recebi um papel informando que a minha inscrição em disciplinas é no dia 05/07, e eu não voltei mais à UFRJ desde então, estou com medo de ter perdido alguma coisa, tipo matrícula…. Por favor diz que eu não perdi nada, que ta tudo ok e que eu só preciso voltar dia 5 de Julho…. Desde já agradeço.

    • Prezado Anônimo. Você está sim com um problemão e não queria dizer não mas é possível sim que esteja com problemas, pois o edital diz que o candidato deve acompanhar as reclassificações e remanejamento e perdendo um destes você não vai para lugar nenhum, mas cada caso é um caso, vá ao site do Vestibular e veja todas as listas acompanhe de perto se você é SISU ou UFRJ 40% são listas e situações diferentes, se atualize e acompanhe pois vejo que está meio enrolado já pensou se fosse um concurso público para ganhar R$15000 e você perde a posse e só tendo concurso de novo sabe lá Deus quando?, ainda bem que vestibular todo ano tem . Abre o olho e veja atentamente quel a sua situação. Boa sorte. Fica na paz.

  18. Olá Fábio,

    Parabéns pelo seu blog!
    Sabe dizer se haverá nova convocação para UFRJ pra ciência biologica I em macaé????
    Caso tenha notícias envia pra mim, por favor!!
    obrigada!!!!!!

    • Prezada Daiany. Não é impossível. mas pouco provável que haja uma nova convocação devido ao fato dos alunos entrarem com quase um mês de aula, mas fique acompanhando pois esse tipo de decisão sempre é rápida e pega todo mundo de surpresa. Boa sorte. Fica na paz.

  19. Boa tarde,
    Parabéns pelo blog! Consegui tirar muitas dúvidas,mas, hoje eu vi na ufrj cartazes falando que vai haver paralisação amanhã(dia 24/08), além de boatos que de uma reunião para decidir se a universidade vai entrar em greve,isso procede ? Se tiver mesmo paralisação amanhã, não haverá aula ?
    Obrigada

    • Prezada Fernanda. Mesmo que tenha a paralisação é possível que os professores substitutos trabalhem normalmente. Os rumores de greve dos professores estão ecoando mas acredito mesmo que aconteça greve sendo de professores sempre dura muito pouco pois ninguém vai querer fechar semestre nas férias de janeiro. Fica na paz

  20. Oi,antes de tudo quero dizer q adorei o blog,e me elucidou vários questionamentos,além da linguagem direta e irônica.
    Mas tenho uma dúvida a cerca de transferência externa e equivalência de disciplinas,consegui falar com o coordenador do meu curso e entreguei toda a documentação para a tal equivalência de disciplinas.Consegui “incluir” 10 matérias,o q me deixou muito feliz.Mas quando fui no SIGA na parte do “Meu boletim/Histórico” as matérias equivalentes estavam listadas,com os respectivos créditos,mas o CR não aparecia,apenas existem asteriscos.
    Minha dúvida é,por eu ter feito isso corro o risco d diminuir meu CR,e caso eu queira fazer uma das disciplinas listadas,por já estarem la perco a matricula na disciplina?

    Obrigada pela atenção.

    • Prezada Mariana. Quando você ganha uma “dispensa”, as devidas não são mais cobradas na grade curricular que teria que ser cumprida, você ganha os “créditos”, mas não ganha “nota”, por isso que não existe CR das dispensas pois só são contados os créditos. Se uma disciplina foi dispensada não tem como cursá-la novamente e o CR restante será calculado somente com as notas que você ganhar daqui por diante. Fica na paz.

  21. Você poderia falar sobre bacharelado x licenciatura? Sou calouro de História, e no meu curso escolhemos entre um e outro no 4º período, mas gostaria de saber melhor sobre cada um de antemão. Sei que licenciatura é para lecionar (óbvio) e bacharelado para atuar em áreas de pesquisa, consultoria e etc, mas gostaria de saber a diferença de uma habilitação pra outra (as matérias, a duração…). Outra coisa que tenho duvida é se a licenciatura engloba o bacharelado, digo, se seria uma habilitação de bacharelado apenas com mais algumas matérias referentes à licenciatura, e se quem faz licenciatura também pode trabalhar como o bacharel. Desde já, obrigado.

    • Prezado Fernando. Muito boa sua sugestão!!!, Vou providenciar o texto apontando todos os detalhes e postar. Continuo contando com sua participação. Siga o @licenciadosUFRJ no twitter que eu posto um aviso sempre que tiver um novo post, editais novos ou notícias em tempo real do setor de matrícula. Fica na paz.

  22. Olá Fábio

    Seria interessante um post sobre os procedimentos de estágio da UFRJ. Também em estágios que usam instituições como CIEE e etc.

    Abraços!

    • Prezado Arthur. Muito boa sugestão também, Vou providenciar o texto e postar. Continuo contando com sua participação. Siga o @licenciadosUFRJ no twitter que eu posto um aviso sempre que tiver um novo post, editais novos ou notícias em tempo real do setor de matrícula. Dessa maneira assim que ficar pronto você fica sabendo.Fica na paz.

  23. Olá Fábio

    Seria interessante postar sugestões de repúblicas, apartamentos ou outras opções de alojamentos, tendo em vista o grande número de calouros vindos de outros estados do país.

    • Prezada Jandira. Gostei da idéia e estarei providenciando um post sobre o assunto, abrindo um espaço para que os alunos possam postar vagas disponíveis. Fica na paz.

      • Gostei dessa ideia tbm.. quanto mais rápido melhor concerteza.

        Ateeh mais..

  24. E ae, Fábio.
    Gostei bastante do blog, achei ele hoje e os posts já tem me tirado algumas dúvidas, como calouro que sou.
    Só queria dizer que no twitter seria bom já deixar o link dos posts do blog ou de outro site que indicar pq pra retwittar fica mais prático, dou RT e já tá a notícia e o link.
    Abraço.

    • Prezado Charles. Muito boa a sua sugestão, vou fazer isso, e continuo contando com suas sugestões para divulgar e melhorar este espaço. Fica na paz.

    • Prezado Charles. Muito boa a sua sugestão, vou fazer isso, e continuo contando com suas sugestões para divulgar e melhorar este espaço. Fica na paz.

  25. OI Fábio,
    queria sugerir um tópico pra o periodo de alteração que começa daqui a pouco: Pedido de Quebra de Requisito. Quando eu posso ou não pedir, quais critérios são utilizados, o que desqualifica um aluno a pedir a quebra e quais as justificativas aceitas ou não…Será que rola?

    Outra coisa, fiz uma monitoria de créditos em 2011/2 que simplesmente não aparece no meu boletim. Fiz a inscrição e entreguei o relatório e nada dela surgir pra mim!!! O que eu faço, o que pode estar acontecendo???

    Obrigada!!

    Luíza

    • Prezada Luíza. Cada unidade tem seu critério em relação a quebra de pré requisito, por isso deve ser aberto processo na unidade para ser analisado e cada caso é um caso, não tem padronização. Com relação a sua nota se não foi lançada deve cobrar a sua secretaria. Fica na paz.

  26. Olá, Fábio! Parabéns pela iniciativa! Gostei muito do post sobre os diplomas especiais! Minha suestão é que você aborde o tema inclusão de monitorias e outras atividades possíveis de serem incluídas no histórico escolar. O que pode incluir, como fazer e etc.
    Mais uma vez, parabéns!

  27. Oi, Fabio.
    Muito bom o seu blog, auxiliou bastante agora no periodo de inscrição em disciplina!
    A única coisa que não achei aqui é como descobrir quem é meu orientador, pois não consta no meu CRID. Voce poderia me explicar qual o procedimento para eu descobrir isso? Obrigada

    • Prezada Raianny. Os orientadores não são cadastrados no SIGA, mas sim por uma divulgação interna de seu curso. Fica na paz.

  28. Olá, Fábio!

    Preciso de uma informação. Fiz minha inscrição no SIGA há uma semana, porém acabei esquecendo a senha. Como faço agora para recuperá-la?
    Fico no aguardo.
    Grata desde já.

  29. ola fabio
    preciso de uma informaçao.gostaria de me informar como fico sabendo
    que abriu vaga para transferencia, em medicina,numa universidade publica.
    grata desde ja

  30. Olá,
    Acho interessante você fazer um post sobre Matrícula de pessoas que virão de outro estado, principalmente essa “coisa” de procurador legal. Enfim, parabéns pelo blog.

  31. Ola, acho q seria uma legal uma materia explicando melhor para os alunos sobre como fica a UFRJ com a greve, falando da suspensao do calendario, quando vai ser a inscricao de disciplina, se ela tem previsao de acabar… coisas assim. Seria muito bom pois esclareceria muitas coisas que nos, alunos UFRJ, muitas vezes nao sabemos. Obrigado.

  32. Camarada parabéns pelo Blog! Tirei muitas dúvidas, só deveria ser mais divulgado entre os calouros. Achei sem querer no google.

  33. Olá! Gostaria de ler em seu blog informações a respeito de como funciona o sistema de “recuperação” e “2ª chamada” na UFRJ. O aluno tem direito? Onde posso encontrar mais informações sobre o assunto?
    Obrigada.

  34. Olá Fábio, meu nome é Thiago e encontrei seu blog por acaso no google, achei bem interessante e acho que talvez você possa me ajudar.
    Eu me matriculei na FACC, ciências contábeis, em 2005 através de uma transferência ex-officio da UFPE pelo fato de eu ser militar do exército e ter sido transferido para o RJ. Só que para minha surpresa apesar do curso ser no período noturno, o 1º e o 2º período do curso eram no período vespertino, e como nesse período eu estava trabalhando, eu não pude comparecer às aulas. Atualmente estou servindo em Salvador, e estava pensando se ainda seria possível fazer uma transferência da UFRJ para a UFBA. Você pode me ajudar nessa questão?

  35. Gostaria de saber mais a respeito do Curso de Línguas Estrangeiras Aberto à Comunidade (acho que esse é o nome).Gostei muito do seu blog. Ele está está conciso, bem humorado, nem perto de ser cansativo como esses editais (que eu provavelmente teria que ler para saber tudo isso), enfim, parabéns!!!.

  36. FABIO, BOA TARDE! TO COM UM PROBLEMAO, ME AJUDA?
    ME INSCREVI EM ALGUMAS DISCIPLINAS HA ALGUNS SEMESTRES ATRÁS E ACABEI ABANDONANDO-AS, POR MOTIVOS PESSOAIS. NÃO HOUVE PRESENÇA, PROVAS, NADA. CONCLUSÃO > RFM (REPROVADA POR FALTA E MEDIA). NA GESTÃO ANTIGA, ELES EXCLUÍAM ISSO NUMA BOA, SENTAVAM NO COMPUTADOR E EXCLUÍA PRA VC, JÁ QUE ELES VIAM QUE VC NÃO ESTAVA PEDINDO PRA EXCLUIR REPROVAÇÃO OU TENTANDO FUGIR DO CR BAIXO.
    VC SABE DIZER SE HOJE HÁ ALGUM PROCESSO INTERNO QUE PERMITA ESSA EXCLUSÃO?
    OBRIGADA!!

  37. Olá, bom dia! Gostaria de saber um pouco mais sobre atividades complementares. já integralizei todos os créditos e faltam apenas 30 horas na grade de licenciatura em filosofia, porém ainda não cumpri as 210 horas das atividades complementares. Há algum modo de substituí-las, ou até mesmo de pedir isenção?Quantas horas poderia abater com certificado de pós-graduação na área de educação?
    Grata!

  38. Olá! vou entrar na UFRJ agr e esse site tem me ajudado a esclarecer diversas duvidas! gostaria de saber como faço para adquirir um passe livre universitario… ficar pagando passagem nao dá, né? 😛

  39. Tópico sobre mudança de pólo! Dificuldades? Como Fazer? Onde?

  40. Bom dia, eu fiz transferência recentemente de uma faculdade para outra (FEUC – FAEL) e fiquei sabendo que perdi um ano de aproveitamento, então quis puxar disciplinas pra concluir tudo em um ano, mas me deram a resposta de que não é possível puxar disciplinas por conta do sistema deles. Isso não é um direito legal de cada instituição?


Deixe um comentário

