Bolsa Auxílio e Bolsa Permanência. Porque só o “ensino” é de graça, o resto não.

Para aqueles alunos que já entram na universidade quebrando o porquinho para poder comprar os livros, custear passagem de ônibus, e de uma maneira geral manter-se na universidade, eu vou indicar o caminho das pedras para as cobiçadas “bolsas e auxílios”. É importante ressaltar que a “universidade” é pública, no sentido do “ensino”, mas os livros, passagens , hospedagem, aquela “folhinha de xerox” que quando você passa na copiadora são 500 páginas e todos demais anexos para sua permanência, são todos por sua conta. Este é o principal quesito que confronta as políticas de ação afirmativa, pois entrar na faculdade é “fácil” se comparado ao fato de “sair dela”. Você acaba de entrar num funil conta gotas, onde principalmente nos cursos das exatas a proporção de formandos é muito inferior a de ingressantes. Então se você não tá disposto a pedir pra sair pode concorrer às bolsas e se organizar para administrar a sua graduação.

O vestibular não acabou

É isso mesmo, se alguém ainda não falou para você eu vou abrir seus olhos para a Matrix, entenda que o planeta não tem recursos para todos os habitantes, então TUDO é conseguido mediante CONCURSO, tudo tem uma disputa envolvida, quando você envia um “pedido” de inscrições em disciplinas, somente os melhores conseguem as melhores turmas e os melhores professores, somente os melhores conseguem as vagas de estágio e com relação às bolsas o raciocínio é parecido, se você acha que não têm condições de manter sua graduação e pleiteia uma bolsa saiba que pode ter alguém em condições piores do que você, vindo do Nordeste para estudar aqui ou com um pai que tem uma renda menor que um salário, sendo assim, as bolsas são concursos que são divulgados através de editais e tudo se concentra na mão da DAE (Divisão de Assistência ao Estudante).

Existem diversos tipos de bolsas, vou fazer um resumo sobre as diferenças:

Bolsa Permanência

É uma bolsa concedida automaticamente para os alunos de ação afirmativa. Os ingressantes nessa modalidade deverão cadastrar uma conta bancária no SIGA e o benefício será concedido mensalmente após o início das aulas.

Bolsa auxílio

O objetivo da Bolsa Auxílio é atender o estudante de graduação (não ingressante por ação afirmativa), que, face às condições sócio-econômicas de sua família, possui comprovada dificuldade para garantir sua permanência nos cursos da Universidade. Trata-se de um edital onde os alunos se inscrevem pelo SIGA e passarão por uma análise sócio econômica.

As normas de concessão e manutenção da Bolsa Auxílio constam na Resolução CEG 01/08.

Bolsa Moradia

Trata-se de uma “vaga no alojamento  + ajuda de custo”. Os alunos concorrem através de um edital, se inscrevem pelo SIGA e de acordo com uma análide socio econômica são selecionados os alunos que terão direito a morar no alojamento da universidade ganhando uma ajuda de custo.

ATENÇÃO. NÃO haverá possibilidade de encaminhamento dos alunos selecionados no processo seletivo de 2012, na modalidade Benefício Moradia, para ocuparem quartos na referida residência – os candidatos 2012 receberão um Auxílio Manutenção de R$ 360,00, acrescido de Auxílio Moradia no valor de R$ 360,00 e de Auxílio Transporte (valor a ser definido) objetivando auxiliar na permanência do estudante, até a conclusão das obras da Residência Estudantil. Acesse :

Bolsa de Iniciação Científica

As universidades são o centro de inteligência de um país, os doutores coordenam projetos de pesquisas em todas as áreas visando “descobrir” novas tecnologias e proporcionar o crescimento do conhecimento em todas as áreas.Coordenada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, a Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica, incentivando novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e contribuindo para a formação futura de jovens pesquisadores mediante sua participação em projetos de pesquisa.

Bolsa de Monitoria

Se você é bom em determinada disciplina pode se candidatar para ser um “monitor” e ser remunerado por isso. Administrada pela Pró-reitoria de Graduação, a Bolsa de Monitoria visa despertar, nos alunos de Graduação da UFRJ, o interesse pela carreira docente. Também visa a assegurar a cooperação discente com o corpo docente nas atividades de ensino, auxiliando os professores nas atividades didáticas.

Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural

É parecida com a bolsa de Iniciação Científica, mais está é voltada para o campo artístico.Administrada pela Pró-reitoria de Graduação, a Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural objetiva despertar e incentivar o desenvolvimento das vocações criativas e investigativas de alunos de graduação da UFRJ nas diferentes áreas artístico-culturais, mediante sua participação em projetos desta natureza, inclusive os de caráter interdisciplinar e interdepartamental.

Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação, mais ninguém conheçe por esse nome, ela é mais conhecida como Bolsa LIG (laboratório de informática da graduação).

É uma bolsa para você “cuidar” dos laboratórios de informática que cada curso tem (nem todos tem , mas tá quase). Exige conhecimentos básicos sobre informática, rede e no processo de seleção terá uma prova específica sobre o assunto.

Todos este editais e os maiores detalhes sobre datas, documentos, procedimentos e pré-requisitos podem ser vistos todo semestre no site da Pró Reitoria de Graduação, o link direto para o assunto eu estou postando abaixo:

 Superintendência Geral de Políticas Estudantis

Portanto, prestem atenção aos prazos e observem toda a documentação necessária que os editais pedem. No final das contas se não conseguir a bolsa vai ter que quebrar o porquinho, não tem jeito.

ATENÇÃO: O PROCESSO PARA PARTICIPAR DO BOLSA AUXÍLIO E BOLSA MORADIA 2014 JÁ COMEÇOU. A 

ACESSE O SITE http://www.superest.ufrj.br/  E LEIA OS EDITAIS.

Published in: on março 7, 2016 at 8:23 pm  Comments (168)  

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2016/03/07/bolsas-e-auxilios/trackback/

RSS feed for comments on this post.

168 ComentáriosDeixe um comentário

  1. sou professora da rede pública e ganho patéticos 760,00…tenho direito a alguma bolsa…?

    • Prezada Mirian. Tente concorrer e anexe os documento, é uma seleção e a comissão vai analisar cada caso de cada aluno com as documentações. Fica na paz.

      • bjs
        farei!

    • Trabalhei 1 mês como auxiliar de limpea e ganhei 1250 reais…

      • *Limpeza

  2. Presado Fabio,vc sabe qndo sai o edital para inscrição no bolsa auxílio?

    • Prezada Camila. Isto sempre é um mistério, não tem jeito tem que acompanhar pelo site da PR1. Fica na paz.

  3. Olá sou de BH e vou para o Rio no segundo semestre eu gostaria de sabe se para quem é de fora do estado é mais fácil conseguir estes benefícios uma vez que eu tenho renda familiar baixa.Grata

    • Prezada Ana. Isso passa por um crivo de avaliação de acordo com as regras do edital. Exoste uma comissão avaliadora. Aguarde o edital e participe. Fica na paz.

      • Obrigada!O edital só sai uma vez por ano?E você sabe me dizer quais são os benefícios além da moradia?Poque eu acho o site da UFRJ um tanto quanto confuso!Obrigada desde já!

  4. Olá! A PR1 alegou, por meio de edital, que as inscrições para a 1ª etapa do processo seletivo para ter a Bolsa Auxílio (ingressantes em 2011) começariam hoje e seria no SIGA. Até agora, nada. O que aconteceu?

    • Esta pergunta do alojamento está atormentando os alunos, mas a equipe prometeu que até o final desta semana vai implantar todos os alunos restantes para que consigam concorrer ao alojamento e às bolsas. Sendo assim fiquem tranquilos e tentem todos os dias entrar no SIGA, a inscrição do alojamento vai do dia 16/03 até 24/03 e antes do final deste prazo todos estarão implantados não se preocupem. Fica na paz.

  5. Oi! É verdade, eu também estou acessando ao siga e até agora nada.O que será que aconteceu?

    • A equipe prometeu que até o final desta semana vai implantar todos os alunos restantes para que consigam concorrer ao alojamento e às bolsas. Sendo assim fiquem tranquilos e tentem todos os dias entrar no SIGA, a inscrição do alojamento vai do dia 16/03 até 24/03 e antes do final deste prazo todos estarão implantados não se preocupem. Fica na paz.

  6. olá , estou no 2º periodo entrei ano passado , e estou precisando msm dessa bolsa auxílio sera que tbm posso comcorrer ?
    beijos desde ja obrigada !

    • Prezada Flavia. Todo mundo pode concorrer, mas os critérios de seleção vão privilegiar aqueles que mais precisam, mas tente, a inscrição é pelo próprio SIGA. Leia o tópico que fala das bolsas e tire suas dúvidas. Fica na paz.

  7. Olá, só para confirmar, gostaria de saber se até agora realmente ainda não disponibilizaram o link pra a requisição da Bolsa Auxílio. Obrigada.

    • Prezada Monique, calma, não fique tensa, nossos analistas pediram prazo até dia 21 para resolver isso, tenha fé que vai acontecer. Fica na paz.

  8. Adorei o blog!!! O pessoal tem que saber disso aqui!
    Parabéns!!! Abraços!
    Manoela

    • Prezad Manu. Ajude a divulgar este espaço para que estas “místicas” sejam desfeitas, pela “liberdade de informação já”, não esqueçe de seguir @licenciadosUFRJ para ficar antenada com tudo em tempo real. Fica na paz.

  9. Faço o login no SIGA mas nao aparece nada sobre candidatura a bolsa-auxilio. como devo proceder?

    • Prezado Vinicius. Os analistas do SIGA prometeram que o serviço estará disponível, não se preocupe pois a prazo foi prorrogado até o dia 27/03. Fica na paz.

  10. Gostaria de saber uma coisinha!
    Quanto akeles editais q foram disponibilizados no site pr1 e talz:

    CEG aprova apoio a Ações Afirmativas
    Conselho de Ensino de Graduação aprova Bolsa de Acesso e Permanência, Auxílio Transporte, e Acesso à Rede e Disponibilidade de Equipamentos de Informática em Sessões Ordinárias de 10 de novembro e 15 de dezembro de 2010, para alunos ingressantes em 2011.

    Como faço pra me candiadatar a estas bolsas?
    Pq seria uma ajuda e tanto consegui-las!
    AHH, lembrando q sou do segundo semestre e consegui pelo SISU, açoes afirmativas!

    • A bolsa permanência é um projeto que está sendo revisto, pois inicialmnte as ações afirmativas eram apenas para as escolas do Rio, mas depois de uma liminar foi disponibilizada para todas as escolas públicas, inclusive as federais, mas esse projeto do bolsa permanência vai ser implantado sim e até o final deste mês eles vão dar notícias, vamos ficar no aguardo. Fica na paz.

  11. Olá,

    Gostaria de saber se as bolsas abrem no meio do ano para os alunos que só entraram no 2º semestre de 2011, ou será q esse tipo de aluno pode se inscrever agora nessa seleção inicial do 1º semestre de 2011?

    Obrigado

    • Rafael.. não só pode como deve!
      Fui informada de que essas inscrições só abrem durante esse período do ano… então faça agora!

  12. Olá, estou tentando me inscrever pelo SIGA e a página não carrega ou dá erro. O que eu faço?

  13. Não to entendendo essa nova noticia q saiu hj sobre a bolsa auxilio. todos q se inscreveram tem q ir no DAE? e onde fica o DAE? no site só diz q é pra ir mas não diz onde é.

  14. Fabio. Acompanhei pelos editais do pr1 e vi lá que saiu um edital dos alunos contemplados com as vagas da bolsa permanencia, mas só que lá constam somente os alunos do 1º semestre e residentes no municipio ou estado do Rio de Janeiro, o que não éh meu caso.
    Mas será q saira un novo edital sobre este tema pro segundo semestre, pq ao menos eu vi um edital de seleção sakas?

    • Prezado Gilbert. Esse assunto tá enrolado, já saiu uma retificação deste resultado e deve sair outra lista sim, mas estas informações todas você consegue com a DAE (Divisão de Assistência ao Estudante). Fica na paz.

  15. Fábio, esta semana saiu uma lista com os alunos contemplados pela bolsa permanência, porém hoje fui olhar novamente o pr1 e a lista havia sumido. Você tem alguma informação sobre como será feita essa distribuição da bolsa e os procedimentos que devem ser adotados?

    • Eles fizeram uma “atualização” da lista. A nova já está na página da PR1, dá uma olhada lá. Fica na paz.

  16. Eu fui contemplada com a bolsa permanência, já etsá disponivel no site PR1, porém está muito vaga a informação, não tem documentos necessários, dia, nada. só a lista, queria mais indormações.

    • Prezada Bruna. Corre para a DAE (Divisão de assstência ao Estudante), na reitoria 8º andar e procure por mais informações pessoalmente, eles é que são os responsáveis, não se acomode, corra para não perder. Fica na paz.

  17. informações*

  18. Boa noite.
    Eu entrei pelas ações afirmativas do SISU para o 2º Semestre. Sempre estudei na rede estadual de ensino do RJ. Ví que saiu a lista com os beneficiados pela bolsa da ação afirmativa do SISU. Nesta lista só constam alunos do 1º semestre. Quero saber se vai sair outra lista com os beneficiados do 2º semestre, pois atendo todos os requisitos encontrados na resolução da CEG e meu nome não está na lista. Obrigado.

    • Prezado Renan. Procure correndo a DAE, pois esta questão das bolsas está em planejamento e as listas podem conter casos específicos, não fique parado e se informe direto na fonte. Fica na paz.

      • Valeu Fábio!
        Mandei um e-mail pro Valerio da PR1 e ele confirmou que a lista dos ingressantes por Ação Afirmativa – SISU para o 2º semestre só vai ser liberada no segundo semestre mesmo.

      • A lista de chamada para realizar pré matrícula já está no site da comissão de vestibular. Acesse http://www.acessograduacao.ufrj.br/. Fica na paz.

      • Fábio, estava querendo dizer que a lista nominal de quem receberá bolsa que entrou pelo sisu para o 2º semestre só vai sair depois da matrícula, mas mesmo assim obrigado.

    • Boa tarde,gostaria de saber onde recorrer para conseguir o bolsa auxilio do prouni’pois minha filha e bolsista do prouni’mas o curso q ela faz sao de 4 semestres e o minimo para ter direito ao bolsa auxilio,ou permanencia,nao sei qual e ao certo,e um curso com no minimo 6 semestres,so q ela e menor de idade,nao pode trabalhar e eu nao tenho condicoes de pagar custos como alimentacao todos os dias,livros,apostilas’xerox…enfim,quero recorrer e pedir este beneficio para ela,alguem aqui sabe onde posso recorrer?aguardo uma resposta,e mt obrigada. Andrea
      A

  19. Olá,

    Eu gotaria de saber como funciona a bolsa permanência, quais são os critérios, o prazo de inscrição. Não consegui achar nenhuma informação esclarecedora.

    Agradeço se alguém puder me informar.

    Att

    Maria

    • Prezada Maria. Trata-se de um “concurso”, uma “seleção” com um edital específico. Procure o edital na página da PR1 em http://www.pr1.ufrj.br e tire todas as suas dúvidas. Fica na paz.

      • olá amigo, fui classificada na lista de espera do 1º semestre e fiquei 59 colocação e estava em ampla concorrencia, estudei sempre em escola publica, mas tenho uma renda de um salario e meio, será que é possivel eu me escrever na ação afirmativa?
        Grata… A Paz!!!

  20. Eu entrei pelo sisu e gostaria de saber se tenho direito a bolsa permanência ou auxílio transporte, na reunião do primeiro dia de aula eles não sabiam responder se quem tinha entrado por ação afirmativa poderia se inscrever nas bolsas, pois eles achavam que já era certo o auxílio…e agora, quem entrou pelo sisu vai ter direito ou não, se não se inscreveu para concorrer as bolsas?
    Me responda por email se possível ^^

    • Prezada Priscila. O bolsa auxílio é um “concurso”, uma “seleção” com um edital específico,o “bolsa permanência seria um benefício para aqueles que entraram pela ação afirmativa cursando na íntegra em escola pública, são coisas distintas . Procure os editais na página da PR1 em http://www.pr1.ufrj.br e tire todas as suas dúvidas. Fica na paz.

  21. Alguém que entrou pelo Sisu-ações afirmativas recebeu a bolsa já? eu entrei na reclassificação em 14 de abril e até agora meu nome não consta nem na lista de bolsistas. Já fui na DRE 4 vezes e eles só me pedem para esperar….

  22. Gostaria de saber se você tem alguma ideia de quando sai a lista nominal dos comtemplados da bolsa permanência do segundo semestre.

    Att, Thuany Ribeiro

    Obrigada!Beiijos’

    • Prezada Thuany. Não existe previsão, mas conforme aconteceu no primeiro só deve sair na metade do semestre, fique atenta no site da pr1 http://www.pr1.ufrj.br. Fica na paz.

  23. Fábio, gostaria de saber o que siginifca CLAC, pois entrei no site do PR1 e está lá que, quem recebeu um dos auxílios, este ano tem de fazer a inscrição para obter isenção nesse CLAC. Desculpe a ignorância, mas necessito de saber. Consegui uma vaga no Alojamento e vou começar Ciências Matemáticas agora em agosto. Agradeço se puder responder.

    • Prezado Ronaldo. Signifca “cursos de línguas abertos à comunidade”. São cursos pagos oferecidos para quem tiver interessado e com uma taxa semestral ministrado pelos alunos concluintes dos cursos da faculdade de letras, os editais e mais informações você pode obter em : http://www.letras.ufrj.br/clac/. Fica na paz.

  24. fui privilegiada: Ganhei bolsa integral numa faculdade privada, mas não tenho reda para arcar com os gasto( transportes, livros, enfim tudo)
    E o pior é que não posso trabalhar pois só tenho 17 anos. Preciso muito do auxilio bolsa. O que quei eu fasso pra conceguir…

    • Prezada Norma. Todas as bolsas são editais no qual você se inscreve e concorre, leia o tópico inteiro e acesse a página da PR1 que fala dos editais. Fica na paz.

  25. Olá! Estou com interesse de me candidatar a uma bolsa de monitoria, vocês sabem quanto pagam ? E pra bolsa de pesquisa? Grataaaa

    • Prezada Vera. Os valores variam e tem que ler o edital específico não tem como especular. fica na paz.

  26. Olá, Fábio.
    Parabéns pelo blog, ele já me salvou diversas vezes 🙂
    Tenho uma dúvida: a Bolsa Auxilio Permanencia foi criada neste ano, 2011, correto? Ela é para os alunos cotistas. Juntamente com ela o aluno recebe a bolsa de auxilio passagem. A dúvida é a seguinte: o aluno só terá direito à elas em seu primeiro ano na UFRJ? Terá que ser renovada anualmente assim como a Bolsa Auxilio?
    Fiquei confusa quanto a isso. Em nenhum lugar achei essas respostas.

    Obrigada.

    • Prezada Raíssa. Como este procedimento é uma coisa nova acredito que será nos mesmos moldes das outras bolsas no quesito renovação, você terá que apresentar documentação sempre que for requisitada. Fica na paz.

  27. Olá…
    Minha dúvida tb é sobre essa bolsa permanência para ação afirmativa de 2011…Não estou achando em nenhum lugar algo sobre..e como é uma coisa nova ,toda vez que fui na DAE me davam uma resposta diferente…
    Gostaria de saber se acaba em dezembro e depois precisa ser renovada ou acaba de vez em dezembro e pra ganhar bolsa só concorrendo com a bolsa auxílio, ouvi as duas respostas na DAE e estou confusa..=/
    Agradeço a resposta!!

  28. No SIGA, há uma seção “Banco de Monitorias, Bolsas e Estágios”. Para conseguir uma bolsa de iniciação científica preciso me cadastrar nessa lá?

  29. Boa noite, eu terminei um curso de graduação pelo PROUNI e agora passei para a segunda faculdade, no caso, a UFRJ. Seria possivel pedir o bolsa auxílio, mesmo já tendo terminado um curso de graduação? Vale lembrar que minha bolsa era integral, na época. E que no momento não tenho condições de me manter na Universidade sem auxílio. Obrigada desde já!

  30. Olá. Parabéns pelo Blog. Minha questao: ingressei agora em 2012-1 por transferencia externa, mas venho de escola publica e era bolsista prouni. Tenho garantias de ter os beneficios de bolsa (como a permanencia)? Preciso dela ja no inicio do curso, como condiçao para iniciar na UFRJ, senao, nao teria como… Vc me indicaria o que? OBrigado, desde já.

    • Prezado Glaucio. São processos distintos,a sua bolsa não influencia em nada, vai ter que disputar novamente . Aguarde o edital e se inscreva.

  31. Fabio, me disseram que aluno ingressante pela ação afirmativa ja teriam automaticamente direito à bolsa permanencia, isso é verdade ou eu preciso levar todos os documentos exigidos no ultimo edital?

    • Essa questão vai ser definida agora em março, continue acompanhando que eu postarei uma resposta quando isso tiver definição.

  32. Olá. Eu gostaria de saber se a monitoria com bolsa vale crédito como disciplina optativa. E, se sim, quantos. Haviam me dito que contava sim; mas, terminada a monitoria no final do ano passado, meu BOA até hoje não faz constá-la. Como funciona? É preciso solicitar ao professor?

    • Prezado Felipe. Claro que não !. Monitoria não é disciplina, a única coisa que entra no seu boletim/histórico é uma mensagem informando o tempo de monitoria, mas para contagem de colação não vale não é lenda urbana. Boa sorte.

  33. Olá, eu gostaria de saber quantas horas valem uma bolsa de pesquisa PIBEX, trabalhei em uma por durante um ano e não consta nada no meu BOA como atividade complementar, Hoje estou envolvido em outra pesquisa só que PIBIC e gostaria de saber como fazer para validar as horas trabalhadas em ambas as pesquisas nas atividades complementares.
    Grato,
    Daniel Almeida

    • Prezado Daniel. Este critério de conversão eu desconheço, pois ayividade complementar não está relacionada com “bolsa”, mas sim com outras atividades. Procure seu coordenador e veja se ele estabeleceu algum critério desse jeito.

  34. Boa tarde, Fábio.
    Sabe me informar se é possível acumular Bolsa de Monitoria e bolsa do PET – Saúde ( concedida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Ministério da Saúde )?
    Obrigada!

    • Procure a DIA e tire a sua dúvida, pois existem regras muito específicas para o seu caso. Boa sorte.

      • Obrigada pela resposta!
        Sabe me informar qual o e-mail ou telefone por meio do qual eu posso entrar em contato com a DIA?

        Obrigada mais uma vez!

      • Divisão de Integração Acadêmica (DIA) – Sala 806B.
        .Diretora: Rosiléia Castorio Damasceno
        .E-mail: rosi@pr1.ufrj.br

  35. Oi boa tarde!!
    Sou aluna da UFRJ de Macaé estudo Biologia. Não sei se vcs do Fundão sabem, mas nós aqui não temos alojamento nem bandejão, isso é muito triste para alunos de Macaé que ainda mal conseguimos uma bolsa auxilio ou algo parecido. Gostaria de saber se vc podem ou poderiam pedir, falar ou tentar de alguma maneira conseguir este benefício que vcs assim como nós somos alunos igualmente da UFRJ como um todo.
    Desde já muito obrigada
    Lua Neumann

    • Prezada Lua. Os Centros Acadêmicos levantam suas demandas e pressionam a reitoria, afinal tudo aqui é conseguido com luta e essa bandeira do bandejão é muito antiga. Vocês devem se organizar e levar esse assunto para a reitoria, montem e organizem o centro acadêmico e comecem a luta de vocês levando o assunto para a congregação para começar. Boa sorte.

  36. § 2º Aos alunos ingressantes na UFRJ pela Política de Ações Afirmativas em 2012, será vedada a participação na seleção do Auxílio ao Estudante na modalidade Bolsa Auxílio.

  37. § 2º Aos alunos ingressantes na UFRJ pela Política de Ações Afirmativas em 2012, será vedada a participação na seleção do Auxílio ao Estudante na modalidade Bolsa Auxílio. olá sou aluna nova e estou desesperada ,pois além de não conseguir fazer minha carteirihha ..também nãopoderei concorrer a bolsa permanencia e agora oque fazer socorro

    • Aguarde para saber se os alunos ingressantes na UFRJ pela Política de Ações Afirmativas em 2012 terão direito ao bolsa permanência e se esse processo será rápido. Siga os licenciados no facebook e no twitter que eu posto novidades assim que acontecerem.

      • Fui na reitoria terça feira, me informaram que todos os alunos ingressantes pela ação afirmativa receberão a bolsa permanencia + auxilio transporte até dezembro de 2012, porém como as vagas ainda nao foram completamente preenchidas provavelmente o auxilio só será disponibilizado em abril, porém será retroativo, contemplando os meses de março e abril.

  38. Boa noite,
    Primeiro, parabéns pelo blog, salva muitas vidas com certeza!
    Segundo, eu tenho uma dúvida sobre bolsas pra calouros. Quando vão começar as inscrições pra bolsa auxílio? Procurei nos editais do site PR1 mas só tem editais antigos…
    Muitíssimo obrigada!

  39. Olá, estou com uma dúvida:
    Para receber a bolsa auxílio, os estudantes tem que abrir uma conta universitária no Banco do Brasil?

    Agradeço desde ja qualquer informação.

  40. Boa noite! Poderia me ajudar?! Estou participando do prrocesso para o auxilio ao estudante 2012, porém possuem alguns dados no SIGA, que preciso preencher, e não estou conseguindo, não conigo inserir alguns daados, que são necessários para que eu possa dar continuidade a minha participação no process. Vocçe pode me ajudar?? Só tenho até o dia 23 para fazer a minha inscrição no SIGA.
    Desde já agradeço!!

  41. Estou com o mesmo problema de um outro aluno…justamente a parte da identidade…que é a parte que devo corrigir…não aparecem os campos em branco para a alteração…irônico que o Siga tenha bloqueado exatamente a opção que Eu deveria alterar.alguma solução pro meu problema?…desde já…Obrigado.

  42. olá! estou com mil dúvidas sobre a bolsa auxílio permanência,onde tenho que me inscrever?? entrei no site intranet ufrj para me cadastrar não consegui…. qual site devo entrar? ganhei um papel que diz que alunos ingressantes pela modalidade de “ações afirmativas” terão direito a esse benefício que não requer processo seletivo. o site da ufrj so me confunde mais. por favor me ajude!!!

    • Não confunda bolsa “permanência” com bolsa “auxílio”, a primeira é para os alunos de ação e é automática, a segunda é um edital para que os outros alunos concorram. Coloquei um post sobre o assunto. Fica na paz.

      • onde esta esse post?

      • gente …é so ligar pra dae (DAE) na PR-2 (2598-1718 ou 2598-1724) …ou acessar http://www.superest.ufrj.br/
        no site ta tudo mais que explicado…tem que abrir conta no banco do brasil…nao sei como ainda esta pairando esta duvida ….ja ate respondi anteriormente …acessem o site….ta na pagina inicial tudo sobre a bolsa permanencia …

  43. Fábio , também tenho a mesma dúvida …tenho conta no itaú e quando fui me cadastrar para a bolsa permanencia e nao conseguiu cadastrar a conta pois apareceu a mensagem : A agência bancária é inválida ou ainda não foi cadastrada. Entre em contato com a Divisão de Assistência ao Estudante (DAE) .Como deverei proceder?Grata

    • Prezada Letícia. Venha vindo pessoalmente na DRE, das 10:00 às 16:00 que esse cadastro é rápido e na hora. Boa sorte. Fica na paz.

  44. Olá. Fui selecionada por ação afirmativa e vi que tenho direito automático à Bolsa Permanência. Mas e quanto ao Auxílio Transporte? Está incluído ou é outro “processo seletivo”?

  45. Ola sou calouro de Biotecnologia por ação afirmativa , eu gostaria de saber em que banco eu tenho que ter conta para cadastrar ou pode ser qualquer banco ?

    valeu

  46. Eu não estou conseguindo me cadastrar, dá erro continuamente. Ontem pediu que eu cadastrasse uma foto, cadastrei e preciso saber se foi aceita. Senão perco o período de inscrição. Como faço? o que faço agora?

  47. Onde eu cadastro minha conta em qual link?

  48. Olá sou caloura de enfermagem! Sou cotista e gostaria de saber como faço para ter o bilhete único universitário?

  49. Bom dia,
    Gostaria de saber se para a obtenção da BAP é necessario – obrigatoriamente – ter uma conta universitária no BANCO DO BRASIL, ou se pode-se receber o benefício com uma conta universitária no Banco Santander.
    Aguardo resposta ansiosamente.
    Desde já grata.

  50. Galera, tentem responder isso rápido (parece até meio prepotente da minha parte) mas o tempo ta correndo, uma galera ta com a mesma dúvida e nenhuma viva alma da uma força e precisamos disso, urgente (mesmo sabendo que o blog é algo feito com boa vontade) mas ta tenso, tenho conta poupança na CAIXA e estou apanhando demais na hora de cadastra-la no siga para bolsa auxílio, me falaram para tirar uma conta universitária, mas tenho receio de tirar isso e não conseguir cadastrar e o tempo para inscrição terminar, esta super DIFÍCIL, ajudem, se possível o mais rápido, essa dúvida se não várias pessoas (como eu) que precisam, PRA CARAMBA dessa bolsa, vão acabar perdendo, por desinformação, valeu gente é isso aí

    Grato porem apavorado
    Me despedindo valeu

  51. galera é so acessar o site http://www.superest.ufrj.br/ ou ligar (2598-1718 ou 2598-1724)….a conta tem que ser no banco do brasil mesmo ….no site ta tudo mais que explicado….
    bjao

  52. Oi, eu acabei de entrar na UFRJ pelo SISU ação afirmativa.
    Eu tenho direito a essa bolsa permanencia, é isso? Mas para receber eu tenho que abrir uma conta no banco do brasil?

  53. Olá, Fábio.
    Estou com um um probleminha sério, só descobri esse site no final do ano passado (meu primeiro semestre), e então, vi o seu post dizendo que alunos ingressantes por ação afirmativa têm direito à bolsa permanência e ao auxílio transporte, informações extremamente importantes as quais não tive acesso no 2º semestre. Ninguém mencionou nada sobre esse assunto, e eu conversei sobre as dificuldades que teria e tal. Portanto, nesse segundo semestre abri uma conta universitária e tentei obter essas bolsas, mas fui informada de que só tem diretito quem pediu assim que entrou na faculdade.
    Esta informação procede? É justo que eu e vários amigos que entraram no 2° semestre fiquemos sem um benefício que é nosso direção, por falta de divulgação?

    Obrigada, e parabéns pelo blog que já me ajudou tanto, principalmente nas questões relacionadas ao SIGA.

  54. Olá Fábio.
    Estou tentando me inscrever para concorrer à bolsa auxilio e moradia, porém, o siga diz que não tenho foto cadastrada.
    Eu já carreguei uma foto, mas pelo que vi, ela só aparecerá de fato, depois de uma análise do sistema.
    Pode me ajudar?
    Grato.

  55. Olá!
    Tentarei vaga na UFRJ no meio do ano
    e por ação afirmativa, isso significa que automaticamente
    já tenho a bolsa permanência…
    Gostaria de saber se mesmo assim
    eu posso concorrer a bolsa Moradia sem nenhum
    impedimento.
    Att,
    Felipe.

  56. Oi, eu me inscrevi para a Bolsa auxilo e no SIGA a minha inscrição está como realizada com sucesso, só que a conta que eu coloquei é do itaú. E não tem mais como eu trocar.

    E agora será que isso me impedirá de conseguir a bolsa???

  57. Olá, fui chamada dia 9 de março e comecei dia 12, só fui implantada no sistema dia 20, fui em uma agencia do banco do brasil para abrir a conta universitária e não aceitam a declaraçao da faculdade, pois nao consta a data de previsao de termino, acabei por ir dia 23 no banco na cidade universitaria. Mas me disseram que vai demorar um pouco para liberar a conta porque há uma demanda muito grande, e ainda tenho de cadastrar a conta no siga para ter direito a bolsa permanencia por ação afirmativa e entregar uns formularios a reitoria até dia 26, nao vai dar tempo. Como fica? perderei a bolsa permanencia?

    Grata desde já.

  58. ola gostaria de saber quando sai resultado das bolsas , que estou ansiosa demais.obrigada.

  59. Gostaria de saber se alunos vindos de outras cidades tem algum beneficio quanto ao transporte?
    (Sou de Petrópolis)
    grato

  60. gostaria de saber se aluno da estacio com muito sacrificio consegue alguma ajuda do governo ou instituição

  61. Olá, gostaria de saber por quanto tempo o aluno ingressante no segundo período recebe a BAP.

  62. Ola quero estudar em outro estado mas o auxilio moradia poderia me ajudar? se puder me explicar melhor agradeço e mande o Id do site obrigado

  63. Ola!

    Passei em medicina pelo SISU em Macaé. Sou do Paraná e atualmente trabalho e ganho 2 salários e meio e não tenho familia para me ajudar. Fiz a inscrição por ações afirmativas já que uma vez matriculado estarei desempregado e sem renda ( <= 1 salário min.). Gostaria de saber se haverá algum problema quanto a isso no momento da comprovação de matrícula…bem como na possibilidade de receber a bolsa permanência(?)

    ps. Estou com o coração na mão pois tenho minha vida toda arrumadinha aqui no Paraná e para realizar o sonho de cursar medicina largaria tudo pra viver com 360,00/mês em uma das cidades mais caras do Estado do Rio….afff…ainda não sei como mas pretendo tentar…

    att
    Walter

  64. Muito Bom post.

    Realmente, este flagelo agrava em muito a situação do pessoal…

    Na esperança de poder ajudar,

    deixo alguma informação adicional sobre trabalho temporário… não é solução, mas pode contribuir para um começo diferente… As pessoas não podem é desanimar! Força aí!

    Trabalho e Empregos Temporários para os Jovens Encontra tudo sobre o trabalho temporário para jovens. Descobre onde, como e em que contexto esta poderá ser uma solução!
    http://www.trabalhoparajovens.blogspot.com/

    Força!

  65. Olá…sou do Rio Grande do Sul. Tentei cadastrar-me no bolsa auxílio permanência e me disseram que somente alunos que realizam o curso integral podem, mas curso Direito na UPF de Passo Fundo e tudo é muito caro,xeróx, livros e viagens para lá , já que sou de Ronda Alta, tenho bolsa 100% PROUNI, como devo proceder?

    • ‘Prezada Tavane, conforme coloquei no post as pessoas confundem “faculdade pública” com “faculdade de graça”. Só o “ensino” é de graça, o restante não, então é necessário uma organização para iniciar um curso superior, se vc já tem a bolsa do PROUNI deve tentar outras soluções principalmente pelo seu curso não ser integral pois isso é um edital e os cusos integrais estão numa situação muito pior que a sua. Desejo boa sorte. Fica na paz.

  66. legal agora so basta aos orgaos competentes divulgarem um pouco mais muitos alunos acabam sucumbindo ante a dificuldades que poderiam facilmente serem sanadas com essas medidas

  67. qual é o site do SIGA?

    • Prezada Vanda. Acesse o primeiro post do Blog das boas vindas dos calouros pois ele tem um tutorial de acesso ao SIGA. Fica na paz.

  68. O(lá gostaria de saber por quanto tempo cai a bolsa de acesso permanência? E depois que ela parar o que faço para conseguir uma bolsa auxílio? =)

  69. Gostaria de saber se o Benefício Moradia, cujo resultado só foi divulgado agora dia 14 de setembro, será retroativo a março. Isto é, se os alunos contemplados vão receber a ajuda de custo (o auxílio moradia + auxílio manutenção + auxílio transporte) referentes a estes meses que ficaram esperando o resultado. Desde já, agradeço.

  70. Falae Fábio.
    Segue minha situação: Ingressei em 2012.1, consegui uma bolsa de extensão PIBEX, fiz a provinha Jovens Talentos e agora em agosto saiu o resultado,passei. Então tive que dispensar a bolsa da extensão pela Jovens Talentos(me disseram que não poderia manter as duas). Essa transição toda ocorreu em agosto. A CAPES(jovens talentos) acabou me pagando já em agosto,e a UFRJ(extensao) tambêm. Porêm eu assinei um documento e tenho que ressarcir a UFRJ pelo mes de agosto. Não faço a minima idéia de como fazer isso,talvez você saiba.
    Abraços.

  71. Boa noite Fábio.
    Minha dúvida é a seguinte: Entrei esse ano para a UFRJ, como ação afirmativa, fiz todos os procedimentos para a bolsa permanência, e a estou ganhando. Mas terei que largar a faculdade, como proceder para que não mandem mais a quantia para a minha conta ?
    Preciso informar a faculdade, ou diretamente ao banco, ou a partir do momento que deixo de frequentar as aulas, eles param de depositar o valor ?!
    Obrigada.

    • Estou com a mesma dúvida..

  72. Boa noite! Desculpe-me se essa pergunta já foi feita, fiquei com preguiça de ler tudo kkk’
    É o seguinte, acabei de ingressar como ação afirmativa na UFRJ. Eu sei que tenho direito a uma bolsa, que tenho que abrir uma conta no Banco do Brasil e tal. Li num edital que essa bolsa para alunos de ação afirmativa só é consedida durante 1 ano. Essa informação tá certa? Se sim, depois que perder essa bolsa posso concorrer as outras?
    Obrigada 😀

  73. Também gostaria de saber se a bolsa só dura 1 ano, pq meu curso é integral e é muito complexo conseguir um estágio com um horário que me prende durante a tarde e durante a noite na faculdade. E a respeito do auxílio transporte, o valor está incorporado aos R$400, da bolsa de acesso permanência? Ou é um valor a parte, tipo, BAP (R$400,) + AT(?) ? E se for este segundo caso, quais os critérios adotados para se calcular o auxílio transporte??? (se vc não souber não há problemas, rlx ^^)

    • Também quero saber isso aí rs

    • a bolsa permanencia dura um ano depois vc tem q solicitar a auxilio, e eum questao da passagem eles dão um adicional de 165,00 =D

  74. Só para avisar que o link ”Resolução CEG 01/08.” não tá funcionando… E para dizer que o trabalho de vcs nesse blog é muito bom! Grande parte das coisas que já aprendi nessa minha vida de caloura foi aqui. Muito obrigada. :))

  75. Fábio: sou estudante cem por cento do PROUNI do curso de Direito na UPF de Passo Fundo no R S e nunca consegui a tal bolsa permanência, sei de colegas que acessaram , Como posso fazer valer meus direitos?? uma vez que não tenho condições econômicas para concluir o curso??

  76. oie marcio, sou do estado do maranhão me escrevi no 1 semestre e ganhei a bolsa permanencia porem ela vai acaar em dezembro, fiz o pedido pra bolsa auxilio so tem um poblema, eu repeti de semestre eles pediram minha crid sera q vou ser desclassificada? beijoss!!

  77. Caro colega,

    Gostaria de saber se essas bolsas, mencionadas no blog, são válidas para quaquer Universidade do Brasil. Pretendo entrar na UNIFESP pelo SISU, será que é possível ganhar essas bolsas?

    Abraços,

    Anderson

  78. No SISU, havia uma divisão para cotistas que poderiam ter uma renda superior ou inferior 1,5 salário mínimo. A bolsa de permanência é concedida para todos os alunos que concorreram por ações afirmativas ou é só para quem tiver renda abaixo desse valor? Ela tem algum tipo de seleção?

    • Olha só, na verdade TODOS os alunos podem pedir bolsa até mesmo os que passam por ampla concorrência pois dentro da UFRJ abre seleção de Bolsa, ano passado qualquer aluno que entrasse por cota ganhava a bolsa e esse ano eles fizeram essa divisão, posso não afirmar com 100% de certeza, mas pela logica a bolsa permanência deve ser apenas para o grupo com menos de 1,5 salario minimo, o outro grupo até pode ganhar bolsa, mas será provavelmente por processo seletivo lá dentro pela bolsa auxilio que na verdade são iguais e o mesmo valor 400 reais de bolsa + 150 reais de passagem (atualizado para o ano de 2013.) A diferença é que a permanência é dada aos cotistas automaticamente a a auxilio por processo seletivo lá dentro.

  79. Sou de alagoas, e ganhei a bolsa pelo prouni para uma faculdade aqui em são paulo, estou com dificuldades para arranjar um emprego. Gostaria de saber se mesmo já tendo recebido a bolsa do prouni, como não conseguir trabalho para os meus gastos, se eu teria direito receber alguma dessas bolsa?

  80. entrei na ufrpe pelo sisu por açoa afirmativa sera que ganho a bolsa pemanencia

  81. Oi, bom dia.
    Entrei no primeiro semestre deste ano, na modalidade de ação afirmativa. O pagamento foi agendado para junho… Gostaria de saber se o valor cairá retroativamente (abril e maio) ou se só irei receber referente ao mês de junho.
    Desde já, agradeço!

  82. Olá, Boa tarde!
    Estarei ingressando no 1º período de Gestão pública para o desenvolvimento econômico e social mas o que tenho dúvida é com relação a grade horária.
    Eu posso escolher quais disciplinas fazer?
    Eu trabalho e não conseguirei chegar no horário de 13:00,
    Tem como optar por não fazer naquele horário?
    Lembrando irei ingressar no 1º período!

  83. olá, sou do rio estou entrando agora no segundo semestre, na UNIRIO, por Ampla Concorrência, acontece que terminei o ensino médio em 1986, era solteira meu falecido pai podia pagar escola particular, só que 27 anos depois as coisas mudaram hoje, não tenho como arcar com os custos das passagens para a universidade, será que eles levam isso em conta? Tenho uma alergia crônica e preciso tomar remédio continuo, conversando com a médica para pegar um laudo ela disse que por experiência disse que eu não vou conseguir pois apenas famílias quem tem bolsa família e vivem na extrema pobreza consegue bolsa permanência, isso é verdade?

  84. Olá

    Adorei o seu trabalho. Muito bom mesmo. Esta ajudando bastante. Estou com uma dúvida sobre as bolsas, você poderia me ajudar? No Anexo III, do edital n 335 de 09 de outubro de 2013, diz que um dos documentos necessários para comprovação de renda familiar bruta mental de 1,5 salário mínimo per capita são estes:

    “Comprovantes de Rendimentos: Dentre os documentos abaixo relacionados, apresentar aquele(s) que comprove(m) o(s) rendimento(s) declarado(s), relativos aos três meses anteriores a data de inscrição do candidato no processo seletivo, de TODOS os membros da família”.

    Dúvida: Esses documentos relativos aos três meses anteriores são os holerites? A banca para a qual entregarei esses documentos irá analisar o salário líquido ou o “salário bruto”? Estou em Goiás, então, para que não ocorra problemas de comunicação: O salário líquido é o valor menos os descontos. Por exemplo, o cara ganha R$ 1200,00 por mês. Esse valor é o que nós aqui em GO chamamos de “salário bruto”. Depois dos descontos do INSS, Imposto de renda e etc, ele cairá para R$ 945,00, tornando-se, assim, o salário líquido. Ou seja, o salário líquido é a quantia efetivamente recebida pelo trabalhador. Por favor, qual dos dois a banca analisará?

    Desde já agradeço.

  85. Olá, sou graduado, no entanto, estou desempregado. Posso, ainda assim, concorrer ao Bolsa Permanência e Alimentação, ou ao Bolsa Auxilio? No edital de minha universidade diz que não, mas ainda assim tenho dúvidas.

  86. Ola, sou estudante de universidade publica, agora em 5 meses serei pai, tenho direito a algum auxilio por ser pai?

    • Claro que não. Pq teria? Talvez tenha o direito de trancar a sua matrícula.

  87. Essas bolsas são apenas para quem tem renda mensal de até 1,5 salários mínimos ou para quem concluiu o ensino médio em escola pública? Não tem nenhuma bolsa para quem concorreu pela ampla concorrência?

    • A BAP é só para quem tem renda mensal de até 1,5 salários mínimos, mesmo. Quem entra pela ampla, pode concorrer a BAUX.

  88. sou Aluno bolsista de uma universidade estadual e estou fazendo transferência interna gostaria de saber, como fica minha situação como bolsista.

  89. Olá, bom dia! Sou discente da Universidade Federal do Maranhão, e a menos de um mês conseguir ingressar no Bolsa Permanência. Estou trabalhando em uma biblioteca; estou realizando trabalhos que acredito que não seja função de um bolsista. Já pesquisei bastante sobre direitos e deveres para quem faz parte do programa, mas até agora não encontrei nada. Você sabe me orientar sobre isto, ou até me informar onde posso estar buscando algum documento com tais informações?
    Desde já agradeço!

    • Em primeiro lugar a bolsa permanencia vem para vc, se for carente…não precisa realizar trabalhos de estágio ou não.. Em segundo leia , procure o manual do bolsista Prouni, lá tem maiores informações e por último vc só recebe bolsa permanencia se for bolsista cem por cento PROUNI.

  90. Olá, bom, sou filha de professora da rede publica e gostaria de saber se por ser filha de uma professora teria direito a algum auxilio ou bolsa.. ?

    • Não. Para o aluno ganhar bolsa ele precisa ter renda baixa (no caso de universidade pública) e /ou mérito acadêmico, participando de atividades de extensão ou programas de iniciação científica, por exemplo.

  91. Eu tenho bolsa integral no PROUNI mas meu curso é de 4 semestres apenas, a carga horária eu não sei.

    Mas me informaram que só curso com PERIODO integral que tem o beneficio de uma ajuda de custo do governo.

    É verdade isso?

  92. Aqui diz que a bolsa permanência é válida por um ano, ou apenas no ano de ingresso do aluno, eu entrei em 2014/2 pela ação afirmativa, a minha duvida será se a bolsa vai ser paga so ate a parcela de dezembro 2014 ou vão mantela ate eu completar um ano??

  93. Bom Dia
    Queria tirar uma duvida eu faço um projeto desenvolvido pelo CAPES em uma universidade particular que meu curso é a distancia e queria saber se eu posso receber também essa bolsa auxilio em uma faculdade federal que estava pensando em entrar será que pode receber duas bolsa sendo de universidades diferentes ?

    • Pode, pois uma bolsa é auxílio e a outra é acadêmica. Duas bolsas de naturezas diferentes (auxilio e acadêmica) podem ser acumuladas.

  94. Essas bolsas fazem parte para as universidades do Rio Grande do Sul também?

    • Pq deveria? Cada universidade tem seu próprio sistema de auxílios. Uma não tem nada a ver com a outra.

  95. Eu passei vestibular na fametro para serviço social, mas a mensalidade não se adequada ao meu orçamento, vim de uma cidade do interior, com meu salário pago aluguel e toda despesa do mês, moro sozinha. A faculdade é dos meus sonhos, fiz a prova dia 04 de outubro, depois de 13 anos adiando esse sonho decidi dar o primeiro passo. Quero muito dar continuidade esse sonho, que protelei por 13 anos. Bom dia!!!

  96. Sou menor de idade e irei estudar em Pernambuco, sera que consigo o auxilio moradia?

  97. oi meu nome é Patricia e fiquei sabendo que o governo ajuda estudantes a pagarem o transporte ate a faculdade, moro em São José dos Campos, São Paulo. meu email é pathsantos.ss@gmail.com, me esclareça

  98. Eu tenho uma bolsa de Medicina Veterinária prouni, meu curso é integral, com horarios bagunçados, e aulas varias vezes ao dia, necessitando as vezes permanecer na faculdade para esperar o outro turno.
    Procurei saber na faculdade e ninguém sabe informar direito sobre a bolsa permanência, e alguns me disseram que nenhum curso lá se encaixa na bolsa pois não tem nenhum curso que tenha mais de 5horas diarias.
    Gostaria de saber se tenho direito ou não???
    Já que devido aos horários de aula não tenho como trabalhar e gasto muito com alimentação na faculdade.

  99. Bom dia!, faço um curso tecnico em outra cidade e tenho um custo de deslocamento de 120,00 por semnana, tem algum beneficio do governo enquanto a isso?

  100. Eu moro em município longe da minha capital. A que direito tenho que recorrer pra poder ir pra capital fazer minha faculdade? A prefeitura do meu município ou a da capital?

  101. Olá, faço faculdade com FIES no Rio de Janeiro e moro em Petropolis, gostaria de saber se existe bolsa auxilio por algum orgão, municipal ou estadual para auxiliar nas passagens. grato.

  102. Tenho dúvidas, pasei na universidade estadual do Amazonas(UEA) e também ganhei uma bolsa integral pelo (próuni)enem ,posso cursar as duas?

  103. Olá! O que é DRE no formulário da bolsa auxilio? O significa??

  104. Olá gostaria de saber se posso me inscrever em duas bolsas de universidades diferentes. Ex: Sou estudante do IFBA e da UNEB, posso me inscrever na duas bolsas auxílios ?
    Grata

  105. Eu filho faz faculdade e quero saber se tenho direito de algum auxilio muito cara não tenho como pagar

  106. 1794

  107. Ultimamente venho buscando bastante informações sobre a UFRJ e a região em que se localiza, futuramente ingressarei nela (com fé em Deus kkk) e não posso estar tãoo por fora de tudo.
    Queria dizer, primeiramente que esse site – como você deve bem saber – ajuda muito!! eu mau o li porém já sei que vou visita-lo bastante ainda kkk… tudo que eu procuro com insistência mas não encontro está por aqui, digo isso com tanta alegria porque não moro no RJ (sou da Bahia) e não faço ideia do que me espera quando eu for, e ‘só’, pra lá..ai. Por isso estou tentando entender qual a melhor forma de viver ai sendo totalmente caloura em TUDO…
    Gostaria de tirar algumas duvidas, mas antes que eu faça as que já estão respondidas em mais alguns posts antigos farei apenas uma:

    – Mesmo precisando sob todos os aspectos do apoio do bolsa moradia, negando-o por determinados motivos, a vc que mora ai conhece mais a cidade, qual a melhor região/ bairro/ local a se morar de fácil acesso a UFRJ – mais especificamente o pavilhão EBA (me corrija se necessário kkk) por meio de coletivo!?
    (levando em conta o transito e todo o trajeto a se percorrer qual local me proporcionaria menos desgaste nesse quesito, sendo ele o mais agradável possível- > <' lendo sites, alguns bairros vestem péssimas mascaras para aconchegar novos moradores…não querendo aceitar tão fácil uma notícia de longe)… enfim, espero que possa me ajudar tbm!
    Desde já, muito grata!


Deixe um comentário

