Manual da Inscrição em Disciplinas

A inscrição em disciplinas sempre é um momento de muitas dúvidas quanto ao funcionamento do SIGA. Este primeiro contato pode ser simples e prazeroso ou extremamente traumático; por isso disponibilizamos neste tópico o download de um tutorial com todos os passos deste momento inesquecível. O Manual das Inscrições em Disciplinas foi feito numa linguagem direta, mostrando passo a passo e também ressaltando detalhes importantes. Se depois de ler este manual você não conseguir entender, esqueça Cálculo 1, pois sua reprovação é certa.

Download Manual Inscrição em Disciplina

Published in: on março 21, 2016 at 10:00 am  Comments (116)  

The URI to TrackBack this entry is: https://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2016/03/21/manual-da-inscricao-em-disciplina/trackback/

RSS feed for comments on this post.

116 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Olá, estou bastante interessado nesse tutorial mas não consigo baixá-lo !

    • Prezado Bernardo. Peço desculpas, é que o link estava desabilitado, pois ainda estava terminando a capa do manual e não pretendíamos divulgar ainda o blog, mas a informação vazou rs. Já habilitei o link e espero que aproveite. Fica na paz.

      • Olá, primeiramente peço desculpa por escrever como resposta, mas quando clico em “deixe seu comentário” nada acontece…
        Eu sou aluna do 8º período e infelizmente nesse período tive problemas com inscrição em disciplinas, ao enviar o meu pedido de inscrições no dia 03/02/12 no mesmo instante recebi a mensagem:
        Aplic. Pedagógica da Hidroginástica – EBT: – Lotação esgotata – Esta é uma turma restrita, e tem como critério de preenchimento de vagas a ordem de chegada de pedidos. Neste momento a turma está lotada e por isso esse pedido será descartado, não participando do processo de classificação.
        Essa matéria é uma das “obrigatórias” do 8º período, entrei em contato com a coordenação no dia 14/02/12, com o professor da matéria e com a direção da escola na 1ª semana de aulas, questionando quanto ao critério de vagas, cadê a prioridade??; eles não souberam responder, ficaram falando que não poderiam fazer nada pois não podem mexer no siga, o siga é de responsabilidade do DRE, pois fui no DRE e falaram que esse é um caso diferente, por ser uma turma restrita quem é responsável é o professor da matéria(nesse caso o professor é também o diretor). Enfim ficam passando a responsabilidade de um para o outro e ninguém resolve nada e o tempo passando. Com quem eu deveria tentar resolver esse problema?

    • Prezado Bernardo. É só clicar no link e será canalizado para a página do 4shared .

      • Olá. Peço desculpas por estar postando como comentários, mas de outra forma não consegui. Estou cheia de duvidas sobre as inscrições para o ingresso em 2013. Elas são feitas depois do ENEM? Por favor, me esclareça isso, pois já pesquisei muito e as duvidas continuam presentes. Obrigada.

  2. E se eu não conseguir fazer o download? Será que consigo passar em Cálculo 1 mesmo assim? xD
    Não há um link no “clique aqui”. Eu cliquei e nada ocorreu.

    • Prezado Guilherme. O link canaliza para o 4shared, depois é só baixar. Fuca na paz.

  3. Eu amei esse blog! Um canal direto de contato com a DRE é tudo que eu queria. Mas deixa eu incomodar vocês: eu consegui baixar o manual mas me restou uma dúvida. No último período de inscrições em disciplina a coordenadora do meu curso disse que somente após o fechamento do pedido de inscrições é que ela abria cada turma do curso e ali sim ela definia quem ficava na turma de acordo com os critérios estabelecidos pela coordenação. Então durante os pedidos de inscrição, essa nossa alocação temporária é feita pelo SIGA somente com os critérios dele (localização e periodização) ou a coordenadora “viajou na maionese” e os critérios da coordenação (COA, CRA e turno) já estão valendo desde o início dos pedidos de inscrição?
    Beijos e desculpem o mega texto!

    • Prezada Ana. O que acontece é que a coordenação tem a autonomia de mexer nos critérios posteriores aos dois primeiros que são soberanos no SIGA. O primeiro e o segundo critério são: curso para o qual a disciplina é oferecida e período para o qual a disciplinas é indicada na grade, depois vem os critérios “móveis”, que é CRA (créditos acumulados), turno e CRO (créditos obtidos, previlegia aqueles que estão mais próximos de colar grau). A maioria dos cursos usa a ordem CRA,CRO e os cursos que tem turno usam: turno,CRA,CRO, dependendo do coordenador ele pode mudar esta ordem e colocar o CRO como primeiro critério de desempate, fica à critério da coordenação. Qualquer dúvida é só postar novamente. Fica na paz.

  4. […] Manual da Inscrição em Disciplinas […]

  5. Tenho uma dúvida: se durante o período de inscrição de disciplinas, duas matérias ficarem no mesmo horário, sei que aparecerá uma letra correspondente.Mas isso quer dizer que tô “aceita” nas duas, ou pelo fato de estarem no msm horário, não estou inscrita em nenhuma delas. E quando o período acabar, o que acontece? Estarei inscrita nas duas ou cancelaram as 2 inscrições?

    Adorei o blog tb….. foi genial!!!

    • Prezada Juliana. Você não impede de “concorrer”, afinal “pedido não é inscrição”,mas se ficar irregular e ir para pauta do professor irregular você não assiste aula e no final semestre é excluída de ambas, fique atenta e tranque uma.

  6. Já fui aluno de Comunicação da UFRJ e sou formado. Passei no vestibular 2011 pelo ENEM pra Economia (norturno, novo curso), mas não consigo logar no SIGA nem com o DRE nem com o CPF. Como faço?

    • Ah, parabéns pelo blog! De fato a UFRJ melhorou muito desde 2007.

  7. Olá!
    Eu fiz o meu pedido de inscrição normalmente. De acordo com o calendário, a fase de concordância do pedido já passou e agora estaríamos na fase de efetivação dos pedidos. No entanto, na minha janela de pedidos ainda aparece minha concordância como “indefinida”. Isso está certo?
    Queria entrar em contato com a secretaria acadêmica, mas creio que só será possível fazê-lo a partir de segunda, quando essa fase já terá acabado também.
    Queria saber se isso normal.
    Obrigada!

    • Isso vai mudar exatamente nesta fase de efetivação, pos seu coordenador atá agora não fez, mas tem que fazer, depois disso vai ser gerado o CRID com o resultado de todos estes “pedidos”. Fica na paz.

  8. Parabéns por este canal de comunicação.
    Os calouros não necessitam fazer inscrição no SIGA. Assim, somente a partir do segundo semestre é que deveremos fazer inscrição em disciplinas. Estou certo?

    • Certíssimo André. O SIGA neste semestre só servirá para você atualizar seus dados pessoais para a carteirinha e visualizar o lançamento de sua notas, a partir do segundo período é que você começa a realizar inscrições em disciplinas pela internet. Fique tranquilo

  9. Eu fiquei em primeiro lugar, para o segundo semestre e aceitei ser remanejada…como poderei saber se de fato aconteceu o remanejamento?

    • Tem que acompanhar a página da comissão de vestibular. Caso ocorram, as reclassificações e remanejamentos serão divulgados por lá, não tem jeito tem que ficar atento. Fica na paz.

  10. Boa Tarde,

    Uma dúvida: o trancamento de inscrição em disciplinas acarreta em alguma consequência no meu currículo (como influência no CR, etc.) ou funcionará simplesmente como se essa disciplina nunca tivesse existido pra mim ?

    Desde já, muito obrigado.
    Abraço.

    • Prezado Vitor. Se trancar significa simplesmente que não vai querer cursar neste semestre, mas quando for fazer um “pedido” de inscrição no semestre seguinte não terá prioridade com aqueles que estão fazendo a mesma disciplina no semestre recomendado, sendo assim não é um bom negócio ficar “desperiodizado”, baixe o “Manual da Inscrição em Disciplinas” e tire suas dúvidas. Fica na paz.

  11. Boa tarde,

    Os alunos do 2º para o 3º período estão tendo dificuldades nas matérias eletivas. Não aparece nenhuma opção quando escolhemos o botão dessas matérias.

    Obrigado

    • Procure sua coordenação para saber se exite previsão de abertura, mas se não encontra a devida disciplina no SIGA é porque não vai ser oferecida este semestre. Boa sorte. Fica na paz.

  12. É possível obter uma permissão especial para colidir horários de duas ou mais disciplinas?

    • Prezado Dan. Não. As turmas são definidas e lançadas no SIGA e as coordenações não aprovam colisões, procure outras turmas para montar seu horário, mesmo que não esteja sendo oferecida para o seu curso, o fato de não ter prioridade não significa que não vai conseguir a vaga. Fica na paz.

  13. Ok. Entendi. Agora, quando eu tento me inscrever em uma turma e o SIGA responde: “a INCLUSÃO da inscrição em xxxx não pode ser realizada, pois as ofertas desta turma são restritas a somente os alunos do curso para o qual ela é oferecida.”
    Será que é possível me inscrever nessa disciplina em outra etapa do processo de inscrição (a etapa de alteração do pedido, por exemplo)? Ou de repente conversando com o coordenador do curso ele não poderia abrir um exceção caso sobrem vagas? Agradeço pela atenção.

    • Prezado Dan. Quando uma turma retorna esta mensgem é porque ela literalmente é restrita para alunos somente daquele curso e como isso é decisão do coordenador já fica claro a posição dele, sendo assim só procurando outra turma com oferta para o seu curso. Fica na paz.

  14. Boa noite! Parabéns pelo canal e obrigado mais ainda por sanar nossas dúvidas aqui nos comentários também.

    Minha dúvida é: estou no último período para me formar. Devo duas obrigatórias e duas eletivas de fora do meu curso. Me inscrevi em cinco: as duas obrigatória do meu curso e três eletivas de outros cursos e está aparecendo a letra “P”. É impossível eu fazer essas três eletivas ou existe algum recurso que eu possa dar entrada na coordenação do meu curso?

    • Prezado Francisco. No seu caso você está irregular com mais de um terço fora do curso (letra P) significa que as disciplinas fora do seu curso não podem ser maiores que um terço de tudo que você cursa. No seu caso sendo formando você pode pleitear com seu coordenador uma regularização excepcional do seu caso, mas para isso você precisa primeiro ter certeza que consegui a vaga, pois ainda não existe CRID, o que existe são “pedidos” que ainda não foram crivados, sendo assim nesta presente data ninguem está inscrito ainda em coisa alguma, quando tiver o CRID na mão procure seu coordenador. Fica na paz.

  15. Estou com uma dúvida em quais materias escolher na inscricao:

    Voltei de intercâmbio agora e gostaria de saber se as disciplinas de escolha livre cursadas no exterior poderiam ser validadas na ufrj? Elas precisam ter correspondência com algum curso da ufrj?

    Grato,

    Ricardo

  16. Boa tarde,

    Tenho uma duvida:

    Voltei de intercambio e estou realizando a inscricao em disciplinas. As disciplinas de escolha livre podem ser validas através das que eu fiz na outra faculdade? Têm que ter o mesmo curso na UFRJ?

    Grato.

  17. Olá. Vou começar a fazer o primeiro período de Direito agora em Agosto. Gostaria de saber se caso eu seja reprovado por falta e médias (CR=0) neste primeiro período, minha matrícula entrará em ‘trancamento automático’ ou serei reprovado pela frequência (com todo o ônus que isso traz).

    Muito obrigado!

  18. Olá!

    Começarei o primeiro período do curso de Direito agora em Agosto e gostaria de tirar uma dúvida. Caso ao final do período eu obtenha CR=0 (além de ter menos de 75% de frequência), minha matrícula entrará para a situação de “trancamento automático” ou serei reprovado por frequência (com todo o ônus gerado) ?

    Muito obrigado!

    • Não você está enganado. Situações como essa não caem em “trancamento automático” pois para “trancar” o aluno tem que cursar pelo menos 12 créditos (veja o tópico trancamento não é um direito é uma conquista) . Neste caso seu semestre de ingresso vai figurar com todas as disciplinas reprovadas e você vai arcar com o ônus de se tornar um aluno CR baixo e desperiodizado, significa que quando for realizar um “pedido” de inscrições em disciplinas nunca mais terá “prioridade” pois será um aluno sempre tentando cursar algo fora do seu período. Definitivamente não é uma boa idéia. Fica na paz;

  19. Se alguém perder o prazo de inscrição do SIGA, consegue se inscrever nas matérias no periodo de Inclusão e Alteração?

  20. Olá! Estive fora do país durante o período de inscrição, e tive um acesso precário à internet. Consegui me inscrever em algumas matérias, mas depois descobri que preciso trocar uma matéria e me inscrever em mais duas, como faço?

    Obrigada!

    • Prezada Bárbara. Você está muito enganada, hoje não é possível ainda saber se você se “inscreveu” em alguma coisa, você conseguiu enviar um “pedido” mas só vai saber se levou na semana que vem quando sair o CRID, deixe isso bem claro. No período de “alteração” quando souber no que está efetivamente “inscrita” poderá ainda enviar novos “pedidos” para turmas que ainda estejam com vagas ociosas, baixe o Manual da Inscrição em disciplinas e dê uma lida pois tem vários bizus para se dar bem com o SIGA . Fica na paz.

  21. Nossa, muito bom o blog! Parece que tirou um peso das minhs costas.
    Deixa eu te fazer uma pergunta. Eu sou aluna tranferida de outra faculdade. Dai creditei todas as metrias normalmente. Acontece que, eu estou locada no terceiro semestre (mesmo já tendo os semestres 4 e 5 totalmente creditados) pois existem matérias do primeiro e segundo semestres que ainda não creditei. Me increvi então em todas essas materias (do primeiro e segundo semestres). Mas apareceu que, para as materias do segundo semestre, eu não tenho requisitos suficiente. Não posso fazer essas matérias que fiquei devendo juntas? Tipo, metodologia I e II?

    Grata pela atenção!
    Fernanda Sirotheau

    • Prezada Fernada. Este procedimento chama-se “concomitância”. A letra F (falta requisito) que aparece não impede que seu “pedido” concorra, você pode muito bem concorrer e levar as vagas nas turmas, mas elas vaõ ficar irregulares e se você não ganhar a autorização para cursar concomitante o professor não consegue lançar a nota. Voce deve procurar a secretaria do seu curso e abrir um processo pedindo a concomitância, isso se você conseguir a vaga nas duas, depois disso regulariza-se a letra F e as duas notas poderão ser lançadas. Fica na paz.

  22. Prezado Fábio,
    Gostaria de saber se no período de alteração de inscrição de disciplinas ignora-se a prioridade de curso (eng.eletrico puxando em turma de eng.eletronica com a mesma prioridade a principio,por exemplo) caso haja vagas ociosas.
    Agradeço a criação deste canal.
    Abraços!

    • Na alteração quem enviou pedidos e não consegui vaga tem prioridade sobre aquele que está enviando somente na alteração, mas isso vem depois ds critérios fixos do curso para o qual está sendo oferecida a disciplinas. Fica na paz.

  23. Olá. Me inscrevi em uma eletiva, mas nao vou mais poder faze-la. Como faço pra trancar? Ja tentei no Siga, mas aparece que está fora da data. Afinal, qual é a data?

    Obrigada

    • Provavelmente você está indo em “pedido de inscrições em disciplinas” e na verdade deve ir agora em “alteração de pedidos de inscrições”, por isso ele diz que a data já venceu, pois o período de “pedidos” já acabou. Dentro da alteração você pode sim trancar disciplinas e enviar novos pedidos para turmas ainda com vagas ociosas. Boa sorte.

  24. Olá minha duvida e a seguinte eu faltei a inscrição em disciplinas por motivo de força maior e assim q eu pude dei entrada com um processo pra justificar a minha falta, o processo de nº 0364181182.
    Será que eu ainda tenho chance de ter a minha vaga garantida? se eu n conseguir desse modo de que outra maneira
    eu posso tentar lutar pela minha vaga?fui vitima de uma injustiça e n quero perder a minha vaga q foi conquistada com muita dificuldade fui aprovado pelo enem de 2010 agradeço por qualquer informação que possa me ajudar.

    • Prezado Paulo. Neste caso seu processo foi encaminhado para o Conselho de Graduação decidir seu futuro, ele se reune somente uma vez na semana, se for indeferido somente na justiça comum, mas nesse caso não procede justificativas pois vai se enquadrar em descumprimento do edital, você como cidadão civil mesmo sem poder comparecer poderia ter delegado isso outra outra pessoa através de uma procuração, todo ano tem casos deste tipo e os juízes sempre dão o mesmo entendimento, mas desejo boa sorte e procure saber do resultado sempre numa quinta feira, pois as reuniões são as quartas. Fica na paz.

  25. Olá!
    Estou cursando o primeiro período de Direito. Por motivos de força maior, não poderei frequentar o curso devidamente neste período. Gostaria de saber se eu for aprovado em apenas uma das 6 matérias (obtendo CR=0 em todas as outras 5 matérias), eu perco minha vaga na UFRJ? Qual seria uma alternativa para não perdê-la?

    Agradeço profundamente!
    Vitor.

    • Se for aprovado em somente uma seu CR ficará baixo, sendo assim perderá prioridade nos “pedidos” de inscrição em disciplinas próximos semestres, mas não perderá a matrícula. Acredito que esta é a “menos pior” opção pois você não perderá a vaga e pode recuperar o CR depois. Boa sorte. Fica na paz.

  26. Eu estou desesperada pq tranquei uma materia sem querer no siga, e gostaria de saber se tem como destranca-la sendo que ja acaabou o periodo de alteraçao e essa materia prende muitas outras oq eu posso fazer>?

    • Infelizmente não é possível mais corrigir, no máximo você pode tentar abrir um processo e explicar sua situação, mas devido a greve pode ser que esta via seja muito mais problemática, mas vale a pena tentar. Boa sorte.

  27. Boa noite, estava cursando o 6 semestre, mas fiquei com algumas dependencias do 5 semestre, mesmo assim a coordenaçao me passou para o 6, mas 15 dias antes das provas a coordenação me chama e diz que como não temos o 5 semestre esse ano eles irão me mudar de matriz sendo assim me transferindo para o 4 semestre, estou mais perdida do que cego em tiroteio, é certo que eles façam isso, e detalhe eu paguei as dependencias do quinto semestre e não pude faze-las, obrigada.

    • Prezada Isadora. Cada colégio tem normativas internas, e esses procedimentos visam sempre “prender” o aluno na instituição. Procure a direção e negocie com eles. Fica na paz.

  28. […] Manual da Inscrição em Disciplinas […]

  29. Uma dúvida, para trancar uma inscrição em disciplinas é só ir no SIGA e trancar a matéria? Se no Crid constar Inscrição trancada a matéria está trancada ou precisa fazer mais alguma coisa?

    • Prezado Filipe. Existe um prazo no calendário que é quando o sistema permite realizar tal operação, quando termina somente é possível mudar a inscrição através de um processo que passará por uma análise da congregação da unidadade.Se no CRID estiver trancado fique tranquilo que esta situação não muda. Fica na paz.

  30. Boa noite,
    Fui reprovada em uma determinada matéria por poucos pontos, mas o que acontece é que ela é considerada obrigatória pela faculdade parar cursar uma outra matéria X no semestre que vem…
    Eu sou mesmo obrigada a fazer a matéria pré requisito ou é só burocracia da faculdade? Tem como burlar isso e fazer as duas simultaneamente ou então deixar a pré requisito mais para o fim do curso? Grata.

    • Prezada Nanda. Os pré requisitos são obrigatórios sim e caso tente realizar uma inscrição que depende deles ela vai irregular também e vai cair do sistema. O que pode fazer é abrir um processo e pedir para fazer as disciplinas em concomitância, devido a um motivo particular. Seu pedido será analisado e pode ser deferido ou não. Fica na paz.

  31. Boa Tarde !

    Até o dia em que me inscrevi (30/01), meu professor de Cálculo I ainda não havia lançado a nota no meu boletim e quando fiz o pedido de inscrição, apareceu a situação B (falta de requisito) em duas outras disciplinas, que possuem como pré-requisito Cálculo I. Hoje (01/02), ele lançou a nota. Gostaria de saber como proceder. Sei que o pedido para me inscrever na turma está feito. Só não quero ser impedido de realizar as duas disciplinas por aparecer falta de requisito quando na verdade, fui aprovado em Cálculo I. Basta clicar em ENVIAR novamente na tela de pedido de inscrição em disciplinas para emitir um novo CRPID, sem problemas ?

    Desde já grato.

    • Prezado João. Esta situação de falta de requisita não influencia em nada a sua concorrencia nas turmas. Você pode conseguir normalmente a vaga e ficar com este “B” no CRID até o final do semestre. Somente se o semestre terminar e abrir a pauta de lançamentos é que se este pré requisito não estiver ainda lançado é que você “cai” da pauta, mas isso vai levar o semestre inteiro. Sendo assim não precisa se preocupar neste momento, e entre em contato com o professor para lançar a nota o mais rápido. Fica na paz.

  32. Olá, a página tá realmente de parabéns! Mas eu andei pesquisando e n achei uma resposta p minha questão. Veja se pode me ajudar:
    Eu fiz o 1º período, tranquei matrícula por 1 semestre e agora voltei e peguei as matérias do 2º período, porém o SIGA acusa que este é meu 3º período, o que fez com que eu ficasse de fora de uma disciplina obrigatória importante do 2º período (pelo critério de preferência de períodos, eles devem ter me excluído) e que prende outras matérias. A disciplina está como ‘LOTADA’. Mas o certo n seria eu voltar como aluna do 2º período? Ok, tentei deixar tudo bem explicadinho porque é meio confuso. Vc pode me ajudar?
    Agradeço desde já xx

  33. Boa tarde, Fábio.
    O blog está de parabéns. Esta iniciativa está sendo muito importante para os alunos!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Iniciei minha matrícula na Faculdade, no segundo semestre do ano passado (2011.2). Na inscrição em disciplinas recebi um documento (CRID) constando oito disciplinas obrigatórias, devidamente assinado por um Assistente em Administração da secretaria do curso. Cursei estas disciplinas durante o semestre e obtive aprovação em todas. Este ano, em meu boletim, apresentam-se apenas seis destas oitos. Entrei em contato com os professores que ministraram estas disciplinas e com a coordenação do curso. Eles disseram que não consta no SiGA a minha inscrição na disciplina, por isso, não conseguiram lançar a nota. Estas duas disciplinas são pré-requisitos para outras do segundo e terceiro período!
    Este problema não está acontecendo apenas comigo, mas sim com vários outros alunos da turma.
    Como devo proceder?!
    Obrigada pela atenção!

    • Na sua primeira inscrição a secretaria foi a responsável por inserir e regularizar sua situação, já que você teve problemas pegue o seu papel de inscrição que recebeu quando ingressou e leve na secretaria que eles resolverão. Fica na paz.

    • Prezada Pamela. Compareça na sua secretaria com o seu plano de estudos em mãoes e fale com eles para corrigir, pois eles eram os responsáveis de regularizar sua inscrição. Fica na paz.

      • Obrigada, Fábio! Farei isso. 🙂

  34. Boa Tarde Fábio !

    Já enviei o meu pedido de inscrição em disciplinas para este período. Gostaria de saber se é possível enviar um novo pedido dentro do período de ‘pedido’ de inscrições, tendo em vista que durante o período de alterações só posso ir para uma turma que tenha vaga ociosa.

    Desde já grato.

    • Prezado João. Pode modificar a vontade, dentro do prazo atá o dia 25. Do lado de cada “pedido” existe um “X” para eliminar o mesmo, é só clicar nele E DEPOIS CLICAR EM “ENVIAR”, não pode esquecer desta última parte. Fica na paz.

  35. Olá, parabéns pelo blog, é realmente muito bom.

    Estou na época de pedido de inscrição e já tentei de todas as formas formar uma grade com todas as matérias referentes ao periodo porém algumas já estão cheias e quando mudo a turma tenho que alterar o horário de outras matérias e acaba acontecendo a mesma coisa, esse ciclo. Há um jeito de conseguir vaga na turma falando com o coordenador da matéria, ou só pelo siga mesmo?

    Grata.

    • Prezada Lorrana. As turmas não estão “lotadas”, pois NINGUEM AINDA ESTÁ INSCRITO EM NADA. Devemos atentar que estamos na fase de “pedidos”, com uma oscilação constante, pois neste exato mometo pedidos estão sendo incluídos/excluídos a todo momento, comente depois do fechamento e geração do CRID é que você terá o resultado final, o restante é tudo “simulação” tendo como referência o momento atual em que se visualiza. Cabe a você avaliar se pode conseguir a vaga no último momento ou reorganizar o horário com turmas menos concorridas. Fica na paz.

  36. Olá Fábio!!
    Estava esperando que você pudesse me ajudar:estava no 2º período de Direito semestre passado,mas por problemas pessoais tive que trancar a faculdade.Retornando à faculdade esse semestre,queria muito pegar uma disciplina com um determinado professor,pq peguei essa mesma disciplina semestre passado com outro do qual não gostei.Recebi ontem o comunicado de lotação esgotada dessa turma,e a única disponível agora é com o professor do qual estou tentando fugir.Olhando o Manual,me deparei com o parágrafo sobre os critérios fixos de alocação dos alunos nas turma em que está escrito que a perioridização é um deles.Porém no mesmo parágrafo informa que ,caso o aluno não esteja no período recomendado,a vaga vai para o aluno de maior período.Pois então,se eu não pegar essa disciplina agora,pegar outra do 3º período da qual tenho inscrição facultada no lugar,mantendo o número de créditos recomendados do meu atual período,período que vem terei preferência sobre os alunos do 2º período que venham a se increver nessa disciplina com esse determindo professor?Não estou preocupada em cursa-la neste período ,pois ela só é pre-requisito de duas disciplinas do 9º período.

  37. Posso me inscrever em disciplinas que não são propriamente do meu curso já no primeiro período? Exemplo: Faço Engenharia e quero fazer disciplinas de Bacharelado em Matemática… Ou adiantar as disciplinas sem pré-requisitos do 2º período e colocá-las no 1º período? Valeu!

    • Prezado Luís. Na verdade você pode enviar um pedido para “qualquer” disciplina de toda a UFRJ. O único ônus é que não terá “prioridade”, não significa que não possa conseguir vaga. O SIGA colocará todos os alunos daquele curso e sobrando você os outros entram, entendeu. Desejo boa sorte. Fica na paz.

  38. ótima a ideia desse blog, parabéns!
    Mas, indo ao que interessa, eu tenho uma dúvida e espero que vocês possam me ajudar: tenho uma matéria OBRIGATÓRIA na minha grade horária. Sou do curso (letras), sou do período referente à matéria(5º), a turma em questão é a minha (LEP), e meu CR acumulado é “bom” (8,5).
    Acontece que desde que me inscrevi a primeira vez nessa matéria, tive problemas. Sou expulsa da disciplina todas as vezes em que me inscrevo.
    Será que indo à seção de ensino eu consigo resolver esse problema? (ou seja, será que algum funcionário pode me incluir na turma?)
    Obrigada!

  39. como eu consigo o duplo diploma? é possível fazer ”dois” cursos ao mesmo tempo… ou seja cumprir as disciplinas de um e de outro?

  40. tenho um problema: eu curso fisioterapia, e o meu calendário de inscrições segue o da medicina, que tem datas diferentes dos demais cursos. porém, eu queria me inscrever em alguma disciplina de outro curso, mas o siga não está aceitando o pedido de inscrição, já que o período em que eu deveria me inscrever já passou, sendo que durante o meu período de inscrições, ainda não tinha começado o dos outros cursos que tem disciplinas que me interessam… como proceder?

    • Prezada Ingrid. Use período de “alteração” para pleitear vagas ociosas em outras turmas. É uma solução.

  41. Oi, sou aluna de engenharia e comecei a faculdade no segundo período de 2011.. ainda to muito perdida, cheia de dúvidas e questões pra resolver, problemas e etc.. enfim, muuito perdida. Nas inscrições do siga eu fiz umonte de besteira e gostaria de saber se tem algum lugar que eu poderia ir na ufrj ( pessoalmente ) pra ter alguma ajuda e direcionamento em relação a “n” assuntos, inclusive, o mais urgente, do siga. Gostaria de saber se existe algum lugar ou alguém a quem eu possa recorrer pq smp que pergunto a veteranos ou outros alunos, as informações que me passam são incompletas, incorretas e eu me sinto ainda mais confusa. O coordenador da minha engenharia, quando eu procurei foi evasivo, distante e eu queria saber se existe outra pessoa a quem eu possa recorrer. Obrigada !!

    • Prezad isabella. Se tiver muitas dúvidas anote e venha pessoalmente na DRE e me procure. Estou no aguardo. Fica na paz.

      • Fabio, irei na dre amanha. Muito obrigada 🙂

      • Fábio, fui terça feira passada, na dre e na secretaria do meu curso. Consegui resolver a grande maioria das minhas dúvidas e estou muito feliz por ter acesso a esse meio de informação . Não te procurei porque achei que a dre estava movimentada e a moça que me atendeu me esclareceu bastante. Muito obrigada pela atenção e pela sua iniciativa. Abraços, Isabella

      • Obrigado isabela e conto com sua ajuda para melhorar e divulgar este espaço. Fica na paz.

  42. Não li os comentários, portanto não sei se isso ocorreu com outro estudante. Mas fiz minhas inscrições no primeiro dia de inscrição e até hoje saiu NADA na CRID! Vou em inscrições e está tudo “A”, ou seja, inscrição normal, mas na CRID saiu nada. Telefonei pra secretaria de meu curso e ninguém atendeu. O que fazer nesse caso?
    Grato,
    Rafael Natividade

    • Prezado Rafael. Vocês NÃO REALIZOU INSCRIÇÕES, mas sim “PEDIDOS”, por isso não existe CRID, pois ninguem está inscrito em nada ainda, agora os “pedidos” serão avaliados , haverá a cfase de concordância e no dia 4/03 é que será gerado o CRID, depois disso abre-se o período de “alteração”. Boa sorte. Fica na paz.

  43. Oi, sou caloura e estou super confusa c/ os horários das disciplinas disponibilizados no site da faculdade pois estou vendo várias disciplinas diferentes nos mesmos horários… como funciona isso??

    • É isso mesmo Izza, a partir do SEGUNDO SEMESTRE apenas, você vai ter que tentar “montar” seu horário de acordo com o que está sendo oferecido, o vestibular não acaba nunca, as melhores turmas e horários serão disputados no CR. Boa sorte

  44. Considerando a grade curricular normal de um curso,quem tem maior prioridade durante a inscrição:um aluno do período recomendado para aquela disciplina ou um aluno de um período maior,com mais créditos acumulados?

    o.b.s.:o blog está ótimo Fábio,excelente iniciativa !!

    • Prezado Gustavo. O Manual da Iscrição em Disciplinas vai aprofundar muita mais esses conceitos. Os critérios “fixos” do SIGA são Curso e período recomendado, depois é vai se aplicar os móveis, que pode ser CR ou créditos acumulados (CRA) ou turno. Podendo o coordenador definir essa ordem.

      • Entendo,mas há uma passagem no manual que me deixou confuso em relação aos critérios:informa-se que curso e período recomedado são critérios fixos,mas caso seja uma eletiva ou o aluno se encontrar fora do período recomendado,a vaga vai para o aluno de maior período.Então,supondo eu esteja no 4º período de Engenharia e tiver que pegar uma matéria do 3º que ainda não cursei,terei preferência sobre alunos do 3º?Obrigado novamente.

      • Prezado Gustavo, Os critérios fixos são fixos e isso é imutável, o que está escrito é que depois dos fixos existem três critérios que podem mudar de ordem, que são CR, CRA e turno, nas disciplinas obrigatórias o ordem normal privilegia o CR, nas eletivas o CRA (créditos acumulados), privilegiando quem está mais próximo de colar grau, mas os fixos permanecem, portanto quem estiver fora do período recomendado mesmo com CRA ou CR maior perde prioridade. Fica na paz.

  45. […] de inscrição em disciplinas. Nesta época é sugerido que você faça o download do “Manual da Inscrição em Disciplinas” aqui no blog e veja detalhadamente este […]

  46. Olá! Sou caloura de enfermagem e tenho uma dúvida. Eu compareci no dia 27 para me inscrever nas disciplinas. Preciso me inscrever no SIGA também? Obrigada.

    • Não. A primeira inscrição em disciplinas é a secretaria que faz, somente no segundo período você começa a fazer pelo SIGA. Fica na paz.

  47. Olá, boa tarde…Adorei o blog….e tenho uma dúvida.
    Passei para um curso Integral e tenho algumas matérias a tarde no primeiro período, porém poucas matérias.
    Eu trabalho a tarde e só poderei sair do trabalho daqui a seis meses. ( logo no segundo semestre. ) Eu , como caloura posso trancar matérias de algumas disciplinas?
    Muito obrigada.

  48. Boa tarde Fábio! Parabéns pelo espaço e a presteza nas informações! Minha dúvida de forma direta, pois não entendi muito bem mesmo lendo e relendo o manual que por sinal está muito bem explicado: Caso eu repita uma matéria obrigatória do 3º periodo de meu curso, e vá fazer somente ela novamente junto com as outras do 4º período, quem vai ter maior prioridade? O pessoal do 3º ou eu (pois estou com maior período)?

    Por que estou perguntando isso? Sei que o SIGA tira a prioridade daqueles que vão adiantar a matéria (ex. estou no 4º e puxarei uma do 5º), mas no caso de quem repete em uma matéria e tem que fazer de novo, tem alguma prioridade sobre quem está no período certo? É meio que uma punição, certo?

    Muito obrigado pelo eslarecimento!

  49. E uma outra dúvida importante Fábio! Os critérios variáveis de CR podem ultrapassar os fixos? Ou a prioridade total é sempre da localização, em seguida da periodização e ai sim como 3º critério a disputa pela vaga se dá pelo CR? Obrigado e parabéns!

  50. Cursei 6 semestres do curso de administração , mais por falta de recursos tive q parar por não ter condições nem tranquei hoje vivo frustada a ver colegaas formados e eu fiquei para traz , tem algo que reaproveite todos os semestres ou é passado deixa pra lá

  51. Faço matematica na ufrj e quero saber se posso e como faço para fazer disciplinas de engenharia! vlw

  52. Ola estou no primeiro periodo na UFRJ e por alguns motivos tive que abandonar uma materia então eu serei reprovada pro nota mas essa nota contara no meu C.R.A:::??

  53. Oi eu estou no 2 periodo e por exemplo passei em uma universidade federal, eu posso levar as materias que ja dei?

  54. O que é esse COAA???

  55. é possivel trancar materia apos o termino prazo determinado se o professor estiver em greve?

  56. Link fora do ar…

    • Acabei de corrigir,já tá normalizado . Fica na paz.

  57. É, o link não tá carregando… Pelo jeito tá fora do ar.

    • Acabei de corrigir, é só baixar, agora té direto pelo site. Fica na paz.

    • Agora tá funcionando direito, tenta abrir em uma nova aba depois salva. Fica na paz.

  58. Olá.
    Parabéns, esse espaço é excelente… Eu estou com um probleminha. Entrei na UFRJ/FND no início do ano. Levei um tempo para me adaptar ao calor do Rio de Janeiro e aproveitava todos os feriados para voltar para casa, sou do interior de São Paulo. E então veio a greve e eu voltei para casa. Aí que vem onde as coisas se complicam, tenho uma filha de 11 meses e a mãe da minha filha precisou fazer uma uma cirurgia, ela precisou por uma prótese no quadril. E nesse tipo de cirurgia a recuperação é lenta. Eu estou em casa ajudando a mãe da minha minha, pois, não seria justo eu me ausentar nesse momento. Então, hoje eu entrei no siga e fiz o pedido de inscrição nas matérias, só que como sei que perderei esse semestre, pois, não fiz nenhuma das P2. Me inscrevi em todas as matérias que já cursei nesse semestre para cursa-las novamente no próximo semestre. Mandei um e-mail para o coordenador do meu curso para ver o que pode ser feito no meu caso. Pois temo não conseguir vaga em todas as matérias e perder ainda mais.
    Ps. Só consigo voltar para o Rio de Janeiro no dia 16 de outubro.
    Se você puder me der qualquer conselho ficarei muito grato.
    Obrigado.

    Juan.

    • Sou aluna do 1º período de contábeis, e eu perdi o prazo do pedido de inscrição de disciplinas. Posso realizar o pedido de inscrição no prazo de alteração de disciplina ? Obrigada !

      • No caso é inscrição para o 2º período do curso.

  59. Estou prestes a me formar, faltam 4 matérias porém uma destas a universidade não vai ofertar, o que faço? A universidade é obrigada a ofertar este matéria para eu concluir o curso? Me ajudem.

    Agradeço desde já a atenção.

  60. Bom Dia,

    Poderia me auxiliar? Fiz o pedido de alteração em disciplinas pelo SIGA logo na primeira semana de alteração. Pedi o trancamento de uma matéria e me inscrevi em outra (uma matéria de outro curso para cursar como livre escolha, o pedido de quebra de pré requisito já foi protocolado dentro do prazo). Essa matéria que me inscrevi tem 47 inscritos e 50 vagas, ou seja, não está super lotado, também não há sobreposição de horários. A matéria que tranquei também era de outro curso para cursar como eletiva livre. Até hoje essas alterações constam como “INDEFINIDO”. Esse é o status que fica logo quando pedimos a alteração, porque ainda não houve a concordância ou a não concordância. Imagino que o que deveria ter aparecido para mim até ontem, no caso dessas duas matérias, seria na concordância o “SIM” ou “NÃO”. Como o status se manteve como indefinido acredito que houve algum erro no sistema, pois a concordância nunca fica INDEFINIDO após o prazo de concordância. Poderia me auxiliar? O que devo fazer?

    Obrigada,

  61. Olá!
    Caso eu reprove no primeiro período por faltas, é possível ingressar no segundo normalmente nas matérias?
    Grato.

    • Sim, vai apenas levar o ônus das reprovações, mas se vc se inscrever em disciplinas agora pode continuar a graduação normalmente. Fica na paz

  62. Boa tarde, dps de um tempo cursando uma disciplina, descobri que estou com um problema de saude e o tratamento seria no horario das aulas dessa disciplina, o tempo para trancar ja passou, vou acabar reprovando por faltas e por nota, ja q nao tenho assistido as aulas. Como devo proceder nesse caso para que nao prejudique meu cr?

  63. olá,acabei de entrar na universidade achei o blog maravilhoso!mais tenho um receio:
    tem vaga nas turmas/disciplinas para todos (nas disciplinas obrigatórias)?ou pode acontecer de eu não conseguir vaga?

  64. Olá estudo na UFSM e precisaria de uma quebra de pré- requisito, para me matricular em outra, o que posso por na justificativa do pedido?? tendo em vista que me formaria em 2017 e se nao conseguir acho que desistirei do curso. Desde já grato.

  65. Se alguém perder o prazo de inscrição do SIGA, consegue se inscrever nas matérias no periodo de Inclusão e Alteração?


Deixe um comentário

